linhasefinas

Acompanhe aqui as noticias mais significativas sobre badminton

Leia tudo numa só página, as "noticias" e os "cartoons". Participe...enviando-nos noticias de badminton da sua Região, Clube ou Associação, que estas serão publicadas para uma maior divulgação da modalidade. e-mail : linha.boto@gmail.com

Há notícias que só no maior jornal de badminton
de Portugal se podem ler....


Última Hora

terça-feira, 17 de novembro de 2009

Problemas no Badminton - Desabafo de António Casimiro Fonseca

Recebemos hoje mais um desabafo de algo que não correu bem na 2ª Jornada do Circuito Nacional de Não Seniores - Torneio Zona C. Estes desabafos são cada vez mais importantes para de um modo geral tentarmos mudar algumas mentalidades na "nossa" modalidade. Desta vez o desabafo é de António Casimiro Fonseca, responsável pelo Clube Desportivo da Costa do Estoril (CDCE).

"- No passado sábado (14/11/09) disputou-se a 2º jornada zonal de não seniores, tendo a zona C, a que pertenço, sido disputada no pavilhão de Alcabideche.
As condições físicas do pavilhão são boas, dispúnhamos de 7 campos, estando presentes 33 jogadores.
As provas de qualquer modalidade desportiva deverão ter um determinado ritmo ( no badminton a ocupação dos diferentes campos, com jogos, deverá ser uma constante e não uma excepção). Se possível, o tempo de repouso entre jogos deverá ser observado, as condições de arbitragem para os diferentes jogadores – iguais - ,por último a motivação/ estímulo dos atletas permanente. Esta situação liga-se a quem dirige uma prova, cuja pedagogia/ objectividade/ imparcialidade serão indicadores sempre presentes.
No escalão sub-19 masculino estavam inscritos unicamente 3 atletas, o meu pertence ao CDCE. Para meu espanto, pelas 10:00h um colega diz-me que os jogos deste escalão serão realizados só da parte da tarde!!
Da parte da manhã, por várias vezes estiveram livres 6 campos. É que concentrar poucos jogos para um curto espaço de tempo, deixando jovens horas a fio à espera de jogar quando tinham oportunidade de realizarem os jogos de maneira espaçada, nem no Desporto Escolar cometemos estes erros, quanto mais numa prova com estas características.
Calhou ao meu atleta fazer os dois jogos praticamente seguidos, já que num grupo de 3 não existe outra hipótese, um será obviamente prejudicado, sendo que o 1º jogo começou às 14:30h.
O último jogo desta prova foi deste escalão sub 19 ( no campo 3 ), não se disputava qualquer outro jogo no pavilhão. A jornada terminou pelas 17:00h
No final tentei confortar meu atleta que está no 12º ano e justificar o sucedido. Tenho muitas dúvidas que o tenha conseguido.......
Não seria desejável que a organização tivesse mais sensibilidade para estas situações?
Parece! Que já na 1º jornada aconteceu o mesmo, porquê repetir o que não é justo, nem correcto?
Pena é que sendo tão poucos puxemos cada um para o seu lado ! Porém, estas pessoas continuam com o seu rosário de sempre. Para bem do badminton, ATÉ QUANDO?-"
António Casimiro Fonseca

5 comentários:

joão boto disse...

Olá António Casimiro!

Foi com imenso gosto, que lhe publiquei o desabafo, no Linhas & Finas! Já agora, admiro a sua coragem, pois são poucos aqueles que denúnciam os casos de injustiça nesta modalidade.
A arrogância é um dos factores que tem levado a "nossa" modalidade ao ponto em que se encontra! E pelos vistos, não será de estranhar o seu clube estar a pagar pelo facto de não fazer parte das "negociatas" da ABDLS!!!! Todos nós sabemos, o boicote que alguns clubes de Lisboa filiados na ABCA estão a sofrer...por isso nada é de estranhar nem mesmo o que lhe aconteceu a si e ao seu atleta.
No entanto deixo-lhe uma palavra de coragem e de força, para continuar a acreditar que um dia "O Badminton estará no bom caminho!".
Abraço
João Boto

António disse...

Concordo plenamente com o treinador António Casimiro pq muitas vezes o q acontece nestes torneios é q aqueles q são dos escalões mais acima são prejudicados na sua actuação em jogos pelo tempo em demasia q esperam. Não percebo sinceramente pq isto acontece , até pq quase sempre há campos vazios para serem preenchidos por jogos , mas em vez disso chega-se ao cumulo de fazer jogos em 3 ou 4 campos deixando os restantes por preencher.Além disso fazem pausas de almoço quando os jogos estao muito atrsados e as vezes até demoram muito tempo para recomeçar os jogos. Este facto acontece não só nos torneios zonais como nos torneios de divulgação. Aí devo dizer q chega ser o cumulo dos cumulos, sendo muito pior organizado q os torneios do desporto escolar. Então o badminton federado chega a ser pior organizado do q um do desporto escolar? sim é verdade acontece mesmo. Já para não falar as horas q acabam estes torneios quando se podia acbar perfeitamente por volta das 16 e em vez disso acaba ás 19 horas. Na minha opinião devia haver mais rigor e empenho na organização dos torneios pq os atletas acabam por ser prejudicados nos jogos pq perdem o ritmo de entrada saida e descanso dos jogos. A federação devia estar atenta a estas situações para q os atletas treinadores e até os condutores dos autocarros nao fiquem á espera desnecessariamente.

Unknown disse...

É com alegria que leio este desabafo, porque mostra que existe pessoas que desejam levar o badminton a um melhor rumo e não é no silêncio e no "deixa andar" que se consegue.
Neste exemplo vê se bem o quão o badminton que se quer chamar federado, ainda tem de aprender, chegando ao ponto em que alguns aspectos é mesmo ultrapassado pelo desporto escolar! Não deveria haver um esforço maior? Ou não se quererá que seja feito?
Queria só finalizar dizendo que neste nosso badminton todos deveriam ter um papel principal e deixar de haver tantos "figurantes".

A Peninha disse...

Em que Planeta vivem estes Senhores.
Ah pois é...usando as palavras do colega anterior, não fico "calada".
Mas acho que devo informar que o Badminton Escolar só falta fazer jogos onde se decide o vencedor por moeda ao ar, pois eu já assisti a Torneios Escolares em que os jogos era por tempo e não foi só 1 vez. Pois os Exmos. Colegas necessitavam de ir almoçar a casa.
Já agora sobre o Badminton Federado vou informar-me!!!
Beijinhos aos colegas participantes.

A Peninha disse...

Olá,
No seguinte do meu post anterior, tenho a acrescentar sobre o Desporto Escolar...
Só quem não vai ou assiste a jogos do Desporto Escolar, (atenção que tem as suas virtudes, como o Federado), deveria assistir a encontros de Andebol ou Voleibol, quando os meus queridos colegas na ansia de ganhar (vencer) se "pegam" uns com os outros, deixem-me dizer-lhes que não é bonito de se ver!
E no Badminton começa a acontecer, mas mais subtilmente, quando pela frente são todos amigos e são só sorrisos e depois por trás é que é dizer mal...
beijos