A Importância dos Torneios de Divulgação
Este modelo dos TDs também deveria ser observado pelos responsáveis pelo Badminton Escolar, que cada vez mais usufruem do trabalho efectuado pelos clubes. É impensável o que acontece na generalidade dos muitos Núcleos de Badminton espalhados pelo país, com professores muito pouco profissionais, sem brio e com muito pouca ou nenhuma formação da modalidade e que são muitas vezes os mentores da muito pouca qualidade das competições escolares, pelo que será impossível passar da formação, que deveria ser da responsabilidade da escola, para uma verdadeira competição, exclusivamente dos clubes, que têm a vocação de conduzir os mais talentosos atletas, a alcançarem valiosas prestações.
Continua a existir muita controvérsia, dispensável, que poderia ser substituída por coligação de interesses e assim criarem-se condições para um badminton competitivamente mais equilibrado.
Essas contestações muitas vezes incómodas e cujos princípios democráticos são duvidosos, longe de terem o consenso da maioria dos dedicados e esforçados elementos, que já envelhecidos e com mais de vinte anos de badminton ainda são os seus grandes”carolas”, que nos clubes, associações e federação continuam a conduzi-la apesar dos enormes problemas, que com frequência vão surgindo.
Formar uma grande base, em que todos os interessados estejam envolvidos numa saudável animação desportiva, mas sem a necessidade de mais fóruns ou debates, mas com apresentação de opiniões fundamentadas e consistentes para serem discutidas e devidamente avaliadas, não será fácil, mas muito necessária.
O badminton nacional acomodou-se e os blogs não passam de aparente ajuda, pelo que dificilmente devido aos demasiados conflitos conseguirá implementar novas e melhores valias.
Esta direcção da FPB como de qualquer outra modalidade estabelecem as suas opções de trabalho e nunca deverá estar voltada para supostas sugestões, que alguns contestatários pretendem ... porque simplesmente terão que ter suficiente habilidade para se adaptarem a determinadas opções da entidade que dirije o badminton federado em Portugal.
Fernando Gouveia

1 comentário:
Estes torneios de divulgação, na minha opinião,são excelentes porque é uma oportunidade para os atletas com menos competição, poderem mostrar os seus dotes.Com a participação de grupos escolares é mais fácil os Clubes descobrirem novos atletas o que tem acontecido.As parcerias com as escolas não têm sido faceis pois os Professores de educação fisica, não querem dispor de tempo ao fim de senana para levar os miudos aos torneios, preferem o desporto escolar que é durante as suas horas normais de trabalho e deparamos com torneios escolares de Badminton que são uma vergonha.
No mês passado tive um professor de educação fisica que frequentou dois treinos no CDF, para ter a noção muito básica de como se pegue numa raquete, com se fazem serviços, movimentação de campo, etc..
No meio de tantos problemas que temos assistido ultimamente, as desavençãs de alguns Clubes, está a levar o Badminton para caminhos que levam quem sabe á extinção de muitos Clubes, a falta de patrocinadores, a falta de subsidios, a falta dos carolas, enfim muitos factores que poderiam ser tolerados se os Dirigentes, treinadores e atletas se sentassem mais á mesa para trabalharem todos em conjunto.
Por ultimo, uma palavra á FPB, que devia descentralisar os seus Directores e correr as zonas do país para terem reuniões com os vários Clubes espalhados por este país afim de se inteirarem da realidade de cada Clube.
Já agora para os leitores habituaís, não tenham medo de criticar construtivamente estes artigos e estas opiniões pois só com as vossas ideias é que podemos fazer algo mais pelo Badminton.
Saudações desportivas
Carlos Pardilhó
CDF
Enviar um comentário