linhasefinas

Acompanhe aqui as noticias mais significativas sobre badminton

Leia tudo numa só página, as "noticias" e os "cartoons". Participe...enviando-nos noticias de badminton da sua Região, Clube ou Associação, que estas serão publicadas para uma maior divulgação da modalidade. e-mail : linha.boto@gmail.com

Há notícias que só no maior jornal de badminton
de Portugal se podem ler....


Última Hora

...

sexta-feira, 1 de junho de 2012

A CAMINHO DE LONDRES´2012 - Entrevista do Jornal Record/Vítor Ventura a Pedro Martins

O Jornal Record dedicou hoje uma página inteira, com uma entrevista ao atleta Pedro Martins na rubrica " A CAMINHO DE LONDRES´2012". Linhas & Finas publica agora na integra a entrevista dada pelo atleta algarvio ao jornalista Vítor Ventura.

O Jovem algarvio viaja para a capital britânica com muita ambição e objetivos bem definidos.
Será a sua estreia na prova máxima do desporto mundial. «Quero ser o 1º do grupo». Internacional português foi o 32º na lista de apurados para os jogos.

Record – Como apareceu o badminton na sua vida?
Pedro Martins – Comecei a jogar no dia em que completei 6 anos. A minha mãe foi buscar-me à pré-primária e disse que tinha uma surpresa. Fiquei super contente quando vi que ia levar-me a um treino de badminton. A partir daí ganhei uma paixão que nunca mais me abandonou
R – E chegou aos Jogos Olímpicos. O que sentiu quando garantiu o apuramento?
PM – Senti uma enorme felicidade. Valeu a pena todo o empenho e esforço físico, psicológico até financeiro que eu e a minha família fizemos. Mas hoje sei que todos estão orgulhosos por aquilo que consegui.
R – Com tantos torneios, que obrigaram a inúmera viagens, como concilia a alta competição com a vida académica?
PM – É complicado conciliar as duas atividades, porque ambas requerem muito trabalho. Houve momentos em que tive melhores resultados no badminton do que na escola. Noutras ocasiões aconteceu o contrário. Mas felizmente contei sempre com a ajuda dos meus treinadores e de duas professoras (amigas) de matemática, Simone e Anete Martins da Escola Secundária Poeta António Aleixo.
R – Quantas horas treina por dia?
PM – Depende. Varia muito com as datas das competições. Já cheguei a treinar 6 ou 7 horas por dia, mas atualmente, em média, trabalho 3 ou 4 horas diárias.
R – Compensa ser atleta de alta competição em Portugal? Teve apoios ou recorreu à ajuda da família?
PM – Financeiramente não compensa. Não ganho, nem nunca ganhei dinheiro como atleta de alta competição. Houve mesmo momentos em que tive de gastar dinheiro do meu bolso para ir a torneios…Há países onde os jogadores, com ranking inferior ao meu, ganham o suficiente para terem casa própria e independência. Não é o nosso caso, infelizmente. Não posso deixar de referir o apoio que tive do Centro Nenúfer de Portimão, que até me ajudou a ir à Índia, para disputar o Mundial de juniores.
R – Que ambições leva para Londres?
PM – O meu objetivo para Londres é simples: passar em 1º do grupo. Sei que é muito difícil, mas também se fosse fácil não tinha piada. Quero que todas as pessoas que me ajudaram e acreditaram em mim se sintam orgulhosas com o meu desempenho.
R – Portugal tem conseguido apurar jogadores para os Jogos Olímpicos. Esta situação corresponde à realidade do badminton nacional?
PM – Em Portugal é muito difícil aliciar jogadores para levarem a sério a modalidade. Não existem apoios, tanto a nível financeiro como de instalações. Todas as ajudas vão para o futebol e é muito triste ver pessoas que não têm pavilhões para se treinarem e estádios de futebol, que custaram milhões, serem utilizados uma ou duas vezes por ano. Se pudéssemos mudar este tipo de mentalidades, teríamos mais jogadores a praticar badminton.
R – E depois de Londres´2012? Vai continuar com o pensamento nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro?
PM – Tudo depende dos apoios e das condições que tiver. Como disse anteriormente, não se pode viver do badminton em Portugal. Tenho noção que sou novo e ainda posso evoluir muito, por isso não vou esconder que tenho muita vontade em estar no Rio de Janeiro, em 2016. Vontade não me falta.
Quem é:
PEDRO Miguel Assunção MARTINS
Nascimento:
 Parchal, 14/02/1990, 22 anos
Altura e peso:
1.77 m e 69 Kg
Clube:
CheLagoense
Ranking mundial:
56º em singulares homens
Treinadores:
Ângelo Santos e António Pinto Leite
Principais resultados
Campeão Nacional absoluto (2008/09, 2010/11 e 2011/12)
1º Ranking europeu de juniores (2009/2010)
3º Open de Santo Domingo (2009)
2º Open de Gales (2009)
1º Open de Marrocos (2010)
1º Open de S. Domingo (2010)
2º Open Porto Rico (2010)
1/32 F Campeonato do Mundo Absolutos (2010)
3º Open de Uganda (2011)
3º Open da Turquia (2011)
1º Open de Africa do Sul (2011)
1º Open do Suriname (2011)
1º Open da Siria (2011)



Sem comentários: