linhasefinas

Acompanhe aqui as noticias mais significativas sobre badminton

Leia tudo numa só página, as "noticias" e os "cartoons". Participe...enviando-nos noticias de badminton da sua Região, Clube ou Associação, que estas serão publicadas para uma maior divulgação da modalidade. e-mail : linha.boto@gmail.com

Há notícias que só no maior jornal de badminton
de Portugal se podem ler....


Última Hora

sábado, 21 de julho de 2012

Entrevista com…Luis Miguel Pinto

Entrevista com…

Luis Miguel Pinto conduzida por Fernando Gouveia
Engenheiro Mecânico, com 47 anos e natural de Gondomar, é o principal dinamizador pelo, Badminton, na Associação Académica de Espinho, sendo também Vice-Presidente da Associação Regional de Badminton de Aveiro.
FG- Como surgiu a paixão pelo Badminton?
LMP -Surgiu em 1978, com 13 anos. Comecei a praticar a modalidade, no Liceu de Espinho, com o Professor Moutinho, que me levou para o  Sporting Clube de Espinho e a treinar com o Professor Fernando Gouveia e assim, ficou a paixão que cresceu, até hoje, após 34 anos.
FG - Porque e como regressou à modalidade depois de longa ausência?
LMP - O regresso era inevitável. Foram cercado 22 anos de ausência. Joguei Ténis, sempre em courts rápidos, Squash, mas nada se compara ao Badminton.
Foi através do Ténis de Praia que comecei a praticar, quando o Dr. Mário Albuquerque em conversa amena falou-me do Badminton na AAE e depois foi fácil voltar.

FG - Quais os objectivos da AAE para a época desportiva 2012 / 2013?
LMP - Crescer e procurar dar a todas as crianças e jovens que queiram uma pratica “Desportiva de Qualidade”, como penso que damos na AAE.
Claro que espreitamos títulos Nacionais Individuais e quem sabe de Equipas, pois, estamos a construir un grupo interessante, no escalão Sub-13, no fundo o futuro da AAE, mas temos tempo.
Temos um “Plano Estratégico” para 10 Anos, para sermos o maior clube de Badminton do Norte de Portugal e ainda só passaram 2 anos, portanto temos tempo.

FG - Que importância tem tido a Câmara Municipal de Espinho, para o desenvolvimento da modalidade no clube?
LMP - A Secção de Badminton da AAE e a Câmara Municipal, são parceiros. O Presidente da autarquia, Dr. Pinto Moreira afirmou publicamente que o Surf e o Badminton são as apostas para o futuro.
O serviço de excelência que nos fornecem e o resultado desta parceria, bem como os resultados, quer desportivos, mas principalmente sociais, são o fruto deste serviço,  que nos proporcionam em Espinho.

FG - Na presente época desportiva, na AAE quantos atletas (por escalões) estiveram em acção, quantos treinos semanais e onde foram realizados?
LMP - Temos 62 atletas, sendo 7 do escalão sub-11, 4 sub-13, 12 sub-15, 4 sub-17, 15 sub-19  e 20 seniores, que realizam treinos diários em 3 pavilhões. A média semanal foi de 32horas.
FG - Melhores prestações conseguidas durante a época desportiva 2011 / 2012?
LMP - Além de várias vitorias em provas nacionais, o título nacional em Singulares Senhoras no escalão Sub-17 por Ana Rita Amaral, e o 2 lugar no Campeonato Nacional de Equipas Mistas Sub-19, foram as principais.
Mas muito importante, foi a participação em três provas do “Circuito” nacional espanhol, com as primeiras internacionalizações para cinco atletas.

FG - Como descreve o actual badminton nacional, em termos de dimensão internacional?
LMP - Simplesmente não existe. Tirando a Telma Santos e o Pedro Martins, que fizeram a Qualificação Olímpica, e se apuraram para os JO de Londres, mais nada acontece.
Estamos a morrer aos poucos e os actuais dirigentes nacionais nada fazem para inverter esta situação
.
FG - Prevê algum crescimento da modalidade, nos próximos anos em número de praticantes, na AAE?
LMP - Claro que sim, e para isso que trabalhamos diariamente, para conseguirmos chegar à centena dentro de alguns anos, porque é o motivo da nossa existência.
FG - Para quando um Torneio Internacional, em Espinho para atletas não seniores?
LMP - Para já, de 20 a 25 de Agosto vamos realizar o 1 Estagio Internacional. Somente depois de mostrarmos quem somos e o que valemos, podemos dar o próximo passo.
Penso que já na época desportiva de 2013 / 2014, podemos pensar neste assunto, para concretizarmos em 2014 / 2015.
Já fizemos essa proposta à Câmara Municipal e temos a garantia do seu Presidente que a cidade de Espinho tudo vai fazer para que seja possível, a realização desse Torneio Internacional.
 

Sem comentários: