linhasefinas

Acompanhe aqui as noticias mais significativas sobre badminton

Leia tudo numa só página, as "noticias" e os "cartoons". Participe...enviando-nos noticias de badminton da sua Região, Clube ou Associação, que estas serão publicadas para uma maior divulgação da modalidade. e-mail : linha.boto@gmail.com

Há notícias que só no maior jornal de badminton
de Portugal se podem ler....


Última Hora

segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

Entrevista com...Afonso Mendonça conduzida pelo Prof. Fernando Gouveia

Entrevista com... 
Afonso Mendonça
Introdução - Afonso Mendonça, atleta Sub-17 do Club Sport Madeira, natural de São Pedro e residente em Funchal, é estudante do 11º ano, na Escola Secundária Francisco Franco.
Após, a 2ª Jornada Nacional, Afonso Mendonça encontra-se ordenado, no "Ranking Nacional / Sub-17", no 2º lugar em Singulares Masculinos e em 2º lugar nos Pares Masculinos, com o seu colega Kevin Selvarajah.





Fernando Gouveia - Quem te levou para o Badminton e quando começas-te a praticar? 
Afonso Mendonça - Foi o meu pai que sugeriu a prática desta modalidade em 2010.
FG - O que é para ti o Badminton?
AM - Para mim o Badminton é um desporto muito competitivo e que desafia os nossos limites, a que se associa a boa disposição e alegria. É como se fosse a minha segunda família.
FG - Como concilias a actividade de estudante e a de atleta? 
AM - Este ano lectivo está a ser muito árduo pois, como tenho exames importantes para a entrada no curso que desejo seguir após, o ensino secundário, é preciso muita organização e empenho para alcançar os meus objectivos. Faço o meu melhor para conciliar, estas duas actividades com êxito.
FG - Quais os teus objectivos nos estudos?
AM - Quero tirar a licenciatura e mestrado em medicina veterinária.
FG - Qual é o teu maior sonho no Badminton?
AM - O meu maior sonho no Badminton é um dia poder representar Portugal nos Jogos Olímpicos, pois seria uma grande honra fazê-lo em nome do meu país num evento desta dimensão.
FG - Como observa o Badminton no CSMA, em termos de confraternização e competição?
AM - Eu acho que o Badminton no clube que represento é de muito bom nível em termos competitivos e, como já afirmei anteriormente, o ambiente é de muita camaradagem e tão afável que considero-o como uma segunda família.
FG - Quantos treinos efectuas por semana, durante quanto tempo e quem é o teu treinador?
AM – Eu efectuo 4 treinos por semana às segundas, quartas e sextas, com 2 treinos neste dia. Cada um deles tem a duração de 1h30min. Os treinos de segunda e sexta-feira são efetuados com o professor Cosme Berenguer e o treino de quarta-feira é feito com o professor Ricardo Fernandes.
FG - Quais os momentos mais marcantes, durante o teu percurso como atleta até ao momento?
AM - Um dos momentos mais marcantes do meu percurso no Badminton até ao dia de hoje foi ter ganho o Torneio de Évora, em Singulares Masculinos, em Julho deste ano e, em Pares Masculinos, em Julho de 2014, com o meu colega de equipa Kevin Selvarajah. Mais recentemente, ter ganho a 2ª Jornada Nacional, em singulares, e ter participado nos Internacionais de Portugal.
FG - Qual foi a tua primeira competição?
AM - A minha primeira competição foi um torneio regional na época 2010/2011, no escalão Sub-13.
FG - A tua família dá-te apoio no Badminton?
AM - Muito. E atribuo alguns dos meus triunfos a eles pelo apoio dado.
FG - Qual a tua opinião sobre o bom relacionamento com atletas de outros clubes?
AM - Acho que é muito importante porque apesar de dentro de campo sermos rivais pois, nesse momento lutamos pelo mesmo objectivo que é a vitória, é fundamental criar laços de amizade fora de campo.
FG - Sentes-te muito ansioso antes das competições? O que fazes para ultrapassar essa situação?
AM - Às vezes sinto-me um pouco ansioso antes das competições mas, considero esta situação natural e para ultrapassar este problema oiço música para descontrair. Analisando o meu percurso no Badminton, tenho plena consciência de que esse estado de ansiedade já foi pior. Tento-me concentrar na missão que tenho a cumprir e pensar que não estou em competição, mas sim num treino.
FG - Quando te deslocas a Portugal Continental ficas satisfeito por passares por Lisboa e por estares muitas horas, em Caldas da Rainha?
AM - Gosto muito de viajar e conhecer as características dessas regiões. As Caldas da Rainha é uma cidade agradável e gosto de lá ir, mas confesso que nestas viagens ao Continente gostaria de ter mais tempo para apreciar locais da nossa capital.
FG - Qual a sensação se algum dia representares a Selecção de Portugal, numa competição no estrangeiro?
AM - Será com certeza de grande orgulho e de satisfação.
FG - Quais os momentos de competição que consideras como inesquecíveis?
AM - Muitas das aventuras que tive com os meus colegas de equipa e treinador e, sobretudo, os momentos de triunfo os quais recordarei para sempre.
FG -Tens algum familiar que jogue ou que tenha jogado Badminton?
AM - Sim, os meus primos, estando um deles presentemente a praticar esta modalidade.
FG - Quais os teus planos até ao final da época desportiva de 2015 / 2016?
AM - Gostaria de ser Campeão Nacional de singulares e pares e terminar a época nas duas competições, em primeiro lugar no “Ranking Nacional”. Ser Campeão Regional nas duas competições anteriormente referidas, ter uma boa prestação, no Torneio da Holanda a realizar nestas férias de Natal, e poder ficar qualificado para, o Campeonato Europeu de Sub-17, com uma boa prestação.
FG - Qual é a importância do desporto na tua vida?
AM - A prática do desporto é fundamental para o meu equilíbrio físico e mental. É determinante na minha rotina diária e porque através dele faço novas amizades.
FG - O que mais gostas de ler, no blogue Linhas & Finas + Badminton?
AM - Gosto de ler sobre as participações de atletas portugueses em competições internacionais e o seu percurso nesta modalidade.
FG - Gostarias de fazer algum tipo de agradecimento a alguém da Madeira?
AM - Gostaria em 1º lugar agradecer aos meus pais e família, pelo apoio incondicional que me têm proporcionado ao longo da minha carreira como atleta. Também queria agradecer aos meus dois treinadores, professor Cosme Berenguer e professor Ricardo Fernandes, pela aposta que têm feito em mim e que espero retribuir com muitas vitórias. Por último, gostaria de agradecer aos meus colega de equipa e todas as pessoas que me têm apoiado ao longo do meu percurso pelo Badminton.

Sem comentários: