linhasefinas

Acompanhe aqui as noticias mais significativas sobre badminton

Leia tudo numa só página, as "noticias" e os "cartoons". Participe...enviando-nos noticias de badminton da sua Região, Clube ou Associação, que estas serão publicadas para uma maior divulgação da modalidade. e-mail : linha.boto@gmail.com

Há notícias que só no maior jornal de badminton
de Portugal se podem ler....


Última Hora

...

quinta-feira, 3 de março de 2016

Entrevista com... Beatriz Dâmaso, conduzida pelo Prof. Fernando Gouveia

Entrevista com... 
Beatriz Dâmaso

Introdução - Beatriz Dâmaso, atleta Sub-19 da Academia de Badminton de Tretapi (ABT), natural e residente em Ponta Delgada / Açores é estudante do 11º ano, do Curso Profissional de Técnico de Apoio à Gestão Desportiva.
Presentemente encontra-se ordenada no "Ranking Nacional" / Sub-19", em 7º lugar na prova de Singulares Femininos. Em Seniores / Categoria C, Beatriz está ordenada no 12º lugar em Singulares Senhoras, em 9º lugar nos Pares Senhoras, com a sua irmã Maria Dâmaso e em 21º lugar com o seu colega Diogo Batista, nos Pares Mistos.

Fernando Gouveia - Porquê a preferência desta modalidade, das “penas voadoras”, onde começaste e com que idade?
Beatriz Dâmaso - Comecei na Escola Básica Integrada Roberto Ivens, aos 12 anos de idade com a intenção apenas de experimentar a modalidade. Aos 15 anos foi quando me dediquei e principiei a carreira desportiva. Tive preferência nesta modalidade por ser um desporto individual.
FG - Tens algum familiar que também pratique Badminton?
BD - Sim, a minha irmã gémea, Maria Dâmaso.
FG - Quais os teus planos até final da temporada, a nível zonal e nacional?
BD - A nível zonal, quero ser Hepta Campeã Regional. A nível nacional, quero continuar a obter bons resultados e pretendo chegar a uma final. 
FG - Como é nos Açores, o relacionamento com os teus colegas e adversários?
BD - Mantenho uma relação excelente, quer com colegas quer com adversários.
FG - Qual foi o momento que mais te marcou durante os torneios já disputados?
BD - Sem dúvida, quando alcancei a meia-final de singulares na 3ª Jornada Nacional no CAR.
FG - Quantos atletas seniores e não seniores são teus colegas na ABT?
BD - São 13, dos quais 11 são não seniores e 2 seniores.
FG - Qual é o teu maior sonho, no Badminton?
BD - O sonho de qualquer atleta que quer sempre mais e melhor, ir aos Jogos Olímpicos.
FG - Para além do Badminton, quais são as tuas outras ocupações e passatempos?
BD - Praticar desporto, dedicar-me aos estudos e dar aulas de Badminton a miúdos com idades entre os 6 e os 10 anos.
FG - O que precisas melhorar para alcançares melhores resultados?
BD - Melhores infraestruturas, mais competitividade a nível Regional pois só tenho um jogo por cada torneio e sinto que precisávamos de sentir mais vezes o peso da competição como temos a nível nacional, mais apoios porque os mesmos são escassos. Quanto a mim sinto que necessito de mais consistência em campo e aprender a lidar com os nervos. 
FG - Como é a tua rotina e quais as dificuldades que passas para organizar a actividade diária?
BD - Tenho aulas das 8:30 h às 18horas, e treinos por vezes às 18.00 h ou 19.00 h, e no meu único tempo livre à quarta-feira dou treinos. Também aos fins-de-semana tenho campeonatos, encontros de escolinhas e dedico-me aos estudos, pelo que me resta pouquíssimo tempo para outras atividades.
FG - Quem é o teu treinador, quantos treinos efectuam por semana, com a duração de quanto tempo?
BD - Treino 5 vezes por semana, 2 horas por dia dados pelo treinador Rafael Castro Ferreira.
FG - Por seres atleta, tens que te privar de algumas coisas de que gostas?
BD - Sim. Tenho que ter o tempo muito bem organizado para poder conciliar todas as tarefas.
FG - Qual é a importância que dás, em praticares Badminton?
BD - São poucas as palavras que tenho para descrever a importância que o Badminton tem na minha vida, é algo essencial a mim, para a minha felicidade e bem-estar.
FG - Se não fosses jogadora de Badminton, qual seria a tua outra actividade desportiva?
BD – Seria o Basquetebol ou Futsal.
FG - Quando te deslocas a Portugal Continental ficas satisfeita por passares por Lisboa e por estares muitas horas em Caldas da Rainha?
BD - Torna-se um pouco cansativo ter que viajar de avião e esperar muitas horas para jogar, mas é sempre bom ir ao CAR.
FG - Qual foi a sensação quando participaste pela primeira vez num torneio no CAR?
BD - Foi um misto de emoções: nervosismo, felicidade, medo e ansiedade!
FG - O que mais gostas de ler no Linhas & Finas /+ Badminton e qual a tua avaliação sobre este blog?
BD - Gosto de ler artigos sobre os campeonatos e noticias em geral.
FG - Gostarias de fazer algum tipo de agradecimento a alguém dos Açores?
BD - Sim, gostaria de agradecer aos meus colegas de equipa por todo o apoio nos torneios, aos amigos e melhor amiga, Sofia, à minha irmã, à minha mãe e em especial ao meu treinador por toda a sua persistência, transmissão de conhecimentos, dedicação, esforço, profissionalismo, divertimento e acima de tudo amizade!

Sem comentários: