linhasefinas

Acompanhe aqui as noticias mais significativas sobre badminton

Leia tudo numa só página, as "noticias" e os "cartoons". Participe...enviando-nos noticias de badminton da sua Região, Clube ou Associação, que estas serão publicadas para uma maior divulgação da modalidade. e-mail : linha.boto@gmail.com

Há notícias que só no maior jornal de badminton
de Portugal se podem ler....


Última Hora

...

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

João Lopes - Um árbitro português que quer conquistar a Europa e o Mundo!

O árbitro internacional português João Lopes está disposto a tornar-se no primeiro árbitro português acreditado pela Badminton Europe. Mas o árbitro de Leiria, actualmente a residir no Algarve, não se contenta em ficar pela acreditação e pretende não só estar Credenciado pelo badminton Europe, como tornar-se num credenciado árbitro do Badminton World Federation. João Lopes de 22 anos, tem como principal objectivo neste seu projecto "pessoal", ser um dia convocado como árbitro pela BWF para estar presente numa grande competição internacional, quer sejam Jogos Olímpicos, Campeonatos do Mundo ou Super Series!
Para já, de entre 28 inscritos, para a primeira fase desta caminhada, João Lopes está entre os 12 seleccionados, que de 14 a 17 de Dezembro em Roma, estarão presentes nos Internacionais de Itália, para o processo de "Educação, Avaliação e Melhoria de Árbitro Europeu. Depois desta fase, João Lopes terá um prazo de 36 para ser avaliado para a sua Acreditação. Após a Acreditação ter sido amolgada pelo Badminton Europe, João Lopes tem 24 meses para ser avaliado como árbitro "Certificado BE", grau mais elevado na Europa. Só depois, de árbitro Certificado pelo BE, o internacional português pode conseguir através de nomeação do BE, a sua avaliação a árbitro Certificado pela BWF. Resta referir que a idade limite para a certificação de um árbitro da BE é 55 anos e do BWF 50 anos.
Ainda muito jovem, o árbitro internacional João Lopes, tem todas as condições e capacidades, para se tornar num dos melhores árbitros a nível europeu e mundial. Portugal, tem de facto árbitros de grande qualidade, que não ficam em nada a dever aos melhores, no entanto as longas viagens e as despesas necessárias para estar no circuito europeu, impedem que mais árbitros nacionais se mostrem por essa Europa fora. Henrique F Neto e José Louro são porventura os árbitros internacionais mais experientes, e com mais participações no estrangeiro, mas a aposta terá de ser nos mais jovens, uma vez que dificilmente ambos conseguirão a certificação em virtude da sua idade. Outros árbitros internacionais portugueses tem todas as condições para seguirem uma carreira internacional, como são os casos de João Fragoso e/ Diogo Silva, mas para isso terá de existir vontade e sobretudo apoios! 
Será também importante, para além dos apoios já conseguidos, que João Lopes conte com o apoio da Federação Portuguesa de Badminton.

Curriculum de João Lopes como Árbitro
Curso de Árbitro em Setembro de 2006 - Aprovado
42nd Portuguese International Championships 2007
Campeonato Nacional de Elites em Espinho 2007
43 Yonex Portuguese International Championships 2008 - ( U/Final PS)
WUBC - World University Badminton Championship 2008
Spanish Open 2008
Europeu de Veteranos 2008 em Punta Úmbria – Espanha - (U/Final SS +40; SJ/Final SH +35)
44 Yonex Portuguese International Championships 2009 - SJ/Final PH)
Campeonato Nacional de Elite 2009 (U/Final SH e PH)
Spanish Open 2009 – (U/Final SS)
Yonex Czech International 09 – (SJ/Final SH)
1st Portuguese International Junior Championships 2009 – (SJ/Final PM)
Croatian International 2010 – (SJ/Final PS)
45 Victor Portuguese International Championships 2010
Spanish Open 2010 – (U/Final SS)
João Lopes numa das suas participações no estrangeiro

3 comentários:

Anónimo disse...

Caro Amigo João Lopes.

Espero que te seja reconhecido o estatuto que tanto ambicionas.

Portugal e o Badminton presisam de ti e de muitos como tu.

Sei também as dificuldades inerentes a ter uma carreira Internacionalmente reconhecida.

"Filho" já sabes que nunca se desiste. Por mais difícil que seja, vamos a todas!!!

Um grande abraço,
José Manuel Almeida

joão boto disse...

João!

Apenas espero que consigas alcançar o teu grande objectivo! Se o conseguires é uma honra pessoal para ti e um orgulho para todos os portugueses atentos à modalidade!
Pela minha parte terás todo o apoio, naquilo que te poder ser útil!
Infelizmente não arbitro à bastante tempo (até nos Internacionais de Portugal 2010 só me deram 2 partidas em 4 dias), no entanto a minha experiencia e de outros árbitros poderá ser-te bastante útil, caso precises de conselhos!
Não pares agora e vai até onde pretendes chegar!

Abraço

Anónimo disse...

O Joao vai lá!
ELE CONTA COM TODO O NOSSO APOIO, JOGADORES, PAIS E FAMILIARES, COLEGAS DO CLUBE ONDE SE ENCONTRA. TODOS JUNTOS VAMOS AJUDÁ-LO A CONSEGUIR ATINGIR O SEU OBJECTIVO. PARABENS AO JOAO POR TODO O SEU EMPENHO NAS ÁREAS ONDE ESTÁ ENVOLVIDO E PELA SUA SIMPLICIDADE!

Mónica Reis