linhasefinas

Acompanhe aqui as noticias mais significativas sobre badminton

Leia tudo numa só página, as "noticias" e os "cartoons". Participe...enviando-nos noticias de badminton da sua Região, Clube ou Associação, que estas serão publicadas para uma maior divulgação da modalidade. e-mail : linha.boto@gmail.com

Há notícias que só no maior jornal de badminton
de Portugal se podem ler....


Última Hora

quinta-feira, 31 de dezembro de 2015

2015 está a chegar ao fim...

Mais um ano. 
2015 chega ao fim e pouco ou nada mudou em mais um ano na nossa modalidade, isto porque quem rege a modalidade em Portugal pouco interesse tem manifestado no seu desenvolvimento. 
No inicio da nova temporada registou-se um aumento de atletas e clubes nas provas nacionais, em especial nos zonais, bem como uma participação maior de atletas nos escalões de iniciação. No entanto este incremento deve-se principalmente aos clubes que tem investido na formação. A Madeira é a zona onde essa aposta tem sido mais visível, mas outras zonas, em especial clubes do interior, estão apostados na formação. 
Telma Santos e Pedro Martins continuam a ser os principais embaixadores de Portugal no Estrangeiro com a obtenção de "grandes resultados", mesmo em condições adversas. Com poucos apoios da FPB, os dois atletas que começarem em Maio a corrida para os Jogos Olímpicos do Rio'2016, tem corrido a "sós" o Mundo, contra tudo e todos e tem valido eles próprios, os seus clubes e alguns apoios de amigos para continuarem a sonhar com a presença no Rio'2016. Se isso acontecer lá estará a FPB a receber os "louros" e mais alguns cobres. 
Fernando Silva, depois de se sagrar em 2014, Campeão da Europa Vet. +40, voltou este ano a brilhar, com a obtenção da medalha de Bronze no Campeonato do Mundo.
A nível interno, destaca-se o 1º titulo nacional de singulares de Sónia Gonçalves com Pedro Martins a conquistar o seu sexto titulo, 5º consecutivo. 
Foram também vários os clubes nacionais que apostaram e investiram na participação de atletas em provas Internacionais. O ano de 2015 foi porventura aquele em que mais jovens atletas lusos competiram no estrangeiro.
Na arbitragem, destacamos o alentejano João Fragoso que se tornou no 1ª árbitro Português a conseguir o estatuto de Credenciado pelo Badminton Europe. Ele que também está quase a tornar-se acreditado pelo organismo máximo Europeu como Juíz-Árbitro. Outro destaque vai para o Leiriense João Lopes que conseguiu tornar-se no primeiro árbitro Português a estar presente em dois dos mais importantes torneios Mundiais. Falamos dos SuperSeries da Dinamarca e França, onde está presente a nata do badminton Mundial. Dois árbitros Portugueses que tem investido na sua carreira Internacional, infelizmente apenas à sua custa, mas com os "louros" novamente a tombarem para os lados das Caldas da Rainha. 
O ano de 2015 levou ao fim de alguns anos de ausência, uma selecção Portuguesa a um Europeu. A selecção de sub19 acabou por cumprir os seus objectivos isto apesar de não passar a fase de grupos.
A nível Mundial destacamos a revalidação dos títulos mundiais de singulares do Chinês Long Chen e da Espanhola Carolina Marin e a reconquista do titulo Europeu de Equipas da Dinamarca. 
2016 está ai... e queremos que seja um ano de mudança, um ano com muitas alegrias para o badminton Português. 
Para todos os leitores do Blogue Linhas & Finas/+badminton desejo um ano de 2016 com muita saúde, paz e que o Badminton seja o maior vencedor...

quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

Entrevista com... Mariana Afonso, conduzida pelo Prof. Fernando Gouveia

Entrevista com …
Mariana Afonso

Introdução - Mariana Afonso atleta Sub-15, do Colégio Amor Deus / Cascais, nasceu a 18/01/2002, na época desportiva de 2014/2015) ficou ordenada no 2º lugar do “Ranking Nacional” de Sub-13, em Singulares Femininos, no 1º lugar em Pares Femininos e no 3º lugar em Pares Mistos.
Na presente época desportiva, Mariana Afonso está ordenada no 9º lugar em Singulares Femininos, em 2º lugar nos Pares Femininos com a sua colega, Joana Pereira e em Pares Mistos e em 9º lugar, com o seu colega Francisco Seita.



Fernando Gouveia - Qual foi o motivo que te levou a praticar Badminton e onde foi o teu primeiro treino?
Mariana Afonso - Comecei a praticar por influência do meu irmão. Quando era pequena via-o jogar, comecei a interessar-me e quis experimentar. Fiz o meu primeiro treino no CAD. 
FG - Tens algum familiar que seja atleta de Badminton?
MA - Atualmente não, mas o meu irmão jogou durante muito tempo.
FG - Até final da temporada o que ainda pretendes fazer?
MA - Até lá, ainda pretendo subir no ranking de singulares e no ranking de pares mistos e manter o lugar no ranking de pares senhoras. 
FG - Conseguiste criar amizade com os teus colegas do CAD e com adversários de vários clubes?
MA - Sim, sem dúvida! São amizades que para mim são importantes e que quero manter. O estranho é quando alguns deles são os meus maiores adversários. 
FG - Quais foram os torneios que mais gostaste de participar, e porquê?
MA - Adorei participar no Swiss Junior Open, em Genebra. Foi o torneio em que mais gostei de participar porque foi o meu primeiro torneio lá fora e onde comecei a ver o nível quer de jogo, quer de exigência que existe fora de Portugal. 
FG - Qual foi a emoção por teres participado no Swiss Junior Open disputado em Genevra no mês de Setembro / 2015?
MA - Foi uma óptima experiência, das melhores que já tive até agora! Consegui ter uma visão completamente diferente do que é o Badminton no estrangeiro. 
FG - Em relação aos torneios realizados em Portugal, observaste algumas diferenças?
MA - Sim. O nível de jogo é muito mais elevado no estrangeiro do que em Portugal. 
FG - Qual será a sensação por ires envergar, o equipamento da Selecção Nacional, no Campeonato da Europa / Sub-15, a realizar na Rússia em Fevereiro de 2016?
MA - É uma honra enorme. Um sonho tornado realidade, sem dúvida. Não tenho palavras para descrever. Será um orgulho envergar a camisola de Portugal e representar o meu país.
FG - Qual é o teu maior sonho, como atleta de Badminton?
MA - Ser Campeã Nacional de singulares.
FG - Como descobriste que tinhas talento para o Badminton?
MA - Com os comentários positivos e incentivos que fui tendo e com os resultados que fui conseguindo, nos treinos e nos torneios.
FG - Para além do Badminton, quais são os teus outros passatempos?
MA - Para além do Badminton gosto de ler, cozinhar, ver séries e filmes e ouvir música.
FG - Quais os teus pontos fortes e o que precisas melhorar?
MA - Os meus pontos fortes são os remates e os clears e a minha força de vontade em fazer mais e melhor. Os pontos a melhorar são os batimentos do lado direito e a minha movimentação em campo.
FG - Quem é o teu treinador, quantos treinos efectuas por semana, com a duração de quanto tempo?
MA – O meu treinador é o professor Luís Monge Dias, treino três vezes por semana, duas vezes hora e meia e uma vez duas horas e meia. 
FG - Por seres atleta, tens que te privar de algumas coisas de que gostas?
MA – Sim de estar com as minhas amigas aos fins-de-semana, ir a algumas festas de aniversários, poder ir ao cinema e fazer alguns passeios em família.
FG - Qual é a importância que dás, em praticares Badminton?
MA - O Badminton é a minha segunda prioridade, pois em primeiro lugar estão os estudos. É um desporto que me dá muito prazer jogar. Posso dizer que é uma paixão. 
FG - Se não fosses atleta de Badminton, qual a outra modalidades que escolherias?
MA - Escolheria o Ténis, pois foi o primeiro desporto que pratiquei até ao ano letivo anterior e durante alguns anos em simultâneo com o Badminton.
FG - Qual o teu objectivo nos estudos?
MA - Continuar a ter boas notas, tirar um curso superior possivelmente na área de gestão ou economia.
FG - Que mensagem queres deixar, a quem lê esta entrevista?
MA - Que é muito importante praticar desporto e em especial o Badminton. Que apesar de ser difícil conciliar as coisas, depois há outras recompensas. Para quem nunca experimentou praticar Badminton, por favor experimente. 

Carlton International Youth Tournament - Resultados dos atletas Portugueses

Realizou-se nos dias 28 e 29 de Dezembro na cidade Holandesa de Hoensbroek mais uma edição do
Carlton International Youth Tournament, destinado atletas dos escalões de sub11, sub13, sub15, sub17 e sub19. Este ano Portugal esteve presente com 11 atletas  em representação do Club Sports da Madeira (6), Novasemente Grupo Desportivo de Espinho (2) e ainda da CHELagoense (3). O torneio contou com a participação de mais de 600 atletas de 24 países e ficou uma vez marcado pela maratona de partidas que o envolveu. Para além da competição principal, disputaram-se ainda a prova de consolação de pares e ainda uma competição por equipas onde participaram apenas os atletas da CHELagoense. 
No que se refere à prova principal, estiveram em destaque o sub13, David Silva em singulares homens que venceu o seu grupo de qualificação sendo depois afastado na 2ª ronda do principal quadro pelo Dinamarquês Christopher Vittorinni, 1ºcabeça de serie e ainda Simão Ferreira que fazendo pares mistos com a Chloe Mayer da Holanda conseguiu marcar presença nos 1/8 final. 
Na competição de Consolação de pares, o maior destaque vai para os Madeirenses Kevin Selvarajah/Afonso Mendonça (sub17) que depois de passarem em 2ª lugar do seu grupo, acabaram derrotados na final precisamente pelos Suiços Robin Gerber/Nicolas A. Muller com quem tinham, perdido na 1ª fase. Também em sub13, a dupla Nuno Gomes/David Silva ultrapassaram a fase de grupos, perdendo depois na 1/2 final. 
Os atletas estiveram na Holanda acompanhados pelos seus treinadores, Cosme Berenguer (CSMA), Luis Pinto (NGD) e Carlos Silva (CHEL).
 
Torneio Principal

Sub11
Singulares Homens 
Grupo #4
Tiago Berenguer perdeu com Sigurd Pedersen (DEN) por 21-23/14-21
Tiago Berenguer perdeu com Lukas Bludau (GER) por 7-21/7-21
Tiago Berenguer foi eliminado na fase de grupos
Singulares Senhoras 
Grupo #2
Sofia Costa perdeu Selin Hubsch (GER) por 21-23/14-21
Sofia Costa perdeu com Chloe Li (NED) por 2-21/7-21
Sofia Costa foi eliminada na fase de grupos
Pares Homens
Tiago Berenguer/Sigurd Pedersen (DEN) perderam com Rishabh Bharadwaj (ENG)/Mahir Kahloon (GER) por 10-21/21-14
Pares Senhoras
Sofia Costa/Famke Wouters (NED) vs Amra Bourakkadi/ Cara Siebrecht (GER) por 13-21/20-22
Pares Mistos
Sofia Costa/Ethan Hosken (ENG) perderam com Royce Mink/Stefanie Njsse (NED) por 12-21/12-21

Sub13
Singulares Homens 
Grupo #24
David Silva venceu Yohan Barbieri (FRA) por 21-17/18-21/21-16
David Silva venceu Lars Van de Vem (BEL) por 23-21/22-20
David Silva venceu o seu grupo e avançou para a fase final
Grupo #29
Nuno Gomes perdeu com Damien Tel (FRA) por 7-21/11-21
Nuno Gomes venceu Mathias Picard (BEL) por 21-14/21-17
Nuno Gomes perdeu com Kopisangar Naganathan (SWI) por 15-21/13-21
Nuno Gomes foi eliminada na fase de grupos
2ª Fase
2ª ronda 
David Silva perdeu com Christopher Vittorinni,1 (DEN) por 11-21/10-21
Singulares Senhoras
Grupo #6
Ana Bergano perdeu com Selim Tuzcu (GER) por 17-21/5-21
Ana Bergano perdeu com Lien Lammertyn (BEL) por 5-21/7-21
Grupo #12
Pares Homens
David Silva/Jerome Pauquet (NED) perderam com Jerne Schlevoigt/Karl Sufryd (GER) por 11-21/22-24
Pares Senhoras
Ana Bergano/Maja Dordevic Sorensen (DEN) perderam com Eleanor Butler/Lisa Curtin (ENG) por 7-21/7-21
Pares Mistos
David Silva/Ana Bergano perderam com Jarne Schlevoigt/Finga Rosendahl (GER) por 12-21/21-9/7-21

Sub15
Singulares Senhoras
Grupo #3
Ana Fernandes perdeu com Grammatoula Sotiriou (GRE) por 8-21/16-21
Ana Fernandes venceu Jodi Ko (NED) por 15-21/21-19/21-19
Ana Fernandes foi eliminada na fase de grupos
Grupo #9

Ana Marques venceu Chloe Amelo (NED) por 21-11/21-10
Ana Marques vs Martina Corsini (ITA) por 13-21/23-21/11-21
Ana Marques foi eliminada na fase de grupos
2ª Fase
1ª ronda
Meena Selvarajah perdeu com Marija Sudimac (SRB) por 6-21/7-21
Pares Senhoras
Ana Fernandes/Meena Serlvarajah perderam com Julie Francoville/Dounia Pelupessy (SWI) por 11-21/7-21

Sub17
Singulares Homens
Grupo #4

Simão Ferreira perdeu com Edgar Grelin (FRA) por 13-21/18-21
Simão Ferreira perdeu com Stein Bondroit (BEL) por 21-14/20-22/19-21
Simão Ferreira foi eliminada na fase de grupos
Grupo #10
Kevin Selvarajah vs Siebe Loddess (BEL) por 21-9/21-14
Kevin Selvarajah perdeu com Armand Rodriguez (ESP) por 12-21/12-21
Kevin Selvarajah foi eliminado na fase de grupos
Grupo #17
Afonso Mendonça perdeu com Hugues Frenillote (FRA) por 12-21/13-21
Afonso Mendonça vs Brian Holtschke (GER) por 17-21/21-15/6-21
Afonso Mendonça foi eliminado na fase de grupos
Pares Homens
Afonso Mendonça/Kevin Selvarajah perderam com Gijs Duijs/Dennis Koppen (NED) por 13-21/14-21
Simão Ferreira/Jamie Kapell (SWE) perderam por Edgar Grelin/Remy N’’Guyen (FRA) 21-17/18-21/12-21
Pares Mistos
Simão Ferreira/Chloe Mayer (NED) venceram Nicolas Muller/Jene Mayer (SWI) por 21-19/21-19
2ª ronda
Simão Ferreira/Chloe Mayer (NED) venceram Cameron Maywood/Bhavita Mistry (ENG) por 21-10/21-8
1/8 final
Simão Ferreira/Chloe Mayer (NED) perderam com Maxime Briot/Leonice Huet,4 (FRA) por 12-21/16-21

Torneio de Consolação (Pares)

Sub13
Pares Homens
Grupo  #3
David Silva/Nuno Gomes venceram David Van Dalm/Rens Lagrouw (BEL) por 30-14
David Silva/Nuno Gomes venceram Antonin Becker/Maxence Knittel (FRA) por 30-20
2ª fase - 1/2 final
David Silva/Nuno Gomes perderam com Lennart Luntz/Thilo Sundler (GER) por 22-30

Sub15
Pares Senhoras
Ana Fernandes/Meena Selvarajah perderam com Elizabeth Hambling/Jasmine Lidster )ENG) por 25-30
Ana Fernandes/Meena Selvarajah perderam com Amber Derksen/Kim Fleuren (NED) por 21-30

Sub17
Afonso Mendonça/Kevin Selvarajah perderam com Robin Gerber/Nicolas A. Muller (SWI) por 22-30
Afonso Mendonça/Kevin Selvarajah venceram Cameron Mauwood (ENG)/Armand Rodiguez (ESP) por 30-29
Afonso Mendonça/Kevin Selvarajah venceram Vicent Braaksma/Jorian Smeets (NED) por 30-24
2ª fase
1/2 final
Afonso Mendonça/Kevin Selvarajah venceram Sam Boot/Gilles de Kock (NED) por 30-23
Final
Afonso Mendonça/Kevin Selvarajah perderam com Robin Gerber/Nicolas A. Muller (SWI) por 20-30


 Fotos: CSMA e NGD (Luis Pinto)

segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

Calendários da 3ª Jornada Nacional de Seniores - Fase Zonal

Disputa-se no dia 3 de Janeiro de 2016 a 3ª Jornada Nacional de Seniores - Fase Zonal. A competição será realizada nas 4 Zonas Nacionais e nas Regiões Autónomas da Madeira e dos Açores. Pode consultar em baixo os calendários e os locais onde serão realizados os respectivos zonais. 







Zona A 
Escola EB 23 Vila da Feira
Zona B
Pavilhão Municipal de Castelo Branco
Zona C
Pavilhão do Colégio Amor de Deus, Cascais
Zona D 
Pavilhão Prof. Manuel Ferraz, Escola Básica 2/3 Rio Arade - Parchal
Madeira 
Pavilhão Serra de Água 
Açores 
S. Miguel

domingo, 27 de dezembro de 2015

JOVENS ATLETAS PORTUGUESES NO CARLTON INTERNATIONAL YOUTH TOURNAMENT 2015 (HOLANDA)

Uma dúzia de Atletas Portugueses participam amanhã e terça-feira (28 e 29 Dezembro), na Holanda no Carlton International Youth Tournament 2015. 
Da CHELagoense seguem Ana Bergano, Sofia Costa e David Silva que serão acompanhados pelo técnico Carlos Silva. Luís Pinto treinador da Novasemente Grupo Desportivo irá estar com os atletas Simão Ferreira e Ana Catarina Marques. O maior grupo a estar na Holanda será do Club Sports da Madeira comandados pelo técnico Cosme Berenguer, com a participação de Tiago Berenguer, Afonso Mendonça, Nuno Gomes, Kevin Selvarajah, Luísa Fernandes, Ana Fernandes e Meena Selvarajah. 
A prova Holandesa realiza-se em Hoensbroek e conta com a participação de mais de 660 atletas em representação de 24 Nações. Meena Selvarajah (CSMA) é a única atleta Portuguesa com estatuto de cabeça de serie e por isso estará presente no Quadro Principal de singulares senhoras em sub15. Os restantes atletas estão incluídos nos diversos grupos também nas provas de singulares tentando o apuramento para os quadros principais. As provas de pares serão disputadas em quadro directo com eliminação à 1ª derrota. Em baixo ficam as provas onde participam os atletas portugueses:

Sub11
Singulares Homens
Tiago Berenguer - Grupo #4
Singulares Senhoras
Sofia Costa - Grupo #2
Pares Homens
Tiago Berenguer/Sigurd Pedersen (DEN)
Pares Senhoras
Sofia Costa/Famke Wouters (NED)
Pares Mistos
Sofia Costa/Ethan Hosken (ENG)

Sub13
Singulares Homens
Nuno Gomes - Grupo #29
Singulares Senhoras
Ana Bergano - Grupo #6
Luísa Fernandes . Grupo #12
Pares Homens
David Silva/Jerome Pauquet (NED)
Pares Senhoras
Ana Bergano/Maja Dordevic Sorensen (DEN)
Pares Mistos
David Silva/Ana Bergano
Nuno Gomes/Luisa Fernandes

Sub15
Singulares Senhoras
Ana Fernandes - Grupo #3
Ana Marques - Grupo #9
Meena Selvarajah - QP
Pares Senhoras
Ana Fernandes/Meena Serlvarajah

Sub17
Singulares Homens
Simão Ferreira - Grupo #4
Kevin Selvarajah - Grupo #10
Afonso Mendonça - Grupo #17
Pares Homens
Afonso Mendonça/Kevin Selvarajah
Simão Ferreira/Jamie Kapell (SWE)
Pares Mistos
Simão Ferreira/Chloe Mayer (NED)

sábado, 26 de dezembro de 2015

"OS FUTUROS CAMPEÕES" - Ranking de Clubes Sub11 e Sub13

OS FUTUROS CAMPEÕES

Os "Futuros Campeões" é uma rubrica do Blogue Linhas & Finas/+badminton na sua 3ª Edição, com o cunho e colaboração do Prof. Fernando Gouveia. Os três primeiros clubes serão premiados, para além do respectivo troféu, com material desportivo de iniciação ao Badminton.
A rubrica "Os Futuros Campeões" continuar a incentivar, para o aumento de uma maior "Base da Pirâmide", tentando ultrapassar os 247 badmintonistas (99 femininos e 148 masculinos) filiados, na época desportiva de 2014 / 2015 pelo que com novos clubes a investirem nestes escalões será possível, no futuro o aparecimento de muitos "talentos". 
A população juvenil terá que ter uma educação desportiva suficientemente bem trabalhada. Mas para que seja possível essa importante e necessária mais-valia, teremos que investir nas crianças do 1ºciclo escolar, fazendo um enorme esforço para se evitar que a nossa juventude seja afastada da actividade física e desportiva, provocando o sedentarismo, e assim, um aumento muito significativo dos níveis de obesidade entre crianças e jovens. Para isso, terá que haver elevada organização estrutural, mas em Portugal é muito difícil promover-se o Mini-Badminton, nos clubes devidamente orientado por falta de espaços desportivos, para não juntar as crianças com outros grupos etários.
Após a 3ª Jornada dos Torneios Zonais, o número de clubes aumentou de 29 para 31 e actualmente estão filiados 217 badmintonistas. 
As pontuações para "Os Futuros Campeões" são assim, distribuídas:
- Todos os badmintonistas, de cada clube dos escalões de Sub-11 e Sub-13 (singulares) somam, todos os pontos obtidos de acordo, com os respectivos "Rankings Zonais". Assim, os clubes que tiverem mais praticantes federados a participarem nos respectivos Zonais, terão sempre hipóteses de obterem pontuações mais elevadas.
O número de badmintonistas filiados, após os 3ºs Torneios Zonais da actual época desportiva, é o seguinte:
- Sub-11 - 1ª Zona Madeira (37), 2ª Zona Centro (19), 3ª Zona Açores (15), 4ª Zona Sul (10), 5ª Zona Lisboa (8) e 6ª Zona Norte (5) 
- Sub-13 - 1ª Zona Norte (30), 2ªs Zona Centro (29), 3ª Zona Lisboa (24), 4ª Zona Madeira (22), 5ª Zona Açores (11) e 6ª Zona Sul (7)
A ordenação e o número de atletas filiados, por clube após, a 3ª Jornada Zonal da à época é a seguinte:

1º Club Sport Madeira (15) - 1780 pontos
2º Club Stella Maris / Peniche (8) - 1280 pontos
3º Colégio do Amor de Deus / Cascais (15) - 1270 pontos
4º Associação Cultural e Desportiva da CHE Lagoense / Parchal (14) - 960 pontos
5º Power Kids Clube Desportivo / Paredes (16) - 950 pontos 
6º Associação Desportiva Pontassolense / Madeira (13) - 820 pontos
7º Academia de Badminton Tetrapi / Açores (11) - 790 pontos
8º Clube Desportivo Recreativo Prazeres / Madeira (8) - 740 pontos
9º Movimento Desportivo / Caldas da Rainha (11) - 730 pontos
10º Escola D. Filipa de Lencastre / Lisboa (5) - 700 pontos
11º Clube Desportivo da Póvoa / Póvoa do Varzim (10) - 550 pontos
12º Desportivo de Castelo Branco (5) - 470 pontos
13º Valour Futebol Clube / Madeira (18) - 450 pontos
14º Escola Secundária Matias Aires / Sintra (2) - 380 pontos
15º Associação Académica de Coimbra (9) - 360 pontos
16º Associação Musical Recreativa e Cultural de Travanca / Santa Maria da Feira (3) - 350 pontos
17º Famalicense Atlético Clube (2) - 340 pontos 
18º Sociedade Instrução Musical de Porto Salvo (3) - 300 pontos
19º Clube de Badminton de Leiria (1) - 220 pontos
19º Clube dos Fãs do Badminton de Gaia (2) - 220 pontos
19º Clube Desportivo da Costa do Estoril (4) - 220 pontos
22º Clube Académico de Odivelas (2) - 190 pontos
22º Associação Recreativa e Cultural do Coto / Caldas da Rainha (10) - 190 pontos
23º Clube Atlético Rabo de Peixe / Açores (4) - 180 pontos
24º Clube Desportivo Santo António Nordestinho / Açores (5) - 140 pontos
25º Clube Desportivo da Escolar de Badminton do Ponte da Cruz / Madeira (3) - 100 pontos
26º Clube de Badminton do Agrupamento Vertical de Almancil (3) - 80 pontos
27º Clube de Atletismo Escola Preparatória da Lagoa / Açores (4) - 70 pontos
28º Clube de Albergaria / Albergaria-a-Velha (1) - 60 pontos 
29º Associação Desportiva Serpinense / Serpins - Lousã (4) - 50 pontos 
30º Clube Escola da Torre / Madeira (2) - 40 pontos 
31º Clube Raquete Estrelas das Avenida / Lisboa (1) - 10 pontos



Entrevista com... Mariana Paiva, conduzida pelo Prof. Fernando Gouveia

Entrevista com...Mariana Paiva

Introdução - Mariana Paiva, atleta Sub-19 do Novasemente Grupo Desportivo, natural e residente em S. Paio de Oleiros, frequenta o 12º ano, no Colégio Liceal de Santa Maria de Lamas.
Mariana Paiva, na presente época desportiva está ordenada, no "Ranking Nacional / Sub-19", no 5º lugar em Singulares Femininos, em 6º nos Pares Femininos, com a sua colega Eduarda Costa e no 5ª posição em Pares Mistos, com o seu colega João Alves. Em Seniores / Categoria C, Mariana Paiva está ordenada, no 5º lugar em Singulares Senhoras, no 2º lugar em Pares Senhoras, com Ana Catarina Almeida (AAE) e no 1º lugar em Pares Mistos, com o seu colega José Araújo. 

Fernando Gouveia - Desde quando praticas Badminton e qual outro desporto que admiras?
Mariana Paiva - Eu pratico Badminton desde os 13 anos e, além de apreciar bastante esta modalidade, o Surf também me causa uma certa admiração.
FG - O que é para ti, o Badminton?
MP - Para mim o Badminton é uma das modalidades desportivas mais completas, quer fisicamente quer psicologicamente. 
FG - Consegues conciliar bem a escola e a actividade desportiva? 
MP - Por enquanto não tenho tido problemas em conciliar a escola com o Badminton, uma vez que, frequentando o 12º ano, disponho de um horário que me permite gerir com eficiência o tempo de estudo com a actividade física.
FG - Como vês o teu futuro no Badminton, quais os objectivos nos estudos e o que gostavas de ser em termos profissionais?
MP - Ora, o Badminton, pelo menos em Portugal, não possibilita aos atletas uma carreira dita “de sonho” e, portanto, vejo-me como uma atleta de nível nacional que tem muitas ambições. Nos estudos, ainda não tenho um objetivo formado quanto ao meu futuro, mas pretendo ingressar na universidade e, talvez tirar o curso de jornalismo.
FG - Qual o teu grande sonho como atleta?
MP - O meu grande sonho no Badminton é ser uma jogadora, em primeiro lugar, de escala nacional e, posteriormente de escala mundial. Mas como o professor mencionou, é um sonho e sonhar não custa.
FG - Sentes que é importante para a carreira, o bom relacionamento, com os treinadores e atletas do NGD?
MP - Claro que sim. Para que um atleta possa evoluir, não só como jogador, mas também como pessoa, é muito importante um bom relacionamento com todos os membros envolventes na sua progressão, tanto os parceiros de treino, como os treinadores.
FG - Quem é Mariana Paiva, como pessoa?
MP - É uma pessoa extrovertida e divertida, que gosta de se dar bem com toda a gente, fazer novas amizades. É uma pessoa ambiciosa e cheia de objectivos que tentará concretizá-los.
FG - Sentes-te muito ansioso antes das competições? Tens algum ritual ou superstição?
MP - Sim, sinto-me extremamente ansiosa antes de qualquer competição, mas não acho que seja tão natural assim. Para tentar ultrapassar esta ansiedade, ouço música e mentalizo-me de que sou capaz de superar qualquer obstáculo.
FG - E porque escolheste o Badminton?
MP - Sinceramente, eu não escolhi propriamente o Badminton. Num torneio do Desporto Escolar fui elogiada pelo responsável do torneio e este incentivou-me a experimentar e, consequentemente, o interesse pela prática desta modalidade foi aumentando progressivamente.
FG - Quem é o teu treinador, onde treinas e quantas unidades de treino realizas por semana?
MP - Os meus treinadores são o Luís Pinto e o Roberto Spínola. Treino na Nave Polivalente de Espinho, cinco vezes por semana.
FG - Qual a componente técnica, que mais gostas de treinar no Badminton?
MP - A componente técnica que mais gosto de treinar é, sem dúvida, a defesa.
FG - Quais os momentos de competição que consideras como inesquecíveis?
MP - A minha participação nos Internacionais Juniores de Portugal e, pela primeira vez, ter conseguido jogar as meias-finais do nacional.
FG - O que achas do convívio entre os atletas do NGD e com os de outros clubes quando participas, em competições no Centro de Alto Rendimento?
MP - O convívio entre os atletas do NGD com os de outros clubes é agradável e serve para tornar a competição mais amigável e cordial.
FG - O que consideras fundamental para um maior desenvolvimento do Badminton, no NGD?
MP - A meu ver, o bom relacionamento e a união são os pilares para que o Badminton no NGD continue a desenvolver-se.
FG - Desde o início desta temporada tens vindo a evoluir em termos competitivos. Qual a razão dessa situação?
MP - A razão desta minha evolução, deve-se ao facto de ter começado a encarar os treinos de outra perspectiva e, sobretudo, por ter começado a dar o máximo em cada treino, tentando ultrapassar os meus limites.
FG - Quais os objectivos até final da época desportiva de 2015 / 2016?
MP - O meu principal objectivo prende-se, acima de tudo, com a prova de singulares, em que tenho como finalidade chegar à final do Campeonato Nacional. Nas restantes provas pretendo ficar bem posicionada no “Ranking”.
FG - Quais foram as principais competições que já disputaste e quais as de maior sucesso?
MP - Participei nos Internacionais Juniores de Portugal e nas competições nacionais e em nenhuma delas obtive o sucesso que pretendia.
FG - O que mais gostas de ler, no blogue Linhas & Finas/+ Badminton?
MP - Gosto de ler as participações nos principais torneios dos atletas portugueses e os seus respectivos resultados.
FG - Gostarias de fazer algum tipo de agradecimento a alguém que te tem ajudado, na tua carreira desportiva?
MP - Gostaria de fazer um agradecimento especial ao meu treinador e amigo Luís Pinto, por todas as nossas conversas e repreensões que me fazem crescer seja como atleta seja como pessoa; ao Roberto Spínola e ao Pedro Gomes pelo apoio e pelos incentivos dentro e fora de campo e a todos os meus colegas do NGD que me dão o apoio necessário e que são fundamentais para a minha evolução como jogadora.

quinta-feira, 24 de dezembro de 2015

TELMA SANTOS E PEDRO MARTINS CONTINUAM A SUBIR NO RANKING MUNDIAL. TELMA ESTÁ JÁ DENTRO DAS APURADAS PARA O RIO´2016

Telma Santos está nas eleitas para o Rio'2016. Após a sua participação no Grand Prix Cidade do México a Portuguesa entrou dentro do lote restrito de atletas que podem estar nos Jogos Olímpicos do Rio'2016, ultrapassando como já tínhamos anunciado, a Finlandesa Nannia Vainio a quem ganhou precisamente no Torneio Mexicano. Telma Santos não só subiu 8 posições na tabela mundial de singulares senhoras totalizando agora 20150 pontos em 9 competições, como é a 35ª da lista de apuradas para os Jogos Olímpicos. No entanto lembramos que esta lista é provisória encerrando apenas no dia 1 de Maio 2016. Pedro Martins que também esteve no México subiu 4 lugares na tabela mundial (106º) , mas continua fora dos apurados para o Rio'2016. O Algarvio somou mais 270 pontos à sua pontuação totalizando agora 16980 nos seus 10 melhores registos. Confira em baixo o top3 mundial e português em singulares homens e senhoras.


Singulares Homens
1º Long Chen (CHN)
2º Jan O Jorgensen (DEN)
3º Lin Dan (CHN)
------
106º Pedro Martins - 16980 pontos
404º Bernardo Atilano - 2690 pontos
501º Bruno Carvalho - 1740 pontos

Singulares Senhoras
1ª Carolina Marin (ESP) 
2ª Nehwal (IND)
3ª Li Xuarui (CHN)
------
84ª Telma Santos - 18040 pontos 
234ª Sónia Gonçalves - 5330 pontos
733ª Helena Pestana - 550 pontos

domingo, 20 de dezembro de 2015

3ª Jornada Nacional de Não Seniores - Fase Zonal - Resultados

Realizou-se no passado sábado a 3ª Jornada Nacional de Não Seniores - Fase Zonal. A competição disputou-se nas 4 zonas Continentais e ainda nas Regiões Autónomas da Madeira e dos Açores. Ao mesmo tempo esta foi a última competição integrada no calendário da Federação Portuguesa de Badminton no ano 2015. A Jornada Nacional de Não Seniores - Fase Nacional terá lugar nas Caldas Da Rainha nos dias 9 e 10 de Janeiro de 2016. Confira em baixo os resultados das finais e das poules nas seis zonas.





Resultados das Finais e Poules
Zona Norte #A
Sub11
SH - Rui Machado (PK) venceu João Nunes (PK) por 21-3/21-2
SS - Poule: 1ª Alice Alves (PK); 2ª Inês Rocha (PK)
Sub13
SH - Gianni Chen (CDP) venceu Xavier Rocha (AMRCT) por 19-21/21-15/21-7
SS - Carolina Veloso (FAC) venceu Beatriz Fontes (CDP) por 21-15/21-14
PH - Luis Valente/Xavier Rocha (AMRCT) venceram Diogo Cruz/Fernando Machado (PK) por 21-11/21-13
PS - Carolina Veloso/Daniela Rebelo (FAC) venceram Beatriz Lisboa/Beatriz Fontes (CDP) por 21-11/21-8
PM - Rodrigo Costa (CDP)/Carolina Veloso (FAC) venceram Hugo Nunes/Maria Rocha (PK) por 21-16/21-12
Sub15
SH - Rodrigo Almeida (CA) venceu Helder Ribeiro (PK) por 21-18/21-14
SS - Ana C Marques (NGD) venceu Mariana Neves (AAE) por 21-15/21-17
PH - Francisco Moreira/Helder Ribeiro (PK) venceram Luis Cruz/Rodrigo Ferreira (CA) por 21-14/21-15
PS - Poule: 1ªs Ana C Marques/Ana Cruz (NGD) venceram Leonor Costa (NGD)/Mariana Neves (AAE) por 21-13/19-21/21-12
PM - Rodrigo Almeida (CA)/Mariana Neves (AAE) venceram Francisco Moreira/Aida Nunes (PK) por 21-15/21-13
Sub17
SH - Simão Ferreira (NGD) venceu Eduardo Pereira (FAC) por 14-21/21-18/21-18
SS - Catarina Silva (AAE) venceu Adriana Gonçalves (FAC) por 22-20/21-23/21-18
PH - Fábio Sá/Eduardo Ferreira (FAC) venceram André Ferreira/Nélio Machado (PK) por 21-13/21-10
PS - Poule: 1ºs Adriana Gonçalves/Catarina Martins (FAC); 2ªs Inês Lencastre (CFBG)/Maria Chalupa (NGD)
PM - Eduardo Pereira/Adriana Gonaçalves (FAC) venceram Fábio Sá/Catarina Martins (FAC) por 21-11/16-21/21-12
Sub19
SH - Gonçalo Almeida (CA) venceu Luis Alonso (AAE) por 21-11/24-22
SS - Gabriela Pereira (AAE) venceu Mariana Paiva (NGD) por 21-15/21-13
PH - Gonçalo Almeida (CA)/Pedro Lopes (AAE) venceram José Araújo/Rodrigo Santos (NGD) por 21-13/21-18
PM - Pedro Lopes/Gabriela Pereira (AAE) venceram José Araújo/Eduarda Costa (NGD) por 21-15/21-8

Zona Centro #B
Sub11
SH - Santiago Batalha (CSM) venceu Pedro F Martins (DCB) por 21-17/21-14
SS - Poule - 1ª Érica Glória (CSM); 2ª Ana Galvão (DCB) 
Sub13
SH - Gonçalo Silva (CSM) venceu Jacinto Santos (CBL) por 21-17/21-13
SS - Margarida Cabaço (CSM) venceu Margarida Botelho (MVD) por por 21-6/21-11
PH - Rodrigo Jesus/Tomás Sacramento (MVD) venceram Miguel Garcia/Pedro Martins (DCB) por 21-11/19-21/21-13
PS - Poule: 1ªs Madalena Fortunato/Margarida Botelho (MVD); 2ªs Inês Garcia/Leonor Amaral (DCB)
PM - Gonçalo Silva/Margarida Cabaço (CSM) venceram Matias Rosa/Madalena Fortunato (MVD) por 21-7/21-17
Sub15
SH - António Neves (AUDO) venceu  Diogo Glória (CSM) por 21-7/21-14
SS - Poule: 1ª Filipa Lopes (MVD); 2ª Catarina Lopes (MVD)
PH -  Pedro Nunes/Rafael Riscado (DCB) venceram Lourenço Rua/Pedro M Martins (MVD) por 19-21/21-13/21-13
PM - Poule: 1ºs Pedro M Martins/Filipa Lopes (MVD); 2ºs Rafael Chaves/Catarina Lopes (MVD)
Sub17
SH - Tomás Silva (CSM) venceu Pedro Pedroso (DCB) por 21-15/21-15
SS - Ana Folques (AAC) venceu Ana Andrade (AAC) por 21-12/21-19
PH - Tomás Silva/Tomás Coelho (CSM) venceram Diogo Francisco/José Pronto (MVD) por 21-10/21-9
PS - Poule: 1ªs Ana Andrade/Mariana Antunes (AAC); 2ªs Ana Folques/Gabriela Simões (AAC)
PM - Vitor Ferreira/Ana Folques (AAC) venceram Tomás Coelho/Ana Silva (CSM) por 21-19/21-13
Sub19
SH - Mário Luis (CSM) venceu Luis Ferreira (AAC) por 21-19/21-12
SS - Joana Medeiros (CSM) venceu Patrícia Silva (CSM)  por 21-14/21-11
PH - Poule: 1ºs José Santos (DBC)/Mário Luis (CSM)2ºs Gonçalo Marques/Guilherme Ferreira (MVD)
PS - Joana Medeiros/Patricia Silva (CSM) venceram Mariana Valdivino/Rita Campos (MVD) por 21-10/21-13
PM - Gonçalo Marques/Mariana Valdivino (MVD) venceram Guilherme Ferreira/Rita Campos (MVD) por 21-16/18-21/21-19

Zona Lisboa #C
Sub11
SH - Poule: 1º Tiago Silva (CAD); 2º Pedro Mendes (CAD)
SS - Poule: 1ª Carolina Mendes (CAO); 2ª Marta Sousa (CAD)
Sub13
SH - Rodrigo Dias (ESMA) venceu Tiago Mendes (EDFL) por 20-22/21-12/21-18
SS - Beatriz Roberto (ESMA) venceu Joana Santos (EDFL) por 13-21/21-17/21-18
PH -  Francisco Ribeiro/Tiago Mendes (EDFL) venceram Pedro Mendes/Tiago Silva (CAD) por 22-10/21-11
PS - Catarina Silva (SIMPS)/Maria I Alves (CAD) venceram Beatriz Roberto (ESMA)/Joana Santos (EDFL) por 15-21/21-16/21-10
PM - Tiago Mendes (EDFL)/Carolina Mendes (CAO) venceram Diogo Dias/Catarina Silva (SIMPS) por 21-15/21-18
Sub15
SH - Tomás Correia (CREA) venceu Rodrigo Ribeiro (GDS) por 21-17/21-12
SS - Joana Eduardo (EDFL) venceu Mariana Afonso (CAD) por 21-8/21-5
PH - Rodrigo Ribeiro (GDS)/Tomás Correia (CREA) venceram António Carvalho/Gonçalo Gomes (EDFL) por 21-13/22-20
PS - Margarida Eduardo/Joana Eduardo (EDFL) venceram Joana Pereira/Mariana Afonso (CAD) por 21-14/21-14
PM - Francisco Seita/Mariana Afonso (CAD) venceram Gonçalo Gomes/Joana Eduardo (EDFL) por 21-15/11-21/21-18
Sub17
SH - Rui Tremoceiro (CDCE) venceu Pedro Mendes (EDFL) por 11-21/21-16/21-10
SS - Teresa Lopes (NST) venceu Constança Soares (CDCE) por 17-21/21-12/21-13
PH - Francisco Pires/Rui Tremoceiro (CDCE) venceram Ricardo Eduardo (EDFL)/Vasco Martins (CAO) por 21-18/21-17
PS - Beatriz Godoi/Constança Soares (CDCE) venceram Inês Vitorino/Inês Pinto (ESMA) por 21-12/21-13
PM - Pedro Mendes (EDFL)/Teresa Lopes (NST) venceram Rodrigo Ferreira/Sara Cardoso (NST) por 21-5/21-11
Sub19
SH - Daniel Mendes (CAO) venceu Marco Jorge (CAO) por 21-9/21-19
SS -  Nuria Ismail (SIMPS) venceu Helena Figueiredo (EDFL) por 21-19/21-16
PH - Daniel Mendes/Marco Jorge (CAO) venceram André Pito (NST)/Duarte Tremoceiro (CDCE) por 21-17/21-12
PM - Poule: 1ºs  André Pito (NST)/Helena Figueiredo (EDFL); 2ºs Francisco Mendes/Patricia Estrompa (CREA)

Zona Sul #D
Sub11
SH - Daniel Duarte (CHEL) venceu Eduardo Venâncio (CHEL) por 21-15/21-14
SS -  Poule: 1ª Sofia Costa (CHEL); 2ª Maria Wilkinson
Sub13
SH - Poule: 1º David Silva (CHEL); 2º Pedro Martins (CHEL)
SS - 1ª Valéria Shevchuk (CBAVAL) venceu Ana Bergano (CHEL) por 21-19/21-19
PH - Poule: 1ºs David Silva/Pedro Martins (CHEL); 2ºs Daniel Duarte/Eduardo Venâncio (CHEL)
PS - Ana Bergamo/Sofia Costa (CHEL) venceram Isabella Wilkinson/Maria Wilkinson (CHEL) por 21-18/18-21/21-13
PM - Poule: 1ºs David Silva/Sofia Costa (CHEL); 2ºs Daniel Duarte/Isabella Wilkins(CHEL)
Sub15
SH - David Duarte (CHEL) venceu  João Arez (CHEL) por 19-21/21-11/21-7
SS - Poule: Helena Sousa (CHEL); 2ª Catarina Cadilhe (CDMB)
PH - David Duarte/João Arez (CHEL) venceram Gheorghe Tofan/Luis Branca (CBAVAL) por 21-19/21-17
PM - João Arez/Helena Sousa (CHEL) venceram David Duarte/Nara Silva (CHEL) por 22-20/16-21/21-11
Sub17
SH - Rúben Figueiredo (CHEL) venceu Pedro D Martins (CHEL) por 21-18/23-21
SS - Mariana Leite (CHEL) venceu Alexandrina Tofan (CBAVAL) por FC
Sub19
SH - Ricardo Silva (CHEL) venceu Carlos A Silva (CHEL) por 21-17/21-14

Madeira
Sub11
SH -  Tiago Berenguer (CSMA) venceu Apolinário Setim (CDRP) por (Des.)
SS - Raquel Alvares (CSMA) venceu Francisca Berenguer (CSMA) por 21-10/21-8
Sub13
SH - Nuno Gomes (CSMA) venceu Pedro Portelas (CDRP) por 21-8/21-7
SS - Luisa Fernandes (CSMA) venceu Fátima Abreu (ADP) por 21-6/21-5
PH - Nuno Gomes/Tiago Berenguer (CSMA) venceram Apolinário Setim/Pedro Portela (CDRP) por 19-21/21-14/21-14
PS - Luisa Fernandes/Raquel Alvares (CSMA) venceram  Leonor Ribeiro/Natacha Sampaio (CSMA) por 21-7/21-2 
PM - Nuno Gomes/Luisa Fernandes (CSMA) venceram Tiago Berenguer/Raquel Alvares (CSMA) por 21-7/21-8
Sub15
SH - Diogo Caires (CDRP) venceu  Daniel Freitas (CDRP)  por 21-15/21-19
SS - Ana R Fernandes (CSMA) venceu Claudia Lourenço (CDRP) por 16-21/21-10/21-12
PH - Daniel Freitas/Diogo Caires (CDRP) venceram André Duarte/Joaquim Fernandes (CDRP) por 21-9/21-10
PS - Poule: 1ªs Ana R Fernandes/Meena Salvarajah (CSMA); 2ªs Carolina Ferraz/Claudia Lourenço (CDRP); 
PM - Daniel Freitas/Cláudia Lourenço (CDRP) venceram Nataniel Alvares/Ana R Fernandes (CSMA) por 16-21/21-16/21-16

Sub17
SH - Kevin Salvarajah (CSMA) venceu Afonso Mendonça (CSMA) por 21-13/9-21/21-10
SS - Poule: 1ª Ivana Freitas (CDRP); 2ª Eva Jesus (ADP)
PH - Poule: 1ºs Kevin Salvarajah/Afonso Mendonça (CSMA); 2ºs Afonso Macedo/António Carneiro (CSMA) 
PM - Poule: 1ºs Carlos Portelas/Ivana Freitas (CDRP) (CSMA); 2ºs Matias Freitas/Beatriz Correia (CSMA)
Sub19
SH - Tiago Castro (CSMA) venceu Miguel Faria (ADP) por 21-11/21-12
SS - Poule: 1ª Sofia Setim (CDRP); 2ª Ana C Martins (CSMA)
PH - Poule: 1ºs Hugo Vasconcelos/Tiago Castro (CSMA); 2ºs António Fernandes/Miguel Farias (ADP)
PM - Poule: 1ºs Tiago Castro/Jéssica Martins (CSMA); 2ºs Miguel Faria/Carina Faria (ADP)

Açores
Sub11
SH - Francisco Gouveia (ABT) venceu Tomás Andrade (CDSAN) por 21-6/21-8
SS - Poule: 1ª Leticia Vasconcelos (CDSAN); 2ª Carolina Gonçalves (CARP)
Sub13
SH - Afonso Gouveia (ABT) venceu Lourenço Faria (ABT) por 21-15/21-16
SS - Carlota Cymbron (ABT) venceu Ana Alves (CARP) por 21-6/21-12
PH - Afonso Gouveia/Miguel Santos (ABT) venceram Miguel Ferreira/Rodrigo Pestana (CARP) por 21-11/21-12
PM - Poule: 1ºs Afonso Gouveia/Carlota Cymbron (ABT); 2ºs Miguel Ferreira/Ana Alves (CARP)
Sub15
SH - João Carreiro (CDSAN)) venceu Rodrigo Travassos (CDEPC) por 21-10/21-4
SS - Bruna Paiva (CARP) venceu Marina Dias (CARP) por 21-8/21-14
PS - Maria Queirós/Marina Dias (CARP) venceram Érica Amaral/Joana Benevides (CARP) por 21-14/21-7
Sub17
SH - Tiago Penacho (CARP) venceu Filipe Ferreira (ABT) por 21-13/21-12
SS - Aura Cabral (CARP) venceu Quélia Costa (CARP) por 21-9/21-13
PH - Poule: 1ºs Tiago Penacho/Vitor Vieira (CARP); 2ºs Dioclésio Andrade/Messias Andrade (CARP)
PS - Áurea Cabral/Quélia Costa (CARP) venceram Carolina Pereira/Érica Lourenço (CDEPC) por 21-6/21-12
PM - Poule: 1ºs Tiago Penacho/Aura Cabral (CARP); 2ºs Vitor Vieira/Quélia Costa (CARP)
Sub19
SH - Poule: 1º Alexandre Cabral (CARP); 2º Lázaro Dias (CARP)
SS - Beatriz Dâmaso (ABT) venceu Maria Dâmaso (ABT) por 21-15/21-12
PM - Alexandre Cabral (CARP)/Maria Dâmaso (ABT) venceram Lázaro Dias (CARP)/Beatriz Dâmaso (ABT) por 21-9/21-13

Entrevista com... Constança Soares, conduzida pelo Prof. Fernando Gouveia

Entrevista com ... 
Constança Soares
Introdução - Constança Soares, atleta Sub-17 do Centro Desportivo Cascais Estoril, natural de Portugal e residente em Lisboa é estudante do 10º ano, na Escola Secundária de São João do Estoril.
Presentemente encontra-se ordenada, no "Ranking Nacional" / Sub-17", no 7º lugar em Singulares Femininos e em 5º lugar nos Pares Femininos, com a sua colega Beatriz Godoi.

Fernando Gouveia - Porque escolhes-te o Badminton como o teu desporto preferido, qual foi a reação da família e com que idade começaste a praticar a modalidade?
Constança Soares - O Badminton é o meu desporto preferido, porque me dá prazer praticá-lo e sempre gostei de desportos com raquete, gostava de experimentar um e desconhecia o badminton até que fui para outra escola (quando passei do quarto ano de escolaridade para o quinto) e havia Badminton no Desporto Escolar, então a minha melhor amiga incentivou-me a experimentar e eu gostei e continuei. A minha família sempre me apoio em qualquer desporto então não houve quaisquer problemas.
FG - Quais os teus planos até final da época desportiva de 2015 / 2016?
CS - Trabalhar arduamente para alcançar o melhor lugar possível no “Ranking Nacional”.
FG - Tens amigos no teu clube e já conseguiste amizades com atletas de outros clubes?
CS – Sim, ao longo do tempo tenho feito algumas amizades dentro e fora do meu clube.
FG - Qual foi o momento que mais te marcou durante os torneios já disputados?
CS - O momento que mais me marcou foi ter ficado em 2º lugar, em Singulares Femininos, no Torneio Luso-Espanhol de 2011, porque esse torneio fez-me perceber que poderia vir a ser uma atleta promissora se me empenhasse e trabalhasse para atingir o meu objectivo como jogadora. 
FG - Qual é o teu maior sonho no Badminton?
CS - Ser reconhecida mundialmente.
FG - Nos estudos qual é o teu objectivo?
CS - Ainda não tenho uma ideia concreta do meu futuro mas talvez ter um emprego que seja conduzido pelo ramo das ciências.
FG - Para além do Badminton, quais são os teus outros passatempos?
CS - Para além do Badminton passo a maior parte do tempo com os meus amigos e às vezes pratico Surf nas férias de verão.
FG - Qual a marca de raquetes e de sapatilhas que mais gostas de usar e tens algum patrocinador?
CS - A marca que prefiro é a Yonex e não sou patrocinada, mas vou fazer os possíveis para tal.
FG - Que importância dás em praticar actividades desportivas?
CS - Dou muita importância à prática de desporto porque a actividade física é importante para uma pessoa e para a sua saúde.
FG - Quem é o teu treinador, quantos treinos efectuas por semana, com a duração de quanto tempo e consegues conciliar bem com a escola?
CS - O meu treinador é o professor António Casimiro que nos treina três vezes por semana, com a duração de uma hora e meia cada. É complicado conciliar o Badminton com a escola mas tenho vindo a aprender a fazê-lo de maneira equilibrada.
FG - O que mais gostas de ler no blog Linhas & Finas/+ Badminton?
CS - Gosto de me pôr a par das notícias e de ver as fotografias dos torneios.
FG - Quais são os aspectos positivos e os negativos de seres atleta?
CS - Ser atleta mantém-nos em forma e podemos fazer amigos vindos de todo o mundo. Embora haja algumas dificuldades em conciliar a escola com o desporto, penso que não há aspectos negativos.
FG - Gostarias de fazer algum tipo de agradecimento, a alguém que conheces bem?
CS - Gostaria de agradecer à minha melhor amiga por me ter incentivado a praticar este desporto e ao meu treinador pois, é graças a ele que tenho evoluído ao longo do tempo.



quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

TELMA SANTOS ELIMINADA NO MÉXICO MAS REGRESSA COM 2110 PONTOS NA BAGAGEM

Telma Santos foi hoje eliminada do Mexico City Grand Prix, depois de perder na negra com Kirsty Gilmour da Escócia uma das melhores atletas do Mundo, actualmente na 19ª posição da tabela mundial. Depois de perder o primeiro set por 9-21, a Portuguesa reagiu e venceu o segundo parcial por 21-19. No derradeiro jogo Telma Santos acabou por quebrar perdendo de novo por 9-21. No final da partida Telma Santos comentava assim o seu jogo "- Hoje fiz um jogo de altos e baixos... se tivesse sido mais estável como fui no 2º set teria sido ainda melhor. É nestes momentos que sinto que tenho de acreditar mais em mim...porque a diferença está mais na cabeça do que em outra coisa. Agora é tempo de umas mini férias...aproveitar a família..treinar bem e regressar ainda mais forte...-". 
A viagem a terras Mexicanas renderam 2110 pontos a Telma Santos o que vai elevar para 20150 os pontos conquistados pela Penichense em 9 competições e a consequente subida na tabela mundial e entrada no lote restrito de atletas com lugar nos Jogos Olímpicos Rio'2016.

RANKING MUNDIAL - TELMA SANTOS E PEDRO MARTINS CONTINUAM A SUBIR

Telma Santos e Pedro Martins continuam a subir nas respectivas tabelas mundiais de singulares, hoje publicadas pelo Badminton World Federation. Esta foi aliás, uma semana de subidas para os principais atletas lusos que marcam presença no ranking mundial.
Telma Santos manteve os mesmos pontos da passada semana mas acabou por subir uma posição (92ª). Pedro Martins apesar de ter ganho 1290 pontos na sua participação no Grand Prix 2015 K&D GRAPHICS que decorreu na Califórnia, apenas somou mais 370 pontos à sua pontuação da passada semana, isto porque o Algarvio teve de "deitar fora" 920 pontos (contam apenas 10 melhores pontuações). Os 16610 pontos que soma esta semana fizeram com que Pedro Martins subisse mais dois lugares estando agora na 110ª posição. Também na corrida para os Jogos Olímpicos do Rio'2016 os dois Internacionais de Portugal estão mais perto dos lugares de apuramento. O português que mais subiu esta semana foi Bruno Carvalho que "galgou" 39 posições e está já abaixo do Top500 mundial, mas continua a ser o 3ª da hierarquia Portuguesa, atrás de Bernardo Atilano. Em senhoras depois de Telma Santos seguem-se por mais uma semana e por esta ordem, Sónia Gonçalves e Helena Pestana. 
No topo, merece destaque em singulares homens a subida ao 3º lugar do Japonês Kento Momota, após a sua grande vitória no Dubai World Superseries Finals 2015. Na liderança continua o Chinês Long Chen, enquanto que a Espanhola Carolina Marin mantém por mais uma semana a liderança em singulares senhoras. 

Singulares Homens
1º Long Chen (CHN)
2º Jan O Jorgensen (DEN)
3º Lin Dan (CHN)
------
110º Pedro Martins - 16610 pontos
402º Bernardo Atilano - 2690 pontos
497º Bruno Carvalho - 1740 pontos

Singulares Senhoras
1ª Carolina Marin (ESP) 
2ª Nehwal (IND)
3ª Li Xuarui (CHN)
------
92ª Telma Santos - 18040 pontos 
232ª Sónia Gonçalves - 5330 pontos
720ª Helena Pestana - 550 pontos

Telma Santos em frente no Grand Prix do México e Pedro Martins cai na 2ª ronda

Telma Santos e Pedro Martins com sortes diferentes no 2º dia do Mexico City Grand Prix 2015. Depois de ontem Pedro Martins ter vencido o Mexicano Francisco Buenrostro por 21-9/21-11, hoje Pedro Martins perdeu para o coreano Lee Dong Keun, 3º cabeça de serie e 28º do ranking mundial.
Já Telma Santos cumpriu diante da Finlandesa Nanna Vainio e deu um passo de gigante com vista ao apuramento para os jogos Olímpicos Rio'2016.
Pedro Martins apesar de eliminado realizou uma grande partida diante de um dos melhores jogadores do Mundo. O algarvio discutiu taco a taco o 1º set que perdeu por 21-23, realizando ainda um segundo jogo de grande nível não evitando a derrota por 16-21. Nesta competição Pedro Martins somou 1290 pontos, mas apenas irá juntar aos pontos já conquistados na sua corrida ao Rio'2016 mais 370 já que terá de deitar fora 920 pontos (10 melhores pontuações). 
Já Telma Santos tinha um jogo bastante importante diante da Finlandesa, pois esta estava na sua frente na corrida para o Rio'2016. Uma vitória não só retirava a possibilidade da Finlandesa se distanciar, como possibilitava à portuguesa ultrapassar Nanna Vainio. A vitória de Telma Santos por duplo 21-15 prova a grande forma e confiança que a portuguesa atravessa e 2110 pontos estão já garantidos. Amanhã Telma Santos defronta a Escocesa Kirsty Gilmour, 8ª cabeça de serie.

terça-feira, 15 de dezembro de 2015

3ª Jornada Nacional de Não Seniores - Fase Zonal - Calendários


Realiza-se no próximo sábado, 9 de Dezembro, a 3ª Jornada Nacional de Não Seniores - Fase Zonal, última prova inscrita no Calendário Oficial da Federação Portuguesa de Badminton em 2015. A prova realiza-se como habitualmente nas 4 zonas Continentais e ainda nas Regiões Autónomas da Madeira e Açores. Os zonais de não seniores terão lugar nos seguintes locais podendo também consultar os respectivos calendários:
Zona A – Nave Polivalente de Espinho
Zona B – CAR, Caldas da Rainha
Zona C – Pavilhão da Escola Secundária Matias Aires – Agualva/Cacém
Zona D – Pavilhão Escola Básica 2/3 Prof. João Conim - Estômbar
Madeira – Pavilhão da Serra de Água
Calendário
Açores - S. Miguel

segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

Entrevista com...Afonso Mendonça conduzida pelo Prof. Fernando Gouveia

Entrevista com... 
Afonso Mendonça
Introdução - Afonso Mendonça, atleta Sub-17 do Club Sport Madeira, natural de São Pedro e residente em Funchal, é estudante do 11º ano, na Escola Secundária Francisco Franco.
Após, a 2ª Jornada Nacional, Afonso Mendonça encontra-se ordenado, no "Ranking Nacional / Sub-17", no 2º lugar em Singulares Masculinos e em 2º lugar nos Pares Masculinos, com o seu colega Kevin Selvarajah.





Fernando Gouveia - Quem te levou para o Badminton e quando começas-te a praticar? 
Afonso Mendonça - Foi o meu pai que sugeriu a prática desta modalidade em 2010.
FG - O que é para ti o Badminton?
AM - Para mim o Badminton é um desporto muito competitivo e que desafia os nossos limites, a que se associa a boa disposição e alegria. É como se fosse a minha segunda família.
FG - Como concilias a actividade de estudante e a de atleta? 
AM - Este ano lectivo está a ser muito árduo pois, como tenho exames importantes para a entrada no curso que desejo seguir após, o ensino secundário, é preciso muita organização e empenho para alcançar os meus objectivos. Faço o meu melhor para conciliar, estas duas actividades com êxito.
FG - Quais os teus objectivos nos estudos?
AM - Quero tirar a licenciatura e mestrado em medicina veterinária.
FG - Qual é o teu maior sonho no Badminton?
AM - O meu maior sonho no Badminton é um dia poder representar Portugal nos Jogos Olímpicos, pois seria uma grande honra fazê-lo em nome do meu país num evento desta dimensão.
FG - Como observa o Badminton no CSMA, em termos de confraternização e competição?
AM - Eu acho que o Badminton no clube que represento é de muito bom nível em termos competitivos e, como já afirmei anteriormente, o ambiente é de muita camaradagem e tão afável que considero-o como uma segunda família.
FG - Quantos treinos efectuas por semana, durante quanto tempo e quem é o teu treinador?
AM – Eu efectuo 4 treinos por semana às segundas, quartas e sextas, com 2 treinos neste dia. Cada um deles tem a duração de 1h30min. Os treinos de segunda e sexta-feira são efetuados com o professor Cosme Berenguer e o treino de quarta-feira é feito com o professor Ricardo Fernandes.
FG - Quais os momentos mais marcantes, durante o teu percurso como atleta até ao momento?
AM - Um dos momentos mais marcantes do meu percurso no Badminton até ao dia de hoje foi ter ganho o Torneio de Évora, em Singulares Masculinos, em Julho deste ano e, em Pares Masculinos, em Julho de 2014, com o meu colega de equipa Kevin Selvarajah. Mais recentemente, ter ganho a 2ª Jornada Nacional, em singulares, e ter participado nos Internacionais de Portugal.
FG - Qual foi a tua primeira competição?
AM - A minha primeira competição foi um torneio regional na época 2010/2011, no escalão Sub-13.
FG - A tua família dá-te apoio no Badminton?
AM - Muito. E atribuo alguns dos meus triunfos a eles pelo apoio dado.
FG - Qual a tua opinião sobre o bom relacionamento com atletas de outros clubes?
AM - Acho que é muito importante porque apesar de dentro de campo sermos rivais pois, nesse momento lutamos pelo mesmo objectivo que é a vitória, é fundamental criar laços de amizade fora de campo.
FG - Sentes-te muito ansioso antes das competições? O que fazes para ultrapassar essa situação?
AM - Às vezes sinto-me um pouco ansioso antes das competições mas, considero esta situação natural e para ultrapassar este problema oiço música para descontrair. Analisando o meu percurso no Badminton, tenho plena consciência de que esse estado de ansiedade já foi pior. Tento-me concentrar na missão que tenho a cumprir e pensar que não estou em competição, mas sim num treino.
FG - Quando te deslocas a Portugal Continental ficas satisfeito por passares por Lisboa e por estares muitas horas, em Caldas da Rainha?
AM - Gosto muito de viajar e conhecer as características dessas regiões. As Caldas da Rainha é uma cidade agradável e gosto de lá ir, mas confesso que nestas viagens ao Continente gostaria de ter mais tempo para apreciar locais da nossa capital.
FG - Qual a sensação se algum dia representares a Selecção de Portugal, numa competição no estrangeiro?
AM - Será com certeza de grande orgulho e de satisfação.
FG - Quais os momentos de competição que consideras como inesquecíveis?
AM - Muitas das aventuras que tive com os meus colegas de equipa e treinador e, sobretudo, os momentos de triunfo os quais recordarei para sempre.
FG -Tens algum familiar que jogue ou que tenha jogado Badminton?
AM - Sim, os meus primos, estando um deles presentemente a praticar esta modalidade.
FG - Quais os teus planos até ao final da época desportiva de 2015 / 2016?
AM - Gostaria de ser Campeão Nacional de singulares e pares e terminar a época nas duas competições, em primeiro lugar no “Ranking Nacional”. Ser Campeão Regional nas duas competições anteriormente referidas, ter uma boa prestação, no Torneio da Holanda a realizar nestas férias de Natal, e poder ficar qualificado para, o Campeonato Europeu de Sub-17, com uma boa prestação.
FG - Qual é a importância do desporto na tua vida?
AM - A prática do desporto é fundamental para o meu equilíbrio físico e mental. É determinante na minha rotina diária e porque através dele faço novas amizades.
FG - O que mais gostas de ler, no blogue Linhas & Finas + Badminton?
AM - Gosto de ler sobre as participações de atletas portugueses em competições internacionais e o seu percurso nesta modalidade.
FG - Gostarias de fazer algum tipo de agradecimento a alguém da Madeira?
AM - Gostaria em 1º lugar agradecer aos meus pais e família, pelo apoio incondicional que me têm proporcionado ao longo da minha carreira como atleta. Também queria agradecer aos meus dois treinadores, professor Cosme Berenguer e professor Ricardo Fernandes, pela aposta que têm feito em mim e que espero retribuir com muitas vitórias. Por último, gostaria de agradecer aos meus colega de equipa e todas as pessoas que me têm apoiado ao longo do meu percurso pelo Badminton.