linhasefinas

Acompanhe aqui as noticias mais significativas sobre badminton

Leia tudo numa só página, as "noticias" e os "cartoons". Participe...enviando-nos noticias de badminton da sua Região, Clube ou Associação, que estas serão publicadas para uma maior divulgação da modalidade. e-mail : linha.boto@gmail.com

Há notícias que só no maior jornal de badminton
de Portugal se podem ler....


Última Hora

...

segunda-feira, 4 de maio de 2015

Entrevista com Catarina Silva (ESDMII), conduzida pelo Prof. Fernando Gouveia

Entrevista com...
Catarina Silva

Introdução - Catarina Silva, atleta Sub-17 do clube, Escola Secundária Dona Maria II / Braga, natural e residente em Braga, nascida a 26/10/1999 é estudante do 10º ano, na Escola Secundária Dona Maria II. Após, a 4ª Jornada Nacional, Catarina Silva encontra-se ordenada, no "Ranking Nacional / Sub-17", no 3º lugar em Singulares Femininos, em 6º lugar nos Pares Femininos, com Angélica Freitas (BCB) e no 5º lugar em Pares Mistos, com o seu colega Eduardo Peixoto.
Na época desportiva de 2014 / 2015, Catarina Silva integrou, a Equipa Mista de Seniores, Campeã Nacional da 2ª Divisão.

Fernando Gouveia - Porque escolheste o Badminton, como a tua modalidade preferida e quais. os clubes que já representaste? 
Catarina Silva - Antes de mais gostaria de agradecer este convite, que aceitei com todo o gosto. Quando entrei no mundo do desporto, praticava Badminton e Voleibol, através do Desporto Escolar mas depois tive de optar por um destes, devido à minha vida escolar e foi o facto de achar este desporto tão completo e exigente, que me fez decidir seguir em frente com ele. Relativamente aos clubes, já representei o BCB-Badminton Clube de Braga e actualmente represento a ESDMII.
FG - O que é para ti, o Badminton?
CS - Para mim o Badminton é um refúgio. Os treinos e os torneios foram momentos que foram fundamentais, numa fase muito complicada da minha vida, momentos aqueles que faziam com que me abstrai-se de tudo e de todos e apenas me concentra-se em mim e naquilo que mais gostava de fazer. Ainda hoje o é, não é um mero passatempo mas sim uma peça fundamental em mim. Consegui conhecer pessoas fantásticas que me são muito especiais e amigos para toda a vida.
FG - Tal como todos os atletas, a Catarina é estudante. Como concilias estas duas actividades? Que conselho dás aos atletas, que se encontram na mesma situação?
CS - Não é nada fácil! Vida de atleta estudante não é para todos e é preciso ter uma enorme capacidade de organização e concentração para conseguir “sobreviver”, no meu caso tento aproveitar todos os momentos entre os treinos para estudar porque sei que primeiro vêm os estudos e sem boa notas, como os meus pais dizem, “Nada de Badminton!”. O maior conselho que posso dar é que estabeleçam as vossas prioridades e dêem tudo de vocês naquilo que estão a fazer. 
FG - E o que gostavas de ser, no futuro em termos profissionais?
CS - Como é óbvio, o meu sonho era seguir uma carreira profissional no Badminton, mas sei que isso cá em Portugal é muito complicado, mas é uma hipótese que não descarto de maneira alguma. Outra opção é tirar o curso de Medicina.
FG - Habitualmente quantas unidades de treino efectuas por semana, durante quanto tempo e quem é o teu treinador?
CS - Actualmente, treino 4 dias por semana, durante 2 horas. O meu treinador é o Professor Ângelo Santos, actual treinador do meu clube.
FG - O que é que mais gostas de treinar no Badminton?
CS - Não tenho um tipo de treino preferido, mas diria que talvez goste mais dos treinos tácticos, principalmente de pares.
FG - Quais os momentos de competição que consideras como inesquecíveis?
CS - Antes dos jogos, quando tenho a oportunidade de ter o meu treinador comigo, há sempre aquele momento pré-jogo, onde ele me dá o aquecimento e mesmo antes de entrar em campo me olha nos olhos e diz “vamos ganhar isto”! Para mim este é o melhor sem dúvida, porque sinto a energia e a confiança dele e mostra-me que não estou sozinha e que ele acredita em mim! Acho que não há motivação melhor para um atleta do que saber que o nosso treinador quer tanto isto quanto nós e que vibra connosco, em todos os minutos do jogo.
FG - O que achas da relação entre os atletas da ESDMII e com os adversários de outros clubes?
CS - Acho que todos nós temos relações muito saudáveis, quer entre nós quer entre os nossos adversários. É algo, que o nosso clube sempre tentou incutir, na formação dos seus atletas.
FG - Queres deixar uma mensagem para todos os que estejam a pensar praticar Badminton no teu clube?
CS - Claro que sim! Devem vir experimentar, penso que iram todos se render a esta modalidade, mas também se não o fizerem ao menos já sabem como é, mas acho que não vai ser o caso.
FG - O que consideras fundamental para um melhor desenvolvimento do Badminton na ESDMII e em Portugal?
CS - Infelizmente a enorme vontade dos atletas em progredir e cada vez serem melhores não é suficiente, quer no meu clube quer, em Portugal. Muito está na base dos apoios, penso eu… Vejo por mim, já me encontrei em situações em que queria participar em mais torneios tanto cá como lá fora e não foi possível devido as condições financeiras do meu clube, pois neste momento não se encontra com nenhum tipo de apoio externo. Em relação a Portugal, acho que devem apostar mais nos seus atletas, confiar mais na capacidade deles e motivá-los mais criando mais oportunidades deles competirem, principalmente lá fora que é isso que nos falta. Além disso, acho que não se devem esquecer dos mais novos, pois esses também trabalham e têm muito potencial para demonstrar, o que valem no mundo das competições internacionais.
FG - Tens algum familiar que jogue ou que tenha jogado Badminton?
CS - Infelizmente não.
FG - Quais os objectivos até final da presente época desportiva e para 2015 / 2016?
CS - Nesta época pretendo lutar pelo título de Campeã Nacional. Na próxima época, se tudo correr bem, espero alcançar, o mesmo título bem como continuar a representar a nossa Selecção e começar a fazer torneios internacionais.
FG - Quais foram as principais competições que já disputaste? E quais as de maior sucesso?
CS - Já disputei 3 Campeonatos Nacionais sendo que no meu primeiro fui Vice-Campeã Nacional, em singulares e participei nos VI Campeonatos Internacionais Juniores de Portugal, onde cheguei até às meias finais, na prova de Pares Senhoras, com a Gabriela Pereira (AAE).
FG - Quando começaste a treinar imaginaste, que eventualmente terias o potencial que tens vindo a demonstrar?
CS - Quando comecei sempre me disseram isso, mas admito que não acreditava muito… Ainda hoje por vezes duvido do meu potencial e até me surpreendo, com alguns resultados que obtenho! Mas é nesses momentos, em que psicologicamente vacilo e duvido de mim própria que os meus colegas, familiares e o meu treinador têm um papel muito importante. Até porque penso que um atleta só consegue obter o sucesso se tiver todo o carinho e apoio dos que o rodeiam. 
FG - Qual é a importância do desporto na tua vida?
CS - Como já disse anteriormente, é um refúgio. Não só o Badminton, em concreto mas sim o desporto em geral. Fez-me abdicar de muita coisa mas recompensa-me todos os dias e estou mais do que feliz por o ter na minha vida.
FG - A humildade e o trabalho são os segredos dos campeões?
CS - Completamente! Digo muitas vezes que, o verdadeiro campeão não é aquele, que nunca caiu mas sim aquele que já o fez vezes sem conta, mas que se levantou com a cabeça erguida sem nunca desistir. Como tudo na vida temos de lutar, por aquilo que queremos e quanto a isso não pode haver limites, trabalhar nos treinos e demonstra-lo dentro do campo com o maior respeito pelo nosso adversário, que também como nós, quer ganhar e trabalhou para isso deve ser algo que devemos ter sempre em mente.
FG - Em menos de um ano já venceste algumas competições, a que se deve estes belos resultados?
CS - A muito trabalho e sacrifício, quer pela minha parte quer pela parte do meu treinador e dos meus familiares, que sempre fizeram de tudo para que poder ter o maior sucesso.
FG - E como é o seu dia a dia?
CS - Penso que igual a qualquer atleta da minha idade. De manhã tenho aulas, sendo que em alguns dias se prolongam pela tarde. No final, geralmente vou para casa e ponho, o estudo em dia ou então, quando o meu calendário escolar, assim o permite, saio com os meus amigos. Às 20H00 vou para o treino até às 22.00 h, depois janto e vou descansar.
FG - Que sensação terias, se um dia fosses convocada, para representares a Selecção Nacional?
CS - Uma sensação de muito orgulho! Felizmente já tive a oportunidade de ser convocada para um Estágio da Selecção (esta época) e foi com um enorme orgulho que recebi tal notícia. Espero ter a oportunidade de o fazer muitas mais vezes, bem como defender e fazer justiça ás nossas cores perante os outros países.
FG - O que mais gostas de ler no Blogue Linhas & Finas/+ badminton?
CS - Estou sempre a par dele, pois é o único blogue que me permite estar a par de todas as notícias! Não gosto de nenhum tipo de publicação em especial, mas dou os meus parabéns pelo excelente trabalho que os que estão envolvidos nele continuam a desenvolver.
FG - Gostarias de fazer algum tipo de agradecimento?
CS - Sim claro! Gostaria de agradecer mais uma vez ao blogue e ao Prof. Gouveia pelo convite, ao meu treinador Ângelo Santos pelo trabalho e paciência que tem tido comigo todos os dias, aos dirigentes do meu clube Sr. Almeida, Sr. Bernardo e Sr. Albino e colegas, também pelo apoio que sempre me deram, à Professora Fernanda Gomes por me ter deixado “o bichinho do badminton” e por ter sido, a primeira pessoa a acreditar no meu potencial, à minha família que tem sido um suporte excepcional e a todos os meus amigos que me apoiam incondicionalmente.

Sem comentários: