linhasefinas

Acompanhe aqui as noticias mais significativas sobre badminton

Leia tudo numa só página, as "noticias" e os "cartoons". Participe...enviando-nos noticias de badminton da sua Região, Clube ou Associação, que estas serão publicadas para uma maior divulgação da modalidade. e-mail : linha.boto@gmail.com

Há notícias que só no maior jornal de badminton
de Portugal se podem ler....


Última Hora

...

sábado, 26 de maio de 2012

História do Badminton em Portugal

Para a História do Badminton

Agora que se aproxima a data de realização do Campeonato da Europa de Clubes, este ano com a participação da equipa da Che-Lagoense, campeã nacional de equipas mistas, recuamos 33 anos no tempo, e com a ajuda de José Paulo Assunção e Luís Quinaz, recordamos a equipa e a participação do Dramático de Cascais, que em 1979 participou no 2º Europeu de Clubes.
O Dramático de Cascais foi Campeão Nacional de Equipas Mistas na época 1978/79, depois de vencer na final a equipa do BCP - Badminton Clube de Portugal. Por direito próprio, a equipa do Dramático de Cascais, participou em Harlem na Holanda, nas instalações do campeão holandês Duinwijck (curiosamente, clube Campeão Europeu em 2011 e que este ano defende o titulo em Pecs, Hungria). Na foto em baixo, vê-se perfeitamente na frente de cada equipa perfilada, as raparigas que seguram os dísticos dos clubes participantes, com camisola laranja e com o símbolo do clube holandês. Dessa equipa faziam parte nessa altura o celebre casal Rider, campeões da Holanda, e que  se deslocaram por diversas vezes ao nosso pais para participar nos Internacionais de Portugal. Marjan Rider, venceria mesmo em pares senhoras a edição de 1980/81, fazendo dupla com uma atleta norueguesa.
Um ano antes, 1978,  tinha sido a equipa do SLB - Sport Lisboa e Benfica a participar na 1ª edição da Taça dos Clubes Campeões Europeus, que se realizou na Jugoslávia em Ljubljana.
A equipa do Dramático de Cascais, era constituída por, Manuela Silva, Isabel Prudêncio, Teresa Silva, Vieira da Silva, Chico Fialho, Luís Quinaz e José Paulo Assunção. Um pormenor, naquela altura, a equipa de badminton  não tinha fatos de treino, levando para Harlem, os fatos de treino da equipa de Andebol, (repare-se nos números nos blusões e calças). Na foto ao lado, e como cartaz da competição, foi oferecido pelo clube holandês, a cada atleta participante, um LP Vinyl, de diversos artista em alta na época (Bob Dylan, Pink Floyd, Jethro Tull, Genesis, etc...). A foto em topo, foi tirada após o encontro entre a equipa portuguesa do Dramático de Cascais e a equipa de Gales. Do grupo de Portugal, faziam ainda parte as equipas representativas da antiga Jugoslávia e precisamente a equipa holandesa do Duinwijck, que viria mesmo a sagrar-se nesse ano campeã da Europa de Clubes. Reza a história que, e apesar do Dramático de Cascais ter perdido todos os encontros, os atletas portugueses muitas vezes eram aplaudidos pelo publico holandês, entusiasta da modalidade.
 Equipa do Dramático de Cascais em 1979 - (da frente para trás):  Manuela Silva, Isabel Prudêncio, Teresa Silva, Vieira da Silva, Chico Fialho, Luis Quinaz e Jose Paulo Assunçâo

Sem comentários: