linhasefinas

Acompanhe aqui as noticias mais significativas sobre badminton

Leia tudo numa só página, as "noticias" e os "cartoons". Participe...enviando-nos noticias de badminton da sua Região, Clube ou Associação, que estas serão publicadas para uma maior divulgação da modalidade. e-mail : linha.boto@gmail.com

Há notícias que só no maior jornal de badminton
de Portugal se podem ler....


Última Hora

sábado, 31 de maio de 2014

Campeonato Nacional de Não Seniores e Campeonato Nacional de Veteranos - Sorteios

A Federação Portuguesa de Badminton realizou este sábado, na sua sede nas Caldas da Rainha, os sorteios dos campeonatos nacionais de Não Seniores e Veteranos. Ambos os sorteios foram públicos, já que a Federação Portuguesa de Badminton convidou todos os clubes intervenientes a assistirem aos mesmos.
O Campeonato Nacional de Não Seniores irá realizar-se no fim de semana de 7 e 8 de Junho, enquanto que o Campeonato Nacional de Veteranos terá lugar no dia 10 de Junho, com ambas as competições a terem lugar no CAR - Centro de Alto Rendimento para o Badminton, nas Caldas da Rainha. Pode nos links em baixo os respectivos sorteios, que no entanto ainda não contempla os horários dos respectivos jogos. O horário será anunciado oportunamente, segundo noticia publicada pela Federação Portuguesa de Badminton na sua página oficial do Facebook.
 
 

sexta-feira, 30 de maio de 2014

Ranking Mundial - Nuno Santos e Telma Santos lideram a tabela dos portugueses

Nuno Santos em Singulares Homens e Telma Santos em Singulares Senhoras, lideram a tabela de atletas portugueses classificados no ranking mundial, ontem publicado pelo Badminton World Federation, após a realização da Thomas & Uber Cup e dos Internacionais de Espanha 2014.
Nuno Santos que participou nos XXVIIºs Internacionais de Espanha acumulou 360 por ter chegado à 3ª ronda das qualificações, subindo uma posição relativamente à passada semana (662º com 1190 pontos). Os jovens Ricardo Silva e Ângelo Silva foram os portugueses que mais beneficiaram com a sua participação nos Internacionais de Espanha, ao somarem 170 pontos, subindo cada 412 posições, o que coloca os dois atletas da CHELagoense com 210 pontos no 1354º lugar. Os dois atletas são agora os 2ºs melhores portugueses na tabela mundial. Telma Santos, que esteve ausente por se encontrar ainda em final de recuperação à intervenção a que foi submetida ao joelho, continua a ser a melhor das atletas lusas na 169ª posição (+1) com 9200 pontos. A famalicense Sónia Gonçalves,que teve uma participação discreta em Espanha, desceu uma posição esta semana, situando-se agora no 209º lugar com 6760 pontos. Ana Reis fecha o top3 das atletas lusas na 914ª posição com 210 pontos.
O malaio Chong Wei Lee reforçou uma vez mais a liderança mundial em singulares, depois da sua participação na Thomas Cup. Chong Wei Lee soma 101881 pontos, enquanto que o chinês Long Chen, 2º classificado som 73981 pontos. O dinamarquês Jan O Jorgensen, fecha o top3 mundial com 69383 pontos. Em singulares femininos, a China coloca as 3 atletas nas primeiras três posições. Li Xuerui com 95664 pontos, Shixian Wang com 86987 pontos e Yihan Wang com 80411, justificam pertencer à maior potencia mundial feminina da modalidade, elas que contribuíram para a vitória (13ª) na Uber Cup no passado domingo. Veja aqui o ranking mundial.

quinta-feira, 29 de maio de 2014

Noticias FPBadminton num minuto!



Campeonato Nacional de Veteranos
A Federação Portuguesa de Badminton informa que irá decorrer na sua sede, no próximo dia 31 de Maio de 2014, pelas 12:00 horas, o sorteio do Calendário da prova desportiva Campeonato Nacional de Veteranos, estando todos os Clubes filiados na presente época convidados a assistir ao mesmo.
 
Campeonato Nacional de Não Séniores
A Federação Portuguesa de Badminton informa que irá decorrer na sua sede, no próximo dia 31 de Maio de 2014, pelas 12:00 horas, o sorteio do Calendário da prova desportiva Campeonato Nacional de Não Seniores, estando todos os Clubes filiados na presente época convidados a assistir ao mesmo.

Campeonato da Europa de Clubes - CHELagoense no Grupo #3

Realizou-se na sede do Badminton Europe no passado dia 27 de Maio o sorteio para o Campeonato da Europa de Clubes, que pelo 4º ano consecutivo conta com a presença da equipa algarvia da CHELagoense, campeã nacional de equipas mistas. O evento irá decorrer entre os dias 24 e 28 de Junho no Coliseum de Amiens, França. Depois de na primeiras participações a equipa do Parchal ter ficado na fase de grupos e em 2013 ter conseguido a passagem à 2ª fase, perdendo nos 1/4 Final, a equipa comandada por António Pinto Leite e Dalila Belém irá até Amiens, em França com a esperança de pelo menos igualar ou melhorar a classificação do último ano. A equipa da CHELagoense pode não estar ainda na máxima força, quando estamos 4 semanas do inicio da competição, mas acreditamos que até lá, todos os atletas estejam na melhor forma para defenderem as cores do seu clube e de Portugal.
A competição que se realiza desde 1978 já teve vários campões e a UDS - União Desportiva de Santana em 2006, foi até hoje a única equipa portuguesa a subir ao pódio. Os madeirenses ficaram em 3º lugar, no ano em que, a equipa espanhola do Rinconada foi desqualificada (2º lugar). Os russos do Primorye Vladivostok já venceu a competição por 4 vezes e é, mais uma vez, o principal favorito em 2014.
Este ano a competição também conta com a participação dos dois únicos árbitros portugueses acreditados pelo Badminton Europe, João Lopes (Leiria) e João Fragoso (Mora).
 
O sorteio ditou os seguintes grupos:
Grupo #1 - Primorye Vladivostok (RUS); BC Zwijndrecht (BEL); Multi Alarm SE (HUN)
Grupo #2 - Van Zundert Velo (NED); TBR (ISL), Recreativo Ies La Ordem (ESP); Egospor (TUR)
Grupo #3 - Chambly Oise (FRA); BC Milano (ITA); BC Uzwil (SUI); ADC CHELagoense
Grupo#4 - Sokol Vasely Jehnice (CZE); SCB Stara Zagora (BUL); BC 82 Bettembourg (LUX); Team TBC (FRA)

quarta-feira, 28 de maio de 2014

XIXº Edição do Open de Oeiras - 2014 é já no próximo fim de semana

Realiza-se já no próximo fim de semana a XIXª Edição do Open de Oeiras. Se excetuar-mos os Internacionais de Portugal, esta é a competição a nível nacional, organizada por um clube, que tem  o recorde de mais edições consecutivas. Para este grande feito, muito contribuem os Prof. Monge Dias e seu filho Prof. Luis Monge Dias e o SIMPS
. Não foi por acaso que em 2012, este blogue atribuiu o Prémio Carreira "José Bento", ao Prof. Monge Dias pela sua dedicação ao badminton ao longo de uma vida.
A edição deste ano vai contar com a presença de 462 atletas em representação de 21 escolas/clubes, que competirão em 48 provas ao longo do fim de semana. Devido ao grande numero de atletas inscritos, o torneio terá lugar uma vez mais em dois pavilhões: Pavilhão da Escola Secundária Aquilino Ribeiro em Porto Salvo e Pavilhão da Escola Básica de São Bruno, em Caxias. Como é apanágio neste torneio, são muitos os patrocinadores, sendo a novidade deste ano a presença da JMA-BadmintonSports / Vitor representada  por José Manuel Almeida. O calendário, horário, e toda a informação da XIXª Edição do Open de Oeiras - 2014, pode ser consultado no Dropbox.
 


Clube Académico de Odivelas na Semana do Desporto de Odivelas

A Câmara Municipal de Odivelas, através da Divisão de Desenvolvimento Desportivo , está organizar um evento inédito no nosso concelho designado por “Semana do Desporto 2014”, que se irá realizar-se entre os dias 24 de Maio a 1 de Junho no Centro Comercial Strada Shopping & Fashion Outlet com todos os Clubes do Concelho .
A inauguração oficial foi no sábado dia 24 de Maio a partir das 13.00 horas, e contou com a visita ao nosso Stand da Presidente da Câmara Municipal de Odivelas - Drª Susana Amador, do Vereador do Desporto de Odivelas - Dr. Paulo César Teixeira, do Chefe do Desenvolvimento Desportivo - Dr. Carlos Lérias , onde foi recebido pelo Presidente do CAO - Vasco Martins, Vice-Presidente Paulo Dias, Presidente da Assembleia Geral Dr. José Rodrigues, pela Gestora do Departamento Sócio-cultural Lúcia Jerónimo e pela vogal da Direção do CAO, Drª Lucinda Martins .
A partir das 17.00 horas o CAO apresentou o seu Flashmob, onde a Vânia Leça, Cristina Freitas e Bianca Furtado, foram as animadoras do evento onde contou com a presença de 15 atletas .
Esta iniciativa contará com a participação do Clube Académico de Odivelas, que irá dinamizar o evento com atividades desportivas, nomeadamente com Jogos de Badminton , Flashmob Badminton (veja aqui)  com o intuito de divulgar a modalidade de badminton. Além da vertente de dinamização desportiva, a Semana do Desporto, contempla também no seu programa, um espaço de exposição, onde o CAO terá a possibilidade de promover o seu trabalho na área desportiva com um Stand.
Neste sentido, a Direção / Departamento Sócio-Cultural do CAO, vem convidar a todos os badmintonistas e familiares a visitarem nesta semana o nosso stand, neste tributo ao Desporto e à Atividade Física, oferecendo a oportunidade de promoverem as atividades desportivas desenvolvidas pelo nosso Clube , participando nos jogos de badminton, montado no Piso - 1, para que todos os interessados, atletas e pais possam nas suas horas de lazer, brincar, dando umas raquetadas.
Este é o nosso desafio e contamos com todos vós na divulgação das nossas iniciativas.
Juntem-se a nós na divulgação do Desporto . O Flashmob pode ser visto também na nossa página do facebook.
Fonte e fotos: CAO

domingo, 25 de maio de 2014

Open de Espanha - A Campeã da Europa Carolina Marin perde final em casa para a escocesa Kirsty Gilmour

Grande surpresa no Open de Espanha 2014. A espanhola Carolina Marin, que recentemente se sagrou Campeã da Europa individual, perdeu esta manhã/tarde em Madrid a final de singulares senhoras para 2ª cabeça de serie da competição, Kirsty Gilmour da Escócia. A escocesa acabou assim por ser o maior destaque da competição espanhola, numa final que foi arbitrada pelo morense João Fragoso. Antes da final de singulares senhoras, já o veterano Joachim Persson da Dinamarca tinha vencido o seu compatriota Rasmus Fladberg, regressando assim aos triunfos numa competição internacional. A primeira final do dia foi a de pares senhoras, ganha pela dupla da Bulgária Gabriela Stoeva/Stefani Stoeva, que venceram as escocesas Imogen Bankier/Kirsty Gilmour, numa final onde esteve também o árbitro português Bruno Madeira como Juiz de Serviço. A final de pares homens, totalmente polaca, foi ganha pela dupla Likasz Moren/Wojciech Szkudlarczyk, 2ºs cabeças de serie, que derrotaram Adam Cwalina/Przemyslaw Wacha, 1ºs cabeças de serie do torneio de duplas masculinas.
Finalmente em pares mistos verificou-se a 2ª vitória para a Escócia, com a dupla Robert Blair/Imogen Bankier a venceram a dupla polaca Robert Mateusiak/Agnieszha Wojtkowska, numa final que teve a arbitragem do leiriense João Lopes.
 

Japão sagra-se pela 1ª vez na sua história Campeão Mundial de equipas Homens ao vencer na final a Malásia por 3-2

O Japão venceu este domingo a Thomas Cup (Campeonato do Mundo de Equipas Homens), ao derrotar na final num encontro épico a Malásia de Chong Wei Lee por 3-2. Depois de na sexta-feira, ter afastado a China nas 1/2 finais por 3-0, o Japão sabia que podia escrever uma das melhores páginas na sua história do badminton, com a conquista do cedro Mundial. O encontro de hoje frente à malásia foi sem sombra de dúvidas um hino ao badminton com a duração de quase 5 horas.
Começou melhor a Malásia que através do nº1 mundial, Chong Wee Lee, colocou o seu pais na frente, no entanto a resposta dos japoneses não se fez esperar e a dupla Kenichi Hayakama/Hiroyuki Endo venceu o PH1, naquela que pode ter sido a partida mais decisiva no encontro. O jovem Kento Momota venceu depois o SH2, na partida mais rápida do encontro e colocou o nipónicos pela primeira vez na frente, quando faltavam ainda disputar as partidas de PH2 e SH3. Quando a dupla japonesa Keigo SONODA/Takeshi Kamura, venceu o primeiro jogo à dupla malaia V Shem Goh/Wee Kiong Tan, pensava-se que a final estava entregue ao Japão. No entanto os malaios deram uma grande resposta, garantindo a vitória com dois excelentes jogos, levando tudo para a negra. A grande responsabilidade era agora dos terceiros homens de singulares de cada nação. Takuma Ueda poderia fazer história para o Japão e Daren Liew da Malásia poderia dar o 6º titulo à Malásia. Começou melhor o japonês que venceu o 1º jogo da partida decisiva por 21-12, mas Daren Liew, depois de estar a perder o segundo jogo por 10-16, acreditou até ao fim virando por completo o set, vencendo por 21-18, deixando o pavilhão ao rubro e a incerteza de quem seria o nome campeão mundial de equipas homens. No terceiro set, os dois atletas equilibraram-se com o japonês a comandar sempre, no entanto por margem mínima. Apenas na fase final da partida o japonês assegurou uma vantagem maior o que lhe permitiu depois gerir e terminar o encontro para gaudio dos japoneses que assistiram à final ao vivo.  

Thomas Cup - Final entre Malásia e Japão em directo

sábado, 24 de maio de 2014

China conquista 13º titulo mundial de Equipas Senhoras "UBER CUP"

A China conquistou este sábado na India o 13º Título Mundial de Equipas Femininas, depois de bater na final a sua congénere do Japão por 3-1. As japonesas que já não estavam numa final da "Uber Cup" há 33 anos (ultima vitória em 1981), não teve desta vez argumentos para a equipa chinesa comandada pela líder mundial em singulares senhoras Xuerui Li. Xuerui Li iniciou a conquista do titulo para a China com uma vitória no primeiro singular sobre a jovem Minatsu Mitani. O Japão respondeu de imediato com um triunfo no primeiro par, com Mikasa Mat Sutomo/Ayaka Takahashi sobre Yixin Bao/Jinhua Tang. A segunda atleta chinesa e 2º do ranking mundial Shixian Wang repôs de novo a vantagem chinesa, com triunfo sobre Sayaka Takahashi. As chinesas fecharam o encontro do titulo mundial com a dupla Yunlai Zhao/Xiaoli Wang a venceram as japonesas Miyuki Mada/Reika Kakiiwa.
O encontro da final masculina tem lugar amanhã pelas 11H00, e vai opor a Malásia ao Japão, nipónicos que pela primeira vez estão numa final da Thomas Cup, depois de uma fantástica vitória sobre a super favorita China.


Foto: BWF

Open de Espanha - Finalistas conhecidos e três arbitros portugueses vão estar nas finais

Já estão definidas as finais dos XXVIIº Internacionais de Espanha. Em singulares homens um dos melhores europeus de sempre Joachim Persson, 4º cabeça de serie vai decidir o título do Open de Espanha com o seu compatriota, bem mais novo Rasmus Fladberg, 6º cabeça de serie. Em singulares senhoras e como se esperava a espanhola Carolina Martin, 1ª cabeça de serie e campeã da Europa em título, não teve dificuldades em atingir a final, onde vai defrontar a escocesa Kirsty Gilmour, 2ª cabeça de serie. Esta final será arbitrada pelo árbitro Morense, João Fragoso.
Em pares homens, supremacia polaca, com as melhores duplas da competição a discutirem a final.  Bruno Madeira, o árbitro português que se estreia no estrangeiro, vai estar como juiz de serviço nem duplas femininas onde frente a frentes vão estar uma dupla escocesa e uma búlgara. Finalmente em pares mistos, outro juiz português vai estar a dirigir a partida. Trata-se do leiriense João Lopes, que vai estar atento ao que Robert Blair/Imogen Bankier (SCO) e Robert Mateusiak/Agnieszka Wojtkowska (POL) vão fazer. As finais iniciam-se às 8H30, hora portuguesa. Entretanto já hoje nas 1/2 finais a dupla de árbitros nacionais Celisa Monteiro como árbitro e Bruno Madeira como juiz de serviço estiveram em acção.

sexta-feira, 23 de maio de 2014

Japão faz história na Thomas Cup e regressa à final da Uber Cup 33 anos depois

A equipa do Japão fez história esta sexta-feira ao eliminar nas 1/2 finais da Thomas Cup, a formação chinesa por concludente 3-0, apurando-se  assim e pela primeira vez para a final do Campeonato do Mundo de Equipas Homens. Depois de na última edição ter conseguido a medalha de bronze, este ano a equipa japonesa está a um passo de conseguir o seu primeiro titulo mundial de equipas homens. Na final os japoneses vão defrontar a Malásia que derrotou por iguais números a Indonésia. A Indonésia continua a ser a formação com mais títulos (13), seguido da China (9) e Malásia (5), sendo estes os únicos três países que venceram a competição.
Na Uber Cup, a China não vacilou e está de novo na final, podendo conquistar o seu 13º titulo mundial. As japonesas na fase final, derrotaram a Dinamarca dos 1/4 final e a India nas 1/2 finais, estão de volta à final do Campeonato do Mundo de Equipas Senhoras 33 anos depois. O Japão, aliás já venceu 5 vezes a prova, entre os anos de 1966 e 1981, sendo a ainda a segundo pais com mais títulos. Estados Unidos e Indonésia tem 3 títulos, enquanto que a Coreia do Sul soma 1.

Noticias FPB num minuto

 
Categorias 2014/15
A FPB publicou os critérios de definição de categorias dos atletas para a época 2014/15. Pode obter uma cópia aqui.
 
Campeonato da Europa de Veteranos
Como é conhecido, o Campeonato da Europa de Veteranos será disputado no CAR, de 21 a 27 de Setembro de 2014. Esta prova é disputada nos seguintes 8 escalões: 35+/40+/45+/50+/55+/60+/65+/70+. Um atleta é elegível para competir num dado escalão se tiver cumprido a respectiva idade mínima no dia 1 de Janeiro de 2014. Assim, só podem participar atletas nascidos em 1978 ou antes. Um atleta pode jogar num escalão etário inferior ao seu, mas não pode jogar a mesma prova em mais do que um escalão.
Cada país pode inscrever um máximo de 4 atletas ou pares em cada evento/escalão. As inscrições para atletas portuguesas são gratuitas. No entanto, os respectivos clubes serão responsáveis por qualquer multa imposta pela Badminton Europe e relacionadas directamente com os seus atletas.
Os clubes dos atletas interessados em participar nesta prova devem enviar a respectiva manifestação de interesse para o email events@fpbadminton.pt até ao próximo dia 4 de Junho de 2014. Neste email devem ser incluídos o nome do atleta, as provas/escalões em que pretende participar e os respectivos parceiros. Após o final do prazo a FPB avaliará a situação em cada escalão/prova. Nos casos em que haja mais de 4 atletas/pares interessados em participar num dados escalão/prova, a FPB organizará uma prova de apuramento em data a indicar oportunamente.
Mais informação sobre esta competição pode ser obtida em: http://events.badmintoneurope.com/cms/?cmsid=340&pageid=5804

quinta-feira, 22 de maio de 2014

Open de Espanha 2014 - Portugueses afastados nos qualifyings

Todos os atletas portugueses que se deslocaram a Madrid, para participarem nos XXVIIºs Internacionais de Espanha, foram esta 5ª feira afastados da prova espanhola ainda nas qualificações. Nuno Santos, o mais credenciado dos atletas portugueses, acabou por ser o que chegou mais longe, perdendo o acesso ao quadro principal de singulares homens, na última ronda diante do neo-zelandês Michael Fowke, o mesmo atleta que eliminou o atleta de Coimbra nos últimos Internacionais de Portugal. Antes Nuno Santos tinha afastado nas rondas anteriores Chen Zeyu e Pablo Sanmartin, ambos espanhóis. O algarvio Ricardo Silva ainda passou a 1ª ronda ao vencer o francês Lenaic Luong, mas não resistiu precisamente ao neo-zelandês Michael Fowke. O leiriense Ângelo Silva já sabia que tinha vencido na 1ª ronda por desistência do seu adversário, e na 2ª ronda perdeu diante do indonésio Adi Pratama, que não teve dificuldade em entrar no quadro principal. Em singulares senhoras e com a ausência por doença de Ana R Santos (CA), Sónia Gonçalves acabou por ser a única representante feminina portuguesa na competição. A atleta de Famalicão acabou por não ser feliz, tendo perdido logo na 1ª ronda das qualificações de singulares senhoras.
Em pares homens a jovem dupla portuguesa Ricardo Silva/Ângelo Silva não resistiu e acabou eliminada logo na primeira ronda.  
Entretanto outros portugueses vão continuar em Madrid. São os árbitros João Lopes, João Fragoso, Celisa Monteiro e Bruno Madeira. Veja aqui todos os resultados do dia.
 
Resultados dos atletas portugueses
Singulares Homens
1ª Ronda qualificações
Ricardo Silva  venceu Lenaic Luong (FRA) por 21-12/21-19
Nuno Santos venceu Chen Zeyu (ESP) por 20-22/21-12/21-18
Ângelo Silva vs Vitor Martin (ESP) - V/FC
2ª Ronda qualificações
Ricardo Silva perdeu com Michael Fowke,6 (NZL) por 14-21/15-21
Nuno Santos venceu Pablo Sanmartin (ESP) por 20-22/21-12/21-18
Ângelo Silva vs Adi Pratama (IND) por 11-21/12-21
 3ª Ronda/Final
Nuno Santos perdeu com Michael Fowke (NZL) por 14-21/19-21

Singulares Senhoras
1ª Ronda qualificações
Sónia Gonçalves perdeu com Camilla Martens (DEN) por 12-21/7-21

Pares Homens
1ª Ronda qualificações
Ângelo Silva/Ricardo Silva perderam com Javier Sanchez Soler/Alejandro Toro (ESP) por
11-21/21-17/9-21

7 em Linha directa – Entrevista ao Prof. Miguel Oliveira sobre um dos projectos mais arrojados do desporto em Portugal

Miguel Oliveira é Prof. na Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física na Universidade de Coimbra e está ligado ao badminton há largos anos. Actualmente Miguel Oliveira tem em mãos um projecto arrojado de uma academia de desporto que irá abranger 8 modalidades, todas elas Olímpicas.

1 – Linhas & Finas/+badminton – Como nasceu o projecto da CSA – Coimbra Sports Academy e que impacto vai esta ter no desporto nacional?
Miguel Oliveira  A Coimbra Sports Academy (CSA) nasce como resposta aos problemas, identificados por muitas pessoas ligadas ao fenómeno desportivo (atletas, treinadores, dirigentes, pais),  que os jovens atletas enfrentam diariamente, como sejam: locais de treino inapropriados, horários de treino perfeitamente desajustados, necessidade de "optar" frequentemente entre treino ou cumprimento de tarefas escolares, fraco ou inexistente apoio médico-desportivo já para não falar da inexistência ao nível do treino mental, muitas vezes rácios treinador/atleta que impedem o otimizar das suas capacidades, falta de divulgação e de gestão do seu projeto/imagem e, simultaneamente, ausência de uma estratégia e planeamento adequados para construir uma carreira desportiva. Após identificados os problemas reunimos um grupo de trabalho que, ao longo do último ano, tem analisado os diversos constrangimentos, estudado possíveis soluções, auscultado entidades e proposto parcerias, estando conscientes que, em face da atual conjetura económica do nosso país este projeto apenas seria exequível se conseguíssemos motivar e criar as necessárias sinergias entre uma série de instituições. Quanto ao impacto da academia no desporto nacional somos suspeitos ao emitir opinião – acreditamos que vamos ajudar a mudar mentalidades, que estamos a implementar um nova solução, exequível, e da qual esperamos resultados bastante positivos, e que após um ou dois anos de trabalho outros nos sigam, noutros locais do país, desenvolvendo projetos similares, sempre no sentido de melhorar as condições de prática e o rendimento desportivo, a par do desenvolvimento dos seus percursos escolares.
2 – L&F – A academia irá substituir os CAR existente no pais, ou irá trazer uma mais-valia para os atletas, já que como sabemos a maioria dos CAR não conseguem trabalhar o ano inteiro com os atletas de alta competição?
M.O. – Não pretendemos substituir os CAR. Assumimo-nos claramente como uma solução diferente, a qual prevê uma intervenção nos atletas sinalizados muito mais precocemente, lhes proporciona um acompanhamento completo e permanente, e acredita na exequibilidade do paralelismo com o percurso escolar, ainda que com as adaptações necessárias. Orientamos os atletas para o rendimento ao mais alto nível, ou seja para a alta competição. Seremos uma opção, não um caminho exclusivo. Seja a partir da iniciativa individual/familiar, seja por parcerias estabelecidas com federações desportivas e outras entidades nacionais, e mesmo com clubes/associações, daremos a resposta adequada.
3 – L&F – Neste projecto com que parceiros estratégicos vai poder contar a Coimbra Sports Academy?
M.O. – Estão a ser protocoladas parcerias com clubes, associações e federações desportivas, mas também com as entidades da tutela do desporto e da educação, para além das entidades governativas locais. Existe uma residência com todas as infraestruturas necessárias. Estão também envolvidas algumas marcas desportivas que, atuando como sponsores, acabarão por ter um papel muito importante na formação dos atletas. Para além dos espaços desportivos existe toda uma equipa humana para assegurar todo o processo de formação dos alunos-atletas. Durante a próxima semana ficará online o nosso site, existindo no mesmo uma brochura digital com informações muito completas. Não gostaríamos de nos adiantar à divulgação oficial, até porque alguns dos protocolos ainda estão a ser finalizados.
4 – L&F – Quais os principais objectivos com a criação da CSA – Coimbra Sports Academy?
M.O. – Os principais objetivos da CSA são dar resposta aos problemas identificados e, anteriormente indicados na 1ª questão – proporcionar as melhores condições de treino (espaços, técnicos, apoio clínico) construção e gestão de uma imagem e projeto de carreira, estabelecer uma correta articulação com o percurso escolar, obviamente diferenciado, preparar o acesso ao ensino superior (quando for essa a opção), encontrar soluções para o pós-carreira desportiva (não esqueçamos quantas vezes esta é interrompida por tão diversas circunstâncias).
5 – L&F – Vai ser possível em Coimbra e mais concretamente na academia, os atletas conciliarem os estudos com o seu desporto de eleição, já que sabemos que na maioria dos casos em Portugal tal não é possível?
M.O.  Nas modalidades desportivas que intervimos sim. Ao nível do 3º Ciclo e do Ensino Secundário os alunos terão horários adaptados (10.35h às 16.25h), existirão apoios tutoriais, reposição de aulas quando os alunos-atletas se ausentem para estágios e competições, épocas extraordinárias de avaliação. Tudo é pensado no sentido que os jovens tenham o tempo devidamente distribuído entre treino, escola, recuperação/descanso, estudo. A alimentação, os tempos para dormir são fundamentais. Os nossos tutores residenciais farão um acompanhamento exaustivo dos jovens, estando em contacto permanente com as equipas técnicas, psicólogo, diretores de turma, subdiretor para a Área Pedagógica da CSA. Ao nível do ensino superior estamos a trabalhar no sentido que todas as condições contempladas na legislação relativa aos atletas com Estatuto de Alto Rendimento sejam efetivamente cumpridas, e que cumulativamente as mesmas sejam extensíveis aos outros atletas – para tal, a oportuna publicação do novo Estatuto Aluno-Atleta, bem como as condições para os atletas que representem a Universidade de Coimbra nas competições universitárias serão uma importante ajuda. Outras iniciativas estão em fase de proposta pelo que, não nos poderemos pronunciar neste momento.
6 – L&F – Com que idade, ou anos escolares, estão a pensar para o arranque da academia? A CSA está aberta apenas a atletas que morem em Coimbra ou no seu concelho, ou terá alguma residência para aqueles que queiram vir de fora para treinarem e estudarem em Coimbra?
M.O. – Na CSA estamos preparados para acolher atletas a partir dos 12 anos de idade – 3º Ciclo do Ensino Básico. Neste primeiro ano/época, 2014-2015, iremos iniciar com 3 turmas – 8ºano, 9ºano e 10ºano. No ano seguinte iniciar-se-ão as turmas dos 7º e 11º anos, deixando para 2016-2017 a abertura do 12ºano. No entanto, a partir já deste primeiro ano letivo, daremos resposta a eventuais alunos-atletas que integrem este projeto e que venham a frequentar os anos de escolaridade não programados para iniciar em 2014/15 – a única diferença é que não estarão integrados em turmas dedicadas mas, terão exatamente todas as restantes condições dos seus colegas. A academia receberá atletas de todo o país, desde que cumpram os níveis de exigência para o trabalho a desenvolver, e também atletas de outros países. Usufruiremos de uma residência com quartos individuais, refeitório, salas de estar, biblioteca e salas de estudo, para além de alguns espaços de jardim para convívio ao ar livre.
7 – L&F - Acha então possível que relativamente ao badminton, esta academia seja uma mais-valia, já que com as condições, quer de alojamento, quer de treinos, alguns jovens atletas com o apoio dos seus pais, decidam ir para Coimbra, onde posteriormente também sabem que podem prosseguir os seus estudos na mais famosa universidade portuguesa?
M.O. – Pensamos que sim. Para além de uma equipa humana que cobre uma série de áreas do desenvolvimento destes alunos-atletas, para além das condições de espaços desportivos, Coimbra beneficia claramente da sua localização geográfica, de ser uma grande cidade, com todos os serviços, mas que facilmente se atravessa em 10 minutos, para além da grande mais-valia que é Universidade de Coimbra. Os jovens começam a atingir os seus melhores níveis de performance perto da idade em que ingressam, ou ingressaram há pouco, no percurso universitário – temos que ser realistas, em face das fracas possibilidades oferecidas para uma carreira desportiva profissional em exclusivo, com excepção de muito poucas modalidades, poucos serão os jovens que deixarão os seus estudos para se dedicarem em exclusivo ao desporto. E ainda assim, nos casos em que tal é possível, há que equacionar, e possibilitar, uma formação profissional, nem que seja após o términus da carreira desportiva. Dificilmente, se encontrarão reunidas as condições que existem em Coimbra, noutra cidade portuguesa.

XXVII ºs Internacionais de Espanha - Henrique Neto não foi esquecido

Tal como dissemos na apresentação do Open de Espanha 2014, a Federação Espanhola de Badminton convidava anualmente e pessoalmente o malogrado Henrique Neto para ser um dos árbitros nos Internacionais de Espanha. Henrique Neto foi sem duvida o árbitro que mais vezes marcou presença nos Internacionais de Espanha. O ano passado uma das suas fotos como árbitro fez parte do cartaz do evento. Este ano a Federação Espanhola não se mostrou indiferente ao súbito desaparecimento de Henrique Neto e numa grande homenagem ao homem e ao árbitro, colocou mais uma vez, uma foto daquele que é considerado por muitos, como tendo sido o melhor árbitro português de sempre. A Federação Espanhola vai ter o cuidado, como já nos foi informado, de fazer chegar à família de Henrique Neto um cartaz original com respectiva moldura. Entretanto na Liga de Clubes em Espanha, tem sido feito um minuto de silencio em homenagem a Henrique Neto, e no próximo sábado no Open de Espanha, entre cada partida das 1/2 finais, será guardado igualmente um minuto de silêncio para lembrar Henrique Neto em mais sincera homenagem da Federação Espanhola.
Esta é mais uma prova do respeito e do grande amizade que existia entre a Federação Espanhola e o nosso amigo Henrique Neto.
 


quarta-feira, 21 de maio de 2014

Pedro Martins (ISMAT) e Catarina Cristina (UNova) são novos campeões nacionais universitários em singulares

Realizou-se no passado dia 16 de Maio no Pavilhão da Universidade de Évora os Campeonatos Nacionais Universitários de Badminton (singulares). O Evento anualmente promovido pela Federação Académica do Desporto Universitário (FADU), contou com a organização da Associação Académica da Universidade de Évora e com o apoio do Clube Badminton de Évora.
Marcaram presença na competição de 2013/2014, 40 atletas sendo 26 masculinos e 14 femininos em representação da maioria das Associações Académicas. Em masculinos o olímpico Pedro Martins, sagrou-se pela primeira vez campeão universitário em representação do Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes (Portimão), vencendo na final Ruben Vieira da Universidade do Minho. Fechou o pódio  Miguel Pinto da Universidade de Coimbra. Em femininos, Catarina Cristina da Universidade Nova ficou com o título nacional este ano, que o ano passado lhe foi negado por Vânia Leça (NOVA). Em segundo lugar ficou Ana Rita Santos da Universidade do Porto, enquanto que Ana Dias da Associação Académica de Coimbra fechou o pódio feminino

Masculinos
1º Pedro Martins (ISMAT)
2º Ruben Vieira (AAUMinho)
3º Miguel Pinto (AACoimbra)

Femininos
1ª Catarina Cristina (UNova)
2ª Ana R Santos (UPorto)
3ª Ana Dias (AACoimbra)
 
Fotos e Fonte: BCE

XXVII Internacionais de Espanha - 4 portugueses à conquista de pontos para o ranking mundial em Madrid

Nuno Santos (AAC), Ricardo Silva (CHEL), Ângelo Silva (CHEL) e Sónia Gonçalves (FAC) são os quatro atletas portugueses que amanhã começam a sua participação nos Internacionais de Espanha, todos por iniciativa dos seus respectivos clubes. A acompanhar os atletas vai estar Bruno Gomes, treinador de Sónia Gonçalves e ainda o pai do atleta Ângelo Silva. Ana Rita Santos que estava inscrita, acabou por não viajar para Madrid por se encontrar doente.
Mais uma vez os Internacionais de Espanha, são uma competição International Challenge com um prize money de 15.000 USD, o que eleva a qualidade da competição. Todos os portugueses terão de lutar nos sempre complicados qualifyings para uma entrada nos respectivos quadros principais que apenas se iniciam na sexta-feira. O jovem algarvio Ricardo Silva CHEL) e o conimbricense Nuno Santos (AAC) são os primeiros atletas lusos a entrar em acção logo pelas 9H20, para a 1ª ronda de singulares homens. O leiriense Ângelo Silva (CHEL) já sabe que passou a 1ª ronda de singulares homens por desistência do seu adversário e vai apenas entrar em acção na 2ª ronda pelas 16H40 onde irá defrontar o vencedor da partida que oporá  o russo Sergey Scherbin ao indonésio Adi Pratama.
Em singulares senhoras, Sónia Gonçalves (FAC), única representante feminina portuguesa na competição entra nos courts do "Pabellon Municipal Marques De Samaranch" em Madrid às 12H40 para disputar a 1ª ronda dos qualifyings de singulares senhoras. Já em pares homens Ricardo Silva/Ângelo Silva decidem a passagem à ronda final de apuramento às 18H00.
Para além dos atletas e treinadores portugueses em Madrid, estão também na capital espanhola os árbitros João Fragoso e João Lopes, os mais cotados árbitros portuguesas da actualidade e ainda Celisa Monteiro e o estreante Bruno Madeira. Pode acompanhar aqui todos os resultados da competição.
 
1ºs jogos dos atletas portugueses e respectivas horas

Singulares Homens
1ª Ronda qualificações
09H20 - Ricardo Silva vs Lenaic Luong (FRA)
09H20 - Nuno Santos vs Chen Zeyu (ESP)
12H00 - Ângelo Silva vs Vitor Martin (ESP) - V/FC
 
2ª Ronda qualificações
16H40 - Ângelo Silva vs Sergey Scherbin (RU) ou Adi Pratama (IND)

Singulares Senhoras
1ª Ronda qualificações
12H40 - Sónia Gonçalves vs Camilla Martens (DEN)

Pares Homens
1ª Ronda qualificações
18H00 - Ângelo Silva/Ricardo Silva vs Javier Sanchez Soler/Alejandro Toro (ESP)

 

terça-feira, 20 de maio de 2014

BWF estuda alternativas ao actual sistema de pontuação no Forúm anual que decorre em Nova Delhi (India)

A associação Badminton World Federation vai abrir discussão sobre as opções alternativas para o atual sistema de pontuação na próxima sexta-feira, no fórum anual que este ano decorre em Nova Delhi , na Índia, durante a Thomas & Uber Cup (Campeonato do Mundo de equipas homens e senhoras
Esta será a primeira discussão formal sobre este tema, desde 2006, quando na altura a BWF o actual sistema de pontuação (partidas disputadas em dois jogos até aos 21 pontos a vantagem de dois pontos a partir dos 20 igual até ao máximo de 30-29, e um 3º jogo caso necessário nas mesmas circunstâncias). Os actuais dirigentes mundiais estão a considerar o assunto, já que pretendem melhorar a modalidade em todos os contextos, quer para os fãs, televisão, transmissões ao vivo e para todos os jogadores em todos os níveis.
"O Badminton é um desporto já com muitos adeptos e como em tal , está em constante evolução . Tem havido vários desenvolvimentos na pontuação das partidas, que, como uma federação internacional , pensamos que o momento é propício para discutir com os nossos membros associados, mais algumas alterações", explicou o Presidente da BWF, o dinamarquês Thomas Lund,
"A reunião  que vai ter lugar à margem da Thomas & Uber Cup Finals 2014 - " irá apresentar idéias em torno das pontuações e as diferentes possibilidades de pontuação. Estas ideias serão projectadas para iniciar um diálogo e consulta com os nossos membros sobre o actual sistema, e como ele pode ser melhorado para que as gerações vindouras continuem desfrutando do badminton no seu melhor - adiantou ainda Thomas Lund"-.Os novos sistemas de pontuação em estudo foram apresentados em reunião realizada pela BWF  à Associação de jogadores na semana passada. A BWF está interessada ​​em apurar as opiniões dos que estão no centro da competição. Na reunião, Thomas Lund delineou as  razões para contemplar uma mudança do sistema de pontuação, sublinhando que a opinião dos jogadores seria muito importante, antes de qualquer decisão de manter ou alterar os regulamentos em vigor. Entre os benefícios de uma mudança, ele assinalou a criação de mais intensidade e emoção em jogos e reduzindo o período de tempo para os jogos que tem aumentado. O Presidente do Comitê de Eventos do BWF, Peter Tarcala, observou que " há várias ligas de badminton no mundo, com os seus próprios sistemas de pontuação ... precisamos de um sistema uniforme". .Os jogadores foram convidados para avaliarem três sistemas de pontuação alternativos:
 
• Dois jogos de 21 (configuração atual) e o terceiro jogo a ser jogado até aos 11 pontos (dois pontos de vantagem, com ponto decisivo aos 14-14 terminando aos 15) .
• Três jogos de 15 pontos ( dois pontos de vantagem; jogando-se até aos 19 pontos no máximo ) (2-0 em jogos termina).
• Cinco jogos de 9 pontos ( dois pontos de vantagem; ponto decisivo aos 12-12, terminando aos 13 pontos). (primeiros atleta/par que fizer 3 jogos vence partida)

Um destes sistemas de pontuação pode ser selecionado após testes adequados em torneios. e o  feedback será considerado a partir de várias partes interessadas.  O Presidente da Associação de Atletas da BWF, Emma Mason, pediu aos jogadores para expressarem os seus pontos de vista, observando o que for adequado, sendo que a decisão deve ser tomada tendo em conta todos os membros associados,  e que a transição deve ser feita sem presas.

Fonte e foto: Site BWF

segunda-feira, 19 de maio de 2014

Mesmo sem Globo de Ouro Telma Santos é uma vencedora!

Telma Santos esteve esta noite deslumbrante nos Globos de Ouro.
A atleta de Peniche foi uma das quatro nomeadas pela SIC/Revista Caras para atleta feminina do Ano 2013. Apesar de não ter sido a escolhida pelo júri para receber o Globo de Ouro (ganho por Sara Moreira-Atletismo), Telma Santos deu um enorme contributo para divulgar a nossa modalidade. Telma Santos participou antes no jantar de todos os nomeados e fez-se acompanhar durante a Gala,  por João Lopes de Leiria, treinador, atleta e 1º árbitro português a conseguir as insígnias do Badminton Europe. Os badmintonistas portugueses devem estar orgulhosos pela nossa modalidade estar pela primeira vez nomeada  em 19 edições dos Globos de Ouro. Parabéns Telma Santos. 

domingo, 18 de maio de 2014

Pedro Martins (CHEL) e Ana Moura (CHEL) voltam a triunfar na última Jornada do Circuito Nacional - Fase Final

Sem surpresas, Pedro Martins (CHEL) e Ana Moura (CHEL), venceram em singulares a 5ª e última Jornada do Circuito Nacional de Absolutos que este fim de semana decorreu na cidade das Caldas da Rainha. Na final os atletas da CHELagoense venceram respectivamente Nuno Santos (AAC) e Sofia Setim (CDRP). Nos pares homens as honras vão para a dupla sub17, Ricardo Silva/Ângelo Silva (CHEL) que marcaram a sua primeira vitória na categoria absolutos, depois de afastarem nas 1/2 finais os 1ºs cabeças de serie Nuno Santos/Diogo Silva (AAC), venceram na final os madeirenses Duarte Anjo/Hugo Batista, outra dupla jovem que fez uma excelente prova. As madeirenses Ana Moura da CHELagoense e Sofia Setim  (CDRP) triunfaram em pares senhoras, depois de na final baterem Catarina Cristina/Daniela Conceição (CHEL), dupla que afastou as lideres nacionais Ana Santos (CA)/Sónia Gonçalves (FAC). Ricardo Silva/Ana Reis (CHEL) continuam imparáveis nas provas do circuito nacional-fase final, com o 4º triunfo em outras tantas provas em que participaram. Desta vez venceram na final Miguel Pinto/Carolina Marques (AAC).
Na categoria C, e em singulares homens, Luis Duarte (SIMPS) voltou a venceu, desta vez diante do famalicense Rui Mesquita. Maria Margarida Rodrigues triunfou pela 2ª vez esta temporada em singulares senhoras, derrotando na final Joana Silveira (ESMA).
João Pedro/Luis Duate (SIMPS) triunfaram pela 4ª vez esta temporada na fase final de uma prova do circuito nacional, desta vez derrotando na final a dupla da Santiago do Cacém, Leonel Mestre/Nicolae Ardelaen (JAC). Em pares mistos e numa poule de três duplas levou a melhor a dupla Timothy Willis (AJ)/Maria M Rodrigues (SIMPS), que na partida decisiva venceu Luis Duarte/Ana Silva (SIMP). 
Na categoria D, Luis Cruz (AAC) voltou ao lugar mais alto do pódio, depois de vencer Gonçalo Marques (CDMD), precisamente o adversário que lhe tinha "roubado" o 1ºlugar na 4ª jornada. Em singulares senhoras, Soraia Silva (CSM), fez jus à sua condição de 1ª do ranking nacional e conseguiu a sua 3ª vitória na temporada, triunfando na final diante de Maria Ferreira (MVD). Em pares homens, Tiago Guerreiro/Gonçalo Marques (CDMB) conseguiram uma importante vitória perante os lideres nacionais Alexandre Silva/Rui Boto (CREA). Finalmente em pares mistos João Madeira/Lúcia Jerónimo (CAO) conseguira o seu 3º triunfo consecutivo em provas nacionais e reforçaram a liderança no circuito nacional. Nesta 5ª jornada a dupla do Académico de Odivelas derrotou Luis Cruz/Sara Sinta da Académica de Coimbra.
Este foi a ultima prova antes do campeonato nacional que se vai realizar nos dias 14 e 15 de Junho, também nas Caldas da Rainha.   

Resultados das finais/Poules da 5ª Jornada do Circuito Nacional de
Absolutos e Seniores C e D

SH - Pedro Martins (CHEL) venceu  Nuno Santos (AAC)  por 21-13/21-18
SS - Ana Moura (CHEL) venceu Sofia Setim (CDRP) por 21-14/21-9
PH - Ricardo Silva/Ângelo Silva (CHEL) venceram Duarte Anjo(Hugo Batista (CDRP) por 21-18/21-18
PS - Ana Moura (CHEL)/Sofia Setim (CDRP) venceram Catarina Cristina/Daniela Conceição (CHEL) por 21-13/21-18
PM - Ricardo Silva/Ana Reis (CHEL) venceram Miguel Pinto/Carolina Marques (AAC)
por 21-15/21-9
Categoria C
SH - Luis Duarte (SIMPS) venceu Rui Mesquita (FAC) por 21-15/21-11
SS - M. Margarida Rodrigues (SIMS) venceu Joana Silveira (ESMA) por 21-11/26-24
PH - João Pedro/Luis Duarte (SIMPS) venceram Leonel Mestre/Nicolae Ardelean (JAC)  por 21-18/21-16
PM - Poule: 1ºs  Timothy Willis (AJ)/Maria M Rodrigues (SIMPS); 2ºs Luis Duarte/Ana Silva (SIMPS)
 Categoria D
SH - Luís Cruz (AAC) venceu Gonçalo Marques (CDMB) por 15-21/21-19/21-19
 SS - Soraia Silva (CSM) venceu Maria Ferreira (MVD) por 21-16/21-11
PH - Tiago Guerreiro/Gonçalo Marques (CDMB) venceram  Alexandre Silva/Rui Boto (CREA) por 18-21/21-12/21-16
PM - João Madeira/Lúcia Jerónimo (CAO) venceram Luis Cruz/Sara Sintra (AAC) por 21-15/21-9

Todos os resultados aqui
Fotos: Victor Rocha

sexta-feira, 16 de maio de 2014

5º Momento dos Torneios de Divulgação - TD de Lisboa - Cacém

Realizou-se no passado sábado, dia 10 de Maio na ESMA- Escola secundária Matias Aires no Cacém o 5º Momento do Torneio de Divulgação, organizado pela ABDLS em que o juiz-arbitro foi o Sr. Carlos Assunção.
Participaram neste evento desportivo 9 clubes ( AEDFL, CAD, CAO, CREA, EMBRA, ESMA, GDS, NST e SIMPS ) e num total de 98 atletas.
Os Torneio de Divulgação são uma oportunidade e uma porta aberta para alguns atletas que não têm oportunidade de competirem no campeonato nacional . A formação e os primeiros passos no badminton estão aqui representados, e os clubes de Lisboa, são os grandes dinamizadores destas iniciativas. 
Na categoria de Sub-11, o grande vencedor foi Tiago Mendes do CAO. Na categoria de sub- 13, António Lisboa da AEFL teve uma boa prestação e conseguiu atingir o 1º lugar . Grande luta foi no escalão de Sub-17 masculinos com vários atletas participantes, em que a vitória final sorriu ao atleta do NST, Cristofer Sanches .
E assim terminou o 5º Momento dos Torneios de Divulgação, que contou com a organização da ABDLS , com a colaboração do Nucleo Sportinguista de Tires e de todos os delegados dos clubes presentes.
Mais uma vez, estão de parabéns, todos os pais que estiveram presentes e apoiaram os seus filhos nesta jornada desportiva .

CLASSIFICAÇÃO FINAL
SUB -11 - MASCULINOS
1º Tiago Mendes - CAO
2º  Diogo Dias - SIMPS
3º Simão Andrade - CREA

SUB - 11 - FEMININOS
1ª Rita Laranjo - CAD
2ª Margarida Santos - CAD)

SUB - 13 - MASCULINOS
1º António Lisboa - AEFL 
2º Miguel Carvalho - ESMA
3º Tomás Hilário - CAD
SUB -13 - FEMININOS
1ª Margarida Solano - NST
2ª Inês Medeiros - ESMA
3ª Filipa Pinto - ESMA
SUB - 15 MASCULINOS 
1º Francisco Claro - CAD
2º André Alves - CAO
3º Gonçalo Ceia - CAD

SUB - 15 FEMININOS
1ª Liane Duesberg - ESMA
2ª Sónia amado - CAO
3ª Mónica Abreu - CAO

SUB - 17 - MASCULINOS
1º Cristofer Sanches - NST
2º Bernardo Marreiros - NST
3º Paulo Pina - CREA
SUB - 17 FEMININOS
1ª Patrícia Estrompa - CREA
2ª Ana Ribeiro - CREA
3ª Joana leitão - ESMA

SUB - 19 - MASCULINOS
1º - Lugar - João Neves - NST
2º - Lugar - João Pinto - NST
3º Lugar - João Ferraz - CAO

Fonte, Texto e Fotos: CAO

Torneio da ADP - Nâo Seniores para os escalões de sub9, sub11, sub13 e sub15

A ADP - Associação Desportiva Pontassolense leva a efeito no próximo domingo, dia 18 de Maio entre as 9H00 e as 15H00,  o Torneio "ADP - Não Seniores", destinado aos escalões de sub9/sub11/sub13 e sub15 nas provas de Singulares Homens e Singulares Senhoras. O evento conta também com o apoio da ABRAM - Associação Badminton Região Autónoma da Madeira. O torneio tem como principal objectivo dar oportunidade de competição aos atletas que menos competição tiveram ao longo da temporada, estando portanto o sorteio com algumas condicionantes, relativamente aos primeiros classificados do ranking Zonal da Madeira. O torneio terá lugar no Pavilhão da Serra de Água em Ponta do Sol e serão atribuídos prémios aos 1ºs e 2ºs classificados.

4º Passatempo 2014 JMA-BadmintonSport

 
4º PASSATEMPO 2014 JMA-BadmintonSport

Por problemas com a abertura da página incial deste site durante algum tempo, dá-mos agora continuação ao nosso Passatempo.
Atendendo que estamos muito próximo dos Campeonatos Nacionais Não Seniores, lançamos um desafio a todos os interessados:

Quem serão os futuros Campeões Nacionais Não Seniores Época 2013/2014 em Singulares Homens e Singulares Senhoras?

  • SH SUB 11
  • SS SUB 11
  • SH SUB 13
  • SS SUB 13
  • SH SUB 15
  • SS SUB 15
  • SH SUB 17
  • SS SUB 17
  • SH SUB 19
  • SS SUB 19
* O desafio consiste e tentar prever e a acertar no maior número possível de futuros Campeãos Nacionais Não Seniores.
** O vencedor será naturalmente quem acertar em maior número ou quem sabe em todos.
*** Uma excelente ajuda, poderá ser obtida através da página oficial da FPB, através desta ligação
- http://www.fpbadminton.com/inscricao_v2/ranking_individual.php?id=3
****Caso haja mais que um participante em igualdade na maioria de respostas, o vencedor será achado através de sorteio.
 
*****As resposta deverão ser dirigidas por email para jmaca46@gmail.com, onde deverão indicar o NOME do JOGADOR (constante no Ranking Nacional) e o CLUBE a que pertence, até 24H00 do próximo dia 2 de Junho de 2014.
Cada participante só tem direito a uma resposta  a este passatempo, em conformidade com o Regulamento inicialmente divulgado.
§ - Não esquecer de juntar  o nome, morada completa e contacto telefónico, bem como o prémio desejado em caso de ser o vencedor. ( Não esquecer de informar tamanho, caso se trate de roupa ou sapatilhas )
 
 
******O resultado final deste passatempo, será conhecido no dia 11 de Junho de 2014, através deste site e do blogue Linhas & Finas/+badminton.
O vencedor será contemplado com um dos 4 prémios à escolha, entre:
* Um Fato de Treino
** Um Polo, um Calção e um par de Meias
*** Um Saco X16 (3 bolsas )
**** Um par de Sapatilhas Victor ou Babolat ( até ao valor de 80,00€ )
 
 
PARTICIPA NESTE PASSATEMPO E MOSTRA QUE ESTÁS ATENTO AO QUE SE PASSA NO BADMINTON EM PORTUGAL!

AGUARDAMOS A TUA RESPOSTA. :)

 

quinta-feira, 15 de maio de 2014

Catarina Silva (ESDMII) é a grande vencedora da 5ª Edição do Troféu "Alberto Almeida"

Catarina Silva da Escola Secundária D. Maria II de Braga é a vencedora da 5ª Edição do Troféu "Alberto Almeida", sucedendo assim a João Chang (CHEL) que venceu na temporada passada. A atleta sub15, foi a mais votada ao longo das cinco jornadas do circuito nacional de não seniores-fase nacional que coincidiam com as jornadas pontuáveis para o Troféu "Alberto Almeida" que premeia o Fair-Play e o Empenho dos atletas não seniores ao longo da temporada.
Nesta 5ª edição foram pontuados um total de 67 atletas pelos diversos júris que colaboraram com o Blogue Linhas & Finas/+badminton.  Árbitros/Juizes, Treinadores, Dirigentes, representantes do blogue Linhas & Finas e do patrocinador oficial do Troféu JMA-Badminton Sport, todos eles de maneira desinteressada prestaram um excelente serviço à modalidade e a quem desde já este blogue agradece.
 A grande vencedora, Catarina Silva totalizou 325 pontos, tendo igualmente vencido por duas vezes o prémio da jornada. Em 2º lugar classificou-se Afonso Mendonça do Clube Sport da Madeira com 220 pontos e em 3º lugar terminou Hugo Jorge do Clube Académico de Odivelas com 190 pontos.
Como prémio final, Catarina Silva irá receber um cheque prenda de 350 Euros, para compras na loja JMA-Badminton Sport de José Manuel Almeida, patrocinador desde a 1ª Edição do Troféu..
O “Troféu Alberto Almeida”, é instituído por este blogue em homenagem ao atleta Alberto Almeida, que na sua curta carreira na modalidade, devido ao seu desaparecimento prematuro, mostrou sempre grande empenho/companheirismo e um enorme Fair-Play, dentro e fora dos courts.
Pretende-se igualmente com a atribuição deste Troféu, que o mesmo sirva de incentivo ao empenho e à disciplina, a todos os agentes da modalidade em Portugal. Teresa Figueira (GDE), Tomás Nero (CHEL), Mariana Leite (CHEL) e João Chang (CHEL) foram os vencedores as outras edições deste inovador troféu, instituído pelo maior jornal de badminton em Portugal. Brevemente será anunciado o local e dia onde será entregue o cheque/prenda de 350 Euros a Catarina Silva.