linhasefinas

Acompanhe aqui as noticias mais significativas sobre badminton

Leia tudo numa só página, as "noticias" e os "cartoons". Participe...enviando-nos noticias de badminton da sua Região, Clube ou Associação, que estas serão publicadas para uma maior divulgação da modalidade. e-mail : linha.boto@gmail.com

Há notícias que só no maior jornal de badminton
de Portugal se podem ler....


Última Hora

terça-feira, 15 de abril de 2025

FOI HÁ!....

Foi há...
Semanalmente revisitamos as noticias publicadas no blogue Linhas & Finas há 15 e 10 anos respectivamente e seleccionar as mais relevantes publicadas na época. Iremos assim recordar o que de mais importante acontecia com os protagonistas e não só da nossa modalidade. Os jovens que estão á pouco tempo na modalidade podem assim conhecer mais um pouco da história da modalidade nos últimos 15 anos. Como é do conhecimento geral, o blogue esteve parado praticamente 8 anos o que me impede agora de relembrar as noticias de há 5 anos atrás.

Foi há... 15 anos👀👀👇👇

17.04.2010👀👇
OS CARTOONS  DE "DALHÚ DUDU" - "TRATAM-NOS COMO MESCADORIA" 

Começamos hoje uma nova publicação, em parceria com o cartoonista Dalhú Dudu, que esperamos longa, de Cartoons relacionados com a actualidade da nossa modalidade! Os cartoons serão sempre assinados com o pseudónimo de " Dalhú Dudu". O tema deste 1º cartoon não poderia deixar de ser o "Caso da Mercadoria", relacionado com a denúncia em carta aberta da CHEL, do reencaminhamento de Pedro Martins e Rafael Lopes para o Algarve..., depois do episódio que se passou para as bandas do CAR..., no passado dia 7 de Abril!

"Tratam-nos como Mercadoria"

18.04.2010👀👇
PETER GADE (DEN) E TINE RASMUSSEN (DEN) DE OURO EM MANCHESTER

Finalizou a 21ª Edição dos Campeonatos da Europa Individual que decorreu no MEN Arena em Manchester, Inglaterra. Peter Gade, Tine Rasmussen, Jonas Rasmussen/Lars Paaske e Thomas Laybourn/Kamilla Juhl, garantiram para a Dinamarca 4 das 5 medalhas de Ouro em disputa. Peter Gade alcançou esta tarde em Manchester a sua 5ª medalha de Ouro em singulares ao derrotar o seu compatriota Jan O Jorgensen por 21-14/21-11. Em singulares femininos a "Super" Tine Rasmussen conqusitou a sua 1º medalha de Ouro em campeonatos da Europa Individual, e tal como previamos, a alemã Juliane Schenk esteve muito bem na final, obrigando a dinamarquesa a um 3º set (21-19/14-21/21-18). Nos pares homens em mais uma final totalmente dinamarquesa, Jonas Rasmussen/Lars Paaske repetiram o Ouro conquistado em Herning (Dinamarca) 2008, ao baterem Carsten Mogensen/Mathias Boe por 24-22/22-20. O 4º titulo conqusitado pela Dinamarca foi alcançado pela dupla mista Thomas Laybourn/Kamilla Rytter Juhl, que numa fianl equilibrada derrotaram os polacos Robert Mateusiak/Nadiezda Kostiuczyk por 21-19/18-21/21-12. A única medalha de Ouro que fugiu ao dinamarqueses, foi conquistada pelas russas Valeria Sorokina/Nina Vislova. A dupla feminina russa venceu por 2-0 (21-18/21-14) Petya Nedelcheva/Anastasia Russkikh uma dupla búlgara/russa.

Quadro das Medalhas
Singulares Homens
Ouro -Peter Gade (DEN) 
Prata - Jan Ø. Jørgensen (DEN)
Bronze - Marc Zwiebler (GER) e Rajiv Ouseph (ENG)
Singulares Senhoras
Ouro - Tine Rasmussen (DEN)
Prata - Juliane Schenk (GER)
Bronze - Hongyan Pi (FRA) e Ella Diehl (RUS)
Pares Homens
Ouro - Jonas Rasmussen/Lars Paaske (DEN)
Prata - Carsten Mogensen/Mathias Boe (DEN)
Bronze - Kasper Faust Henriksen/Anders Kristiansen (DEN) e Michael Fuchs/Ingo Kindervater (GER)
Pares Senhoras
Ouro - Valeria Sorokina/Nina Vislova (RUS)
Prata - Petya Nedelcheva/Anastasia Russkikh (BUL/RUS)
Bronze - Mariana Agathangelou/Heather Olver (ENG) e Line Damkjær Kruse/Mie Schjøtt-Kristensen (DEN)
Pares Mistos
Ouro -Thomas Laybourn/Kamilla Rytter Juhl (DEN)
Prata - Robert Mateusiak/Nadiezda Kostiuczyk (POL)
Bronze -Wouter Claes/Nathalie Descamps (BEL) e Nathan Robertson/Jenny Wallwork (ENG)

Foi há... 10 anos👀👀👇👇

14.04.2015👀👇
FERNANDO SILVA E TELMA SANTOS ELITOS JOGADORES DO ANO - "GENES OLÍMPICOS DOS PORTUGUESES" 
Fernando Silva e Telma Santos, recém-eleitos jogadores do ano 2014, pelo blogue Linhas & Finas/+badminton têm muito mais em comum do que o facto de serem tio e sobrinha. Ambos nasceram em Peniche e escolheram uma modalidade onde atingiram notoriedade, nomeadamente após terem representado o badminton português nos Jogos Olímpicos.
Ele, de 42 anos, iniciou-se aos 10, quando acompanhou os irmãos a um treino no Pavilhão Stella Maris, em Peniche. “Passámos pelo pavilhão e vi aquela modalidade completamente estranha. Experimentei, gostei e cá estou até hoje”, contou-nos Fernando Silva.
O início de Telma não foi muito diferente, conforme nos relatou. “Comecei em 1992. Fui ao pavilhão e vi o meu tio a treinar-se e achei piada àquilo que ele fazia. Fiz um treino, com uma raqueta que ele me ofereceu e passado um mês ganhei uma prova em benjamins. Até hoje nunca mais parei.”
Olímpicos. As suas carreiras atingiram o ponto mais alto com a presença nos Jogos. Fernando Silva e Ricardo Fernandes – atual treinador na Suécia – foram os representantes da primeira presença do badminton português nos Jogos Olímpicos, em Barcelona’92. “Aconteceu muito depressa. Estava num treino e apareceu uma pessoa do Comité Olímpico e outra da Federação a comunicar que havia um projeto para levar um ou dois jogadores a Barcelona. Com 17 anos arrisquei, mas foi um grande esforço. Passámos meses fora de casa, tive de deixar a escola, mas valeu a pena”, recorda Fernando Silva.

Se o tio foi o primeiro jogador a participar nuns Jogos Olímpicos, a sobrinha foi a última a representar Portugal, em Londres’2012, onde acabaria por fazer história ao obter a primeira vitória portuguesa de sempre na competição, vencendo a atleta do Sri Lanka, Thilini Jaysinghe, por 21-9 e 21-11. “Foi uma experiência única. É o culminar de um sonho para qualquer atleta. É o resultado de anos e anos de trabalho dedicados a uma modalidade”, confessa a penichense Telma Santos.

Fernando Silva: «Ela é o meu espelho a jogar»

A cumplicidade existente entre tio e sobrinha estende-se à forma e ao estilo de jogo. “Ela é o meu espelho a jogar. Nunca desiste de um ponto, é uma lutadora e tenho um orgulho muito grande em vê-la chegar onde chegou. Quando jogava tinha um ídolo, um atleta chinês, mas agora o meu maior ídolo é a minha sobrinha”, reconhece Fernando.

Telma, por seu turno, não esconde a admiração que tem pelo tio. “Dizem que somos muito parecidos a jogar. Procuro seguir o exemplo dele. Quando tentava copiar o batimento ou tática de alguém, pela net, acabava por imitar os movimentos do meu tio, porque ele é ainda o meu ídolo”, confessou Telma Santos que vai iniciar, em maio, a corrida para a qualificação olímpica rumo ao Rio’2016, enquanto estuda propostas de equipas de Espanha e Alemanha.

Publicado no Jornal Record em 14/4/2015 edição on-line e papel. Trabalho de Vitor Ventura e Foto de Carlos Barroso.

12.04.2015👀👇
GALA LINHAS & FINAS /+ BADMINTON "OS MELHORES DO ANO 2014" REALIZOU-SE ONTEM NAS CALDAS DA RAINHA
Teve lugar na noite de sábado, o 4º Jantar/Gala do Blogue Linhas & Finas/+badminton, onde foram entregues os prémios "Os melhores do Ano 2014". Uma sala repleta assistiu e aplaudiu os distinguidos da noite, em mais um enorme jornada para o badminton português. Depois do jantar, deu-se inicio à entrega dos prémios relativos ao Ano 2014, nesta que foi a 5ª Edição dos "Melhores do Ano", uma iniciativa do blogue Linhas & Finas/+badminton e do seu editor João Boto. Não foi também esquecido o Prof. Fernando Gouveia, colaborador incansável do blogue. Os primeiros prémios a serem entregues foram os relativos aos rankings nacionais de clubes seniores e não seniores, relativos à rubrica "Somos os Maiores". Seguiu-se a entrega dos troféus da rubrica "Futuros Campeões", um ranking de clubes, nos escalões sub11 e sub13, relativo aos zonais e com o patrocínio de JMA-BadmintonSport. Ambas as rubricas foram e são da autoria do Prof. Fernando Gouveia, que infelizmente por motivos de saúde, não pode estar presente no jantar, mas que acabou por receber dos presentes uma enorme salva de Palmas. Sucessivamente foram entregues os prémios aos atletas revelação do ano, Daniela Conceição, Bernardo Atilano e Duarte Nuno Anjo. O Prémio "Fotografo do Ano", atribuído a Vitor Rocha, foi recebido pelo seu filho, Miguel Rocha, já que por motivos imprevistos e de última hora foi impossível a Vitor Rocha estar presente. Margarida Cabaço atleta sub11 do Clube Stella Maris, presente no jantar e Carolina Mendes (CAO), também do mesmo escalão, mas representada por Vasco Martins, presidente do Clube Académico de Odivelas, receberam a foto vencedora emoldurada (30/20), onde as mesmas são protagonistas. João Fragoso, foi o distinguido com o prémio Árbitro-Juiz, enquanto que o madeirense David Freitas recebeu em nome de Marco Vasconcelos que se encontra no Brasil, o prémio "Treinador do Ano".
Os prémios "Atletas do Ano", foram entregues a Telma Santos (feminino) a Fernando Silva (Masculino). Pela 1ª vez atribuído nos Melhores do Ano, o prémio "Jogador/Carreira" foi para Hugo Rodrigues, enquanto que Susana Maldonado recebeu o prémio "Árbitro/Juiz - Carreira" perpetuado o ano passado com o nome de Henrique F Neto. O último prémio entregue foi para José Azevedo, que recebeu das mãos de José Bento o prémio "Carreira - José Bento". No final foram ainda sorteados entre os presentes, t'shirts e algumas guloseimas, oferta da Victor Internacional e também de "Coisas Doces". 
Um agradecimento ainda para a firma Prestus.SA, e todos os patrocinadores já mencionados e para todos os que estiveram presentes em mais uma grande noite de homenagem ao badminton português. Por último uma palavra também de muito obrigado a todos os que nos enviaram mensagens de apoio, mas que infelizmente não puderam estar presentes. (todas as fotos do evento vão estar disponíveis na página do Facebook de Linhas & Finas/+badminton).

Sem comentários: