linhasefinas

Acompanhe aqui as noticias mais significativas sobre badminton

Leia tudo numa só página, as "noticias" e os "cartoons". Participe...enviando-nos noticias de badminton da sua Região, Clube ou Associação, que estas serão publicadas para uma maior divulgação da modalidade. e-mail : linha.boto@gmail.com

Há notícias que só no maior jornal de badminton
de Portugal se podem ler....


Última Hora

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Jogos Olimpicos - Federação Internacional desqualifica 8 atletas

Duas das duplas desclassificadas neste JO
Depois de finalizada a fase de grupos, iniciou-se hoje no Wembley Arena a 2ª fase do Torneio Olímpico. Esta 2ª fase será a eliminar, com a competição de singulares a partir dos 1/8 final e de pares dos 1/4 final.
Na fase de grupos, destacam-se em singulares o apuramento de Niluka Karunaratne do Sri-Lanka, ele que estava no grupo#C, juntamente com o japonês Kenechi Tago, de Kevin Cordon da Guatemala, que passou no grupo#M, onde estavam o britânico Rajiv Ouseph, 1º cabeça de serie do grupo e ainda o sueco Henri Hurskainen. Em singulares senhoras, acabaram por passar à 2ª fase todas as favoritas e primeiras cabeças de serie dos diversos grupos.
Em pares o grande destaque vai para a desqualificação de oito jogadoras, que foram acusadas de "não terem feito tudo o que lhes era possível para ganhar" as partidas do torneio de badminton, na noite de  terça-feira, último dia da 1ª fase. A Federação Mundial de Badminton tomou a decisão de desqualificar as oito atletas que foram apupadas pelo público e admoestadas pelo árbitro por terem deliberadamente falhado jogadas. O objectivo, suspeita-se, seria perder os jogos para condicionar as classificações finais nos respectivos grupos. Dessa forma, e uma vez que o apuramento para a 2ª fase já estava garantida, poderiam evitar cruzar-se com adversários mais fortes. Foram abertos "dois processos disciplinares ao quatro pares femininos", lê-se num comunicado publicado no site da Federação Internacional.
Yu Yang /Wang Xiaoli (China) e Jung Kyung-eun /Kim Ha-na (Coreia do Sul) são quatro das atletas que agora enfrentam processo disciplinar dos responsáveis federativos. As duas equipas (a formação chinesa é uma das mais cotadas) já se encontravam apuradas para a ronda seguinte, mas terão tentado perder o jogo para dessa forma manipular a classificação final do grupo A de apuramento. A equipa coreana acabou por vencer o encontro (21-14 e 21-11). As restantes atletas desqualificadas foram Ha Jung-Eun/Kim Min-Jun da Coreia e a uma dupla da Indonésia Meiliana Juahari/Greysia Poliia, que acabaram por ter comportamento em campo idêntico à das 1ªs duplas desclassificadas. O Comité Olímpico Internacional pronunciou-se sobre estes casos, manifestando "toda a confiança" em como a federação mundial saberá "lidar com este assunto de forma apropriada e tomar as medidas necessárias".
Entretanto já são conhecidos os apurados para os 1/4 de final em singulares homens e senhoras. Em homens, o malaio Chong Wei Lee venceu o indonésio Simon Santoso, enquanto que Lin Dan  da China, campeão olimpico e mundial em titulo derrotou Taufik Hidayat (INA), também campeão olímpico em Atenas e mundial em 2005. Em frente seguiram os chineses Long Chen e Jin Chen, o dinamarquês Peter Gade, Yyun Hi Lee da Coreia, Sho Sasaki do Japão e o indiano Kaspyap Parupalli. Em senhoras, as três chinesas, Yihan Wang, Xin Wang e Li Xuerui, continuam na luta pelas medalhas, tendo ultrapassado as suas adversárias facilmente. Quem abandonou o torneio olimpico foi a alemã Juliane Schenk, eliminada pela tailandesa Intanon Ratchanok. A dinamarquesa Tine Baun, é a única representante do velho continente na prova feminina, para onde avançaram ainda a indiana Saina Nehwal, uma serie candidata às medalhas, a taipeense Shao Chieh Cheng, e Pui Yin Yip de Hong-Kong.

1 comentário:

Joel Costa disse...

Isto deve ser inédito na história do badminton olímpico !
É vergonhoso.
Estas duplas deviam ser proibidas de voltar a disputar qualquer prova oficial.