linhasefinas

Acompanhe aqui as noticias mais significativas sobre badminton

Leia tudo numa só página, as "noticias" e os "cartoons". Participe...enviando-nos noticias de badminton da sua Região, Clube ou Associação, que estas serão publicadas para uma maior divulgação da modalidade. e-mail : linha.boto@gmail.com

Há notícias que só no maior jornal de badminton
de Portugal se podem ler....


Última Hora

...

segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Associações Regionais - Artigo de opinião de Fernando Gouveia

Associações Regionais
Não tenhamos quaisquer dúvidas, que a exemplo do país também o badminton nacional tem grande necessidade de ser reorganizado.
Existem defensores para a continuidade das Associações Regionais, mas na realidade esta situação está longe de poder ser sustentada devido a incapacidade económica da federação, para as sustentar, como também de elementos disponíveis para as dirigir. No momento, as Associação de Badminton das Regiões Autónoma dos Açores e da Madeira são as únicas com capacidade de desenvolver um verdadeiro trabalho de associativismo porque estão a conseguir preparar estruturas para o futuro, conseguindo ainda uma calendarização equilibrada ao longo da época, o que mais nenhuma outra associação, ainda em actividade consegue.
O objectivo de qualquer modalidade deverá ser o de elevar substancialmente o número de praticantes não seniores, apostando fortemente na formação, mas o que se verifica é o muito baixo número de jogadores participantes, nos Torneios Zonais, nomeadamente nos escalões sub-11 e sub-13, pelo que as convocatórias, para Estágios Nacionais são efectuadas, com facilidade, porque o número de jovens seleccionáveis com qualidade é reduzido.
Os Torneios de Divulgação movimentam interessante número de praticantes, desde que os Núcleos Escolares participem podendo, assim abrir algumas perspectivas futuras para se criar uma base alargada, mas só com visível organização associativa seria possível adquirir esse importante objectivo. Para o desenvolvimento, deste tipo de torneios será necessário proceder-se a um estudo, para se estabelecerem parâmetros competitivos e de parcerias, com o Desporto Escolar.
Em Portugal é do conhecimento, que grande número de jovens estão e são sensibilizados, para a prática da modalidade, mas também é conhecida a incapacidade da realização dessas parcerias, apesar de existirem no país elementos suficientemente conhecedores e experientes, que poderiam estabelecer e organizar tão importantes contactos.
Mas para que toda esta necessária “aposta” no badminton juvenil possa ter algum êxito terá que haver um entendimento entre clubes geograficamente próximos e que os seus elementos responsáveis consigam entender, a competição diferenciando os participantes com qualidade e vocação competitiva e os de lazer / competitivo, o que atendendo ao não funcionamento de muitas Associações Regionais seria um meio, não só para diminuir elevadas despesas dos clubes, que se dedicam á formação, como também qualificar as competições pontuáveis para os rankings e assim evitar os enormes desequilíbrios competitivos.
Não esquecer que, "A Parte Mais Importante do Progresso é o Desejo de Progredir"
Será isso mesmo que terá que ser feito e todos teremos que ter a consciência disso. A FPB ao tentar outras mais valias em termos competitivos, não conseguiu criar condições, para que a participação dos clubes fosse menos onerosa.

Fernando Gouveia

Sem comentários: