linhasefinas

Acompanhe aqui as noticias mais significativas sobre badminton

Leia tudo numa só página, as "noticias" e os "cartoons". Participe...enviando-nos noticias de badminton da sua Região, Clube ou Associação, que estas serão publicadas para uma maior divulgação da modalidade. e-mail : linha.boto@gmail.com

Há notícias que só no maior jornal de badminton
de Portugal se podem ler....


Última Hora

sexta-feira, 8 de maio de 2015

Entrevista com... João Chang, conduzida pelo Prof. Fernando Gouveia

Entrevista com...
João Chang



Introdução - João Chang, atleta Sub-15 da CHE Lagoense, natural e residente em Lisboa é estudante do 8º ano, na Escola D. Filipa de Lencastre / Lisboa.
Presentemente encontra-se ordenado no Ranking Nacional Sub-15, em 5º lugar nos Singulares Masculinos, em 1º lugar nos Pares Masculinos, com Rodrigo Almeida (CA) e em 9º lugar, nos Pares Mistos, com Ana Catarina Marques (NGD). Na época desportiva de 2014 / 2015 João Chang integrou a Equipa Masculina da CHEL Sub-15, que foi Vice-Campeã Nacional.




Fernando Gouveia - Porque escolheste o Badminton como o teu desporto preferido, qual foi a reação da família e com que idade começaste a praticar a modalidade?
João Chang - Os meus pais e os meus irmãos já praticavam a modalidade e desde sempre os acompanhei, nos treinos e nos torneios. Comecei a brincar juntamente com os outros quando tinha 5 anos enquanto o meu pai dava treino aos atletas não seniores.FG - Que clubes já representaste e porque escolheste a CHEL?
JCh - Já representei a SIMPS e actualmente estou a jogar pela CHEL. A minha irmã, a Mariana jogava pela CHEL e eu comecei também a jogar por esse clube, devido a questões de logística.
FG - Quais os teus planos até final da temporada?
JCh - Até ao final da temporada gostaria de ser Campeão Nacional, em SH e em PH, com o Rodrigo Almeida (CA). Vai ser duro pois, os adversários são fortes mas eu estou a treinar para isso. É isso que me dá motivação. Em PM eu e a Ana C. Marques tínhamos grandes hipóteses de sermos Campeões Nacionais, mas, a maneira como o sistema de “Rankings” da nossa FPB está feito vai ser difícil, pois nem sequer conseguimos entrar nos torneios nacionais…
FG - Tens amigos no teu clube e já conseguiste amizades com atletas de outros clubes?
JCh - Claro que sim. Tenho muitos amigos na CHEL e também nos outros clubes, particularmente atletas de outros clubes com quem eu treino diariamente no Racquetworx e na Escola Dª Filipa de Lencastre, por exemplo, que também são meus colegas e amigos desta escola. Dentro do campo tento dar sempre o meu melhor, mesmo quando o adversário no outro lado da rede seja o meu melhor amigo!... amigos, amigos, competição à parte!...
FG - Qual foi o momento que mais te marcou durante os torneios já disputados?
JCh - Houve vários. Das vezes que fui chamado à seleção nacional por exemplo, o que me marcou mais foi quando fui com a equipa nacional, na altura com o Marco Vasconcelos e o Fernando Silva para participar no estágio organizado pela Badminton Europe, em Oviedo e em simultâneo participar nos Internacionais de Espanha em Gijon/Torneio Príncipe das Astúrias U13 e U17, em dezembro de 2012, estava eu ainda no 1º ano de Sub-13. 
Recordo-me também de ter sentido um orgulho muito grande quando ganhei, o torneio do “Circuito Nacional” espanhol em A Estrada/Pontevedra, em janeiro de 2013. Foi brutal! Em Espanha os torneios têm um ritmo bem mais acelerado e por isso é preciso estarmos, em muito boa forma técnica e principalmente física para ganharmos um torneio.
Nas competições Nacionais, o que mais me marcou foi na época de 2013/2014, quando fui Campeão Nacional nas 3 variantes, em Sub13. Espero conseguir repetir no próximo ano em Sub-15.
FG - Qual é o teu maior sonho no Badmínton?
JCh - Sem dúvida representar Portugal, nos Jogos Olímpicos, tal como deve ser para muitos atletas, mas para isso terei de me esforçar e dedicar bastante nos treinos e abdicar de muita coisa…
FG - Para além do Badmínton, quais são os teus outros passatempos?

JCh - Os torneios e os treinos já me ocupam grande parte do meu tempo. Depois de conciliar o badminton com a escola já não sobra quase tempo livre nenhum, mas sempre que posso gosto de estar com os meus amigos e gosto de jogar futebol.

FG - Qual a marca de raquetes e de sapatilhas que mais gostas de usar e tens algum patrocinador? 
JCh - Sou patrocinado pela marca YONEX através da RACQUETWORX do Tim Willis e atualmente estou a jogar com a YONEX NANOREY 750 que é a mais adequada para as minhas caraterísticas de jogo. As sapatilhas também são da Yonex.
FG - Qual é a importância que dás em praticar atividades desportivas?
JCh - Na minha opinião a atividade física é muito importante para nos mantermos saudáveis e para nos divertirmos, também é uma boa forma de descontrairmos e estarmos focados nos objetivos a atingir.
FG - Quem é o teu treinador, quantos treinos efectuas por semana, com a duração de quanto tempo, onde são realizados os treinos e consegues conciliar bem com a escola?
JCh - Os meus treinadores são o Tim Willis e a Filipa Lamy. Geralmente faço 3 a 4 treinos por semana, com a duração de 2 horas, mais treino físico. Os meus treinos são realizados no Inatel - Estádio 1º de Maio e na Escola D.ª Filipa de Lencastre. Até ao momento tenho conseguido conciliar a escola e o badminton, mas na altura dos testes tenho dado prioridade aos estudos.
FG - Qual o teu objectivo nos estudos?
JCh - O meu objectivo é acabar o ano com boas notas e um dia entrar numa Universidade relacionada com desporto.FG - Sentirias orgulho se fosses convocado, nos próximos anos, para representares a Seleção de Portugal?
JCh - Sim, como é óbvio sentiria um orgulho muito grande porque seria o resultado do meu esforço e dedicação à modalidade.
FG - Quais são os  positivos e os negativos de seres atleta?
JCh - Os aspecto positivos é estarmos sempre saudáveis e activos e conhecer pessoas e lugares novos/diferentes. Os negativos é estarmos menos tempo com os amigos e a família e termos pouco tempo para os estudos e outras coisas que gostamos de fazer.
FG - Gostarias de fazer algum tipo de agradecimento?
JCh - Em primeiro lugar quero agradecer aos meus irmãos que me dão muita força, aos meus pais que para além de apoiarem acompanham-me para todo o lado e me levam aos treinos e torneios dentro e fora de Portugal. A seguir quero agradecer aos meus treinadores Tim Willis e Filipa Lamy, por tudo o que me ensinaram de badminton e por toda a ajuda no campo e fora do campo... Quero agradecer muito ao Tim, pelo patrocínio da RACQUETWORX.
Aproveito a oportunidade, para agradecer também ao Daniel Moura porque foi ele que me iniciou a sério na modalidade. Por fim agradeço ao Prof. Fernando Gouveia e ao João Boto / Blogue Linhas & Finas/+badminton, por esta oportunidade de entrevista e parabéns pelo vosso trabalho.

Sem comentários: