“A Sua Opinião Conta”
Iniciamos hoje uma rubrica nova que se pretende seja de opinião e debate de todos os que estão ligados à modalidade. Esta rubrica é da responsabilidade de Luís Neves. Este é o Tema "Zero", que se pretende seja o ponto de partida para muitas opiniões e ideias para um maior desenvolvimento do badminton em Portugal. Participe e responda ao nosso questionário. Esta rubrica vai estar disponível no ícone colocado no inicio deste blog. Clique, faça uma cópia do questionário, cole-o numa pasta, e depois envie para linha.boto@gmail.com. Todas as respostas tem que estar devidamente identificadas e serão publicadas neste post na zona de comentários.. Contamos com a sua participação!
A sua opinião conta…
É frequente ouvir-se por aí comentários sobre o que “eles” não fazem ou fazem mal, sempre em conversas particulares entre as pessoas que gostam da modalidade, observando que nem sempre as soluções apresentadas por “eles” são as melhores, que talvez houvesse outra opção mais equilibrada, vindo ao encontro das necessidades de quem tantos sacrifícios faz para poder praticar e competir num desporto de que tanto gosta.
O que esta rubrica periódica pretende é o de criar um espaço onde as pessoas ligadas à modalidade possam dar o seu contributo, para que quem tem a árdua e sempre difícil tarefa de dirigir os destinos da modalidade o possa fazer com mais conhecimento de causa sobre as opiniões, os anseios, as expectativas, as dificuldades e a esperança daqueles que são a razão de existir das instituições e consequentemente dos seus dirigentes.
Nesse sentido convidamos todos a responderem ao questionário seguinte, pois sem dúvida que a sua opinião conta, e a opinião de todos é aquela que vincula quem tem que decidir.
QUESTIONÁRIO
1 – Acha ou não importante manifestar publicamente a sua opinião? Sim / Não
2 – Tem dado a conhecer a sua opinião às pessoas que têm a responsabilidade de tomar decisões, tanto a nível associativo como federativo? Sim / Não
3 – Acha que a sua opinião de alguma maneira pode condicionar ou justificar a decisão dos dirigentes? Sim / Não
4 - Na sua opinião a criação dos diversos blogs ligados à modalidade, foi positivo? Sim / Não
5 – Quando num dos blogs lê algo sobre o qual lhe apetece emitir a sua opinião, fá-lo ou não? Sim / Não
6 - Acha que manter o silêncio e não emitir opiniões ou fazer comentários sobre o Badminton está a contribuir para a sua estagnação? Sim / Não
7-Gostaria de conhecer as opiniões das outras pessoas ligadas ao Badminton, sobre os temas mais actuais da modalidade? Sim / Não
8-Acha que a informação actualmente prestada pelos dirigentes do Badminton é a suficiente para que se sinta informado(a)? Sim / Não
9-Acha que uma maior divulgação por parte da Federação, com mais informação relacionada com a sua gestão, seria útil para evitar certas críticas que lhe são imputadas por falta dessa mesma informação provocando interpretações menos correctas e justas? Sim / Não
10 – Como para nós, realmente “A sua opinião conta”. Na sua opinião qual seria o tema que gostaria de ver tratado na próxima edição deste espaço de debate, e quais as razões que o leva a escolher esse tema?
02 de Maio de 2009
E assim chegou ao fim a edição n.º 0, chegando também a altura de fazer um balanço da mesma, no entanto antes de mais quero agradecer, e quero agradecer ao José Bento pelo apoio que me deu desde a primeira hora, assim como ao João Boto o trabalho e a dedicação que empregou na publicação e divulgação do trabalho, quero agradecer a todos os que participaram de uma maneira activa com as suas respostas, quero ainda agradecer aqueles que não tendo contribuído com as suas respostas não deixaram de seguir atentamente todo o desenvolvimento da rubrica em questão, o meu obrigado a todos.
Antes de passar ao balanço propriamente dito, quero realçar que o objectivo deste trabalho é fundamentalmente o de criar hábitos de comunicação, hábitos que têm a ver com o direito e dever que cada um de nós têm de emitir a sua opinião, sobre os mais variados temas que interessam ao universo do Badminton, mas também o hábito de saber ouvir com respeito e tolerância as opiniões dos outros, não é nem podia ser o de encontrar respostas e soluções para todos os problemas que assolam o nosso Badminton. O desenvolvimento da nossa modalidade nos seus variados sectores, é algo de complexo e difícil, que requer muito trabalho e algum tempo, manifestamente este trabalho não pode nem podia dar essas respostas, mas pode sim ajudar a criar novas dinâmicas que permitam um renascimento da modalidade, e ao mesmo tempo romper com a estagnação em que a mesma está envolvida.
Tivemos 44 respostas, foram 44 pessoas ligadas ao Badminton que viram como algo de útil a participação neste trabalho. Foi bom, foi mau ou assim-assim? Bem para mim foi muito bom, não só porque nunca um artigo teve tantos comentários mas também atendendo ao número de pessoas ligadas ao Badminton, pois se fizermos uma comparação com um Blog por exemplo de futebol, teríamos que ter uma participação de 44.000 comentários para manter a mesma relação. Podia ser melhor podia, mas essa é uma responsabilidade que é só vossa, sendo assim fico à espera que na próxima edição vocês surpreendam tudo e todos com a vossa adesão.
Quanto à análise das respostas de 1 a 9 (Sim/Não), eu não irei acrescentar muito mais para além do que o José Bento já disse no seu comentário sobre o assunto, até porque embora se possa e deva retirar ilações do que foi respondido, eu julgo que essa análise deve ser feita cada um por si, no entanto não resisto a apelar aos nossos dirigentes federativos que não deixem escapar esta excelente oportunidade de ficarem a conhecer melhor o que pensam as pessoas para quem eles são a única razão de existirem. É também necessário realçar que as percentagens alcançadas são referentes a 44 opiniões, motivo pelo qual eu pessoalmente acho abusivo querer fazer delas opiniões que demonstram a vontade de todo o universo do Badminton, seria diferente se fossem 440, espero que o futuro me traga essa boa realidade.
No entanto é por demais evidente algo que salta à vista, é que todos gostam de saber a opinião das outras pessoas ligadas ao Badminton, e a única maneira de conhecermos a opinião dos outros é dando a nossa. Por isso eu faço um apelo a todos, usem o direito de emitirem a vossa opinião através dos Blogs (Blogs esses que todos consideram positivos), essa é a única maneira de ficarmos a saber as vossas opiniões, dúvidas, dificuldades e expectativas sobre a modalidade, e o espaço de intervenção não se esgota no comentário sobre artigos de opinião, sejam proactivos façam os vossos artigos, tragam para o espaço de debate os problemas e as situações que entenderem ser necessário, e aqui deixo uma interpolação especial aos jovens do nosso Badminton, nós precisamos da vossa força, do vosso inconformismo, da vossa rebeldia, da vossa juventude, nós somos o passado, quanto muito somos o presente, mas o futuro é só vosso, apareçam e digam de vossa justiça.
Finalmente não resisto a dar a conhecer uma opinião que nos chegou ontem em forma de comentário num questionário e que nós não publicamos por termos fechado a edição n.º 0, no entanto pela sua pertinência e pelo facto de já outras pessoas me terem dito algo de semelhante, passo a transcrever:
“Este questionário pode suscitar diferentes interpretações, ser tendencioso ou impedir de dar a resposta verdadeira. Por outro lado, se o inquirido o desejasse, deveria ser-lhe limitada a divulgação parcial ou integral das respostas. Mesmo assim, foi dado um passo em frente em prol do desenvolvimento da nossa modalidade.”
É totalmente verdade, no entanto e embora parte da resposta esteja dada no início do meu artigo, sempre vou acrescentando, que em primeiro lugar um trabalho desta natureza têm que ter regras pois caso contrário corre-se o risco do resultado ser uma imensa confusão, por outro lado o inquirido pode e deve dar as respostas que quiser e sobre o que quiser com o desenvolvimento que entender, têm para isso a sua disposição todo o espaço que necessitar nos vários Blogs sobre Badminton. Foi dado um passo em frente, eu também penso assim, mas para dar o passo seguinte é necessário outras pernas, só uma não consegue dar mais que um passo, portanto e concluindo PARTICIPEM NA CONSTRUCÇÃO DE UM BADMINTON MELHOR.
Quanto à questão n.º 10 e consequentemente o tema para a próxima edição, se me permitem até porque o texto já vai longo deixarei isso para os próximos dias, aquilo que eu desde já vos posso desvendar é que a data da publicação da Edição N.º 1 do “A Sua Opinião Conta”, vai ser dia 9 de Maio.
Luís Neves
44 comentários:
QUESTIONÁRIO sobre “ A Sua Opinião Conta...! de Jorge Azevedo (AAE) Porto
1 – Acha ou não importante manifestar publicamente a sua opinião? Sim
2 – Tem dado a conhecer a sua opinião às pessoas que têm a responsabilidade de tomar decisões, tanto a nível associativo como federativo? Não
3 – Acha que a sua opinião de alguma maneira pode condicionar ou justificar a decisão dos dirigentes? Não
4 - Na sua opinião a criação dos diversos blogs ligados à modalidade, foi positivo? Sim
5 – Quando num dos blogs lê algo sobre o qual lhe apetece emitir a sua opinião, fá-lo ou não? Não
6 - Acha que manter o silêncio e não emitir opiniões ou fazer comentários sobre o Badminton está a contribuir para a sua estagnação? Quando as opiniões são constructivas e com interesse é positivo mas infelizmente existem demasiado ruido de ocasião em muitos comentários que aparecem.
7-Gostaria de conhecer as opiniões das outras pessoas ligadas ao Badminton, sobre os temas mais actuais da modalidade? Sim
8-Acha que a informação actualmente prestada pelos dirigentes do Badminton é a suficiente para que se sinta informado(a)? Não
9-Acha que uma maior divulgação por parte da Federação, com mais informação relacionada com a sua gestão, seria útil para evitar certas críticas que lhe são imputadas por falta dessa mesma informação provocando interpretações menos correctas e justas? Sim
10 – Como para nós, realmente “A sua opinião conta”. Na sua opinião qual seria o tema que gostaria de ver tratado na próxima edição deste espaço de debate, e quais as razões que o leva a escolher esse tema?
A falta de ligação entre os eventos desportivos e os interessados locais. Chega-se a pensar que um torneio é somente uma questão de combinar um dia e local e ir lá abrir a porta do pavilhão e montar a rede. Será a falta de programação atempada e um caderno normalizado de tarefas minimas a realizar que melhorariam a organização de provas? Poder-se-á questionar o momento deste tema mas o calendário para o próximo ano deverá ser pensado e marcado rápidamente.
Não posso deixar de responder com justificação às perguntas 3 8 9 porque só sim e não será resumido demais e sujeito a interpretações múltiplas.
Resposta 3
Não, porque “eles” seguem a politica que conhecem e não são capazes de repensar ou admitir um caminho arriscado que revolucione a modalidade e o sistema que existe.
Resposta 8
Não e isso transparece pela necessidade da existência de blogs informativos. A mais gritante foi o erro, na altura que iniciaram as inscrições através do site da FPB, que impediu o livre acesso à informação de resultados dos torneios.!!.. Não detectaram esse problema antes do arranque da alteração? Para que serve um sitio na internet senão para divulgar, divulgar divulgar?
resposta 9
Sim , porque muitos das opiniões particulares, que nascem paralelamente às decisões da FPB, só existem por causa da falta de conhecimento de todo o processo.
Jorge Azevedo
QUESTIONÁRIO sobre "A Sua Opinião Conta...!" de João Jorge (CBL) Leiria
1 – Acha ou não importante manifestar publicamente a sua opinião? Sim
2 – Tem dado a conhecer a sua opinião às pessoas que têm a responsabilidade de tomar decisões, tanto a nível associativo como federativo? Não
3 – Acha que a sua opinião de alguma maneira pode condicionar ou justificar a decisão dos dirigentes? Sim
4 - Na sua opinião a criação dos diversos blogs ligados à modalidade, foi positivo? Sim
5 – Quando num dos blogs lê algo sobre o qual lhe apetece emitir a sua opinião, fá-lo ou não? Não
6 - Acha que manter o silêncio e não emitir opiniões ou fazer comentários sobre o Badminton está a contribuir para a sua estagnação? Sim
7-Gostaria de conhecer as opiniões das outras pessoas ligadas ao Badminton, sobre os temas mais actuais da modalidade? Sim
8-Acha que a informação actualmente prestada pelos dirigentes do Badminton é a suficiente para que se sinta informado(a)? Não
9-Acha que uma maior divulgação por parte da Federação, com mais informação relacionada com a sua gestão, seria útil para evitar certas críticas que lhe são imputadas por falta dessa mesma informação provocando interpretações menos correctas e justas? Sim
10 – Como para nós, realmente “A sua opinião conta”. Na sua opinião qual seria o tema que gostaria de ver tratado na próxima edição deste espaço de debate, e quais as razões que o leva a escolher esse tema?
Tema – Treinadores
Razões da escolha – a falta deles !
João Jorge
QUESTIONÁRIO sobre "A Sua Opinião Conta...!" de José Roda (GRAJ) Leiria
1 – Acha ou não importante manifestar publicamente a sua opinião? Sim
2 – Tem dado a conhecer a sua opinião às pessoas que têm a responsabilidade de tomar decisões, tanto a nível associativo como federativo? Não
3 – Acha que a sua opinião de alguma maneira pode condicionar ou justificar a decisão dos dirigentes? Sim
4 - Na sua opinião a criação dos diversos blogs ligados à modalidade, foi positivo? Sim
5 – Quando num dos blogs lê algo sobre o qual lhe apetece emitir a sua opinião, fá-lo ou não? Não
6 - Acha que manter o silêncio e não emitir opiniões ou fazer comentários sobre o Badminton está a contribuir para a sua estagnação? Não
7-Gostaria de conhecer as opiniões das outras pessoas ligadas ao Badminton, sobre os temas mais actuais da modalidade? Sim
8-Acha que a informação actualmente prestada pelos dirigentes do Badminton é a suficiente para que se sinta informado(a)? Não
9-Acha que uma maior divulgação por parte da Federação, com mais informação relacionada com a sua gestão, seria útil para evitar certas críticas que lhe são imputadas por falta dessa mesma informação provocando interpretações menos correctas e justas? Sim
10 – Como para nós, realmente “A sua opinião conta”. Na sua opinião qual seria o tema que gostaria de ver tratado na próxima edição deste espaço de debate, e quais as razões que o leva a escolher esse tema?
Como divulgar ainda mais a modalidade?
Será que da parte da FPB haverá ajuda para que os clubes possam divulgar ainda mais?
As razões para escolher este tema são que da parte da FPB, não existem incentivos para que os clubes que possam dar a conhecer e incentivar os jovens e não jovens a praticar esta modalidade.
José Roda
QUESTIONÁRIO sobre “A sua opinião conta…!” de José Manuel Almeida - Braga
1 – Acha ou não importante manifestar publicamente a sua opinião? Sim
2 – Tem dado a conhecer a sua opinião às pessoas que têm a responsabilidade de tomar decisões, tanto a nível associativo como federativo? Sim
3 – Acha que a sua opinião de alguma maneira pode condicionar ou justificar a decisão dos dirigentes? Não
4 - Na sua opinião a criação dos diversos blogs ligados à modalidade, foi positivo? Sim
5 – Quando num dos blogs lê algo sobre o qual lhe apetece emitir a sua opinião, fá-lo ou não? Sim
6 - Acha que manter o silêncio e não emitir opiniões ou fazer comentários sobre o Badminton está a contribuir para a sua estagnação? Sim
7-Gostaria de conhecer as opiniões das outras pessoas ligadas ao Badminton, sobre os temas mais actuais da modalidade? Sim
8-Acha que a informação actualmente prestada pelos dirigentes do Badminton é a suficiente para que se sinta informado(a)? Não
9-Acha que uma maior divulgação por parte da Federação, com mais informação relacionada com a sua gestão, seria útil para evitar certas críticas que lhe são imputadas por falta dessa mesma informação provocando interpretações menos correctas e justas? Sim
10 – Como para nós, realmente “A sua opinião conta”. Na sua opinião qual seria o tema que gostaria de ver tratado na próxima edição deste espaço de debate, e quais as razões que o leva a escolher esse tema?
Qual o melhor sistema competitivo para a época 2009/2010?
Entre muitos temas de importância fulcral, este é provavelmente o mais premente, para que haja mais Badminton, mais praticantes, melhor qualidade.
Servirá também para diagnosticar o presente e encontrar soluções para o futuro.
José Almeida
QUESTIONÁRIO sobre “A Sua Opinião Conta...!” de Jorge Nogueira (Director da FPB) e atleta
1 – Acha ou não importante manifestar publicamente a sua opinião? Sim
2 – Tem dado a conhecer a sua opinião às pessoas que têm a responsabilidade de tomar decisões, tanto a nível associativo como federativo? Sim
3 – Acha que a sua opinião de alguma maneira pode condicionar ou justificar a decisão dos dirigentes? Não
4 - Na sua opinião a criação dos diversos blogs ligados à modalidade, foi positivo? Sim
5 – Quando num dos blogs lê algo sobre o qual lhe apetece emitir a sua opinião, fá-lo ou não? Sim
6 - Acha que manter o silêncio e não emitir opiniões ou fazer comentários sobre o Badminton está a contribuir para a sua estagnação? Sim
7-Gostaria de conhecer as opiniões das outras pessoas ligadas ao Badminton, sobre os temas mais actuais da modalidade? Sim
8-Acha que a informação actualmente prestada pelos dirigentes do Badminton é a suficiente para que se sinta informado(a)? Não
9-Acha que uma maior divulgação por parte da Federação, com mais informação relacionada com a sua gestão, seria útil para evitar certas críticas que lhe são imputadas por falta dessa mesma informação provocando interpretações menos correctas e justas? Sim
10 – Como para nós, realmente “A sua opinião conta”. Na sua opinião qual seria o tema que gostaria de ver tratado na próxima edição deste espaço de debate, e quais as razões que o leva a escolher esse tema?
O desenvolvimento da modalidade em Portugal – estratégias.
Por razões òbvias que se prendem com a eterna escuridão que a modalidade atravessa e com todo o potencial que a mesma tem a nível escolar e num futuro próximo ter o seu espaço nos média. É preciso criar o efeito da “bola de neve” e não nos perdermos por esta ou aquela acção pontual que se esvanece nodia seguinte, consome os poucos recursos que temos e não serve nenhuma estratégia de promoção e desenvolvimento.
Jorge Nogueira
Aproveitamos para agradecer a Opinião de Jorge Nogueira,um dirigente com opinião e levantar o repto a outros dirigentes para o fazerem. Obrigado
QUESTIONÁRIO sobre “A Sua Opinião Conta…!” de Luís A C Neves (GRAJ) Leiria
1 – Acha ou não importante manifestar publicamente a sua opinião? Sim
2 – Tem dado a conhecer a sua opinião às pessoas que têm a responsabilidade de tomar decisões, tanto a nível associativo como federativo? Sim
3 – Acha que a sua opinião de alguma maneira pode condicionar ou justificar a decisão dos dirigentes? Não
4 - Na sua opinião a criação dos diversos blogs ligados à modalidade, foi positivo? Sim
5 – Quando num dos blogs lê algo sobre o qual lhe apetece emitir a sua opinião, fá-lo ou não? Sim
6 - Acha que manter o silêncio e não emitir opiniões ou fazer comentários sobre o Badminton está a contribuir para a sua estagnação? Sim
7-Gostaria de conhecer as opiniões das outras pessoas ligadas ao Badminton, sobre os temas mais actuais da modalidade? Sim
8-Acha que a informação actualmente prestada pelos dirigentes do Badminton é a suficiente para que se sinta informado(a)? Não
9-Acha que uma maior divulgação por parte da Federação, com mais informação relacionada com a sua gestão, seria útil para evitar certas críticas que lhe são imputadas por falta dessa mesma informação provocando interpretações menos correctas e justas? Sim
10 – Como para nós, realmente “A sua opinião conta”. Na sua opinião qual seria o tema que gostaria de ver tratado na próxima edição deste espaço de debate, e quais as razões que o leva a escolher esse tema?
Será que existe realmente vontade em todos para dar o próximo passo no badminton. Se sim qual seria esse passo, iria beneficiar os atletas ou terceiros do badminton…
Será que estão todos dispostos a deixarem as “guerrinhas” de lado…e juntarem-se para o bem do Badminton Português …para a evolução desta modalidade …porque a meu ver essa e praticamente nula…e quando se faz alguma coisa…e sempre porque terceiros necessitam dessa bendita “evolução”…
Luis A C Neves
QUESTIONÁRIO sobre “ A Tua Opinião Conta...! de José Lopes (CPB) Lisboa
1 – Acha ou não importante manifestar publicamente a sua opinião? Sim
2 – Tem dado a conhecer a sua opinião às pessoas que têm a responsabilidade de tomar decisões, tanto a nível associativo como federativo? Não
3 – Acha que a sua opinião de alguma maneira pode condicionar ou justificar a decisão dos dirigentes? Não
4 - Na sua opinião a criação dos diversos blogs ligados à modalidade, foi positivo? Sim
5 – Quando num dos blogs lê algo sobre o qual lhe apetece emitir a sua opinião, fá-lo ou não? Não
6 - Acha que manter o silêncio e não emitir opiniões ou fazer comentários sobre o Badminton está a contribuir para a sua estagnação? Não
7-Gostaria de conhecer as opiniões das outras pessoas ligadas ao Badminton, sobre os temas mais actuais da modalidade? Sim
8-Acha que a informação actualmente prestada pelos dirigentes do Badminton é a suficiente para que se sinta informado(a)? Não
9-Acha que uma maior divulgação por parte da Federação, com mais informação relacionada com a sua gestão, seria útil para evitar certas críticas que lhe são imputadas por falta dessa mesma informação provocando interpretações menos correctas e justas? Sim
10 – Como para nós, realmente “A sua opinião conta”. Na sua opinião qual seria o tema que gostaria de ver tratado na próxima edição deste espaço de debate, e quais as razões que o leva a escolher esse tema?
Qual o futuro das Associações de Badminton?
Procurar escutar intervenientes directos no sentido de saber se no actual contexto ainda há possibilidade de as Associações de Badmintom terem espaço para sobreviver no seio da modalidade.
José Lopes
QUESTIONÁRIO sobre “A Sua Opinião Conta...!” de João Boto – Presidente da Associação Portuguesa de Árbitros de Badminton
1 – Acha ou não importante manifestar publicamente a sua opinião? Sim
2 – Tem dado a conhecer a sua opinião às pessoas que têm a responsabilidade de tomar decisões, tanto a nível associativo como federativo? Sim
3 – Acha que a sua opinião de alguma maneira pode condicionar ou justificar a decisão dos dirigentes? Sim
4 - Na sua opinião a criação dos diversos blogs ligados à modalidade, foi positivo? Sim
5 – Quando num dos blogs lê algo sobre o qual lhe apetece emitir a sua opinião, fá-lo ou não? Sim
6 - Acha que manter o silêncio e não emitir opiniões ou fazer comentários sobre o Badminton está a contribuir para a sua estagnação? Sim
7-Gostaria de conhecer as opiniões das outras pessoas ligadas ao Badminton, sobre os temas mais actuais da modalidade? Sim
8-Acha que a informação actualmente prestada pelos dirigentes do Badminton é a suficiente para que se sinta informado(a)? Não
9-Acha que uma maior divulgação por parte da Federação, com mais informação relacionada com a sua gestão, seria útil para evitar certas críticas que lhe são imputadas por falta dessa mesma informação provocando interpretações menos correctas e justas? Sim
10 – Como para nós, realmente “A sua opinião conta”. Na sua opinião qual seria o tema que gostaria de ver tratado na próxima edição deste espaço de debate, e quais as razões que o leva a escolher esse tema?
Arbitragem Nacional! Que futuro?
A estagnação total na arbitragem nacional, leva-me a pensar na total desertação dos pouco juizes e árbitros de badminton que ainda existem em Portugal. Infelizmente os responsáveis federativos tratam a arbitragem como estão actualmente a tratar alguns jogadores de selecção.
João Boto
QUESTIONÁRIO sobre “ A Tua Opinião Conta...! de António Ínsua Pereira (AAE) Gaia
1 – Acha ou não importante manifestar publicamente a sua opinião? Sim
2 – Tem dado a conhecer a sua opinião às pessoas que têm a responsabilidade de tomar decisões, tanto a nível associativo como federativo? Sim
3 – Acha que a sua opinião de alguma maneira pode condicionar ou justificar a decisão dos dirigentes? Não
4 - Na sua opinião a criação dos diversos blogs ligados à modalidade, foi positivo? Sim
5 – Quando num dos blogs lê algo sobre o qual lhe apetece emitir a sua opinião, fá-lo ou não? Sim
6 - Acha que manter o silêncio e não emitir opiniões ou fazer comentários sobre o Badminton está a contribuir para a sua estagnação? Sim
7-Gostaria de conhecer as opiniões das outras pessoas ligadas ao Badminton, sobre os temas mais actuais da modalidade? Sim
8-Acha que a informação actualmente prestada pelos dirigentes do Badminton é a suficiente para que se sinta informado(a)? Não
9-Acha que uma maior divulgação por parte da Federação, com mais informação relacionada com a sua gestão, seria útil para evitar certas críticas que lhe são imputadas por falta dessa mesma informação provocando interpretações menos correctas e justas? Sim
10 – Como para nós, realmente “A sua opinião conta”. Na sua opinião qual seria o tema que gostaria de ver tratado na próxima edição deste espaço de debate, e quais as razões que o leva a escolher esse tema?
“A legitidade / representatividade das Associações Regionais, das associações de “classe” e da Federação Portuguesa de Badminton no universo da modalidade em Portugal – A ilegalidade de decisões e deliberações dos titulares dos respectivos órgãos”
Razão da escolha do tema:
Os “alicerces” da modalidade residem na sua estrutura institucional e orgânica. Se quisermos começar a discussão pelo “telhado” podemos falar de alta competição ou de selecções. Penso que o primeiro “projecto” a discutir e a elaborar será a organização da modalidade.
António Ínsua Pereira
QUESTIONÁRIO sobre “ A Sua Opinião Conta…! De Ricardo Fernandes – Ex-atleta Internacional e Olímpico, actualmente treinador do Alborg da Dinamarca
1 – Acha ou não importante manifestar publicamente a sua opinião? Sim
2 – Tem dado a conhecer a sua opinião às pessoas que têm a responsabilidade de tomar decisões, tanto a nível associativo como federativo? Não
3 – Acha que a sua opinião de alguma maneira pode condicionar ou justificar a decisão dos dirigentes? Não
4 - Na sua opinião a criação dos diversos blogs ligados à modalidade, foi positivo? Sim
5 – Quando num dos blogs lê algo sobre o qual lhe apetece emitir a sua opinião, fá-lo ou não? Não
6 - Acha que manter o silêncio e não emitir opiniões ou fazer comentários sobre o Badminton está a contribuir para a sua estagnação? Não
7-Gostaria de conhecer as opiniões das outras pessoas ligadas ao Badminton, sobre os temas mais actuais da modalidade? Sim
8-Acha que a informação actualmente prestada pelos dirigentes do Badminton é a suficiente para que se sinta informado(a)? Não
9-Acha que uma maior divulgação por parte da Federação, com mais informação relacionada com a sua gestão, seria útil para evitar certas críticas que lhe são imputadas por falta dessa mesma informação provocando interpretações menos correctas e justas? Sim
10 – Como para nós, realmente “A sua opinião conta”. Na sua opinião qual seria o tema que gostaria de ver tratado na próxima edição deste espaço de debate, e quais as razões que o leva a escolher esse tema?
R: Eu gostaria de lançar aqui não um, mas sim alguns temas que são importantes refectir, discutir e trocar opiniões no Badminton Português, tais como: Pares em Portugal, formação de treinadores, sistema competitivo, critérios para apoios, dirigismo no Badminton Português, divulgação do Badminton em Portugal, prioridades para o Badminton português, etc. No entanto, como devo apenas apontar um tema, começaria por escolher A falta de divulgação do Badminton em Portugal.
A razão da minha escolha está relacionada obviamente com a pouca ou quase nenhuma divulgação da modalidade em Portugal. Digamos há uma falta de estratégia de “MARKETING” no Badminton a nível nacional. Infelizmente o Badminton é uma modalidade que continua a aparecer muito poucas vezes nos orgãos de comunicação social e a ser desconhecida por muitos portugueses!
Ricardo Fernandes
QUESTIONÁRIO sobre “ A Sua Opinião Conta...! de Luis Pinto (AAE) Espinho:
1 – Acha ou não importante manifestar publicamente a sua opinião? Sim
2 – Tem dado a conhecer a sua opinião às pessoas que têm a responsabilidade de tomar decisões, tanto a nível associativo como federativo? Sim
3 – Acha que a sua opinião de alguma maneira pode condicionar ou justificar a decisão dos dirigentes? Não
4 - Na sua opinião a criação dos diversos blogs ligados à modalidade, foi positivo? Sim5 – Quando num dos blogs lê algo sobre o qual lhe apetece emitir a sua opinião, fá-lo ou não? Sim
6 - Acha que manter o silêncio e não emitir opiniões ou fazer comentários sobre o Badminton está a contribuir para a sua estagnação? Sim
7-Gostaria de conhecer as opiniões das outras pessoas ligadas ao Badminton, sobre os temas mais actuais da modalidade? Sim
8-Acha que a informação actualmente prestada pelos dirigentes do Badminton é a suficiente para que se sinta informado(a)? Não
9-Acha que uma maior divulgação por parte da Federação, com mais informação relacionada com a sua gestão, seria útil para evitar certas críticas que lhe são imputadas por falta dessa mesma informação provocando interpretações menos correctas e justas? Sim
10 – Como para nós, realmente “A sua opinião conta”. Na sua opinião qual seria o tema que gostaria de ver tratado na próxima edição deste espaço de debate, e quais as razões que o leva a escolher esse tema?
Tema: Jovens Atletas
Razões: Faltam aparecer "Novos Atletas"
Solução: Torneios de Divulgação, mas noutros locais com outra organização (por ex: presença dos nossos "Craques" nesses torneios)
Luis Pinto
Luis Pinto
QUESTIONÁRIO sobre “ A Sua Opinião Conta...! de Francys Pereira Góis – Ex-atleta Internacional
1 – Acha ou não importante manifestar publicamente a sua opinião? Sim
2 – Tem dado a conhecer a sua opinião às pessoas que têm a responsabilidade de tomar decisões, tanto a nível associativo como federativo? Não
3 – Acha que a sua opinião de alguma maneira pode condicionar ou justificar a decisão dos dirigentes? Sim
4 - Na sua opinião a criação dos diversos blogs ligados à modalidade, foi positivo? Sim
5 – Quando num dos blogs lê algo sobre o qual lhe apetece emitir a sua opinião, fá-lo ou não? Sim
6 - Acha que manter o silêncio e não emitir opiniões ou fazer comentários sobre o Badminton está a contribuir para a sua estagnação? Sim
7-Gostaria de conhecer as opiniões das outras pessoas ligadas ao Badminton, sobre os temas mais actuais da modalidade? Sim
8-Acha que a informação actualmente prestada pelos dirigentes do Badminton é a suficiente para que se sinta informado(a)? Não
9-Acha que uma maior divulgação por parte da Federação, com mais informação relacionada com a sua gestão, seria útil para evitar certas críticas que lhe são imputadas por falta dessa mesma informação provocando interpretações menos correctas e justas? Sim
10 – Como para nós, realmente “A sua opinião conta”. Na sua opinião qual seria o tema que gostaria de ver tratado na próxima edição deste espaço de debate, e quais as razões que o leva a escolher esse tema?
Porquê os atletas não têm um apoio psicológico e uma equipa multidisciplinar a trabalhar com os mesmos? Pois, ajudá-los-ia a ultrapassar certas questões de autoconfiança e estados emocionais inerentes as competições e treinos, assim como ajudarem os atletas a crescer sem desequilíbrios posturais, musculares e sem lesões, pois como nós sabemos desporto de alta competição não é = saúde e deve-se preservar a integridade do atleta.
Francys Pereira Góis
QUESTIONÁRIO sobre “ A Sua Opinião Conta...!” de Daniel Moura – Treinador
1 – Acha ou não importante manifestar publicamente a sua opinião? Sim
2 – Tem dado a conhecer a sua opinião às pessoas que têm a responsabilidade de tomar decisões, tanto a nível associativo como federativo? Sim
3 – Acha que a sua opinião de alguma maneira pode condicionar ou justificar a decisão dos dirigentes? Não
4 - Na sua opinião a criação dos diversos blogs ligados à modalidade, foi positivo? Sim
5 – Quando num dos blogs lê algo sobre o qual lhe apetece emitir a sua opinião, fá-lo ou não? Sim
6 - Acha que manter o silêncio e não emitir opiniões ou fazer comentários sobre o Badminton está a contribuir para a sua estagnação? Sim
7-Gostaria de conhecer as opiniões das outras pessoas ligadas ao Badminton, sobre os temas mais actuais da modalidade? Sim
8-Acha que a informação actualmente prestada pelos dirigentes do Badminton é a suficiente para que se sinta informado(a)? Não
9-Acha que uma maior divulgação por parte da Federação, com mais informação relacionada com a sua gestão, seria útil para evitar certas críticas que lhe são imputadas por falta dessa mesma informação provocando interpretações menos correctas e justas? Sim
10 – Como para nós, realmente “A sua opinião conta”. Na sua opinião qual seria o tema que gostaria de ver tratado na próxima edição deste espaço de debate, e quais as razões que o leva a escolher esse tema?
Será urgente discutir o modelo das Associações regionais, o modelo das associações de classe e a divulgação da modalidade.
Daniel Moura
QUESTIONÁRIO sobre “ A Sua Opinião Conta...!” de Cátia Mariano – Atleta
1 – Acha ou não importante manifestar publicamente a sua opinião? Sim
2 – Tem dado a conhecer a sua opinião às pessoas que têm a responsabilidade de tomar decisões, tanto a nível associativo como federativo? Não
3 – Acha que a sua opinião de alguma maneira pode condicionar ou justificar a decisão dos dirigentes? Sim
4 - Na sua opinião a criação dos diversos blogs ligados à modalidade, foi positivo? Sim
5 – Quando num dos blogs lê algo sobre o qual lhe apetece emitir a sua opinião, fá-lo ou não? Não
6 - Acha que manter o silêncio e não emitir opiniões ou fazer comentários sobre o Badminton está a contribuir para a sua estagnação? Sim
7-Gostaria de conhecer as opiniões das outras pessoas ligadas ao Badminton, sobre os temas mais actuais da modalidade? Sim
8-Acha que a informação actualmente prestada pelos dirigentes do Badminton é a suficiente para que se sinta informado(a)? Não
9-Acha que uma maior divulgação por parte da Federação, com mais informação relacionada com a sua gestão, seria útil para evitar certas críticas que lhe são imputadas por falta dessa mesma informação provocando interpretações menos correctas e justas? Sim
10 – Como para nós, realmente “A sua opinião conta”. Na sua opinião qual seria o tema que gostaria de ver tratado na próxima edição deste espaço de debate, e quais as razões que o leva a escolher esse tema?
Como tenho andado bastante ausente da modalidade sinto-me completamente desfasada da actual realidade do badminton. De qualquer forma qualquer que seja o tema escolhido será sempre bem-vindo.
Cátia Mariano
QUESTIONÁRIO sobre “ A Sua Opinião Conta…! De Albertino Araújo, Presidente da Associação de Badminton do Norte e ex-atleta do FAC
1 – Acha ou não importante manifestar publicamente a sua opinião? Sim
2 – Tem dado a conhecer a sua opinião às pessoas que têm a responsabilidade de tomar decisões, tanto a nível associativo como federativo? Não
3 – Acha que a sua opinião de alguma maneira pode condicionar ou justificar a decisão dos dirigentes? Não
4 - Na sua opinião a criação dos diversos blogs ligados à modalidade, foi positivo? Sim
5 – Quando num dos blogs lê algo sobre o qual lhe apetece emitir a sua opinião, fá-lo ou não? Não
6 - Acha que manter o silêncio e não emitir opiniões ou fazer comentários sobre o Badminton está a contribuir para a sua estagnação? Sim
7-Gostaria de conhecer as opiniões das outras pessoas ligadas ao Badminton, sobre os temas mais actuais da modalidade? Sim
8-Acha que a informação actualmente prestada pelos dirigentes do Badminton é a suficiente para que se sinta informado(a)? Não
9-Acha que uma maior divulgação por parte da Federação, com mais informação relacionada com a sua gestão, seria útil para evitar certas críticas que lhe são imputadas por falta dessa mesma informação provocando interpretações menos correctas e justas? Sim
10 – Como para nós, realmente “A sua opinião conta”. Na sua opinião qual seria o tema que gostaria de ver tratado na próxima edição deste espaço de debate, e quais as razões que o leva a escolher esse tema?
As Associações Regionais.
As dificuldades e a sua finalidade.
Na minha opinião as Associações Regionais deveriam acabar ou, em alternativa, os clubes deveriam ter a possibilidade de optar entre trabalhar com as Associações ou directamente com a Federação. Uma vez que a Federação tem funcionários a tempo inteiro, todo o trabalho burocrático poderá ser feito com maior eficácia, ficando a organização das provas e a formação a cargo dos clubes.
Dado que as Associações Regionais não têm receitas próprias, verifica-se uma enorme dificuldade financeira e de pessoal. De uma maneira geral, os elementos que compõem os corpos directivos das Associações estão directa ou indirectamente ligados aos clubes, e, consequentemente, ou trabalham para conseguir patrocínios para o seu clube ou para a sua Associação.
Perante este cenário, sou de opinião que temos de eliminar ao máximo a duplicação de trabalho, para que o empenho dos dirigentes se concentre numa só organização: ou clubes ou associações desportivas.
Esta minha opinião não é, de forma alguma, com a intenção de ofender ninguém. Estou certo de que existem Associações a desenvolver um bom trabalho, mas receio que a “carolice” seja uma qualidade em vias de extinção.
Albertino Araújo
QUESTIONÁRIO sobre “A Sua Opinião Conta...! de Emanuel Pereira – Prof. Educação Fisica na EB2/3 Matilde Rosa Araújo
1 – Acha ou não importante manifestar publicamente a sua opinião? Sim
2 – Tem dado a conhecer a sua opinião às pessoas que têm a responsabilidade de tomar decisões, tanto a nível associativo como federativo? Sim
3 – Acha que a sua opinião de alguma maneira pode condicionar ou justificar a decisão dos dirigentes? Sim
4 - Na sua opinião a criação dos diversos blogs ligados à modalidade, foi positivo? Sim
5 – Quando num dos blogs lê algo sobre o qual lhe apetece emitir a sua opinião, fá-lo ou não? Sim
6 - Acha que manter o silêncio e não emitir opiniões ou fazer comentários sobre o Badminton está a contribuir para a sua estagnação? Não
7-Gostaria de conhecer as opiniões das outras pessoas ligadas ao Badminton, sobre os temas mais actuais da modalidade? Sim
8-Acha que a informação actualmente prestada pelos dirigentes do Badminton é a suficiente para que se sinta informado(a)? Não
9-Acha que uma maior divulgação por parte da Federação, com mais informação relacionada com a sua gestão, seria útil para evitar certas críticas que lhe são imputadas por falta dessa mesma informação provocando interpretações menos correctas e justas? Sim
10 – Como para nós, realmente “A sua opinião conta”. Na sua opinião qual seria o tema que gostaria de ver tratado na próxima edição deste espaço de debate, e quais as razões que o leva a escolher esse tema?
O desenvolvimento da modalidade. Qual o projecto federativo/associativo(s). Qual o papel a escola.
Emanuel Pereira
QUESTIONÁRIO sobre “ A Sua Opinião Conta...!” de João Pedro Nero – Atleta e Ex-dirigente da FPB
1 – Acha ou não importante manifestar publicamente a sua opinião? Sim
2 – Tem dado a conhecer a sua opinião às pessoas que têm a responsabilidade de tomar decisões, tanto a nível associativo como federativo? Sim
3 – Acha que a sua opinião de alguma maneira pode condicionar ou justificar a decisão dos dirigentes? Sim
4 - Na sua opinião a criação dos diversos blogs ligados à modalidade, foi positivo? Sim
5 – Quando num dos blogs lê algo sobre o qual lhe apetece emitir a sua opinião, fá-lo ou não? Não
6 - Acha que manter o silêncio e não emitir opiniões ou fazer comentários sobre o Badminton está a contribuir para a sua estagnação? Sim
7-Gostaria de conhecer as opiniões das outras pessoas ligadas ao Badminton, sobre os temas mais actuais da modalidade? Sim
8-Acha que a informação actualmente prestada pelos dirigentes do Badminton é a suficiente para que se sinta informado(a)? Não
9-Acha que uma maior divulgação por parte da Federação, com mais informação relacionada com a sua gestão, seria útil para evitar certas críticas que lhe são imputadas por falta dessa mesma informação provocando interpretações menos correctas e justas? Sim
10 – Como para nós, realmente “A sua opinião conta”. Na sua opinião qual seria o tema que gostaria de ver tratado na próxima edição deste espaço de debate, e quais as razões que o leva a escolher esse tema?
A estrutura directiva da Modalidade, Clube/Associação/Federação/classes (Quem é quem, vota o quê, que planos tem Direitos/Deveres)
QUESTIONÁRIO sobre “A Sua Opinião Conta…! de Carlos Matias – Estudante Area de Desporto e Ex-atleta do SFGP (Tomar)
1 – Acha ou não importante manifestar publicamente a sua opinião? Sim
2 – Tem dado a conhecer a sua opinião às pessoas que têm a responsabilidade de tomar decisões, tanto a nível associativo como federativo? Não
3 – Acha que a sua opinião de alguma maneira pode condicionar ou justificar a decisão dos dirigentes? Não
4 - Na sua opinião a criação dos diversos blogs ligados à modalidade, foi positivo? Sim
5 – Quando num dos blogs lê algo sobre o qual lhe apetece emitir a sua opinião, fá-lo ou não? Não
6 - Acha que manter o silêncio e não emitir opiniões ou fazer comentários sobre o Badminton está a contribuir para a sua estagnação? Sim
7-Gostaria de conhecer as opiniões das outras pessoas ligadas ao Badminton, sobre os temas mais actuais da modalidade? Sim
8-Acha que a informação actualmente prestada pelos dirigentes do Badminton é a suficiente para que se sinta informado(a)? Não
9-Acha que uma maior divulgação por parte da Federação, com mais informação relacionada com a sua gestão, seria útil para evitar certas críticas que lhe são imputadas por falta dessa mesma informação provocando interpretações menos correctas e justas? Sim
10 – Como para nós, realmente “A sua opinião conta”. Na sua opinião qual seria o tema que gostaria de ver tratado na próxima edição deste espaço de debate, e quais as razões que o leva a escolher esse tema?
Tema: Divulgação do badminton em Portugal
Razão: A falta dela
Carlos Matias
QUESTIONÁRIO sobre “ A Sua Opinião Conta…! de Horácio Gouveia – Presidente da AG da FPB e Presidente da ABRAM
1 – Acha ou não importante manifestar publicamente a sua opinião? Não
2 – Tem dado a conhecer a sua opinião às pessoas que têm a responsabilidade de tomar decisões, tanto a nível associativo como federativo? Sim
3 – Acha que a sua opinião de alguma maneira pode condicionar ou justificar a decisão dos dirigentes? Sim
4 - Na sua opinião a criação dos diversos blogs ligados à modalidade, foi positivo? Sim
5 – Quando num dos blogs lê algo sobre o qual lhe apetece emitir a sua opinião, fá-lo ou não? Não
6 - Acha que manter o silêncio e não emitir opiniões ou fazer comentários sobre o Badminton está a contribuir para a sua estagnação? Não
7- Gostaria de conhecer as opiniões das outras pessoas ligadas ao Badminton, sobre os temas mais actuais da modalidade? Sim
8 - Acha que a informação actualmente prestada pelos dirigentes do Badminton é a suficiente para que se sinta informado(a)? Sim
9- Acha que uma maior divulgação por parte da Federação, com mais informação relacionada com a sua gestão, seria útil para evitar certas críticas que lhe são imputadas por falta dessa mesma informação provocando interpretações menos correctas e justas? Sim
10 – Como para nós, realmente “A sua opinião conta”. Na sua opinião qual seria o tema que gostaria de ver tratado na próxima edição deste espaço de debate, e quais as razões que o leva a escolher esse tema?
Verdade desportiva
Dr.Horácio Gouveia
QUESTIONÁRIO sobre “ A Sua Opinião Conta...!” de Maria Machado – Atleta do FAC
1 – Acha ou não importante manifestar publicamente a sua opinião? Sim
2 – Tem dado a conhecer a sua opinião às pessoas que têm a responsabilidade de tomar decisões, tanto a nível associativo como federativo? Não
3 – Acha que a sua opinião de alguma maneira pode condicionar ou justificar a decisão dos dirigentes? Não
4 - Na sua opinião a criação dos diversos blogs ligados à modalidade, foi positivo? Sim
5 – Quando num dos blogs lê algo sobre o qual lhe apetece emitir a sua opinião, fá-lo ou não? Sim
6 - Acha que manter o silêncio e não emitir opiniões ou fazer comentários sobre o Badminton está a contribuir para a sua estagnação? Sim
7-Gostaria de conhecer as opiniões das outras pessoas ligadas ao Badminton, sobre os temas mais actuais da modalidade? Sim
8-Acha que a informação actualmente prestada pelos dirigentes do Badminton é a suficiente para que se sinta informado(a)? Não
9-Acha que uma maior divulgação por parte da Federação, com mais informação relacionada com a sua gestão, seria útil para evitar certas críticas que lhe são imputadas por falta dessa mesma informação provocando interpretações menos correctas e justas? Sim
10 – Como para nós, realmente “A sua opinião conta”. Na sua opinião qual seria o tema que gostaria de ver tratado na próxima edição deste espaço de debate, e quais as razões que o leva a escolher esse tema?
A escolha da localização dos torneios a contar para o ranking nacional, é a questão que gostaria de ver justificada. O motivo prende-se com a desigualdade de oportunidades para quem quer ir a torneios e se depara com a maioria deles em locais incomportáveis em termos de custos, se pensar em fazer o calendário todo.
Maria Machado
QUESTIONÁRIO sobre “A Sua Opinião Conta…!” de Luís Martins – Treinador do GRAJ – Atleta – Árbitro e Juiz-Árbitro
1 – Acha ou não importante manifestar publicamente a sua opinião? Sim
2 – Tem dado a conhecer a sua opinião às pessoas que têm a responsabilidade de tomar decisões, tanto a nível associativo como federativo? Sim
3 – Acha que a sua opinião de alguma maneira pode condicionar ou justificar a decisão dos dirigentes? Sim
4 - Na sua opinião a criação dos diversos blogs ligados à modalidade, foi positivo? Sim
5 – Quando num dos blogs lê algo sobre o qual lhe apetece emitir a sua opinião, fá-lo ou não? Sim
6 - Acha que manter o silêncio e não emitir opiniões ou fazer comentários sobre o Badminton está a contribuir para a sua estagnação? Sim
7- Gostaria de conhecer as opiniões das outras pessoas ligadas ao Badminton, sobre os temas mais actuais da modalidade? Sim
8 - Acha que a informação actualmente prestada pelos dirigentes do Badminton é a suficiente para que se sinta informado(a)? Não
9- Acha que uma maior divulgação por parte da Federação, com mais informação relacionada com a sua gestão, seria útil para evitar certas críticas que lhe são imputadas por falta dessa mesma informação provocando interpretações menos correctas e justas? Sim
10 – Como para nós, realmente “A sua opinião conta”. Na sua opinião qual seria o tema que gostaria de ver tratado na próxima edição deste espaço de debate, e quais as razões que o leva a escolher esse tema?
Não gostaria de expressar-me a favor de um tema. Parece-me ser preferível enunciar um leque de temas prementes e pedir para os colocar por ordem decrescente de importância deixando algum espaço para incluir novos temas.
Luis Martins
QUESTIONÁRIO sobre “A Sua Opinião Conta…! de Paulo Bourbon Fernandes – Atleta e dirigente do FAC
1 – Acha ou não importante manifestar publicamente a sua opinião? Sim
2 – Tem dado a conhecer a sua opinião às pessoas que têm a responsabilidade de tomar decisões, tanto a nível associativo como federativo? Não
3 – Acha que a sua opinião de alguma maneira pode condicionar ou justificar a decisão dos dirigentes? Não
4 - Na sua opinião a criação dos diversos blogs ligados à modalidade, foi positivo? Sim
5 – Quando num dos blogs lê algo sobre o qual lhe apetece emitir a sua opinião, fá-lo ou não? Não
6 - Acha que manter o silêncio e não emitir opiniões ou fazer comentários sobre o Badminton está a contribuir para a sua estagnação? Sim
7-Gostaria de conhecer as opiniões das outras pessoas ligadas ao Badminton, sobre os temas mais actuais da modalidade? Sim
8-Acha que a informação actualmente prestada pelos dirigentes do Badminton é a suficiente para que se sinta informado(a)? Não
9-Acha que uma maior divulgação por parte da Federação, com mais informação relacionada com a sua gestão, seria útil para evitar certas críticas que lhe são imputadas por falta dessa mesma informação provocando interpretações menos correctas e justas? Sim
10 – Como para nós, realmente “A sua opinião conta”. Na sua opinião qual seria o tema que gostaria de ver tratado na próxima edição deste espaço de debate, e quais as razões que o leva a escolher esse tema?
Dificuldades dos clubes em suportar todas as despesas inerentes a uma época desportiva. Inscrições na federação dos atletas, inscrições provas, deslocações ás provas, volantes, etc. Devido á falta de visibilidade do badminton é muito dificil despertar o interesse em patrocinadores.
Paulo Bourbon Fernandes
QUESTIONÁRIO sobre “ A Sua Opinião Conta...!” de Vânia Leça – Atleta Internacional
1 – Acha ou não importante manifestar publicamente a sua opinião? Sim
2 – Tem dado a conhecer a sua opinião às pessoas que têm a responsabilidade de tomar decisões, tanto a nível associativo como federativo? Sim
3 – Acha que a sua opinião de alguma maneira pode condicionar ou justificar a decisão dos dirigentes? Não
4 - Na sua opinião a criação dos diversos blogs ligados à modalidade, foi positivo? Sim
5 – Quando num dos blogs lê algo sobre o qual lhe apetece emitir a sua opinião, fá-lo ou não? Sim
6 - Acha que manter o silêncio e não emitir opiniões ou fazer comentários sobre o Badminton está a contribuir para a sua estagnação? Sim
7-Gostaria de conhecer as opiniões das outras pessoas ligadas ao Badminton, sobre os temas mais actuais da modalidade? Sim
8-Acha que a informação actualmente prestada pelos dirigentes do Badminton é a suficiente para que se sinta informado(a)? Sim
9-Acha que uma maior divulgação por parte da Federação, com mais informação relacionada com a sua gestão, seria útil para evitar certas críticas que lhe são imputadas por falta dessa mesma informação provocando interpretações menos correctas e justas? Sim
10 – Como para nós, realmente “A sua opinião conta”. Na sua opinião qual seria o tema que gostaria de ver tratado na próxima edição deste espaço de debate, e quais as razões que o leva a escolher esse tema?
____
Vânia Leça
QUESTIONÁRIO sobre “ A Sua Opinião Conta...!” de Bruno de Jesus – Atleta do SFRUA
1 – Acha ou não importante manifestar publicamente a sua opinião? Sim
2 – Tem dado a conhecer a sua opinião às pessoas que têm a responsabilidade de tomar decisões, tanto a nível associativo como federativo? Sim
3 – Acha que a sua opinião de alguma maneira pode condicionar ou justificar a decisão dos dirigentes? Não
4 - Na sua opinião a criação dos diversos blogs ligados à modalidade, foi positivo? Sim
5 – Quando num dos blogs lê algo sobre o qual lhe apetece emitir a sua opinião, fá-lo ou não? Sim
6 - Acha que manter o silêncio e não emitir opiniões ou fazer comentários sobre o Badminton está a contribuir para a sua estagnação? Sim
7-Gostaria de conhecer as opiniões das outras pessoas ligadas ao Badminton, sobre os temas mais actuais da modalidade? Sim
8-Acha que a informação actualmente prestada pelos dirigentes do Badminton é a suficiente para que se sinta informado(a)? Sim
9-Acha que uma maior divulgação por parte da Federação, com mais informação relacionada com a sua gestão, seria útil para evitar certas críticas que lhe são imputadas por falta dessa mesma informação provocando interpretações menos correctas e justas? Sim
10 – Como para nós, realmente “A sua opinião conta”. Na sua opinião qual seria o tema que gostaria de ver tratado na próxima edição deste espaço de debate, e quais as razões que o leva a escolher esse tema?
Sistema de rankings e categorias na competição nacional.
Bruno de Jesus - SFRUA
QUESTIONÁRIO sobre “A Sua Opinião Conta…! de Hugo Ferreira – Atleta (AAE)
1 – Acha ou não importante manifestar publicamente a sua opinião? Sim
2 – Tem dado a conhecer a sua opinião às pessoas que têm a responsabilidade de tomar decisões, tanto a nível associativo como federativo? Sim
3 – Acha que a sua opinião de alguma maneira pode condicionar ou justificar a decisão dos dirigentes? Não
4 - Na sua opinião a criação dos diversos blogs ligados à modalidade, foi positivo? Sim
5 – Quando num dos blogs lê algo sobre o qual lhe apetece emitir a sua opinião, fá-lo ou não? Sim
6 - Acha que manter o silêncio e não emitir opiniões ou fazer comentários sobre o Badminton está a contribuir para a sua estagnação? Sim
7-Gostaria de conhecer as opiniões das outras pessoas ligadas ao Badminton, sobre os temas mais actuais da modalidade? Sim
8-Acha que a informação actualmente prestada pelos dirigentes do Badminton é a suficiente para que se sinta informado(a)? Não
9-Acha que uma maior divulgação por parte da Federação, com mais informação relacionada com a sua gestão, seria útil para evitar certas críticas que lhe são imputadas por falta dessa mesma informação provocando interpretações menos correctas e justas? Sim
10 – Como para nós, realmente “A sua opinião conta”. Na sua opinião qual seria o tema que gostaria de ver tratado na próxima edição deste espaço de debate, e quais as razões que o leva a escolher esse tema?
Regras de Subida e Descida de Divisão.
Porque por muito que pergunte ninguém sabe bem ao certo, depende de vários factores e não devia ser assim , devia ser pré definido , tipo descem os 4 ultimos e sobem os 4 primeiros de cada escalão excepto no escalão de elites ...
Hugo Ferreira
QUESTIONÁRIO sobre “A Sua Opinião Conta…! de Cláudio Felgueiras
1 – Acha ou não importante manifestar publicamente a sua opinião? Sim
2 – Tem dado a conhecer a sua opinião às pessoas que têm a responsabilidade de tomar decisões, tanto a nível associativo como federativo? Não
3 – Acha que a sua opinião de alguma maneira pode condicionar ou justificar a decisão dos dirigentes? Sim
4 - Na sua opinião a criação dos diversos blogs ligados à modalidade, foi positivo? Sim
5 – Quando num dos blogs lê algo sobre o qual lhe apetece emitir a sua opinião, fá-lo ou não? Sim
6 - Acha que manter o silêncio e não emitir opiniões ou fazer comentários sobre o Badminton está a contribuir para a sua estagnação? Sim
7-Gostaria de conhecer as opiniões das outras pessoas ligadas ao Badminton, sobre os temas mais actuais da modalidade? Sim
8-Acha que a informação actualmente prestada pelos dirigentes do Badminton é a suficiente para que se sinta informado(a)? Não
9-Acha que uma maior divulgação por parte da Federação, com mais informação relacionada com a sua gestão, seria útil para evitar certas críticas que lhe são imputadas por falta dessa mesma informação provocando interpretações menos correctas e justas? Sim
10 – Como para nós, realmente “A sua opinião conta”. Na sua opinião qual seria o tema que gostaria de ver tratado na próxima edição deste espaço de debate, e quais as razões que o leva a escolher esse tema.
Sou apenas um curioso do badminton e gosto de participar em blogs.
Claudio Felgueiras
QUESTIONÁRIO sobre “A Sua Opinião Conta...!” de Rui Pereira (AAE) Espinho
1 – Acha ou não importante manifestar publicamente a sua opinião? Sim
2 – Tem dado a conhecer a sua opinião às pessoas que têm a responsabilidade de tomar decisões, tanto a nível associativo como federativo? Não
3 – Acha que a sua opinião de alguma maneira pode condicionar ou justificar a decisão dos dirigentes? Não
4 - Na sua opinião a criação dos diversos blogs ligados à modalidade, foi positivo? Sim
5 – Quando num dos blogs lê algo sobre o qual lhe apetece emitir a sua opinião, fá-lo ou não? Sim
6 - Acha que manter o silêncio e não emitir opiniões ou fazer comentários sobre o Badminton está a contribuir para a sua estagnação? Não
7-Gostaria de conhecer as opiniões das outras pessoas ligadas ao Badminton, sobre os temas mais actuais da modalidade? Sim
8-Acha que a informação actualmente prestada pelos dirigentes do Badminton é a suficiente para que se sinta informado(a)? Não
9-Acha que uma maior divulgação por parte da Federação, com mais informação relacionada com a sua gestão, seria útil para evitar certas críticas que lhe são imputadas por falta dessa mesma informação provocando interpretações menos correctas e justas? Sim
10 – Como para nós, realmente “A sua opinião conta”. Na sua opinião qual seria o tema que gostaria de ver tratado na próxima edição deste espaço de debate, e quais as razões que o leva a escolher esse tema?
Escolha dos veteranos a participar em provas no estrangeiro!
Rui Pereira
QUESTIONÁRIO sobre “ A Sua Opinião Conta ...!” de José Bento – Ex-dirigente da FPB, antigo treinador das Selecções Nacionais, atleta e Meritorious Service Award da IBF (Federação Internacional de Badminton) - Sócio de Mérito com Distinção da FPB (Federação Portuguesa de Badminton)
1 – Acha ou não importante manifestar publicamente a sua opinião? Sim
2 – Tem dado a conhecer a sua opinião às pessoas que têm a responsabilidade de tomar decisões, tanto a nível associativo como federativo? Sim
3 – Acha que a sua opinião de alguma maneira pode condicionar ou justificar a decisão dos dirigentes? Não
4 - Na sua opinião a criação dos diversos blogs ligados à modalidade, foi positivo? Sim
5 – Quando num dos blogs lê algo sobre o qual lhe apetece emitir a sua opinião, fá-lo ou não? Sim
6 - Acha que manter o silêncio e não emitir opiniões ou fazer comentários sobre o Badminton está a contribuir para a sua estagnação? Sim
7-Gostaria de conhecer as opiniões das outras pessoas ligadas ao Badminton, sobre os temas mais actuais da modalidade? Sim
8-Acha que a informação actualmente prestada pelos dirigentes do Badminton é a suficiente para que se sinta informado(a)? Não
9-Acha que uma maior divulgação por parte da Federação, com mais informação relacionada com a sua gestão, seria útil para evitar certas críticas que lhe são imputadas por falta dessa mesma informação provocando interpretações menos correctas e justas? Sim
10 – Como para nós, realmente “A sua opinião conta”. Na sua opinião qual seria o tema que gostaria de ver tratado na próxima edição deste espaço de debate, e quais as razões que o leva a escolher esse tema?
Apresento 2 temas prioritários:
1 - A reorganização de toda a estrutura do Badminton – Definição dos direitos e deveres dos diversos intervenientes Razão: A estrutura existente não responde ao desenvolvimento da modalidade
2 – A elaboração e divulgação dos objectivos e metas propostas pela Direcção da FPB Razão: A sua inexistência, falta de divulgação ou falta de envolvência de todos os agentes ligados à modalidade.
José Bento
QUESTIONÁRIO sobre “ A Sua Opinião Conta...! de Lucia Ramires
1 – Acha ou não importante manifestar publicamente a sua opinião? Sim
2 – Tem dado a conhecer a sua opinião às pessoas que têm a responsabilidade de tomar decisões, tanto a nível associativo como federativo? Não
3 – Acha que a sua opinião de alguma maneira pode condicionar ou justificar a decisão dos dirigentes? Não
4 - Na sua opinião a criação dos diversos blogs ligados à modalidade, foi positivo? Sim
5 – Quando num dos blogs lê algo sobre o qual lhe apetece emitir a sua opinião, fá-lo ou não? Não
6 - Acha que manter o silêncio e não emitir opiniões ou fazer comentários sobre o Badminton está a contribuir para a sua estagnação? Sim
7-Gostaria de conhecer as opiniões das outras pessoas ligadas ao Badminton, sobre os temas mais actuais da modalidade? Sim
8-Acha que a informação actualmente prestada pelos dirigentes do Badminton é a suficiente para que se sinta informado(a)? Sim
9-Acha que uma maior divulgação por parte da Federação, com mais informação relacionada com a sua gestão, seria útil para evitar certas críticas que lhe são imputadas por falta dessa mesma informação provocando interpretações menos correctas e justas? Sim
10 – Como para nós, realmente “A sua opinião conta”. Na sua opinião qual seria o tema que gostaria de ver tratado na próxima edição deste espaço de debate, e quais as razões que o leva a escolher esse tema?
“O INVESTIMENTO QUE ESTÁ A SER FEITO NAS CAMADAS JOVENS, PARA A SUSTENTABILIDADE FUTURA DA MODALIDADE.”
Lucia Ramires
QUESTIONÁRIO sobre “ A Sua Opinião Conta...!” de Ricardo Braga – Árbitro de Badminton da ABNorte
1 – Acha ou não importante manifestar publicamente a sua opinião? Sim
2 – Tem dado a conhecer a sua opinião às pessoas que têm a responsabilidade de tomar decisões, tanto a nível associativo como federativo? Não
3 – Acha que a sua opinião de alguma maneira pode condicionar ou justificar a decisão dos dirigentes? Não
4 - Na sua opinião a criação dos diversos blogs ligados à modalidade, foi positivo? Sim
5 – Quando num dos blogs lê algo sobre o qual lhe apetece emitir a sua opinião, fá-lo ou não? Sim
6 - Acha que manter o silêncio e não emitir opiniões ou fazer comentários sobre o Badminton está a contribuir para a sua estagnação? Sim
7-Gostaria de conhecer as opiniões das outras pessoas ligadas ao Badminton, sobre os temas mais actuais da modalidade? Sim
8-Acha que a informação actualmente prestada pelos dirigentes do Badminton é a suficiente para que se sinta informado(a)? Não
9-Acha que uma maior divulgação por parte da Federação, com mais informação relacionada com a sua gestão, seria útil para evitar certas críticas que lhe são imputadas por falta dessa mesma informação provocando interpretações menos correctas e justas? Sim
10 – Como para nós, realmente “A sua opinião conta”. Na sua opinião qual seria o tema que gostaria de ver tratado na próxima edição deste espaço de debate, e quais as razões que o leva a escolher esse tema?
Os árbitros e como são nomeados!
Ricardo Braga
QUESTIONÁRIO sobre “A Sua Opinião Conta…! de Pedro Jorge (CBL)
1 – Acha ou não importante manifestar publicamente a sua opinião? Sim
2 – Tem dado a conhecer a sua opinião às pessoas que têm a responsabilidade de tomar decisões, tanto a nível associativo como federativo? Não
3 – Acha que a sua opinião de alguma maneira pode condicionar ou justificar a decisão dos dirigentes? Sim
4 - Na sua opinião a criação dos diversos blogs ligados à modalidade, foi positivo? Sim
5 – Quando num dos blogs lê algo sobre o qual lhe apetece emitir a sua opinião, fá-lo ou não? Não
6 - Acha que manter o silêncio e não emitir opiniões ou fazer comentários sobre o Badminton está a contribuir para a sua estagnação? Sim
7-Gostaria de conhecer as opiniões das outras pessoas ligadas ao Badminton, sobre os temas mais actuais da modalidade? Sim
8-Acha que a informação actualmente prestada pelos dirigentes do Badminton é a suficiente para que se sinta informado(a)? Não
9-Acha que uma maior divulgação por parte da Federação, com mais informação relacionada com a sua gestão, seria útil para evitar certas críticas que lhe são imputadas por falta dessa mesma informação provocando interpretações menos correctas e justas? Sim
10 – Como para nós, realmente “A sua opinião conta”. Na sua opinião qual seria o tema que gostaria de ver tratado na próxima edição deste espaço de debate, e quais as razões que o leva a escolher esse tema?
Falta de treinadores
Pedro Jorge
QUESTIONÁRIO sobre “A Sua Opinião Conta…! de Soraia Mendes –Atleta do BCE (Algarve)
1 – Acha ou não importante manifestar publicamente a sua opinião? Sim
2 – Tem dado a conhecer a sua opinião às pessoas que têm a responsabilidade de tomar decisões, tanto a nível associativo como federativo? Não
3 – Acha que a sua opinião de alguma maneira pode condicionar ou justificar a decisão dos dirigentes? Não
4 - Na sua opinião a criação dos diversos blogs ligados à modalidade, foi positivo? Sim
5 – Quando num dos blogs lê algo sobre o qual lhe apetece emitir a sua opinião, fá-lo ou não? Não
6 - Acha que manter o silêncio e não emitir opiniões ou fazer comentários sobre o Badminton está a contribuir para a sua estagnação? Sim
7-Gostaria de conhecer as opiniões das outras pessoas ligadas ao Badminton, sobre os temas mais actuais da modalidade? Sim
8-Acha que a informação actualmente prestada pelos dirigentes do Badminton é a suficiente para que se sinta informado(a)? Não
9-Acha que uma maior divulgação por parte da Federação, com mais informação relacionada com a sua gestão, seria útil para evitar certas críticas que lhe são imputadas por falta dessa mesma informação provocando interpretações menos correctas e justas? Sim
10 – Como para nós, realmente “A sua opinião conta”. Na sua opinião qual seria o tema que gostaria de ver tratado na próxima edição deste espaço de debate, e quais as razões que o leva a escolher esse tema?
...................
Soraia Mendes
QUESTIONÁRIO sobre “ A Sua Opinião Conta...! de José Sim-Sim – Atleta e dirigente do Clube Badminton de Évora
1 – Acha ou não importante manifestar publicamente a sua opinião? Sim
2 – Tem dado a conhecer a sua opinião às pessoas que têm a responsabilidade de tomar decisões, tanto a nível associativo como federativo? Não.
3 – Acha que a sua opinião de alguma maneira pode condicionar ou justificar a decisão dos dirigentes? Sim.
4 - Na sua opinião a criação dos diversos blogs ligados à modalidade, foi positivo? Sim.
5 – Quando num dos blogs lê algo sobre o qual lhe apetece emitir a sua opinião, fá-lo ou não? Não
6 - Acha que manter o silêncio e não emitir opiniões ou fazer comentários sobre o Badminton está a contribuir para a sua estagnação? Não.
7-Gostaria de conhecer as opiniões das outras pessoas ligadas ao Badminton, sobre os temas mais actuais da modalidade? Sim.
8-Acha que a informação actualmente prestada pelos dirigentes do Badminton é a suficiente para que se sinta informado(a)? Não
9-Acha que uma maior divulgação por parte da Federação, com mais informação relacionada com a sua gestão, seria útil para evitar certas críticas que lhe são imputadas por falta dessa mesma informação provocando interpretações menos correctas e justas? Sim
10 – Como para nós, realmente “A sua opinião conta”. Na sua opinião qual seria o tema que gostaria de ver tratado na próxima edição deste espaço de debate, e quais as razões que o leva a escolher esse tema?
Tendo em conta o aproximar do III Torneio Luso Espanhol que o Clube de Badminton de Évora organiza, já nos próximos dias 20 e 21 de Junho, gostaria que se tratasse do seguinte tema: o sucesso dos Torneios extra circuito oficial de badminton.
Com a proximidade dos Internacionais de Portugal, também seria oportuno debater as vantagens e desvantagens de esse torneio se disputar sempre nas Caldas da Rainha. Como é público, o CBE candidatou-se, em meados de 2008, a organizar este evento em 2009. Será que, num cenário em que não existe uma estrutura especifica para o evento, não era benéfico levar este evento a diversos pontos do país, divulgando a modalidade e estimulando os agentes locais? O exemplo de Braga com os mundiais universitários é bem recente e muito elucidativo.
QUESTIONÁRIO sobre “A Sua Opinião Conta…! de Joana Terruta...Silves - Algarve
1 – Acha ou não importante manifestar publicamente a sua opinião? Sim
2 – Tem dado a conhecer a sua opinião às pessoas que têm a responsabilidade de tomar decisões, tanto a nível associativo como federativo? Sim
3 – Acha que a sua opinião de alguma maneira pode condicionar ou justificar a decisão dos dirigentes? Sim
4 - Na sua opinião a criação dos diversos blogs ligados à modalidade, foi positivo? Sim
5 – Quando num dos blogs lê algo sobre o qual lhe apetece emitir a sua opinião, fá-lo ou não? Sim
6 - Acha que manter o silêncio e não emitir opiniões ou fazer comentários sobre o Badminton está a contribuir para a sua estagnação? Não
7-Gostaria de conhecer as opiniões das outras pessoas ligadas ao Badminton, sobre os temas mais actuais da modalidade? Sim
8-Acha que a informação actualmente prestada pelos dirigentes do Badminton é a suficiente para que se sinta informado(a)? Não
9-Acha que uma maior divulgação por parte da Federação, com mais informação relacionada com a sua gestão, seria útil para evitar certas críticas que lhe são imputadas por falta dessa mesma informação provocando interpretações menos correctas e justas? Sim
10 – Como para nós, realmente “A sua opinião conta”. Na sua opinião qual seria o tema que gostaria de ver tratado na próxima edição deste espaço de debate, e quais as razões que o leva a escolher esse tema?
Há muitos assuntos a debater, mas na minha opinião o sistema competitivo é algo que tem de ser debatido rápido.
Joana Terruta
QUESTIONÁRIO sobre “A Sua Opinião Conta…! de Isabel Alves - Gaia
1 – Acha ou não importante manifestar publicamente a sua opinião? Sim
2 – Tem dado a conhecer a sua opinião às pessoas que têm a responsabilidade de tomar decisões, tanto a nível associativo como federativo? Não
3 – Acha que a sua opinião de alguma maneira pode condicionar ou justificar a decisão dos dirigentes? Não
4 - Na sua opinião a criação dos diversos blogs ligados à modalidade, foi positivo? Sim
5 – Quando num dos blogs lê algo sobre o qual lhe apetece emitir a sua opinião, fá-lo ou não? Não
6 - Acha que manter o silêncio e não emitir opiniões ou fazer comentários sobre o Badminton está a contribuir para a sua estagnação? Sim
7-Gostaria de conhecer as opiniões das outras pessoas ligadas ao Badminton, sobre os temas mais actuais da modalidade? Sim
8-Acha que a informação actualmente prestada pelos dirigentes do Badminton é a suficiente para que se sinta informado(a)? Não
9-Acha que uma maior divulgação por parte da Federação, com mais informação relacionada com a sua gestão, seria útil para evitar certas críticas que lhe são imputadas por falta dessa mesma informação provocando interpretações menos correctas e justas? Sim
10 – Como para nós, realmente “A sua opinião conta”. Na sua opinião qual seria o tema que gostaria de ver tratado na próxima edição deste espaço de debate, e quais as razões que o leva a escolher esse tema?
Árbitros...a falta deles?
Porque razão se pararam os cursos de árbitros.
Isabel Alves
QUESTIONÁRIO sobre “A Sua Opinião Conta…! de Carlos Santos Silva – Atleta do SFRUA e Ex-dirigente da mesma colectividade.
1 – Acha ou não importante manifestar publicamente a sua opinião? Sim
2 – Tem dado a conhecer a sua opinião às pessoas que têm a responsabilidade de tomar decisões, tanto a nível associativo como federativo? Sim
3 – Acha que a sua opinião de alguma maneira pode condicionar ou justificar a decisão dos dirigentes? Não
4 - Na sua opinião a criação dos diversos blogs ligados à modalidade, foi positivo? Sim
5 – Quando num dos blogs lê algo sobre o qual lhe apetece emitir a sua opinião, fá-lo ou não? Não
6 - Acha que manter o silêncio e não emitir opiniões ou fazer comentários sobre o Badminton está a contribuir para a sua estagnação? Sim
7-Gostaria de conhecer as opiniões das outras pessoas ligadas ao Badminton, sobre os temas mais actuais da modalidade? Sim
8-Acha que a informação actualmente prestada pelos dirigentes do Badminton é a suficiente para que se sinta informado(a)? Não
9-Acha que uma maior divulgação por parte da Federação, com mais informação relacionada com a sua gestão, seria útil para evitar certas críticas que lhe são imputadas por falta dessa mesma informação provocando interpretações menos correctas e justas? Sim
10 – Como para nós, realmente “A sua opinião conta”. Na sua opinião qual seria o tema que gostaria de ver tratado na próxima edição deste espaço de debate, e quais as razões que o leva a escolher esse tema?
Apoio/subsidios
Carlos Silva
QUESTIONÁRIO sobre “ A Sua Opinião Conta…” de Jorge Chang – Atleta do CREA
1 – Acha ou não importante manifestar publicamente a sua opinião? Sim
2 – Tem dado a conhecer a sua opinião às pessoas que têm a responsabilidade de tomar decisões, tanto a nível associativo como federativo? Sim
3 – Acha que a sua opinião de alguma maneira pode condicionar ou justificar a decisão dos dirigentes? Sim
4 - Na sua opinião a criação dos diversos blogs ligados à modalidade, foi positivo? Sim
5 – Quando num dos blogs lê algo sobre o qual lhe apetece emitir a sua opinião, fá-lo ou não? Não
6 - Acha que manter o silêncio e não emitir opiniões ou fazer comentários sobre o Badminton está a contribuir para a sua estagnação? Não necessariamente.
7-Gostaria de conhecer as opiniões das outras pessoas ligadas ao Badminton, sobre os temas mais actuais da modalidade? Sim
8-Acha que a informação actualmente prestada pelos dirigentes do Badminton é a suficiente para que se sinta informado(a)? Não
9-Acha que uma maior divulgação por parte da Federação, com mais informação relacionada com a sua gestão, seria útil para evitar certas críticas que lhe são imputadas por falta dessa mesma informação provocando interpretações menos correctas e justas? Sim
10 – Como para nós, realmente “A sua opinião conta”. Na sua opinião qual seria o tema que gostaria de ver tratado na próxima edição deste espaço de debate, e quais as razões que o leva a escolher esse tema?
- Divulgação do badminton em Portugal sobretudo nas camadas mais jovens.
- O Sistema Competitivo Nacional
- O treino dos Jovens
Por razões óbvias!...
Jorge Chang
QUESTIONÁRIO sobre “ A Sua Opinião Conta...!” de Filipa Lamy – Atleta Internacional
1 – Acha ou não importante manifestar publicamente a sua opinião? Sim
2 – Tem dado a conhecer a sua opinião às pessoas que têm a responsabilidade de tomar decisões, tanto a nível associativo como federativo? Sim
3 – Acha que a sua opinião de alguma maneira pode condicionar ou justificar a decisão dos dirigentes? Não
4 - Na sua opinião a criação dos diversos blogs ligados à modalidade, foi positivo? Sim
5 – Quando num dos blogs lê algo sobre o qual lhe apetece emitir a sua opinião, fá-lo ou não? Sim
6 - Acha que manter o silêncio e não emitir opiniões ou fazer comentários sobre o Badminton está a contribuir para a sua estagnação? Sim
7-Gostaria de conhecer as opiniões das outras pessoas ligadas ao Badminton, sobre os temas mais actuais da modalidade? Sim
8-Acha que a informação actualmente prestada pelos dirigentes do Badminton é a suficiente para que se sinta informado(a)? Não
9-Acha que uma maior divulgação por parte da Federação, com mais informação relacionada com a sua gestão, seria útil para evitar certas críticas que lhe são imputadas por falta dessa mesma informação provocando interpretações menos correctas e justas? Sim
10 – Como para nós, realmente “A sua opinião conta”. Na sua opinião qual seria o tema que gostaria de ver tratado na próxima edição deste espaço de debate, e quais as razões que o leva a escolher esse tema?
Filipa Lamy
QUESTIONÁRIO sobre “A Sua Opinião Conta…! António Casimiro Fonseca
1 – Acha ou não importante manifestar publicamente a sua opinião? Sim
2 – Tem dado a conhecer a sua opinião às pessoas que têm a responsabilidade de tomar decisões, tanto a nível associativo como federativo? Por vezes
3 – Acha que a sua opinião de alguma maneira pode condicionar ou justificar a decisão dos dirigentes? Não
4 - Na sua opinião a criação dos diversos blogs ligados à modalidade, foi positivo? Sim
5 – Quando num dos blogs lê algo sobre o qual lhe apetece emitir a sua opinião, fá-lo ou não? Por vezes
6 - Acha que manter o silêncio e não emitir opiniões ou fazer comentários sobre o Badminton está a contribuir para a sua estagnação? Sim
7-Gostaria de conhecer as opiniões das outras pessoas ligadas ao Badminton, sobre os temas mais actuais da modalidade? Sim
8-Acha que a informação actualmente prestada pelos dirigentes do Badminton é a suficiente para que se sinta informado(a)? Não
9-Acha que uma maior divulgação por parte da Federação, com mais informação relacionada com a sua gestão, seria útil para evitar certas críticas que lhe são imputadas por falta dessa mesma informação provocando interpretações menos correctas e justas? Sim
10 – Como para nós, realmente “A sua opinião conta”. Na sua opinião qual seria o tema que gostaria de ver tratado na próxima edição deste espaço de debate, e quais as razões que o leva a escolher esse tema?
Qual o motivo que leva a que os orgãos de informação, todos, não passem noticias sobre o badminton?
António Casimiro
QUESTIONÁRIO sobre “A Sua Opinião Conta…! de Ana Margarida Rocha de Safara – Baixo Alentejo – Desporto Escolar
1 – Acha ou não importante manifestar publicamente a sua opinião? Sim
2 – Tem dado a conhecer a sua opinião às pessoas que têm a responsabilidade de tomar decisões, tanto a nível associativo como federativo? Sim
3 – Acha que a sua opinião de alguma maneira pode condicionar ou justificar a decisão dos dirigentes? Não
4 - Na sua opinião a criação dos diversos blogs ligados à modalidade, foi positivo? Sim
5 – Quando num dos blogs lê algo sobre o qual lhe apetece emitir a sua opinião, fá-lo ou não? Sim
6 - Acha que manter o silêncio e não emitir opiniões ou fazer comentários sobre o Badminton está a contribuir para a sua estagnação? Não
7-Gostaria de conhecer as opiniões das outras pessoas ligadas ao Badminton, sobre os temas mais actuais da modalidade? Sim
8-Acha que a informação actualmente prestada pelos dirigentes do Badminton é a suficiente para que se sinta informado(a)? Não
9-Acha que uma maior divulgação por parte da Federação, com mais informação relacionada com a sua gestão, seria útil para evitar certas críticas que lhe são imputadas por falta dessa mesma informação provocando interpretações menos correctas e justas? Não
10 – Como para nós, realmente “A sua opinião conta”. Na sua opinião qual seria o tema que gostaria de ver tratado na próxima edição deste espaço de debate, e quais as razões que o leva a escolher esse tema?
Por mim seria acerca da ligação de jovens estarem ligados a clubes e a escolas secundarias
Acerca das médias quando um jovem é federado...
Ana Rocha
QUESTIONÁRIO sobre “A Sua Opinião Conta…! de Adriana Faria
1 – Acha ou não importante manifestar publicamente a sua opinião? Sim
2 – Tem dado a conhecer a sua opinião às pessoas que têm a responsabilidade de tomar decisões, tanto a nível associativo como federativo? Sim
3 – Acha que a sua opinião de alguma maneira pode condicionar ou justificar a decisão dos dirigentes? Sim
4 - Na sua opinião a criação dos diversos blogs ligados à modalidade, foi positivo? Sim
5 – Quando num dos blogs lê algo sobre o qual lhe apetece emitir a sua opinião, fá-lo ou não? Sim
6 - Acha que manter o silêncio e não emitir opiniões ou fazer comentários sobre o Badminton está a contribuir para a sua estagnação? Não
7-Gostaria de conhecer as opiniões das outras pessoas ligadas ao Badminton, sobre os temas mais actuais da modalidade? Sim
8-Acha que a informação actualmente prestada pelos dirigentes do Badminton é a suficiente para que se sinta informado(a)? Não
9-Acha que uma maior divulgação por parte da Federação, com mais informação relacionada com a sua gestão, seria útil para evitar certas críticas que lhe são imputadas por falta dessa mesma informação provocando interpretações menos correctas e justas? Não
10 – Como para nós, realmente “A sua opinião conta”. Na sua opinião qual seria o tema que gostaria de ver tratado na próxima edição deste espaço de debate, e quais as razões que o leva a escolher esse tema?
Daniel Paola!
Adriana Faria
QUESTIONÁRIO sobre “A Sua Opinião Conta…! de Paula Carvalho - Espinho
1 – Acha ou não importante manifestar publicamente a sua opinião? Sim
2 – Tem dado a conhecer a sua opinião às pessoas que têm a responsabilidade de tomar decisões, tanto a nível associativo como federativo? Não
3 – Acha que a sua opinião de alguma maneira pode condicionar ou justificar a decisão dos dirigentes? Não
4 - Na sua opinião a criação dos diversos blogs ligados à modalidade, foi positivo? Sim
5 – Quando num dos blogs lê algo sobre o qual lhe apetece emitir a sua opinião, fá-lo ou não? Não
6 - Acha que manter o silêncio e não emitir opiniões ou fazer comentários sobre o Badminton está a contribuir para a sua estagnação? Sim
7-Gostaria de conhecer as opiniões das outras pessoas ligadas ao Badminton, sobre os temas mais actuais da modalidade? Sim
8-Acha que a informação actualmente prestada pelos dirigentes do Badminton é a suficiente para que se sinta informado(a)? Não
9-Acha que uma maior divulgação por parte da Federação, com mais informação relacionada com a sua gestão, seria útil para evitar certas críticas que lhe são imputadas por falta dessa mesma informação provocando interpretações menos correctas e justas? Sim
10 – Como para nós, realmente “A sua opinião conta”. Na sua opinião qual seria o tema que gostaria de ver tratado na próxima edição deste espaço de debate, e quais as razões que o leva a escolher esse tema?
Paula Carvalho
QUESTIONÁRIO sobre “A Sua Opinião Conta…! de Ana Catarina Gomes - Atleta - Aveiro
1 – Acha ou não importante manifestar publicamente a sua opinião? Sim
2 – Tem dado a conhecer a sua opinião às pessoas que têm a responsabilidade de tomar decisões, tanto a nível associativo como federativo? Não
3 – Acha que a sua opinião de alguma maneira pode condicionar ou justificar a decisão dos dirigentes? Não
4 - Na sua opinião a criação dos diversos blogs ligados à modalidade, foi positivo? Sim
5 – Quando num dos blogs lê algo sobre o qual lhe apetece emitir a sua opinião, fá-lo ou não? Não
6 - Acha que manter o silêncio e não emitir opiniões ou fazer comentários sobre o Badminton está a contribuir para a sua estagnação? Sim
7-Gostaria de conhecer as opiniões das outras pessoas ligadas ao Badminton, sobre os temas mais actuais da modalidade? Sim
8-Acha que a informação actualmente prestada pelos dirigentes do Badminton é a suficiente para que se sinta informado(a)? Não
9-Acha que uma maior divulgação por parte da Federação, com mais informação relacionada com a sua gestão, seria útil para evitar certas críticas que lhe são imputadas por falta dessa mesma informação provocando interpretações menos correctas e justas? Sim
10 – Como para nós, realmente “A sua opinião conta”. Na sua opinião qual seria o tema que gostaria de ver tratado na próxima edição deste espaço de debate, e quais as razões que o leva a escolher esse tema?
Ana Catarina Gomes
QUESTIONÁRIO sobre “A Sua Opinião Conta…! de Miguel Lapa- Professor de Educação Fisica – Desporto Escolar – Paços de Ferreira
1 – Acha ou não importante manifestar publicamente a sua opinião? Sim
2 – Tem dado a conhecer a sua opinião às pessoas que têm a responsabilidade de tomar decisões, tanto a nível associativo como federativo? Sim
3 – Acha que a sua opinião de alguma maneira pode condicionar ou justificar a decisão dos dirigentes? Sim
4 - Na sua opinião a criação dos diversos blogs ligados à modalidade, foi positivo? Sim
5 – Quando num dos blogs lê algo sobre o qual lhe apetece emitir a sua opinião, fá-lo ou não? Não
6 - Acha que manter o silêncio e não emitir opiniões ou fazer comentários sobre o Badminton está a contribuir para a sua estagnação? Sim
7-Gostaria de conhecer as opiniões das outras pessoas ligadas ao Badminton, sobre os temas mais actuais da modalidade? Sim
8-Acha que a informação actualmente prestada pelos dirigentes do Badminton é a suficiente para que se sinta informado(a)? Não
9-Acha que uma maior divulgação por parte da Federação, com mais informação relacionada com a sua gestão, seria útil para evitar certas críticas que lhe são imputadas por falta dessa mesma informação provocando interpretações menos correctas e justas? Sim
10 – Como para nós, realmente “A sua opinião conta”. Na sua opinião qual seria o tema que gostaria de ver tratado na próxima edição deste espaço de debate, e quais as razões que o leva a escolher esse tema?
A Formação inicial
Miguel Lapa
Enviar um comentário