linhasefinas

Acompanhe aqui as noticias mais significativas sobre badminton

Leia tudo numa só página, as "noticias" e os "cartoons". Participe...enviando-nos noticias de badminton da sua Região, Clube ou Associação, que estas serão publicadas para uma maior divulgação da modalidade. e-mail : linha.boto@gmail.com

Há notícias que só no maior jornal de badminton
de Portugal se podem ler....


Última Hora

sexta-feira, 3 de janeiro de 2025

OS CAMPEÕES QUE ABANDONARAM O CIRCUITO MUNDIAL EM 2024

O ano de 2024 foi de despedida para alguns dos mais importantes jogadores mundiais que encheram os courts dos mais prestigiados torneios internacionais com o seu perfume e classe, nestes últimos 15/20 anos. Alguns deles campeões mundiais e olímpicos e que valorizaram as grandes competições internacionais. O Badmintom World Federation indicou os nomes de:

SH: Kento Mamota (JPN),
SS: Aya Ohori (JPN), He Bing Jiao (CHN) e Zhang Yi Man (CHN) 
PH: Leu Yang (TPE), Akira Koga (JPN), Liu Yu Chen (CHN), Marcus Fernaldi Gideon (INA), Kevin Sanjaya Sakamuljo (INA), Hendra Setiawan (INA), Mohammad Ahson (INA)
PS: Wakana Nagahara (JPN), Rawinda Prajongjai (THA) JongKolphan Kititharakul (THA).
PM: Marcus Ellis (ENG), Zheng Si Wei (CHN), Chang Pen Soo (MAL), Cheah Yee Sen (MAL).

Vamos destacar os mais conhecidos e alguns que curiosamente estiveram nos Internacionais de Portugal:

O indonésio Hendra Setiawan (PH) retira-se aos 40 anos e para muitos foi considerado o melhor jogador de pares homens de sempre. Hendra Setiawan conquistou tudo o que havia para conquistar. Foi Medalha de Ouro nos JO Pequim2008, Campeão do Mundo em 2007, 2013, 2015 e 2019. Venceu o Super Series Finals em 2013, 2015 e 2019. Foi ainda Campeão Asiático em Juniores em 2002. Conquistou ainda a World Cup e Thomas Cup, pelo seu pais, para além de todos os grandes torneios do circuito mundial. Ao todo o indonésio arrecadou cerca de 900 mil USD em Prize Money.   
   
Mohammad Ahsan (PH) foi o par mais fiel de Hendra Setiawan e retirou-se tal como o seu parceiro em 2024 com mais de 730 mil USD ganhos em Prize Money e com 37 anos. Venceu 3 Mundiais e 3 World Tours Finals junto de Hendra Setiawan nos anos de 2013, 2015 e 2019. Com Hendra venceu as principais competições Internacionais, quer em competições individuais quer por equipas. Uma das melhores duplas de sempre vai deixar saudades nos courts das grandes competições.

O Japonês Kento Momota (SH), é dos casos mais mediáticos: Tudo começou em 2012 com o titulo mundial de juniores. Em 2015 venceu pela primeira vez o Super Series Finals competição que venceria novamente  em 2019. Foi Campeão Asiático em 2018 e 2019 e nesses mesmos anos foi Campeão do Mundo, tendo ainda conquistado praticamente todos os títulos nas grandes provas mundiais onde destacamos a mais antiga competição do Mundo o "All England" em 2019. Viu-se depois envolvido num escândalo de apostas de onde tirava lucros com os seus próprios jogos. Foi castigado pela Federação Internacional e nunca mais voltou a ser o mesmo jogador, apesar de em 2023 ainda ter vencido o Korea Master, um torneio Super 300. Foi ainda nº 1 do mundo, tendo conquistado cerca de 1 milhão e 400 mil USD em Prize Money e retirou-se com 30 anos.

A japonesa Aya Ohori (SS), retira-se aos 28 anos, tendo conquistado alguns títulos em torneios do World Tour. Fez parte das selecções do Japão desde os 14 anos, tornando-se Campeã Asiática de Juniores em 2013 com 17 anos e como curiosidade, Aya Ohori participou em 2015 nos Internacionais de Portugal tendo conquistado a medalha de Prata. Ao todo nos 14 anos de carreira, a japonesa conseguiu amealhar quase 300 mil USD em Prize Money.

Por último uma referência para o inglês Marcus Ellis (PH; PM), que diz adeus ao circuito mundial aos 35 anos, tendo sido um dos melhores jogadores ingleses em pares homens e pares mistos. Ao todo conquistou cerca de 230 mil Dólares em Prize Money ao longo da sua carreira. Marcus Ellis conquistou o Ouro em muitos dos torneios mais importantes do BWF. Destacamos ainda o Ouro conquistado nos Jogos Europeus de 2019 em pares homens juntamente com Chris Langridge e em pares mistos com Lauren Smith. Marcus Ellis também passou pelos Internacionais de Portugal em 2012 tendo conquistado o Ouro em pares mistos com Gabrielle White e a Prata com o escocês Paul Van Rietvelde.

Em Portugal tivemos o 7 vezes campeão nacional Bernardo Atilano a anunciar uma pausa em termos internacionais e também o fechar de carreira internacional de Telma Santos.

Sem comentários: