linhasefinas

Acompanhe aqui as noticias mais significativas sobre badminton

Leia tudo numa só página, as "noticias" e os "cartoons". Participe...enviando-nos noticias de badminton da sua Região, Clube ou Associação, que estas serão publicadas para uma maior divulgação da modalidade. e-mail : linha.boto@gmail.com

Há notícias que só no maior jornal de badminton
de Portugal se podem ler....


Última Hora

...

segunda-feira, 15 de agosto de 2016

PEDRO MARTINS E TELMA SANTOS DERAM O MELHOR NO TORNEIO OLÍMPICO E ESTÃO DE PARABÉNS

Pedro Martins e Telma Santos terminaram ontem a sua participação nos Jogos Olimpicos Rio'2016. Os dois atletas lusos não venceram qualquer partida terminando em ultimo lugar nos respectivos grupos de qualificação. 
Depois de ter vencido para já a única partida de um atleta Português nuns Jogos Olimpicos, Telma Santos tinha como principal objectivo alcançar um resultado igual a Londres'12, apesar de ter ficado num grupo de 4 atletas, com todas as atletas a terem melhor ranking. Tal não foi possível nestes que foram os seus últimos Jogos, segundo já anunciado pela Penichense. Apesar de não vencer Telma Santos realizou 3 excelentes partidas, dando tudo o que lhe era exigido. Os resultados dos jogos provam exactamente isso, lembrando que a nossa campeã defrontou a campeã olímpica Li Xuerui (CHN), actual 3ª do ranking mundial (12-21/7-21), Iris Wang (USA) 37º (21-18/10-21/12-21) e Lianne Tan (BEL) 68ª (16-21/18-21). A falta do treinador Luís Carvalho no court não explica tudo... mas tudo poderia ser diferente.
Apesar de tudo Telma Santos sonhava com algo mais e como a própria afirmou "- O sonho olímpico não passa apenas por uma qualificação...foram muitas horas de treino para chegar aqui na melhor forma possível e tentar chegar o mais longe na competição. Desta vez não fui tão feliz quanto queria mas o desporto é isto mesmo. Orgulho-me de representar Portugal ... É tempo de parar e reflectir... Fecha-se um ciclo... a vida vai encarregar-se de me abrir novos caminhos...e eu estou pronta para novos desafios -".

Pedro Martins por seu lado procurava no Rio'2016 a sua primeira vitória no Torneio Olímpico. Depois de à 4 anos em Londres'12 ter ficado num grupo apenas com o melhor jogador da Europa Peter Gade, o Algarvio tinha nesta olimpíada a oportunidade que ambicionava. Na primeira partida e diante do Canadiano Martin Giuffre, Pedro Martins teve tudo para cumprir esse objectivo, mas acabou sendo traído pela ansiedade. Pedro Martins esteve sempre ao seu melhor nível vencendo o primeiro set de forma controlada bem como comandou o segundo set, dispondo mesmo de uma vantagem de 17-12 (o objectivo está ali mesmo à porta). Mas foi ai que a ansiedade e a falta de um treinador motivacional veio ao de cima, apesar de Pedro dispor ainda de uma Match Point (20-19). O campeão Português viria depois nunca se encontrar no set final. Na segunda partida e diante do 13ª do ranking mundial e já sem pressão, Pedro Martins fez um jogo à "campeão" lutando com tudo o que tinha para tentar ainda o apuramento para a fase seguinte. Não é demais lembrar o excepcional jogo que Pedro Martins realizou diante Ka Long Angus NG, obrigando o atleta de Hong Kong a jogar ao seu melhor nível. Pedro Martins perdeu por 17-21/18-21, mas o Mundo inteiro assistiu a um dos melhores jogos para já deste torneio olímpico com jogadas empolgantes só ao alcance de grandes jogadores.
Em suma, apesar de não termos vencido qualquer partida, tanto Pedro Martins como Telma Santos dignificaram e muito o badminton Português que precisa urgentemente de dirigentes que respeitem mais os atletas e os treinadores ( Falta ainda saber oficialmente porque Luís Carvalho, treinador de Telma Santos ficou de fora... algo que devia ser explicado e público). Pinto Leite fez e bem o seu papel de treinador, nos jogos que orientou de Telma Santos e Pedro Martins.
Uma palavra ainda para a vergonha que foi o serviço publico prestado pela RTP à nossa modalidade, (ver peça no Alto e no Baixo no blogue) e pelo contrário o apoio constante que os Brasileiros deram aos nossos atletas dentro... Fantástico.

Sem comentários: