linhasefinas

Acompanhe aqui as noticias mais significativas sobre badminton

Leia tudo numa só página, as "noticias" e os "cartoons". Participe...enviando-nos noticias de badminton da sua Região, Clube ou Associação, que estas serão publicadas para uma maior divulgação da modalidade. e-mail : linha.boto@gmail.com

Há notícias que só no maior jornal de badminton
de Portugal se podem ler....


Última Hora

...

domingo, 26 de julho de 2015

Entrevista com... Marco Jorge conduzida pelo Prof. Fernando Gouveia

Entrevista com...
Marco Jorge

Introdução – Marco Jorge, atleta Sub-17 do Clube Académico de Odivelas, natural e residente em Lisboa, nascido a 28 de Fevereiro de 1998, frequentou o 11º ano, na Escola D. Filipa de Lencastre, em 2015. 
Marco Jorge terminou a época desportiva de 2014 / 2015 ordenado, no "Ranking Nacional / Sub-17", no 2º lugar em Singulares Masculinos e em 10º lugar nos Pares Masculinos, com Miguel Cavaco (SIMPS).


Fernando Gouveia - Como é que escolheste o Badminton, como a tua modalidade preferida e o CAO?
Marco Jorge - Eu comecei a praticar Badminton na altura, no ARCIP por iniciativa do meu pai que já lá jogava. Eu gostava muito de ir treinar mais por causa dos amigos e do meu primo que entretanto deixou de jogar. Entretanto, comecei a levar mais a sério a modalidade e tal como a maior parte dos atletas do ARCIP mudei-me para, o Clube Académico de Odivelas.
FG - O que é para ti, este desporto, que se pratica com raquetes e “penas voadoras”?
MJ - O Badminton para mim é muito importante na minha vida, não é um desporto com muita visibilidade mas cada vez mais, se está a tornar um desporto muito apreciado especialmente a nível do Desporto Escolar.
FG - Como todos os atletas és estudante. Consegues concilias as duas atividades? Que conselho dás aos atletas, que se encontram na mesma situação?
MJ - A verdade é que para mim não é muito fácil conciliar o Badminton com os estudos, mas apesar disso tenho-me safado e se Deus quiser entrarei para a faculdade. Embora não o faça sempre sei, que não devo pôr o desporto, neste caso o Badminton, à frente dos estudos…
FG - Para além do Badminton, quais os teus outros passatempos?
MJ - Eu sou uma pessoa muito ligada ao desporto em geral, gosto de ver e experimentar todas as modalidades. Para além disso, nos meus tempos livres gosto de sair com os meus amigos, ver TV e gosto de passar tempo, com a minha família.
FG - E o que gostavas de ser em termos profissionais?
MJ - Ainda não tenho uma ideia concreta, mas gostava de ser Engenheiro Informático ou algo relacionado com desporto.
FG - Habitualmente quantas unidades de treino efectuas por semana, durante quanto tempo e quem é o teu treinador?
MJ - Durante, a última temporada efectuava, 5 treinos de raquete com duração de cerca de 2 horas e cerca dois treinos físicos por semana. Treino no CT Racqetworx, com os treinadores Tim Willis e Filipa Lamy.
FG - O que mais gostas de treinar no Badminton?
MJ - Gosto de treinar sequências e zonas.
FG - Quais os momentos de competição que consideras como inesquecíveis?
MJ - Os momentos mais marcantes na minha curta carreira sãos sem dúvida, as duas ocasiões em que fui convocado para representar Portugal, a primeira num Torneio Internacional em Espanha, no ano de 2012 e a segunda nos Internacionais Juniores de Portugal, em 2014.
FG - O que consideras fundamental para um melhor desenvolvimento do Badminton no CAO e em Portugal?
MJ - O CAO tal como muitos clubes em Portugal têm feito muito para desenvolver a modalidade. Na minha opinião, o mais importante, numa fase em que não há apoios para a modalidade, é a sua divulgação e o CAO nesse aspeto está a trabalhar muito bem.
FG - Quais foram as principais competições que já disputaste? E quais as de maior sucesso?
MJ – Em 2012 participei no meu primeiro Torneio Internacional, na altura era Sub-15 e alcancei os quartos-de-final perdendo com um atleta escocês. Em 2013 e em 2014 participei nos Internacionais Juniores, nas Caldas da Rainha e neste ano participei, nos Internacionais de Seniores, também nas Caldas da Rainha.
FG - Qual é a importância do desporto na tua vida?
MJ - O desporto é muito importante na minha vida e é uma área pela qual me interesso muito.
FG - A humildade e o trabalho são os segredos dos campeões?
MJ - Sempre me ensinaram a ser humilde e acredito que esse seja um dos segredos para ser um campeão.
FG - Gostarias, no futuro poderes representar, o Benfica ou o Sporting?
MJ - São dois grandes clubes e que dão muita visibilidade, especialmente em termos de patrocínios e isso seria uma vantagem. 
FG - E como é o teu dia a dia?
MJ - Começo o dia as 7 da manhã, vou de metro para a escola e tenho aulas até às 17. Depois vou para o treino e estudo à noite antes do jantar. Tento deitar-me o mais cedo possível para que o dia seguinte corra o melhor possível.
FG - O que mais gostas de ler, no blogue Linhas & Finas + Badminton?
MJ - O blogue Linhas & Finas é um excelente blogue, que nos mantém actualizados acerca do badminton, tanto a nível nacional como a nível internacional.
FG - Gostarias de fazer algum tipo de agradecimento?
MJ - Gostava de agradecer, aos meus pais e a todos os meus familiares, que contribuíram para que eu pudesse fazer o que fiz e o que vou fazer no Badminton, a todos os meus amigos e colegas de treino, que me ajudaram a ser a pessoa que sou. À Yonex Racqetworx Portugal, que me apoia em termos de material desportivo. Um especial agradecimento ao Daniel Moura, Tim Willis e Filipa Lamy, que contribuíram muito para que eu alcançasse tudo o que alcancei até hoje e devo-lhes toda a minha curta carreira. Por fim gostava de agradecer ao Professor Fernando Gouveia que me proporcionou responder a esta entrevista.

Sem comentários: