O evento luso-espanhol promovido pelo Clube de Badminton de Évora reunirá mais de 350 atletas e perto de 40 clubes nos dias 30 Junho e 1 de Julho!
O VI Torneio Luso-Espanhol (TLE) de Badminton, organizado pelo Clube de Badminton de Évora, será o torneio com maior número de participantes na época 2011/2012, alcançando um total de mais de 350 atletas inscritos, o que corresponderá a um total de jogos estimado em 600. Tudo isto em apenas 2 dias. O número de equipas desta sexta edição é também relevante - perto de 40 clubes e escolas vindas de vários pontos de Portugal e Espanha.
Este Torneio, que decorre nos dias 30 Junho e 1 de Julho no Pavilhão dos Salesianos e no Pavilhão da EBI da Malagueira em Évora, é assim o torneio que maior número de atletas reúne em Portugal, sendo mesmo um dos maiores também na península ibérica, assumindo-se Évora nestes dias como a Capital Ibérica de Badminton.
Recorde-se que esta iniciativa, algo inédita em Portugal, começou no ano 2006 com cerca de meia centena de atletas de clubes portugueses e espanhóis, tendo rapidamente chegado às duas dezenas na sua terceira edição e às três centenas em 2010. Em 2009, foi então convidada especial uma equipa do Brasil, o Olaria Atlético Clube do Rio de Janeiro, cuja presença para a sétima edição em 2013 está desde já a ser trabalhada.
Os responsáveis do Clube de Badminton de Évora acreditam que este Torneio é fundamental para fazer renascer a modalidade em Évora e também no Alentejo, território no qual é inexistente qualquer Clube organizado ou federado, excepto o CBE. Estes responsáveis lamentam ainda que a Federação Portuguesa de Badminton pouco ou nada tenha investido para inverter esta situação, realçando ainda que, ao contrário, a FPB, apesar dos frequentes convites do CBE para estar presente institucionalmente nesta prova, nunca o fez, tendo apenas em 2009 demonstrado o seu apreço, via telefone, por esta iniciativa. O TLE é ainda, nestes tempos de crise e de desalento, um exemplo do inconformismo, da vontade de fazer, da ambição de avançar e de lutar contra as dificuldades, bem como é também exemplo da capacidade dos cidadãos voluntariamente desenvolverem iniciativas que promovam a cidade e a região, que animem a economia local e que aumentem a auto-estima dos eborenses.
Fonte e texto: CBE
Foto: Vitor Rocha


Sem comentários:
Enviar um comentário