Mais um ano.
2015 chega ao fim e pouco ou nada mudou em mais um ano na nossa modalidade, isto porque quem rege a modalidade em Portugal pouco interesse tem manifestado no seu desenvolvimento.
No inicio da nova temporada registou-se um aumento de atletas e clubes nas provas nacionais, em especial nos zonais, bem como uma participação maior de atletas nos escalões de iniciação. No entanto este incremento deve-se principalmente aos clubes que tem investido na formação. A Madeira é a zona onde essa aposta tem sido mais visível, mas outras zonas, em especial clubes do interior, estão apostados na formação.
Telma Santos e Pedro Martins continuam a ser os principais embaixadores de Portugal no Estrangeiro com a obtenção de "grandes resultados", mesmo em condições adversas. Com poucos apoios da FPB, os dois atletas que começarem em Maio a corrida para os Jogos Olímpicos do Rio'2016, tem corrido a "sós" o Mundo, contra tudo e todos e tem valido eles próprios, os seus clubes e alguns apoios de amigos para continuarem a sonhar com a presença no Rio'2016. Se isso acontecer lá estará a FPB a receber os "louros" e mais alguns cobres.
Fernando Silva, depois de se sagrar em 2014, Campeão da Europa Vet. +40, voltou este ano a brilhar, com a obtenção da medalha de Bronze no Campeonato do Mundo.
A nível interno, destaca-se o 1º titulo nacional de singulares de Sónia Gonçalves com Pedro Martins a conquistar o seu sexto titulo, 5º consecutivo.
Foram também vários os clubes nacionais que apostaram e investiram na participação de atletas em provas Internacionais. O ano de 2015 foi porventura aquele em que mais jovens atletas lusos competiram no estrangeiro.
Na arbitragem, destacamos o alentejano João Fragoso que se tornou no 1ª árbitro Português a conseguir o estatuto de Credenciado pelo Badminton Europe. Ele que também está quase a tornar-se acreditado pelo organismo máximo Europeu como Juíz-Árbitro. Outro destaque vai para o Leiriense João Lopes que conseguiu tornar-se no primeiro árbitro Português a estar presente em dois dos mais importantes torneios Mundiais. Falamos dos SuperSeries da Dinamarca e França, onde está presente a nata do badminton Mundial. Dois árbitros Portugueses que tem investido na sua carreira Internacional, infelizmente apenas à sua custa, mas com os "louros" novamente a tombarem para os lados das Caldas da Rainha.
O ano de 2015 levou ao fim de alguns anos de ausência, uma selecção Portuguesa a um Europeu. A selecção de sub19 acabou por cumprir os seus objectivos isto apesar de não passar a fase de grupos.
A nível Mundial destacamos a revalidação dos títulos mundiais de singulares do Chinês Long Chen e da Espanhola Carolina Marin e a reconquista do titulo Europeu de Equipas da Dinamarca.
2016 está ai... e queremos que seja um ano de mudança, um ano com muitas alegrias para o badminton Português.
Para todos os leitores do Blogue Linhas & Finas/+badminton desejo um ano de 2016 com muita saúde, paz e que o Badminton seja o maior vencedor...


Sem comentários:
Enviar um comentário