linhasefinas

Acompanhe aqui as noticias mais significativas sobre badminton

Leia tudo numa só página, as "noticias" e os "cartoons". Participe...enviando-nos noticias de badminton da sua Região, Clube ou Associação, que estas serão publicadas para uma maior divulgação da modalidade. e-mail : linha.boto@gmail.com

Há notícias que só no maior jornal de badminton
de Portugal se podem ler....


Última Hora

domingo, 5 de abril de 2009

O fim do sonho perdeu-se no país das tulipas! Holanda 4 - Portugal 1

Portugal perdeu hoje a hipótese de passar aos 1/4 de final do Campeonato da Europa de Juniores, ao perder com a selecção da Holanda por 4-1. Uma derrota esperada? ou talvez não! Tom John alterou a equipa relativamente aos dois primeiros encontros (Hungria e Lituânia), retirando o par misto constituído por Pedro Martins/Helena Pestana e colocando em jogo Ruben Vieira/Ana Reis. Igualmente no par senhora o seleccionador nacional mexeu, tirando Catarina Cristina e colocando Helena Pestana ao lado de Ana Reis. Para mim, retirar Pedro Martins de uma das partidas foi como que entregar o "ouro ao bandido". Quem tem um jogador como Pedro na selecção, não pode abdicar do atleta caso queira vencer o encontro. Sei que agora é fácil falar, mas não seria preferível o par misto ser constituído por Pedro Martins/Ana Reis? Poderia não ser suficiente para vencer, mas acredito que Ana Reis/Helena Pestana estariam bem mais confiantes no seu jogo de pares se o resultado na altura fosse de 2-2. Bom, esta é a minha modesta opinião, pois quem acompanha os atletas é que sabe exactamente o que deve fazer, no entanto todos temos um pouco de "treinador de bancada" e eu não fujo à regra. Uma palavra para a Helena Pestana que esteve muito acima daquilo que era espectável. Pedro Martins confirmou que é um sério candidato ao titulo Europeu Individual. Os restantes atletas nacionais (Ana Reis, Catarina Cristina, Rui Campos e Ruben Vieira), estiveram bem, pois é difícil fazer melhor quando não se aposta nos pares em Portugal. Parabéns a todos e boa sorte para a prova individual que começa a 7 de Abril.


Ficha do encontro Holanda Vs Portugal

PM – Jacco Arends/Selena Piek venceram Ruben Vieira/Ana Reis por 21-13/21-14
SH – Jordy Hilbink perdeu com Pedro Martins por 9-21/17-21
SS – Yik Man Wong venceu Helena Pestana por 21-11//17-21/21-17
PH – Jacco Arends/Jelle Maas venceram Rui Campos/Ruben Vieira por 21-13/21-6
PS – Iris Tabeling/Selena Piek venceram Ana Reis/Helena Pestana por 21-13/21-13


Filme do encontro entre a Holanda e Portugal


12:00 - Inicio do encontro no court 4 do Palabadminton, em Milão, que pode fazer história para Portugal. A equipa nacional fez alterações relativamente às duas primeiras jornadas. Ruben Vieira joga mistos com Ana Reis e Helena Pestana substitui Catarina Cristina nos pares senhoras.
12:08 - Começa a primeira partida. Ruben Vieira/Ana Reis defrontam em mistos os holandeses Jacco Arends/Selena Piek.
12-25 - Ana Reis e Ruben Vieira, a surpresa de Tom John para este encontro, perderam a partida por 21-13/21-14 e a Holanda já vence por 1-0. Holanda 1 - Portugal 0.
12:39 - O algarvio Pedro Martins vai ter um jogo de teste frente a Jordy Hilbink. Em caso de vitória como todos esperamos, Portugal pode igual o encontro. Começa a partida.
13:04 - Pedro Martins passou no teste e venceu o seu opositor holandês Jordy Hilbink por 21-9/21-17. Arrasador no primeiro set e controlando o segundo, o português conseguiu com que Portugal igualasse o encontro. Holanda 1 - Portugal 1.
13:10 - Helena Pestana é a esperança de Portugal para uma vitória no encontro. Uma vez mais grande pressão sobre a atleta madeirense que joga frente a Yik Man Wong.
14:04 - Esteve quase. Helena Pestana acabou de perder o seu singular senhora frente a Yik Man Wong, numa grande partida de badminton. A madeirense perdeu o primeiro set por 21-11 demonstrando uma vez mais muito nervosismo, mas acabou por vencer o 2º por 21-17. Na negra e num jogo muito equilibrado a holandesa foi mais forte nos últimos pontos vencendo por 21-17, numa partida que teve a duração de 51 minutos. Vida complicada para Portugal neste encontro. Holanda 2 - Portugal 1.
14:10 - Inicio da partida de pares homens, onde Rui Campos/Ruben Vieira defrontam Jacco Arends/Jelle Maas. Uma derrota dos portugueses significa o adeus ao Europeu de equipas em Milão.
14:28 - É o fim do sonho da selecção nacional júnior. Rui Campos e Ruben Vieira, não conseguiram o milagre em pares homens e Portugal perde o encontro com a Holanda. Derrota em pares por 21-13/21-6 em apenas 16 minutos. Resta o jogo de pares senhoras, mas a vitória já não escapa aos holandeses que avançam para a 2ª fase da prova. Holanda 3 - Portugal 1.
14:38 - Última partida da selecção lusa, onde Ana Reis/Helena Pestana vão tentar reduzir para a diferença mínima. Iris Tabeling/Selena Piek, são as adversárias das portuguesas na modalidade de pares senhoras.
15:01 - Nova derrota portuguesa, numa partida já sem interesse em que Ana Reis e Helena Pestana apenas cumpriram calendário. As holandesas venceram por 21-13/21-13. Relutado final, Holanda 4 Portugal 1.
O encontro teve a duração de 2 horas e 53 minutos.

8 comentários:

Anónimo disse...

Tom John foi suficientemente inteligente poupando Pedro Martins, porque o grande "sonho" pessoal e para o badminton português será o título de "Campeão Europeu" e o treinador nacional e muito bem optou por não arriscar.
Com esta brilhante participação da Equipa Mista, mais uma vez foi demonstrado, que somos um país de "fenómenos", porque com tão poucos jogadores filiados, conseguimos excelentes resultados internacionais.

Fernando Gouveia

joão boto disse...

Sr. Gouveia!
Se o Sr. Tom John quizesse poupar Pedro Martins para esse sonho, então não o colocava a jogar singulares. Todos sem excepção queremos o titulo para Portugal e para o Pedro Martins, mas como sempre pensamos muito pequenino. Não está em causa a participação da selecção que esteve muito acima das espectativas, mas quem tem um Pedro Martins na selecção pode ambicionar a mais, ou não acha? Eu não acho que foi inteligente o nosso seleccionador, acho é que, pensamos sempre como derrotados.
Abraço

Anónimo disse...

O resultado final do encontro foi 4-1. Mesmo que o Pedro jogá-se o PM ficaria 3-2.Não iria chegar para ultrapassar a Holanda. A semana vai ser longa para os nossos atletas e os jogos a este nível são sempre muito desgastantes e jogados no limíte. Podemos ser um país de fenómenos mas temos de aceitar essas limitações e não jogar tudo na primeira parte. Para a modalidade ,é preferível um campeão individual do que ficar no meio da tabela na prova de equipas. Espero que a Federação tire bom partido desse possível sucesso para o bem de todos.
O Pedro merece...
Um abraço
Jorge Azevedo

Carlos disse...

Mais uma vez vem-se a comfirmar aquilo q já se observa em Portugal há muito tempo, a GRANDE DEBILIDADE NOS PARES.
Portugal teve uma excelente prestação em singulares , com o Pedro Martins a ter uma prestação muito boa e a supreendente Helena Pestana que jogou bastante bem nos jogos de singulares, causando algumas dificuldades á esperança do badminton holandês Yik Man Wong.Nos pares, a excepção dos pares mistos Helena e Pedro Martins que foram a única dupla q garantiu a vitória a Portugal nos jogos de qualificação contra a Lituania e Hungria , os outros pares não tiveram qualquer vitória e nem ganharam sequer um set . Isto mostra claramente o porquê de Portugal não ter passado á proxima fase, não tem pares fortes e depende sobretudo dos singulares para conseguir algumas vitórias . A nível de pares, Portugal está muito abaixo das outras equipas europeias e isto comfirmou-se neste campeonato.No jogo contra a Holanda percebi, por um lado a utilização de Pedro Martins na estrutura da equipa, mas por outro fico a pensar se não seria mais proveitoso para a equipa júnior portuguesa explorar o melhor jogador júnior da europa? , ou seja, o que quero dizer com isto é a utilzação de Pedro nos pares. Se fosse eu a fzer a estrutura seria assim : nos SH - pedro Martins ; SS - Catarina Cristina ; PM- Helena Pestana/ Pedro Martins ; PS - Helena / Ana Reis ; PH - Rubén Viera e Rui Campos . Acho q assim Portugal pelo menos podia conseguir duas vitórias, uma em singular homem e outra em pares mistos e assim colocaria pressão na equipa holandesa, porque eles é q são os favoritos a vencer o grupo. Acho q portugal tinha a hipótese de causar uma GRANDE surpresa no badminton europeu e perdeu esta oportunidade pela CLARA falta de qualidade nos pares!!
Acho q foi positivo, a actuação de portugal no campeonato , mas podia ter sido melhor . Achei interessante a declaração do anonimo que continua a mostrar a tendencia de portugal para ficar feliz com actuações destas e ficar pelo " pequenino ". Esta mentalidade tem q acbar e só prejudica o badminton em Portugal q tem falta de competividade.

joão boto disse...

Viva Jorge!
Opiniões são sempre bem vindas. Segundo informação recolhida hoje, Pedro Martins ainda não estará recuperado a 100% da lesão contraida no Open da Holanda. Era conveniente que o Pedro apenas fizesse os jogos de singulares, como treino para o Europeu Individual. De qualquer das maneiras continuo a pensar que antes da competição Individual, houve uma prova de equipas onde Portugal participou. Logo o objectivo devia ser, ir o mais longe possivel. Igualmente compreendo o facto do Pedro se resguardar para o objectivo dele próprio do clube e da Federação. O maior desejo de todos os badmintonistas é que Pedro Martins seja Campeão Europeu e que Portugal seja falado por esse mundo fora.
Abraço

Telma Santos disse...

Olá Boto!!!

É sempre mais fácil para quem está de fora opinar sobre qual seria a melhor equipa.Todos nos temos opinião, todos nós formulamos nas nossas cabeças qual seria a equipa ideal.Talvez tenha razão quando diz que o Pedro era uma mais valia nos pares,porque sem duvida que era.Contudo, pode estar certo mas também pode estar errado. A verdade é que só quem vai a estas competições sabe o que se passa lá...não basta apenas dizer que este ou aquele devia ter jogado ou que a equipa foi ou não bem feita.Existem um conjunto de factores que podem levar um treinador a fazer esta ou aquela equipa. Quem costuma ir a torneios de equipas e conhece os jogadores sabe que a Holanda, seja em que escalão for, é muito forte e muito dificil de derrotar.Factores como desgaste de um ou outro atleta, um atleta não se sentir bem, uma lesão como é o caso do Pedro que não está curado da rotura contraida no abdominal, ou até mesmo o facto de os adversários serem muito superiores por exemplo nos pares, faz com que um treinador mude a equipa. E concordo com o que o Jorge Azevedo disse, não estando o Pedro a 100% é bem melhor tentar que ele recupere e consiga a tão merecida medalha.Porque sinceramente e não tirando mérito algum à nossa selecção que na minha opinião se portou bem, não acredito que mesmo que o Pedro tivesse jogado pares que o resultado fosse diferente.Podia ser mais disputado em termos de jogo mas o resultado final seria o mesmo.Acho que esse não é o caminho mas como é obvio posso não concordar com a sua opinião mas concerteza que a respeito. Em relação aos pares concordo..não temos jogadores de pares, não temos treinos de pares nem jogadores que possam estar sempre a treinar juntos,acabando por ser os melhores jogadores de singulares a constituirem o par mais forte da selecção. Isso sim tem de melhorar..mas não são criticas que se procuram porque essas já temos..são soluções.
Aproveito para dar os parabéns aos nossos meninos e meninas pelo esforço e dedicação. Ao Pedro por ter vencido todos os seus jogos, espero que essa ruptura seja apenas mais um adversário que tenhas de enfrentar, vais ver que vai correr bem. À Helena Pestana que além das outras vitórias em singulares e pares quase vencia a excelente jogadora da Holanda.Ao Ruben Vieira e Rui Campos porque estive no estágio com eles e trabalham muito, mereciam ter vencido pelo menos um jogo de pares mas a verdade é que as coisas não acontecem de um momento para o outro...Força, continuem a trabalhar.Para a Ana Reis que esta a crescer como atleta e é uma grande promessa para pares na minha opinião.E para a Catarina, foi o 1ºtorneio internacional, os nervos deviam tar a flor da pele...para a próxima correrá melhor.
Boa Sorte pessoal para os individuais!!!

FORÇA PORTUGAL!!!:D

joão boto disse...

Olá Telma e Carlos!

Obrigado pelos comentários que são muito importantes para o debate que falta na nossa modalidade. Sem dúvida que a grande questão são os "Pares"...situação que se arrasta desde há longos anos. Relativamente ao Pedro e como a Telma diz, é bem verdade que quem está por lá, é que sabe o que deve fazer, ainda mais quando temos um treinador com muito prestigio internacional, como é o caso do sr. Tom. A minha opinião, não é criticar, mas sim debater alguns pontos de vista, o meu como o vosso, o do Gouveia ou do Jorge. Se nada se fala ou comenta, tudo fica na mesma. As minhas palavras pelo menos foram capaz de gerar opiniões diferentes, mas no mesmo sentido. Isto é, mais que o Pedro jogar ou não jogar o par, o importante é alertar os responsáveis que encontros de equipas só se ganham com bons pares! "Singulares 2 / pares 3". Acredito que o nosso seleccionador irá trazer para a selecção nacional essa mais valia.
Como já disse, ter opinião, não é criticar, até porque como já o afirmei, os nossos atletas excederam-se relativamente ao que seria de esperar deles.
Cumprimentos
JB

Anónimo disse...

Olá a todos eu simplesmente quero dar os meus parabéns.Quero dar os parabéns aos nossos Júniores que tão bem estiveram e que nos fizeram sentir orgulhosos, mas também queria dar os parabéns a todos os que emitiram a sua opinião, só peço a todos que continuem assim, como ainda que continuem a saber ouvir e respeitar as opiniões dos outros, mesmo aquelas que lhe parecerem menos apropriadas.
Pois será essa a melhor forma de no futuro se conseguir melhor resultados no nosso desporto, já que as soluções aparecem sempre como fruto do diálogo.
Um abraço
Luis Neves