linhasefinas

Acompanhe aqui as noticias mais significativas sobre badminton

Leia tudo numa só página, as "noticias" e os "cartoons". Participe...enviando-nos noticias de badminton da sua Região, Clube ou Associação, que estas serão publicadas para uma maior divulgação da modalidade. e-mail : linha.boto@gmail.com

Há notícias que só no maior jornal de badminton
de Portugal se podem ler....


Última Hora

terça-feira, 31 de dezembro de 2024

ARTIGO DE OPINIÃO - "O PASSADO, O PRESENTE E O FUTURO" DO BADMINTON

Depois de 8 anos inativo, o Blogue Linhas & Finas/+Badminton regressou em 2024 acreditando na mudança e mentalidades do badminton em Portugal. 
Acreditamos que a nova direcção da Federação Portuguesa de Badminton, encabeçada por Duarte Anjo, vá fazer um trabalho a médio prazo para reerguer a modalidade em Portugal. Voltamos também porque a nova direcção da FPB reconhece a importância que Linhas & Finas/+Badminton teve e ainda tem na divulgação da modalidade, independentemente do que escrevemos. 
Sempre lutamos pela divulgação e crescimento da modalidade, sobretudo em Portugal, mas fomos sempre incompreendidos e nunca reconhecidos pelas antigas direcções da FPB desde a criação do Blogue em 2008. 
Infelizmente ainda não atingimos a audiência e leitores pretendidos neste regresso, mas estamos apostados em que voltaremos a ter os valores de 2016, altura em que fizemos a pausa. Para termos uma ideia, em 2016 tínhamos uma média de 7500 visualizações por noticia, e actualmente temos uma média de 500 visualizações.

2024 foi assim o ano 0+1 do blogue. Felizmente ainda acompanhamos os momentos mais gloriosos dos atletas portugueses neste ano de 2024. Tivemos campeões da Europa de Veteranos (Telma Santos e Fernando Silva), tivemos o sucesso dos nossos atleta de Para Badminton, onde se destacou Beatriz Monteiro com o 5º lugar (SU5) nos Jogos Paralímpicos Paris2024 e o Ouro conquistado no Bahrain, tivemos um Tiago Berenguer a explodir com vitórias nos Internacionais de Portugal de Juniores e Sub17, a grande vitória no All England júnior e a medalha de Bronze conquistada no Europeu de Juniores... tudo isto conquistado por um miúdo de apenas 15/16 anos... não esquecendo o titulo nacional de absolutos, batendo um recorde com mais de 30 anos, como o mais novo de sempre a conseguir esta proeza. Para além de outros resultados de relevo conquistados por outros atletas seniores e não seniores em provas internacionais. 

Apesar de divulgarmos os Melhores do Ano 2024, escolhas pessoais do editor do Blogue, vamos no futuro passar o "volante" á nova Direcção da FPB para que possa ela organizar uma Gala Anual para atribuição de prémios/troféus dos Melhores do Ano. Uma ideia que já tínhamos passado para as antigas direcções da FPB, mas que nunca obtivemos resposta infelizmente. 

Para 2025 desejamos que o badminton no meu pais volte de novo a crescer. Novas caras na FPB podem trazer mais e melhores ideias no sentido de alterar o panorama na modalidade. 
Temos a partir de 2025 um novo departamento Técnico com o experiente Jorge Cação como Director Técnico e a experiente e melhor jogadora  portuguesa de sempre Telma Santos como Selecionadora Nacional. Esta acaba por ser a área mais importante da modalidade porque está directamente ligada aos resultados desportivos imediatos. Nesse sentido acreditamos numa nova politica de convocatórias e uma nova aposta em ter um núcleo de atletas para competir regularmente em provas internacionais quer em termos de selecções, quer em termos individuais. Copiar outras federações, com casos de sucesso, nunca será desprestigiante, e seria bom copiarmos o projecto espanhol de pares criado em 2021 e que em 2024 já deu os seus frutos com a presença de duplas espanholas no TOP50. Os pares são por norma o calcanhar de Aquiles das nossas selecções. 

Uma referencia para todos as Associações,  clubes e dirigentes que são o suporte dos atletas e da modalidade. Aos treinadores que na sua grande maioria trabalham nos clubes de forma gratuita e que são eles que transmitem ensinamentos e muitas das vezes valores aos atletas. Aos árbitros e juízes que de forma isenta tem dado maior credibilidade à modalidade. Uma palavra também a todos os jovens que no ano de 2024 colaboraram como juízes de linha de forma exemplar nos Internacionais de Portugal de Elites, Juniores e  Sub17. Aos pais dos atletas que muitas vezes se substituíram à FPB para que os seus filhos pudessem competir, numa altura em que a vida não está fácil. A todos eles muito obrigado pela disponibilidade e entrega à modalidade.

Ainda a todos os atletas que para além do estudo (o mais importante) ainda dedicam horas e horas ao treino e à competição, deixando para trás muitas das vezes o conforto com a família para alcançar um sonho... Acreditem sempre que é possível, porque vocês são o garante da continuidade da modalidade e serão também os futuros campeões... obrigado a todos pelo vosso empenho, esforço e resiliência.

Uma palavra ainda para o novo Conselho de Arbitragem. Lembro que tem uma página no Site da Federação Portuguesa, e que esta serve também para informar.
Gostaríamos de ver sempre atualizada a página com a lista de árbitros e juízes em actividade, convocatórias, presença de árbitros portugueses em provas internacionais, e outro tipo e informação importante para a arbitragem nacional. 

Á direcção da Federação Portuguesa de Badminton desejos que alcancem tudo aquilo a que se propuseram no seu programa e que possam ir mais além para o melhoramento de forma significativa da nossa modalidade.

Desejo a todos um Feliz Ano Novo, com muita saúde e muitos sucessos.
Viva o Badminton

O Editor
João Boto

Sem comentários: