linhasefinas

Acompanhe aqui as noticias mais significativas sobre badminton

Leia tudo numa só página, as "noticias" e os "cartoons". Participe...enviando-nos noticias de badminton da sua Região, Clube ou Associação, que estas serão publicadas para uma maior divulgação da modalidade. e-mail : linha.boto@gmail.com

Há notícias que só no maior jornal de badminton
de Portugal se podem ler....


Última Hora

quarta-feira, 20 de maio de 2015

Campeonatos Nacionais do Desporto Escolar - Juvenis Equipas e Individual

Realizaram-se em Lisboa de 14 a 17 de Maio os Campeonatos Nacionais de Badminton de Juvenis, competição por equipas (homens e senhoras) e individual (singulares homens e senhoras). Sobre os Campeonatos Nacionais de Badminton eles fizeram parte de uma festa onde estiveram 2800 atletas de diversas modalidades. O badminton contribuiu com 80 jovens atletas de ambos os géneros e oriundos de todas as regiões do continente, desde o Minho ao Algarve.
Colaboraram ainda na prova 8 guias e 6 voluntários de apoio à prova, sendo esta enquadrada por cinco professores, José Vila Carvalho, Coordenador Nacional e responsável técnico da prova; António Farinha, Juiz árbitro da prova, Rafael Oliveira técnico de mesa das provas masculinas; Luís Costa, responsável de mesa pelas provas femininas e Susana Santos, responsável pelo alojamento, alimentação e distribuição de equipamentos de alunos e professores. Equipa coesa que realizou uma excelente jornada de propaganda da modalidade. Participaram ainda voluntariamente a Professora Ana Elias e três alunos de multimédia da Escola Gustavo Eiffel, que trataram o material de vídeo e fotografia. Foram quatro dias intensos de convívio e competição de jovens e professores.
Dia 14 iniciou-se com as chegadas e acreditação dos participantes, seguindo-se a respectiva reunião técnica e à noite a cerimónia de abertura com o Coliseu dos Recreios a abarrotar, com a participação de diversos grupos de danças expressivas e ginástica acrobática, houve ainda a participação de vários elementos do governo, nomeadamente o Ministro da Educação Nuno Crato que presidiu à cerimónia.
Dia 15 de manhã iniciaram-se as provas de equipas masculinas e femininas cujas finais decorreram pelas 21 horas.
A prova de equipas femininas foi disputada, entre a jovem equipa da Escola D. Maria II de Famalicão e a favorita Filipa de Lencastre (Lisboa)), com a vitória a sorrir tangencialmente por 3-2 para a equipa de Lisboa. No apuramento para o último lugar do pódio a Escola de Alapraia (Estoril) venceu a Escola Eugénio de Andrade (Coimbra) por 3-2.
A final de equipas masculinas foi disputada entre a Escola Filipa de Lencastre e a Escola de Alapraia do Estoril. O resultado final foi de 4-1, favorável à equipa da Escola Filipa Lencastre, numa vitória que se tornou mais fácil face à lesão de Rui Tremoceiro. A Escola de Alaparia viu-se assim forçada a entregar o segundo par, e prescindir deste excelente jogador nos singulares.
As provas individuais de singulares iniciaram-se sábado de manhã sendo interrompidas depois do almoço para um passeio das delegações pela cidade de Lisboa para visitar património histórico que a Câmara de Lisboa disponibilizou com visitas gratuitas, e depois do jantar para uma noite de convívio dos jovens.
A final masculina disputou-se entre Carlos Silva da Poeta António Aleixo de Portimão e Gonçalo Almeida da Escola Mário Sacramento de Aveiro. Carlos Silva ainda ameaçou o o atleta de Albergaria vencendo o primeiro jogo por 21-18, mas a resposta de Gonçalo Almeida foi fortíssima, ganhando facilmente o segundo jogo por uns expressivos, 21-8 consagrando a vitória por 21-11 no terceiro jogo. Na atribuição do ultimo lugar do pódio Tiago Machada da Escola de Vilela (Norte) venceu Alexandre Batista da Escola de Alapraia (Estoril) por 21-16/21-17.
A final feminina foi empolgante embora jogada em apenas dois jogos, entre Joana Medeiros da Escola Raul Proença e Núria Ismail da Filipa de Lencastre. Com controlo absoluto de Joana Medeiros na primeira fase do 1.º jogo, respondeu Núria Ismail na 2ª metade equilibrando o jogo, mas  uma reacção forte da Joana Medeiros na parte final do set deu-lhe a merecida vitória por 23-21. O segundo jogo voltou a ser empolgante com Núria Ismail a lutar com todas as armas pela vitória no jogo, o que lhe permitia manter-se na luta pela vitoria. A esta reacção forte manteve Joana Medeiros a calma e o empenho suficiente que lhe permitiu equilibrar a primeira fase do jogo e depois vencê-lo na parte final por 21-18. Uma excelente final entre duas jogadoras que se conhecem bem e que apresentam uma condição técnico/táctica bastante interessante. Para atribuição da medalha de bronze, Sara Cardoso da Escola Matilde Araújo (Lisboa) venceu Alexandra Tofan da Escola António Sousa Agostinho (Algarve) pelos parciais de 21-18/22-24/21-18.
Seguiu-se um almoço no Terreiro do Paço para todos os participantes e partida das delegações para os seus destinos. Terminaram assim os Campeonatos Nacionais na categoria de juvenis. Pode ver todas as fotos deste nacional na página do facebook de Linhas & Finas/+badminton. (Fotos de Luís Durando).
Seguem-se de 19 a 21 de Junho os Nacionais de Iniciados nas variantes de singulares femininos e masculinos, pares masculinos e femininos e pares mistos. Esta prova decorrerá em Paderne perto de Albufeira e terá cerca de sessenta participantes, também de todo o país..



Texto: Prof. José Vila de Carvalho
Foto: Luis Durando

Sem comentários: