linhasefinas

Acompanhe aqui as noticias mais significativas sobre badminton

Leia tudo numa só página, as "noticias" e os "cartoons". Participe...enviando-nos noticias de badminton da sua Região, Clube ou Associação, que estas serão publicadas para uma maior divulgação da modalidade. e-mail : linha.boto@gmail.com

Há notícias que só no maior jornal de badminton
de Portugal se podem ler....


Última Hora

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Ignorância Jornalística - Por Fernando Gouveia

Ignorância Jornalística


Como é do conhecimento, os jornais desportivos menosprezam as valiosas prestações mundiais, dos atletas de Badminton, Pedro Martins, de 21 anos e de Telma Santos de 28, respectivamente, 68º e 67ª no Ranking Mundial e ambos na corrida, para os Jogos Olímpicos de Londres. No entanto glorificam o tenista Frederico Gil, de 26 anos, 107º, mas sem possibilidades de qualificação olímpica.
No Jornal “Record” de 20 de Janeiro, em 36 páginas, apenas 6 são dedicadas, a outras modalidades, que não são futebol, o que é ‘incrível, num país com três jornais desportivos diários, que dão mais valor, a um treino condicionado ou um dente partido de um jogador de futebol ,,, a valiosas participações de atletas de modalidades amadoras, a nível europeu ou mundial.
Num país com apenas 5% da sua população a praticar desporto, com regularidade, o medíocre jornalismo português, podia e deveria dar uma ajuda bem preciosa, mas só possível quando os jornalistas conseguirem, uma melhor cultura desportiva.

Fernando Gouveia

1 comentário:

Anónimo disse...

Num país onde o Futebol é o “desporto rei”, o jornalista opina que os clubes de outras modalidades desportivas deviam desenvolver campanhas publicitárias como, publicitar as suas iniciativas nas agências de comunicação, de forma a se auto-promoverem. Dentro dos “jogos de marketing” não há clubes que melhor os saibam jogar como os clubes de futebol. Com milhares de apoiantes e um grande poder financeiro, os grandes clubes futebolísticos não dependem só do jogo em si, mas também da atenção que tal jogo fornece. Nada é deixado ao acaso, desde os equipamentos que os jogadores vestem (onde se pode ler as marcas dos patrocinadores) até aos placares publicitários que podem ser vistos nas entrevistas aos jogadores. É uma “máquina de dinheiro” que os clubes manejam habilmente e com controlo total.
No Badminton, o jornalismo é feito particularmente pelos “carolas” que movimentam os Blogues e os sites dos Clubes, fazendo assim a noticia no local, entrevistando os protagonistas, recolhendo imagens para que os nossos atletas sejam assim conhecidos pelos leigos que ainda acham que o Badminton não é desporto.
De vez em quando lá sai uma notícia como a que Pedro Martins deu recentemente, mas sem a dimensão jornalística que o atleta merece. Oxalá que o Pedro e a Telma possam estar presentes nos Jogos Olímpicos para bem do Badminton e mostrar a esta gentinha que em Portugal existe um desporto que movimenta muitos atletas.
Na minha opinião a FPB em conjunto com as Associações Regionais, deveriam vender a modalidade Badminton como os Futebol tão bem vende, somos muitos para podermos fazer algo mais para o desenvolvimento da modalidade, não vamos estar sentados á espera do nada, mas nunca esquecendo que o exemplo tem de vir de cima.

Um abraço
Carlos Pardilhó
CDFeirense