linhasefinas

Acompanhe aqui as noticias mais significativas sobre badminton

Leia tudo numa só página, as "noticias" e os "cartoons". Participe...enviando-nos noticias de badminton da sua Região, Clube ou Associação, que estas serão publicadas para uma maior divulgação da modalidade. e-mail : linha.boto@gmail.com

Há notícias que só no maior jornal de badminton
de Portugal se podem ler....


Última Hora

...

quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

Entrevista com... Ana Fernandes conduzida pelo Prof. Fernando Gouveia

Entrevista com...
Ana Rita Fernandes


Introdução - Ana Rita Fernandes, atleta Sub-15 do Club Sport Madeira, natural de Pedro / Funchal e residente no Caniço, concelho de Santa Cruz, é estudante do 8º ano, na Escola Básica e Secundária do Caniço.
Presentemente encontra-se ordenada, no "Ranking Nacional" / Sub-15", no 1º lugar em Singulares Femininos, 3º lugar em Pares Femininos com a sua colega, Meena Selvarajah e em 10º lugar com o seu colega, Nataniel Álvares.

Fernando Gouveia - Porque escolheste, o Badminton como o teu desporto preferido e qual foi, a reacção da família, onde começaste a praticar a modalidade e com que idade?
Ana Fernandes - O Badminton é um desporto praticado pela minha família há vários anos. O meu pai e os meus tios eram atletas de Badminton em Moçambique e quando vieram para a Madeira continuaram a praticar a modalidade. Quando eu tinha nove anos, o meu pai levou-me ao pavilhão da Francisco Franco, no Funchal, para experimentar e eu adorei. A minha família tem vindo a apoiar-me desde então e esse apoio tem sido fundamental.
FG - Quais os teus planos até final da temporada?
AF - Quero voltar a ser Campeã Regional da Madeira e vou tentar classificar-me nos três primeiros lugares, no Campeonato Nacional. Também vou dar o meu melhor no Campeonato Europeu de 2016, na Rússia, já que tive a sorte de ser apurada.
FG - Tens boas relações de amizade com os teus adversários e gostas de vir jogar ao Continente?
AF - Tenho boas amizades com jogadores de outros clubes, sejam adversários ou não e para mim, vir ao Continente é um constante privilégio.
FG - Qual foi o momento que mais te marcou durante os torneios já disputados?
AF - Em todos os torneios em que já participei, o que mais me marcou foi sem dúvida o Campeonato Nacional de Badminton da época 2014/2015, pois foi a primeira vez que fui Campeã Nacional de Sub-13 em singulares.
FG - E qual a emoção se um dia fores convocada para representares a Selecção Nacional?
AF - Será com certeza uma enorme felicidade, pois não há maior honra do que representar o meu país.
FG - Quantos atletas não seniores são teus colegas no CSMA?
AF - Entre 40 a 45 atletas.
FG - Qual é o teu maior sonho, no Badminton?
AF - O meu maior sonho no Badminton é, um dia, qualificar-me para os Jogos Olímpicos.
FG - Como descobriste que tinhas talento para o Badminton?
AF - Como já referi, o meu pai levou-me para experimentar o Badminton e a partir daí foi simplesmente paixão à primeira vista, sendo que, nesse mesmo ano, consegui ser Campeã Regional.
FG - Para além do Badminton, quais são os teus outros passatempos?
AF - Quando não tenho treino e não estou na época de testes escolares, costumo ir à praia, ao cinema ou simplesmente descansar.
FG - Quais os teus pontos fortes e o que precisas melhorar?
AF - Sou boa na parte física, mas às vezes deixo-me levar muito pela parte psicológica, mas ando a trabalhar para que isso não aconteça mais.
FG - Como é a tua rotina e quais as dificuldades que passas como uma adolescente atleta?
AF - Normalmente acordo às 07.30 h, para ir para as aulas e saio por volta da hora do almoço, com excepção de dois dias por semana em que tenho aulas de manhã e tarde. Almoço com os meus pais e ou tenho academia de inglês ou aproveito a tarde para pôr o estudo em dia. Tenho treino de Badminton todos os dias, normalmente das 18.30 às 20.00 h. O mais difícil é conciliar tudo isto com a vida social.
FG - Quem é o teu treinador, quantos treinos efectuam por semana, com a duração de quanto tempo?
AF – Neste momento estou a treinar com o professor Cosme Berenguer e com o professor Ricardo Fernandes. Efetuo 3 treinos semanais com o primeiro treinador e dois treinos semanais com o segundo. Estes duram cerca de uma hora e meia cada.
FG - Por seres atleta, tens que te privar de algumas coisas de que gostas?
AF- Claro que sim, às vezes tenho de abdicar de algumas coisas para seguir o meu caminho da maneira que eu quero. Muitas vezes tenho que recusar convites para festas ou convívios com amigos, porque coincidem com treinos ou torneios.
FG - Qual é a importância que dás, em praticares Badminton?
AF - Quero apenas dizer que o desporto é fundamental pois desenvolve vários princípios importantes na nossa vida, como a honestidade, o respeito pelos outros, a disciplina e a força de vontade.
FG - Se não fosses badmintonista, qual seria a tua opção?
AF - Talvez experimentasse o Hipismo, pois gosto muito de cavalos, mas sinceramente, hoje em dia, não me vejo a fazer nada mais do que o Badminton.
FG - Como conciliam o badminton, o estudo, a família e a actividade com os amigos?
AF - É difícil, mas com organização e muita força de vontade consigo. Às vezes tenho de abdicar de algumas coisas mas quando queremos muito algo, temos de lutar por isso e no meu caso tenho de trabalhar e lutar muito para conseguir alcançar os meus objetivos, a nível do desporto e da escola. 
FG - Qual o teu objectivo nos estudos?
AF – Quero entrar na faculdade e tirar um curso, para que mais tarde tenha o meu futuro mais seguro.
FG - O que mais lês no blog Linhas & Finas + Badminton?
AF - No blogue leio as entrevistas e vou acompanhando as notícias.
FG - Que mensagem queres deixar, a quem lê esta entrevista?
AF - Eu gostava de agradecer, em primeiro lugar, ao professor Fernando Gouveia, pela oportunidade de dar esta entrevista. No que respeita à Madeira, quero agradecer o apoio dos meus treinadores, Cosme Berenguer e Ricardo Fernandes, dos meus colegas do Badminton, do Clube Sports Madeira e da Associação de Badminton da Região Autónoma da Madeira. Queria agradecer ainda à minha família por todo o suporte e amor incondicional que têm para comigo.

Sem comentários: