linhasefinas

Acompanhe aqui as noticias mais significativas sobre badminton

Leia tudo numa só página, as "noticias" e os "cartoons". Participe...enviando-nos noticias de badminton da sua Região, Clube ou Associação, que estas serão publicadas para uma maior divulgação da modalidade. e-mail : linha.boto@gmail.com

Há notícias que só no maior jornal de badminton
de Portugal se podem ler....


Última Hora

...

segunda-feira, 18 de abril de 2016

Entrevista com...Rafael Antunes, conduzida pelo Prof. Fernando Gouveia!

Entrevista com...

Rafael Antunes

Introdução - Rafael Antunes, atleta Sub-17 do Desportivo de Castelo Branco, natural de Sobreira Formosa e residente em Castelo Branco é estudante do 10º ano, na Escola Secundária Amato Lusitano
Nos “Rankings Nacionais” de 2015/2016, após a 4ª Jornada, Rafael Antunes está ordenado, no 59º lugar em Singulares Masculinos e no 29º em Pares Mistos, com a sua colega Mariana Martins.
Nos “Ranking da Zona Centro”, o Rafael está ordenado no 10º lugar em Singulares Masculinos e no 11º com a sua colega Mariana Martins, em Pares Mistos. 

Fernando Gouveia - Desde quando praticas Badmínton e porque o escolheste como a tua modalidade preferida?
Rafael Antunes - Comecei a praticar a modalidade quando andava no 6º ano, tinha cerca de 11 anos. O professor António Rosa, responsável do grupo/equipa de Badminton, da Escola João Roiz, levou-me para o Desporto Escolar, onde continuo até hoje, e aí fiz a minha iniciação. A partir daí apercebi-me o quão complexo poderia ser o Badminton e creio que foi esta a razão que me fez apaixonar por esta fantástica modalidade.
FG - O que é para ti, o Badminton?
RA - Para mim o Badminton é o desporto que mais se adequa à minha forma de ser e que me satisfaz não só pela sua grandiosidade como desporto mas também por ser bastante exigente a nível físico e mental. 
FG - Consegues conciliar bem a escola e a actividade desportiva?
RA - Por vezes é bastante difícil, especialmente em épocas de testes. No entanto, penso que tenho tido a capacidade de manter a regularidade com que treino, sem prejudicar o meu desempenho escolar. 
FG - Como vês o teu futuro no Badminton, nos estudos e o que gostarias de ser no futuro em termos profissionais?
RA - Obviamente que adorava poder fazer do Badminton a minha vida, no entanto todos nós sabemos o quão difícil é seguir uma carreira desportiva, seja em que modalidade for. Assim sendo, em relação ao Badminton, desejo continuar a progredir e melhorar as minhas prestações enquanto atleta e penso que no próximo ano, o meu segundo ano de Sub-17, poderei vir a obter melhores resultados. Em relação aos estudos tenciono acabar o secundário com a melhor média possível e depois logo se vê.
FG - Que diferenças observas entre o Badminton Escolar e o Badminton Federado?
RA - Ainda hoje continuo no Desporto Escolar, e devo muito ao mesmo, uma vez que foi a causa de iniciar a modalidade e me deu as bases para o atleta que sou hoje, no entanto há diferenças, dado que no Desporto Escolar a competição é muito restrita durante o ano inteiro, duas concentrações no distrito, a final distrital e, num outro nível, o momento dos Campeonatos Regionais e dos Campeonatos Nacionais para quem se apura. Obviamente que a competição federada é mais competitiva, dado o número de competições existentes durante o ano, zonais, nacionais, torneios de clubes e eventualmente Campeonatos Nacionais, em que poderemos estar presentes e, no nosso caso, um grande apoio do DCB que nos tem proporcionado a presença nestas competições. No entanto, são ambas de grande importância.
FG - Qual o teu grande sonho como atleta?
RA - Acho que enquanto atleta vou continuar a dar o máximo tanto dentro do campo como fora e ver onde consigo chegar. No próximo ano espero estar com regularidade em competição em todas as Fases Zonais e Nacionais de Sub -17. 
FG - Quem é Rafael Antunes, como atleta e como pessoa?
RA - Eu considero que sou uma pessoa bastante divertida, sempre pronto para fazer os outros rirem ou dar uma risada em grupo, e bastante descontraído. No entanto, em campo torno-me mais sério e concentrado. Pode-se dizer que o Rafael atleta e o Rafael como pessoa são bastante distintos.
FG - Quantas unidades de treino realizas por semana e durante quanto tempo?
RA - Actualmente treino três vezes por semana com treinos de hora e meia, mais o Desporto Escolar quando me é possível ir, o que me dá mais, hora e meia de treino semanal e me ajuda bastante!
FG - O que mais gostas, nos treinos do teu clube e qual a componente técnica que mais te seduz? 
RA - No treino aprecio qualquer exercício que executamos. No entanto, adoro jogar de forma ofensiva pelo que considero que talvez a componente que mais aprecio seja o treino do remate e as adequadas movimentações.
FG - O que mais gostas, quando te deslocas a Caldas da Rainha para participares em torneios?
RA - O CAR, em termos de instalações, é um excelente Centro para os torneios, pelo que é um ótimo local para a pratica da modalidade, o que faz com que seja o meu lugar preferido. No entanto, de Castelo Branco às Caldas da Rainha ainda é um pouco longe, tornando-se bastante cansativo. Mesmo assim, as viagens são sempre bastante divertidas.
FG - Qual foi a melhor competição em que participaste?
RA - Tenho várias competições em que adorei participar, nomeadamente, o Campeonato Regional do Desporto Escolar de 2013/2014 onde fui campeão Regional, da Zona Centro, em Aveiro, com o meu colega Pedro Pedroso, o Campeonato Nacional Escolar / 2014-2015, onde me sagrei vice-campeão nacional a Pares Mistos e 4º classificado a Singulares Masculinos, após ter sido Campeão Regional da Região Centro, em Singulares e Pares Mistos. Mas, por motivos evidentes, a competição onde mais gostei de estar presente foi nos Internacionais Juniores de Portugal / 2015, onde participei a Pares Mistos, e a oportunidade de ver jogar atletas de grande nível.
FG - O que achas do convívio entre os atletas do DCB e com os de outros clubes?
RA - Dentro do DCB funcionamos como uma família. Tenho lá alguns dos meus melhores amigos e colegas, somos muito unidos, há sempre um bom ambiente, muito animado, onde se prova que de facto há sempre um grande apoio de todos, tanto no campo como fora. Em relação aos outros clubes já fiz muitas amizades, mas não tenho nem de perto a relação que tenho com as pessoas do meu clube.
FG - Tens vindo ou não a evoluir desde que iniciaste a actividade de Badminton? 
RA - Claramente. No início nem sequer sonhava em conseguir fazer o que faço hoje. Desde que comecei, descobri que o Badminton é quase uma arte. Toda a gente que está fora da modalidade diz que Badminton é só bater num volante, com uma raquete, e que é fácil e pouco exigente. Mentira! É muito mais complexo que isso, com muita técnica, de constante evolução, e muito exigente fisicamente.
FG - Quais os objectivos até final da época desportiva de 2015 / 2016?
RA - No inicio do ano tinha como objectivo participar nas Jornadas Nacionais regularmente, infelizmente esses objectivos não foram cumpridos. Sendo assim, até ao final da época, desejo conseguir o máximo de pontos possíveis, fazer com que saia satisfeito com as minhas prestações, com vista a melhorar o meu desempenho na próxima época. Além disso, tenho também como objectivo, tentar apurar-me para o Nacional do Desporto Escolar, nas provas individuais e ajudar a minha equipa de juvenis, do Agrupamento de Escolas Amato Lusitano, a ter o melhor resultado possível no Campeonato Regional, com vista ao Campeonato Nacional, numa tarefa difícil perante Aveiro e Coimbra, dado nos conhecermos todos do desporto federado.
FG - O que mais gostas de ler e como avalias, o blog Linhas & Finas /+ Badminton?
RA - No blog gosto de ler de tudo como as entrevistas e ver a prestação dos nossos atletas no estrangeiro. É um blog muito bem organizado e acessível, pelo que espero que continue o bom trabalho.
FG - Gostarias de fazer algum tipo de agradecimento a alguém que te tem ajudado, na tua actividade desportiva? 
RA - Em primeiro lugar gostava de agradecer principalmente aos meus pais, por me terem sempre ajudado e apoiado durante a minha vida como atleta. Depois, gostaria de agradecer ao Desportivo de Castelo Branco, por ter criado a Secção de Badminton à 3 anos. Aos meus treinadores pela evolução que nos têm proporcionado em estarmos na decisão dos resultados nas fases da Zona Centro e na participação das Fases Nacionais, bem como aos colegas pela camaradagem existente. Por último, queria agradecer ao blog Linhas & Finas /+ Badminton e ao Prof. Gouveia, por me terem dado a oportunidade desta entrevista. Obrigado a todos.

Sem comentários: