linhasefinas

Acompanhe aqui as noticias mais significativas sobre badminton

Leia tudo numa só página, as "noticias" e os "cartoons". Participe...enviando-nos noticias de badminton da sua Região, Clube ou Associação, que estas serão publicadas para uma maior divulgação da modalidade. e-mail : linha.boto@gmail.com

Há notícias que só no maior jornal de badminton
de Portugal se podem ler....


Última Hora

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Linhas sem nó - Rúbrica quinzenal assinada por Luis Neves " A Cidadania"

A CIDADANIA
A participação directa e activa de homens e mulheres na vida política constitui condição e instrumento fundamental de consolidação do sistema democrático, devendo a lei promover a igualdade no exercício dos direitos cívicos e políticos e a não discriminação em função do sexo no acesso a cargos políticos. -Artigo 109º da Constituição da República-

É isto…é só mesmo isto… não existe mais razão nenhuma para o meu envolvimento activo no Badminton. Pela participação activa nos diferentes Blogs eu já recebi palavras de apoio de muitas pessoas ligadas a modalidade, a essas pessoas só tenho que agradecer o apoio e dizer-lhes que não faço mais que a minha obrigação, nem mais nem menos.
Também é verdade que já tive conhecimento de registos e vozes que não compreendem e não aceitam o que digo e o que escrevo, na sua maioria essas pessoas não tem, ou não querem ter a hombridade de o fazer publicamente assumindo as suas opiniões, até hoje a única pessoa que de um modo público (pelo menos que eu me lembro) o fez foi o Sr. André Fabião e por isso lhe estou grato, e estou-lhe grato porque por um lado o confronto de ideias e opiniões é salutar até porque ninguém é omnisciente e por outro lado porque “falar” sozinho torna-se num acto demasiado solitário.
Quanto aos que enviam recados e que comentam os meus comentários, sem me encararem de frente, eu só lhes posso mesmo aconselhar a leitura do artigo 109º da Constituição (e já agora leiam-na TODA, só lhes fazia bem). Quanto ao facto de eu “só” estar no badminton a 7 anos, ou ao facto de usar termos que ferem a sua sensibilidade, ou o facto de eu ser um “grande” defensor da Democracia, bem quanto a isso eu só posso dizer que são “balelas” perfeitamente acessórias, que nos afastam do que realmente interessa.
E o que interessa é a participação activa dos cidadãos na construção de uma sociedade melhor, e neste caso concreto num badminton melhor e aí eu tento fazer o melhor que sei e que posso, e nunca passar para além das responsabilidades que assumi que são unicamente as de um cidadão sem qualquer cargo, tenho pena que outros com mais responsabilidades e com cargos efectivos não possam dizer o mesmo, e com digo outros refiro-me nomeadamente as pessoas que assumiram publicamente a responsabilidade de dirigir os destinos da FPB e consequentemente os destinos do badminton Nacional.
Para dar exemplo de um acto de cidadania, eu enquanto cidadão de pleno direito deixo um a pergunta a Direcção da FPB:
Onde está o dinheiro? Ou por outras palavras onde está os balanços dos últimos 3 anos? Para quem não saiba Balanço é o documento básico para análise da situação económica e financeira da instituição, e daí ser um documento essencial para que eu enquanto cidadão possa exercer em pleno a minha cidadania na fiscalização dos actos de gestão da FPB.
E era sobre estas questões fundamentais que eu gostaria de ver as pessoas a discutir, a questionar e a chegar a conclusões… mas não ficam-se por um simples encolher de ombros ou por uma discussão fútil se o Luís Neves tem mais nível ou menos desnível… pobre do meu País com tamanha falta de cidadania…

Luís Neves

P.S. Numa acção de plena Cidadania fiz chegar uma “Carta Aberta” ao Sr. Presidente da Federação Portuguesa de Badminton…

Sem comentários: