Depois do sucesso da Edição nº 0, de " A Sua Opinião Conta... ", aí está a publicação neste blog, do questionário da Edição nº 1, cujo tema é " O Desenvolvimento da modalidade em Portugal – ESTRATÉGIA". Esperamos uma vez mais com a sua participaçã0, não deixe outros decidirem por si. Só assim, seremos capazes de alterar mentalidades e apresentar novas estratégias para o desenvolvimento da nossa modalidade.
EDIÇÃO Nº. 1
O desenvolvimento da modalidade em Portugal – ESTRATÉGIAS
ESTRATÉGIAS – são a definição de como os recursos serão alocados para se atingir determinado objectivos. Usada originalmente na área militar…
Isto é o que se poderá encontrar ao procurar o significado da palavra estratégia num qualquer dicionário, estratégias é o que se pede para uma boa gestão dos recursos disponíveis do Badminton, para o seu desenvolvimento e a sua divulgação, que são os principais objectivos para qual existe a FPB, como se poderá verificar no Artigo 4º, alínea a), dos respectivos Estatutos.
Tem havido por parte da FPB estratégias consistentes, com objectivos bem definidos? Quais são as estratégias definidas para o futuro? As estratégias adoptadas têm sido devidamente explicadas aos diversos agentes desportivos? Quem fez ou faz a avaliação das estratégias escolhidas, será que permitiram atingir os objectivos?
Estas são algumas questões que de imediato surgem, a razão para estas não será sómente o facto do Badminton enquanto modalidade estar neste momento a sofrer uma crise de identidade, que se reflecte essencialmente no número reduzido de atletas federados, mas também e porque não dizê-lo por uma total falta de comunicação por parte dos nossos dirigentes.
A comunicação é um elemento fundamental de qualquer organização, garante da sua própria existência. Sem uma estratégia de comunicação nada poderá funcionar no seio de uma estrutura organizativa, seja de que tipo for.
Sem uma intenção estratégica devidamente explicada e difundida às pessoas que compõem a sociedade, a dita sociedade transforma-se a prazo nuns monstros ingeríeis, que acabarão por se desmoronar no seu próprio caos organizativo, ou porque as pessoas deixaram de ter vontade de delas fazerem parte.
Por tudo isto é fundamental encontrar uma estratégia que defina diferentes estratégias para os vários sectores do Badminton, ou ainda citando o Sr. Jorge Nogueira
“Uma estratégia exequível faseada no tempo que leve em conta as limitações e contingências mas também o enorme potencial que a modalidade tem.”
Assim haja vontade por parte de quem tem a responsabilidade de gerir os destinos da nossa modalidade.
QUESTIONÁRIO
1 - Considera que com mais diálogo e melhor aproveitamento de todos os agentes da modalidade será possível melhorar o Badminton Português? SIM/NÃO
2 – Tem havido por parte da FPB uma estratégia de comunicação clara e consistente? SIM/NÃO
3 - Acha que a Direcção da FPB tem demonstrado alguma estratégia para o desenvolvimento e prática da modalidade? SIM/NÃO
4 - A Direcção da FPB tem utilizado alguma estratégia para a divulgação da modalidade? SIM/NÃO
5 – Tem havido uma estratégia correcta por parte da Direcção da FPB no que diz respeito ao Desporto Escolar? SIM/NÃO
6 - Acha que a formação organizada pela Direcção da FPB, através do seu Sector de Formação, tem sido a suficiente? SIM/NÃO
7 - Considera correcto e positivo o apoio, de todo o género, efectuado pela Direcção da FPB às diversas Associações Regionais, Associações de Classe e Clubes? SIM/NÃO
8 - Acha que o actual sistema competitivo, com reduzido número de torneios regionais e zonais é o principal causador do afastamento de jogadores federados? SIM/NÃO
9 - Será útil utilizar uma Empresa Especializada ou profissionais reconhecidos para criar uma estratégia de promoção, divulgação e marketing na modalidade? SIM/NÃO
10 – Como para nós, realmente “A sua opinião conta”, qual seria, no seu entender, a melhor estratégia para encontrar novas estratégias para o desenvolvimento do Badminton por parte da Direcção da FPB?
Observações: Nas questões de 1 a 9 deve apenas responder com Sim ou Não, deixando ficar apenas a resposta pretendida. Na questão nº 10, para além da resposta, pode acrescentar ainda qualquer outro comentário que ache oportuno.
A Sua Opinião Conta..." 18/06/09 por José Bento
Terminou a recolha das respostas à Versão Nº 1 deste Inquérito de Opinião, cujo tema foi- O desenvolvimento da modalidade em Portugal – ESTRATÉGIAS. Se, com a edição Zero, se verificou a participação de muitos, nesta nova versão Nº. 1 mais 14 novos elementos resolveram aderir a este trabalho, justificando assim os seus objectivos que lembro era o de fomentar e aumentar a colaboração de mais pessoas ligadas à modalidade, através dos vários blogues de Badminton já existentes. Infelizmente alguns dos que responderam às perguntas da edição Zero não participaram nesta versão Nº1. Apesar de no conjunto das duas edições haver a participação e colaboração de alguns antigos e actuais dirigentes do Badminton continuamos a não receber a colaboração e posição dos actuais directores da FPB nem sequer como simples elementos ligados à modalidade. Se alguns desses dirigentes conseguem participar, para além das suas funções directivas, noutras áreas ligadas à modalidade, como arbitragem, treinamento ou como atletas, é pena que não queiram manifestar-se também como simples leitores de blogues de Badminton que são e possam dessa maneira prestar um valioso contributo através das suas valiosas opiniões e informações. Enfim, a modalidade tem o que tem e devemos respeitar as opiniões de todos. Penso no entanto que o Badminton português muito teria a lucrar se houvesse mais franqueza e troca salutar de opiniões sobre os seus diversos temas.Com essa participação massiva certamente muitas ideias surgiriam a favor de novas soluções para ajudar ao progresso e divulgação do Badminton em Portugal. Nesta ligeira reflexão sobre este trabalho “A Sua Opinião Conta...” fico no entanto com a ideia de que os objectivos foram alcançados pois muitos iniciaram o seu contacto com a modalidade nestes blogues precisamente através dele. Ficam aqui e agora os resultados verificados nesta Versão Nº. 1 do “A Sua Opinião Conta...” e relativamente às 9 perguntas individuais de respostas Sim / Não. Nenhuma pergunta mereceu nesta edição respostas a 100% o que confirma a opinião de que “cada cabeça... sua sentença”, prova evidente de que todas as opiniões são tão válidas como as outras. Não há por isso qualquer justificação para que alguns ainda se sintam, como direi, ENVERGONHADOS, de manifestar as suas opiniões. Assim e na busca de consensos tivemos:94,59% considera que com mais diálogo e melhor aproveitamento de todos os agentes da modalidade será possível melhorar o Badminton Português.
91,89% não acha que a formação organizada pela Direcção da FPB, através do seu Sector de Formação, tenha sido a suficiente.
83,78% diz que não tem havido por parte da FPB uma estratégia de comunicação clara e consistente.
81,08% acha que não tem havido uma estratégia correcta por parte da Direcção da FPB no que diz respeito ao Desporto Escolar.
78,38% acha que a Direcção da FPB não tem utilizado nenhuma estratégia para a divulgação da modalidade.
72,97% não acha que a Direcção da FPB tenha demonstrado nenhuma estratégia para o desenvolvimento e prática da modalidade.
72,97% considera que será útil utilizar uma Empresa Especializada ou profissionais reconhecidos para criar uma estratégia de promoção, divulgação e marketing na modalidade.
64,86% não considera correcto e positivo o apoio, de todo o género, efectuado pela Direcção da FPB às diversas Associações Regionais, Associações de Classe e Clubes.
64,86% acha que o actual sistema competitivo, com reduzido número de torneios regionais e zonais é o principal causador do afastamento de jogadores federados.

Perante estas consideráveis percentagens penso que todos devemos tirar as ilações devidas e em especial os que dirigem e têm responsabilidades pelo Badminton em Portugal em todas as suas vertentes.A situação em que o Badminton se encontra não depende apenas de quem está presentemente com sua gestão actual.A maior parte do sucesso ou insucesso que se verifica no panorama do Badminton português depende mais, no meu entender, de quem está na modalidade fora dos Órgãos Sociais da FPB e assim, precisamente com a sua vontade e das mais diversas formas, possa contribuir para a sua gradual melhoria.Tentar melhorar o NOSSO Badminton é um dever de TODOS.
"A Sua Opinião Conta..! Balanço por Luis Neves 20/06/2009
Há já alguns meses atrás o José Bento, o João Boto e eu próprio propusemos-nos a criar uma rubrica que de alguma maneira leva-se as pessoas ligadas ao Badminton a participarem com as suas opiniões na construção de um Badminton melhor e mais forte.Chegado a esta altura e após duas versões da referida rubrica é pertinente fazer um balanço sobre a mesma, e a grande conclusão a que chego independentemente de tudo o que se possa melhorar na concepção e apresentação do trabalho, é que “A Sua Opinião Conta” foi positivo, conseguindo atingir todos os objectivos a que se propunha.Como é óbvio cada um pode e deve fazer a sua avaliação sobre a importância que este trabalho teve e têm para o Badminton Nacional, eu pessoalmente ouvi bastantes comentários na sua maioria a favor, no entanto aquilo que eu guardo mais vincadamente na memória da Versão N.º 0, é o facto da maioria das pessoas achar importante manifestarem opiniões publicamente e por outro lado gostarem de conhecer a opinião das outras pessoas ligadas ao Badminton, ora só estas duas razões são suficientes para que a rubrica continue.Quanto a adesão, bem será sempre a velha questão da garrafa meio cheia ou meio vazia, em consciência devo dizer que esperava uma maior adesão, no entanto não me posso esquecer que é difícil para muitos romper com todo um passado de “submissão” e de incapacidade de se fazerem ouvir, espero sinceramente que as pessoas cheguem a conclusão que são parte integrante da sociedade em que vivem, e que os “caminhos” que essa sociedade toma dependem também da sua participação.Se há algo que se deve realçar é a qualidade que algumas (bastantes) respostas à questão n.º 10 trouxeram para o debate público, se essa qualidade é ou não aproveitada por quem têm o ónus de decidir os destinos do Badminton é outro assunto, no entanto a responsabilidade da Direcção da FPB aumenta exponencialmente face a toda esta panóplia de respostas, parece-me é que de facto a Direcção actual da FPB ainda não percebeu ou não quer perceber a mensagem, já que a sua estratégia de silêncio se mantém, como estamos neste momento a observar quanto ao “Novo sistema competitivo” para a época que vêm, e que sobre o qual nada se sabe, mas no entanto existem algumas pessoas que já o conhecem, pelos vistos continua a existir nesta Sociedade, pessoas de 1ª e pessoas de 2ª.Nós sempre com um espírito de critica construtiva iremos prosseguir o nosso trabalho com empenho e dedicação, sem esperar nada em troca que não seja um Badminton melhor PARA TODOS e não só para alguns. E nesse sentido por toda a diversidade, qualidade e quantidade de matéria que nos deu a resposta n.º 10 da Versão n.º 1, cujo tema era “ESTRATÉGIAS”, iremos tentar aprofundar algumas das respostas, voltar a publicar outras e tentar criar um debate sobre as mesmas.Mas não tenham ilusões, se querem que o Badminton Nacional evolua… então têm que romper com o silêncio e com o politicamente correcto, a evolução é fruto de opiniões, do confronto de ideias e da discussão de estratégias, o SILÊNCIO só é aliado do autoritarismo.
A questão nº 10 vista por Luis Neves em 23/06/09
Na 2ª Edição foi pedido que cada participante respondesse a seguinte questão:10 – Como para nós, realmente “A sua opinião conta”, qual seria, no seu entender, a melhor estratégia para encontrar novas estratégias para o desenvolvimento do Badminton por parte da Direcção da FPB?Houve respostas com mais detalhe outras com menos, todas elas visando contribuir para o desenvolvimento do desporto de que tanto gostamos de praticar, eu pessoalmente sempre que de alguma maneira me sinto menos confiante no que diz respeito à vitalidade do Badminton Nacional, vou reler todas as respostas e logo me sinto mais confiante pois com estas pessoas será impossível o Badminton morrer em Portugal por muito mal tratado que seja.Como eu já tinha prometido, e independentemente de aconselhar todos a reler todas as respostas no respectivo link, iremos nos próximos dias nos debruçar sobre as propostas apresentadas pelas pessoas que acharam por bem fazê-lo, ao mesmo tempo desde já aqui fica o convite para todos aqueles que quiserem e entenderem ser útil participar nesse debate.Desde já e olhando para as 37 respostas o que de facto se salienta é o tema DIVULGAÇÃO, foram cerca de metade que de uma maneira ou de outra disseram que o Badminton necessita de mais e melhor divulgação através dos meios de comunicação, e aqui surgem várias perguntas, tais como:-Porquê se fala tão pouco sobre Badminton nos meios de comunicação Portugueses?-De quem é a responsabilidade dessa falta de visibilidade? Dos órgãos de comunicação ou das pessoas ligadas ao Badminton?-O que será necessário fazer para que os diferentes órgãos de comunicação divulguem mais e melhor o Badminton Nacional e Internacional?-Será que a razão da falta de divulgação é uma questão financeira? Ou será simplesmente por falta de “diálogo” entre os agentes da modalidade e os órgãos de comunicação?Estas são algumas das perguntas que se podem pôr, eu gostaria imenso de conhecer algumas das respostas e estou decidido a encontra-las. Para isso penso em questionar directamente os vários órgãos de comunicação, nomeadamente a TV, a Rádio e os Jornais, mas também os órgãos máximos do Badminton Nacional, nomeadamente a FPB.Nesse sentido venho convidar todos aqueles que gostam de Badminton, que acham que é necessário mais visibilidade à nossa modalidade e que gostariam também de saber as razões para essa falta de divulgação do Badminton, que se juntem a nós no sentido de podermos mais facilmente conseguir obter respostas, pois como todos compreenderão quanto mais formos mais facilmente obteremos as soluções para que o Badminton seja mais divulgado nos diversos órgãos de comunicação.
37 comentários:
“A Sua Opinião Conta”
EDIÇÃO Nº. 1
O desenvolvimento da modalidade em Portugal – ESTRATÉGIAS
Opinião de Ana Martins – Professora de Educação Fisica e ligada à modalidade na arbitragem
1 - Considera que com mais diálogo e melhor aproveitamento de todos os agentes da modalidade será possível melhorar o Badminton Português? Sim
2 – Tem havido por parte da FPB uma estratégia de comunicação clara e consistente? Não
3 - Acha que a Direcção da FPB tem demonstrado alguma estratégia para o desenvolvimento e prática da modalidade? Não
4 - A Direcção da FPB tem utilizado alguma estratégia para a divulgação da modalidade? Não
5 – Tem havido uma estratégia correcta por parte da Direcção da FPB no que diz respeito ao Desporto Escolar? Não
6 - Acha que a formação organizada pela Direcção da FPB, através do seu Sector de Formação, tem sido a suficiente? Não
7 - Considera correcto e positivo o apoio, de todo o género, efectuado pela Direcção da FPB às diversas Associações Regionais, Associações de Classe e Clubes? Sim
8 - Acha que o actual sistema competitivo, com reduzido número de torneios regionais e zonais é o principal causador do afastamento de jogadores federados? Sim
9 - Será útil utilizar uma Empresa Especializada ou profissionais reconhecidos para criar uma estratégia de promoção, divulgação e marketing na modalidade? Não
10 – Como para nós, realmente “A sua opinião conta”, qual seria, no seu entender, a melhor estratégia para encontrar novas estratégias para o desenvolvimento do Badminton por parte da Direcção da FPB?
Dinamizar mais acções de formação, levar alguns atletas olímpicos a escolas, promovendo a modalidade e interagindo directamente com a comunidade educativa em geral (professores, alunos, pais).
Dinamizar torneios em diferentes zonas do país por exemplo fazendo com que alguns alunos do Desporto Escolar ou até mesmo determinados alunos de algumas escolas possam disfrutar e jogar por exemplo com atletas olímpicos, haver uma interacção e troca de informação entre os jovens e alguém que já pratique a modalidade a um nível mais elevado/federado.
Não basta apenas promover a modalidade, terá de existir também meios para receber digamos assim todos aqueles que forem sensibilizados. Por exemplo se houver uma grande procura por parte dos jovens, também deverá haver oferta em termos de locais que se possa praticar. De nada servirá existir promoção e divulgação se depois não existe retorno ou até mesmo clubes onde os jovens possam praticar a modalidade.
Alguns alunos que praticam o Badminton ao nível do Desporto Escolar ficam por ali mesmo, apenas na escola e apenas como momento lúdico. Muitas das vezes porque não existem clubes perto onde possam praticar ou até mesmo porque não existe motivação/dinamização do Badminton e da modalidade em si.
Realizar (a Federação) por exemplo um pequeno planfleto de jogos simples e lúdicos e dinamizá-los nas escolas, levando elementos/atletas da Federação que possam divulgá-los junto dos alunos e professores. Fazer “mexer”, fazer-se ouvir mais a palavra Badminton.
Promover e dar a conhecer junto de escolas e autarquias locais os clubes que existem na zona. Fazer parcerias com algumas autarquias, desenvolvendo por exemplo torneios/competições importantes na zona (campeonatos nacionais, europeus). Promover durante a semana torneios / competições de um dia nos pavilhões das escolas e onde as escolas/alunos poderiam assistir e ter contacto directo com a modalidade.
O Badminton precisa de mais projecção, nem que seja através por exemplo da comunicação social…por exemplo…canal panda/rtp2 …em que existem pequenos excertos /soquetes para promover as diferentes modalidades, até mesmo divulgar os torneios. Dar a conhecer ou mandar pequenos artigos desportivos para determinadas revistas ou jornais. São coisas dispendiosas mas essenciais para uma maior divulgação.
A federação poderia por si só e com o apoio de alguns elementos criar estratégias de promoção. Cabe à Federação, representante desta modalidade, criar metas e objectivos anuais para o desenvolvimento desta modalidade. Não são criadas empresas por exemplo para desenvolver o Basquetebol/Futebol..são as próprias federações que criam estratégias e formas de desenvolver uma determinada modalidade.
Ana Martins
“A Sua Opinião Conta”
EDIÇÃO Nº. 1
O desenvolvimento da modalidade em Portugal – ESTRATÉGIAS
Opinião de Johnny Ladeira – Atleta Federado - Prazeres/Madeira
1 - Considera que com mais diálogo e melhor aproveitamento de todos os agentes da modalidade será possível melhorar o Badminton Português? Sim
2 – Tem havido por parte da FPB uma estratégia de comunicação clara e consistente? Sim
3 - Acha que a Direcção da FPB tem demonstrado alguma estratégia para o desenvolvimento e prática da modalidade? Sim
4 - A Direcção da FPB tem utilizado alguma estratégia para a divulgação da modalidade? Sim
5 – Tem havido uma estratégia correcta por parte da Direcção da FPB no que diz respeito ao Desporto Escolar? Sim
6 - Acha que a formação organizada pela Direcção da FPB, através do seu Sector de Formação, tem sido a suficiente? Não
7 - Considera correcto e positivo o apoio, de todo o género, efectuado pela Direcção da FPB às diversas Associações Regionais, Associações de Classe e Clubes? Sim
8 - Acha que o actual sistema competitivo, com reduzido número de torneios regionais e zonais é o principal causador do afastamento de jogadores federados? Não
9 - Será útil utilizar uma Empresa Especializada ou profissionais reconhecidos para criar uma estratégia de promoção, divulgação e marketing
na modalidade? Sim
10 – Como para nós, realmente “A sua opinião conta”, qual seria, no seu entender, a melhor estratégia para encontrar novas estratégias para o desenvolvimento do Badminton por parte da Direcção da FPB?
Haver mais possibilidades a que os atletas da madeira possam participar em mais torneios nacionais. As Associações deveriam disponibilizar mais dinheiro.
Johnny Ladeira
“A Sua Opinião Conta”
EDIÇÃO Nº. 1
O desenvolvimento da modalidade em Portugal – ESTRATÉGIAS
Opinião de Ricardo Braga – Atleta e Árbitro
1 - Considera que com mais diálogo e melhor aproveitamento de todos os agentes da modalidade será possível melhorar o Badminton Português? Sim
2 – Tem havido por parte da FPB uma estratégia de comunicação clara e consistente? Não
3 - Acha que a Direcção da FPB tem demonstrado alguma estratégia para o desenvolvimento e prática da modalidade? Não
4 - A Direcção da FPB tem utilizado alguma estratégia para a divulgação da modalidade? Não
5 – Tem havido uma estratégia correcta por parte da Direcção da FPB no que diz respeito ao Desporto Escolar? Não
6 - Acha que a formação organizada pela Direcção da FPB, através do seu Sector de Formação, tem sido a suficiente? Não
7 - Considera correcto e positivo o apoio, de todo o género, efectuado pela Direcção da FPB às diversas Associações Regionais, Associações de Classe e Clubes? Não
8 - Acha que o actual sistema competitivo, com reduzido número de torneios regionais e zonais é o principal causador do afastamento de jogadores federados? Sim
9 - Será útil utilizar uma Empresa Especializada ou profissionais reconhecidos para criar uma estratégia de promoção, divulgação e marketing na modalidade? Sim
10 – Como para nós, realmente “A sua opinião conta”, qual seria, no seu entender, a melhor estratégia para encontrar novas estratégias para o desenvolvimento do Badminton por parte da Direcção da FPB?
A melhor estrategia deveria passar pela televisao, isto é, efectuar um programa mensal sobre a modalidade, como tantas outras modalidades amadoras têm.
Ricardo Braga
“A Sua Opinião Conta”
EDIÇÃO Nº. 1
O desenvolvimento da modalidade em Portugal –ESTRATÉGIAS
Opinião do Dr. Manuel António Coimbra – Antigo Presidente da AG da FPB – Presidente da ARBA – Atleta e Juiz-árbitro
1 - Considera que com mais diálogo e melhor aproveitamento de todos os agentes da modalidade será possível melhorar o Badminton Português? Sim
2 – Tem havido por parte da FPB uma estratégia de comunicação clara e consistente? Não
3 - Acha que a Direcção da FPB tem demonstrado alguma estratégia para o desenvolvimento e prática da modalidade? Não
4 - A Direcção da FPB tem utilizado alguma estratégia para a divulgação da modalidade? Não
5 – Tem havido uma estratégia correcta por parte da Direcção da FPB no que diz respeito ao Desporto Escolar? Sim
6 - Acha que a formação organizada pela Direcção da FPB, através do seu Sector de Formação, tem sido a suficiente? Não
7 - Considera correcto e positivo o apoio, de todo o género, efectuado pela Direcção da FPB às diversas Associações Regionais, Associações de Classe e Clubes? Não
8 - Acha que o actual sistema competitivo, com reduzido número de torneios regionais e zonais é o principal causador do afastamento de jogadores federados? Sim
9 - Será útil utilizar uma Empresa Especializada ou profissionais reconhecidos para criar uma estratégia de promoção, divulgação e marketing na modalidade? Não
10 – Como para nós, realmente “A sua opinião conta”, qual seria, no seu entender, a melhor estratégia para encontrar novas estratégias para o desenvolvimento do Badminton por parte da Direcção da FPB?
O desenvolvimento do Badminton tem que, forçosamente, passar pelo alargamento da sua base de captação de novos praticantes. Tal reside, sem dúvida, nas escolas. A formação e motivação para a prática do Badminton passam pela formação e motivação de professores e alunos. Tal pressupõe uma política de “topo”, a nível nacional, via FPB e Desporto Escolar, mas que terá que ter a sua implementação de uma forma muito local, descentralizada e adaptada à realidade de cada localidade/região. Os torneios de divulgação ou zonais, que têm sido realizados nos dois últimos anos têm mostrado que esta estratégia é possível.
A “melhor estratégia” seria que “topo” e “base” (Clubes / Associações / Escolas / Autarquias) estivessem coordenados para atingir este desígnio. No entanto, como nem sempre tal tem sido possível, é minha convicção que a implementação desta estratégia pelas “bases” poderá ser a força motriz para o desenvolvimento do Badminton. Sem mais Fóruns nem debates, mas sim, continuadamente, pela acção.
Manuel António Coimbra
“A Sua Opinião Conta”
EDIÇÃO Nº. 1
O desenvolvimento da modalidade em Portugal – ESTRATÉGIAS
Opinião de Luis Pinto – Dirigente da AAE e Atleta federado
1 - Considera que com mais diálogo e melhor aproveitamento de todos os agentes da modalidade será possível melhorar o Badminton Português? Sim
2 – Tem havido por parte da FPB uma estratégia de comunicação clara e consistente? Não
3 - Acha que a Direcção da FPB tem demonstrado alguma estratégia para o desenvolvimento e prática da modalidade? Não
4 - A Direcção da FPB tem utilizado alguma estratégia para a divulgação da modalidade? Não
5 – Tem havido uma estratégia correcta por parte da Direcção da FPB no que diz respeito ao Desporto Escolar? Não
6 - Acha que a formação organizada pela Direcção da FPB, através do seu Sector de Formação, tem sido a suficiente? Não
7 - Considera correcto e positivo o apoio, de todo o género, efectuado pela Direcção da FPB às diversas Associações Regionais, Associações de Classe e Clubes? Não
8 - Acha que o actual sistema competitivo, com reduzido número de torneios regionais e zonais é o principal causador do afastamento de jogadores federados? Sim
9 - Será útil utilizar uma Empresa Especializada ou profissionais reconhecidos para criar uma estratégia de promoção, divulgação e marketing na modalidade? Não
10 – Como para nós, realmente “A sua opinião conta”, qual seria, no seu entender, a melhor estratégia para encontrar novas estratégias para o desenvolvimento do Badminton por parte da Direcção da FPB?
1.Workshop com FPB, Associações e Clubes para:
a.Status actual do Badminton em Portugal
b.Definição de 1 Plano Estratégico para os próximos 5 anos
c.Plano de Formação de :
i.Novos Atletas
ii.Novos Treinadores
iii.Novos Dirigentes
d.Convidar participação Externa (Comité Olímpico, IDP, Treinador Nacional, etc., Desporto Escolar, )
2.Revisão das Normas da FPB
a.Como organizar Época nacional e Internacional
b.Como Organizar 1 Campeonato Interno (Não-Sénior ≠ Sénior ≠ Veteranos)
c.Planos de Carreira (Treinador, Clubes, etc.)
d.Dossiers de Formação
3.O Futuro:
a.Desporto Escolar, qual a sua participação na formação de Novos Atletas
b.Planificar visitas periódicas ás Escolas
c.Parcerias estratégicas com outros países
d.....
Há tanto para falar, necessário é “Visualizar” as nossas necessidades, os nossos Objectivos, as nossas Metas e quem se disponibiliza para tal.
Luis Pinto
“A Sua Opinião Conta”
EDIÇÃO Nº. 1
O desenvolvimento da modalidade em Portugal – ESTRATÉGIAS
Opinião de Paulo Mendonça – Atleta Federado
1 - Considera que com mais diálogo e melhor aproveitamento de todos os agentes da modalidade será possível melhorar o Badminton Português? Não
2 – Tem havido por parte da FPB uma estratégia de comunicação clara e consistente? Não
3 - Acha que a Direcção da FPB tem demonstrado alguma estratégia para o desenvolvimento e prática da modalidade? Não
4 - A Direcção da FPB tem utilizado alguma estratégia para a divulgação da modalidade? Não
5 – Tem havido uma estratégia correcta por parte da Direcção da FPB no que diz respeito ao Desporto Escolar? Não
6 - Acha que a formação organizada pela Direcção da FPB, através do seu Sector de Formação, tem sido a suficiente? Não
7 - Considera correcto e positivo o apoio, de todo o género, efectuado pela Direcção da FPB às diversas Associações Regionais, Associações de Classe e Clubes? Não
8 - Acha que o actual sistema competitivo, com reduzido número de torneios regionais e zonais é o principal causador do afastamento de jogadores federados? Não
9 - Será útil utilizar uma Empresa Especializada ou profissionais reconhecidos para criar uma estratégia de promoção, divulgação e marketing na modalidade? Sim
10 – Como para nós, realmente “A sua opinião conta”, qual seria, no seu entender, a melhor estratégia para encontrar novas estratégias para o desenvolvimento do Badminton por parte da Direcção da FPB?
Apoiar claramente o desenvolvimento da prática nas escolas, desporto escolar.
Paulo Mendonça
“A Sua Opinião Conta”
EDIÇÃO Nº. 1
O desenvolvimento da modalidade em Portugal – ESTRATÉGIAS
Opinião de Augusto Ínsua Pereira – Atleta e Dirigente do Nucleo de Badminton da AAE
1 - Considera que com mais diálogo e melhor aproveitamento de todos os agentes da modalidade será possível melhorar o Badminton Português? Sim – só com muito diálogo e com o maior nº possível de agentes é possível melhorar o Badminton português.
2 – Tem havido por parte da FPB uma estratégia de comunicação clara e consistente? Não, não é conhecida a sua existência e se a mesma existe não produz quaisquer resultados.
3 - Acha que a Direcção da FPB tem demonstrado alguma estratégia para o desenvolvimento e prática da modalidade? Não e se existe alguma já era tempo de ser corrigida, pois os resultados são muito maus.
4 - A Direcção da FPB tem utilizado alguma estratégia para a divulgação da modalidade? Não, a não ser entre as respectivas famílias e amigos.
5 – Tem havido uma estratégia correcta por parte da Direcção da FPB no que diz respeito ao Desporto Escolar? Não
6 - Acha que a formação organizada pela Direcção da FPB, através do seu Sector de Formação, tem sido a suficiente? Não
7 - Considera correcto e positivo o apoio, de todo o género, efectuado pela Direcção da FPB às diversas Associações Regionais, Associações de Classe e Clubes? Não
8 - Acha que o actual sistema competitivo, com reduzido número de torneios regionais e zonais é o principal causador do afastamento de jogadores federados? Sim, o sistema está (quase) todo (mal e erradamente) pensado para a competição de melhor nível (alta competição é outra coisa e não existe no Badminton Português), o que afasta os atletas federados e diminui o nº de praticantes.
9 - Será útil utilizar uma Empresa Especializada ou profissionais reconhecidos para criar uma estratégia de promoção, divulgação e marketing na modalidade? Sim, se forem escolhidos profissionais capazes o que só pode ser feito por pessoas capazes.
10 – Como para nós, realmente “A sua opinião conta”, qual seria, no seu entender, a melhor estratégia para encontrar novas estratégias para o desenvolvimento do Badminton por parte da Direcção da FPB?
O(s) OBJECTIVO(s) a atingir terá(ão) que ser definido(s) antes de se avançar com qualquer estratégia.
E o 1º E grande objectivo tem que ser O AUMENTO DO NÚMERO DE PRATICANTES.
Depois há que pensar nas ESTRATÉGIAS para atingir este e os outros objectivos.
Em minha opinião, qualquer que seja o objectivo a atingir, a 1ª estratégia terá que passar SEMPRE pela definição das formas de:
PROCEDER À SUBSTITUIÇÃO DOS DIRIGENTES DA CÚPULA,
Pois os actuais, dada a deterioração das relações com grande número de agentes da modalidade, entre os quais se encontra um elevadíssimo potencial, são incapazes de liderar a necessária reforma dos recursos humanos ligados à modalidade.
Ausgusto Ínsua Pereira
“A Sua Opinião Conta”
EDIÇÃO Nº. 1
O desenvolvimento da modalidade em Portugal – ESTRATÉGIAS
Opinião de Emanuel Pereira – Carcavelos
1 - Considera que com mais diálogo e melhor aproveitamento de todos os agentes da modalidade será possível melhorar o Badminton Português? Sim
2 – Tem havido por parte da FPB uma estratégia de comunicação clara e consistente? Não
3 - Acha que a Direcção da FPB tem demonstrado alguma estratégia para o desenvolvimento e prática da modalidade? Não
4 - A Direcção da FPB tem utilizado alguma estratégia para a divulgação da modalidade? Não
5 – Tem havido uma estratégia correcta por parte da Direcção da FPB no que diz respeito ao Desporto Escolar? Não
6 - Acha que a formação organizada pela Direcção da FPB, através do seu Sector de Formação, tem sido a suficiente? Não
7 - Considera correcto e positivo o apoio, de todo o género, efectuado pela Direcção da FPB às diversas Associações Regionais, Associações de Classe e Clubes? Não
8 - Acha que o actual sistema competitivo, com reduzido número de torneios regionais e zonais é o principal causador do afastamento de jogadores federados? Sim
9 - Será útil utilizar uma Empresa Especializada ou profissionais reconhecidos para criar uma estratégia de promoção, divulgação e marketing na modalidade? Não
10 – Como para nós, realmente “A sua opinião conta”, qual seria, no seu entender, a melhor estratégia para encontrar novas estratégias para o desenvolvimento do Badminton por parte da Direcção da FPB?
escolher/nomear/... quem pudesse coordenar a aplicação das diversas e boas ideias de há muito já divulgadas junto da FPB.
Emanuel Pereira
A Sua Opinião Conta”
EDIÇÃO Nº. 1
O desenvolvimento da modalidade em Portugal – ESTRATÉGIAS
Opinião de Cátia Mariano – Ex-Atleta
1 - Considera que com mais diálogo e melhor aproveitamento de todos os agentes da modalidade será possível melhorar o Badminton Português? Sim
2 – Tem havido por parte da FPB uma estratégia de comunicação clara e consistente? Não
3 - Acha que a Direcção da FPB tem demonstrado alguma estratégia para o desenvolvimento e prática da modalidade? Não
4 - A Direcção da FPB tem utilizado alguma estratégia para a divulgação da modalidade? Não
5 – Tem havido uma estratégia correcta por parte da Direcção da FPB no que diz respeito ao Desporto Escolar? Não
6 - Acha que a formação organizada pela Direcção da FPB, através do seu Sector de Formação, tem sido a suficiente? Não
7 - Considera correcto e positivo o apoio, de todo o género, efectuado pela Direcção da FPB às diversas Associações Regionais, Associações de Classe e Clubes? Sim
8 - Acha que o actual sistema competitivo, com reduzido número de torneios regionais e zonais é o principal causador do afastamento de jogadores federados? Não
9 - Será útil utilizar uma Empresa Especializada ou profissionais reconhecidos para criar uma estratégia de promoção, divulgação e marketing na modalidade? Sim
10 – Como para nós, realmente “A sua opinião conta”, qual seria, no seu entender, a melhor estratégia para encontrar novas estratégias para o desenvolvimento do Badminton por parte da Direcção da FPB?
Na minha opinião, enquanto amante da modalidade penso que deveria haver por parte da federação um maior empenho em captar novos talentos, manter os actuais jogadores e tentar de alguma forma “chamar” os antigos atletas, que como eu, por várias razões abandonaram a competição.
Seria importante criar, por exemplo uma mailing list, tal como é feita a título individual por várias amantes e atletas da modalidade, onde a FPB pudesse ir actualizando a sua estratégia ao longo da época.
Era interessante fazer alguns torneios com ex atletas, onde se certa forma pudesse chamar os antigos jogadores à modalidade.
È de louvar a recente iniciativa do Monge Dias que ligou individualmente para cada Jogador com o objectivo de os convidar a participar no torneio que se realiza anualmente sempre em Junho. Comigo funcionou…. Entusiasmei-me, vou participar no torneio e muito provavelmente poderei voltar a treinar de uma forma regular.
Iniciativas como estas são sempre de todos dar-mos os nossos parabéns!
Há um longo caminho a percorrer. Espero que os dirigentes da federação tenham noção que fazer parte de uma direcção de uma modalidade tão pequena tem estes inconvenientes.
Apostar no desporto escolar. É nas escolas que estão os atletas, os jovens que querem praticar desporto e que ainda não têm a sua modalidade preferida escolhida. Foi isso que aconteceu comigo. Tinha que escolher uma modalidade para praticar desporto e visto que o clube de badminton era o que mais e melhores condições oferecia foi por esse que optei. E assim começou a minha paixão pelo badminton.
Mais torneios com mais divulgação. Aproveitar as associações e os clubes para se fazer um trabalho em paralelo. De forma a divulgar mais a modalidade.
Fazer uma aposta na divulgação nos grandes centros urbanos : Lisboa e Porto, porque pelo que me parece é nas grandes cidades que há menos atletas praticantes.
Fazer uma maior divulgação dos poucos torneios que Há em Lisboa por iniciativa dos clubes, por exemplo: Seixaliada, Open de Oeiras.
Quase que me atrevo a oferecer a minha ajuda para talvez através de uma atleta e ex jogadora dar a minha visão e perspectiva da modalidade. Em tudo o que puder ajudar para de alguma forma melhorar a visão que todos têm do badminton estarei disponível dentro das minhas limitações de tempo.
E muito mais há a fazer e a dizer…. Seria bom que todos pudessem dar o seu pequeno contributo.
Obrigada por esta iniciativa
Cátia Mariano
“A Sua Opinião Conta”
EDIÇÃO Nº. 1
O desenvolvimento da modalidade em Portugal – ESTRATÉGIAS
Opinião de Ana Rocha – Atleta Desporto Escolar – Safara/Moura
1 - Considera que com mais diálogo e melhor aproveitamento de todos os agentes da modalidade será possível melhorar o Badminton Português? Sim
2 – Tem havido por parte da FPB uma estratégia de comunicação clara e consistente? Sim
3 - Acha que a Direcção da FPB tem demonstrado alguma estratégia para o desenvolvimento e prática da modalidade? Sim
4 - A Direcção da FPB tem utilizado alguma estratégia para a divulgação da modalidade? Sim
5 – Tem havido uma estratégia correcta por parte da Direcção da FPB no que diz respeito ao Desporto Escolar? Não
6 - Acha que a formação organizada pela Direcção da FPB, através do seu Sector de Formação, tem sido a suficiente? Não
7 - Considera correcto e positivo o apoio, de todo o género, efectuado pela Direcção da FPB às diversas Associações Regionais, Associações de Classe e Clubes? Sim
8 - Acha que o actual sistema competitivo, com reduzido número de torneios regionais e zonais é o principal causador do afastamento de jogadores federados? Não
9 - Será útil utilizar uma Empresa Especializada ou profissionais reconhecidos para criar uma estratégia de promoção, divulgação e marketing na modalidade? Sim
10 – Como para nós, realmente “A sua opinião conta”, qual seria, no seu entender, a melhor estratégia para encontrar novas estratégias para o desenvolvimento do Badminton por parte da Direcção da FPB?
Na minha opiniao deviasse apostar na t.v.... na motivação nas escolas.
Ana Rocha
“A Sua Opinião Conta”
EDIÇÃO Nº. 1
O desenvolvimento da modalidade em Portugal – ESTRATÉGIAS
Opinião de Hugo Ferreira – Atleta Federado – Espinho
1 - Considera que com mais diálogo e melhor aproveitamento de todos os agentes da modalidade será possível melhorar o Badminton Português? Sim
2 – Tem havido por parte da FPB uma estratégia de comunicação clara e consistente? Não
3 - Acha que a Direcção da FPB tem demonstrado alguma estratégia para o desenvolvimento e prática da modalidade? Não
4 - A Direcção da FPB tem utilizado alguma estratégia para a divulgação da modalidade? Não
5 – Tem havido uma estratégia correcta por parte da Direcção da FPB no que diz respeito ao Desporto Escolar? Não
6 - Acha que a formação organizada pela Direcção da FPB, através do seu Sector de Formação, tem sido a suficiente? Não
7 - Considera correcto e positivo o apoio, de todo o género, efectuado pela Direcção da FPB às diversas Associações Regionais, Associações de Classe e Clubes? Não
8 - Acha que o actual sistema competitivo, com reduzido número de torneios regionais e zonais é o principal causador do afastamento de jogadores federados? Sim
9 - Será útil utilizar uma Empresa Especializada ou profissionais reconhecidos para criar uma estratégia de promoção, divulgação e marketing na modalidade? Sim
10 – Como para nós, realmente “A sua opinião conta”, qual seria, no seu entender, a melhor estratégia para encontrar novas estratégias para o desenvolvimento do Badminton por parte da Direcção da FPB?
Mudança da gestão da Federação
Hugo Ferreira
“A Sua Opinião Conta”
EDIÇÃO Nº. 1
O desenvolvimento da modalidade em Portugal – ESTRATÉGIAS
Opinião de Carlos Matias – Ex-Atleta
1 - Considera que com mais diálogo e melhor aproveitamento de todos os agentes da modalidade será possível melhorar o Badminton Português? Sim
2 – Tem havido por parte da FPB uma estratégia de comunicação clara e consistente? Não
3 - Acha que a Direcção da FPB tem demonstrado alguma estratégia para o desenvolvimento e prática da modalidade? Não
4 - A Direcção da FPB tem utilizado alguma estratégia para a divulgação da modalidade? Não
5 – Tem havido uma estratégia correcta por parte da Direcção da FPB no que diz respeito ao Desporto Escolar? Não
6 - Acha que a formação organizada pela Direcção da FPB, através do seu Sector de Formação, tem sido a suficiente? Não
7 - Considera correcto e positivo o apoio, de todo o género, efectuado pela Direcção da FPB às diversas Associações Regionais, Associações de Classe e Clubes? Não
8 - Acha que o actual sistema competitivo, com reduzido número de torneios regionais e zonais é o principal causador do afastamento de jogadores federados? Sim
9 - Será útil utilizar uma Empresa Especializada ou profissionais reconhecidos para criar uma estratégia de promoção, divulgação e marketing na modalidade? Não
10 – Como para nós, realmente “A sua opinião conta”, qual seria, no seu entender, a melhor estratégia para encontrar novas estratégias para o desenvolvimento do Badminton por parte da Direcção da FPB?
Fazer parcerias com escolas e/ou autarquias e divulgar o badminton nos meios de comunicação social.
Carlos Matias
“A Sua Opinião Conta”
EDIÇÃO Nº. 1
O desenvolvimento da modalidade em Portugal – ESTRATÉGIAS
Opinião de Paula Carvalho – Atleta Federada
1 - Considera que com mais diálogo e melhor aproveitamento de todos os agentes da modalidade será possível melhorar o Badminton Português? Sim
2 – Tem havido por parte da FPB uma estratégia de comunicação clara e consistente? Não
3 - Acha que a Direcção da FPB tem demonstrado alguma estratégia para o desenvolvimento e prática da modalidade? Não
4 - A Direcção da FPB tem utilizado alguma estratégia para a divulgação da modalidade? Não
5 – Tem havido uma estratégia correcta por parte da Direcção da FPB no que diz respeito ao Desporto Escolar? Não
6 - Acha que a formação organizada pela Direcção da FPB, através do seu Sector de Formação, tem sido a suficiente? Não
7 - Considera correcto e positivo o apoio, de todo o género, efectuado pela Direcção da FPB às diversas Associações Regionais, Associações de Classe e Clubes? Não
8 - Acha que o actual sistema competitivo, com reduzido número de torneios regionais e zonais é o principal causador do afastamento de jogadores federados? Sim
9 - Será útil utilizar uma Empresa Especializada ou profissionais reconhecidos para criar uma estratégia de promoção, divulgação e marketing na modalidade? Sim
10 – Como para nós, realmente “A sua opinião conta”, qual seria, no seu entender, a melhor estratégia para encontrar novas estratégias para o desenvolvimento do Badminton por parte da Direcção da FPB?
Penso que um pouco mais de divulgação, nomeadamente por parte dos meios de comunicação, como jornais, televisão, etc., seriam um ponto de partida benéfico para a modalidade.
Paula Carvalho
“A Sua Opinião Conta”
EDIÇÃO Nº. 1
O desenvolvimento da modalidade em Portugal – ESTRATÉGIAS
Opinião de Adriana Salgado – Atleta Desporto Escolar – Escola Francisco Holanda em Guimarães
1 - Considera que com mais diálogo e melhor aproveitamento de todos os agentes da modalidade será possível melhorar o Badminton Português? Sim
2 – Tem havido por parte da FPB uma estratégia de comunicação clara e consistente? Não
3 - Acha que a Direcção da FPB tem demonstrado alguma estratégia para o desenvolvimento e prática da modalidade? Não
4 - A Direcção da FPB tem utilizado alguma estratégia para a divulgação da modalidade? Não
5 – Tem havido uma estratégia correcta por parte da Direcção da FPB no que diz respeito ao Desporto Escolar? Sim
6 - Acha que a formação organizada pela Direcção da FPB, através do seu Sector de Formação, tem sido a suficiente? Não
7 - Considera correcto e positivo o apoio, de todo o género, efectuado pela Direcção da FPB às diversas Associações Regionais, Associações de Classe e Clubes? Sim
8 - Acha que o actual sistema competitivo, com reduzido número de torneios regionais e zonais é o principal causador do afastamento de jogadores federados? Sim
9 - Será útil utilizar uma Empresa Especializada ou profissionais reconhecidos para criar uma estratégia de promoção, divulgação e marketing na modalidade? Sim
10 – Como para nós, realmente “A sua opinião conta”, qual seria, no seu entender, a melhor estratégia para encontrar novas estratégias para o desenvolvimento do Badminton por parte da Direcção da FPB?
Mais Divulgação...
Adriana Salgado
“A Sua Opinião Conta”
EDIÇÃO Nº. 1
O desenvolvimento da modalidade em Portugal – ESTRATÉGIAS
Opinião de Jorge Nogueira – Atleta e dirigente
1 - Considera que com mais diálogo e melhor aproveitamento de todos os agentes da modalidade será possível melhorar o Badminton Português? Sim
2 – Tem havido por parte da FPB uma estratégia de comunicação clara e consistente? Não
3 - Acha que a Direcção da FPB tem demonstrado alguma estratégia para o desenvolvimento e prática da modalidade? Sim, através de celebração de protocolos pontuais mas muito insipientes por não ver resultados destes protocolos.Não deixa de ser uma estratégia
4 - A Direcção da FPB tem utilizado alguma estratégia para a divulgação da modalidade? Sim(pelas razões apontadas )
5 – Tem havido uma estratégia correcta por parte da Direcção da FPB no que diz respeito ao Desporto Escolar? Não, Desconheço (passa a Não)
6 - Acha que a formação organizada pela Direcção da FPB, através do seu Sector de Formação, tem sido a suficiente? Não, Desconheço (passa a Não)
7 - Considera correcto e positivo o apoio, de todo o género, efectuado pela Direcção da FPB às diversas Associações Regionais, Associações de Classe e Clubes? Não (passa a Não)A meu ver tem sido insuficiente mas também acho que neste processo existem muitas culpas das Associações que não dão o devido contributo. Em minha opinião deveria a FPB apoiar apenas as Associações que mostram trabalho e interesse e em relação às outras apoiar directamente os Clubes que a são a primeira linha do desenvolvimento da modalidade. É um crime deixar que estes se extingam por falta de apoios.
8 - Acha que o actual sistema competitivo, com reduzido número de torneios regionais e zonais é o principal causador do afastamento de jogadores federados? Não
9 - Será útil utilizar uma Empresa Especializada ou profissionais reconhecidos para criar uma estratégia de promoção, divulgação e marketing na modalidade? Sim
10 – Como para nós, realmente “A sua opinião conta”, qual seria, no seu entender, a melhor estratégia para encontrar novas estratégias para o desenvolvimento do Badminton por parte da Direcção da FPB?
A FPB não tem efectivamente uma estratégia de desenvolvimento da modalidade na forma como a estamos a configurar.
Contudo acho que é muito redutor dizermos que ela não existe, porque de facto até existe !
Como assim !?
A meu ver, a estratégia da FPB assenta básicamente na sustentação da modalidade através dos “ Resultados competitivos “ . Como forma de garantir as verbas anuais do estado e a subsistência da modalidade.
A prova está aí , na excelente participação dos nossos atletas nos 44º internacionais e no efeito que tiveram nos média que até aqui nada referiam .
Esta estratégia dos “resultados” tem inicio com a construção da sede da FPB onde encontramos , para além dos serviços administrativos instalações com a perspectiva de um centro de alto rendimento que surge de forma menos visível através de apoios camarários e mais recentemente com o culminar da obra totalmente financiada pelo estado que é o CAR nas Caldas, que foi construído a custo zero para a FPB.
Tudo tem sido feito em prol da alta competição para que os “resultados” coloquem a modalidade nos média.
Desta opção estratégica resulta um forte endividamento financeiro com a sede da FPB / Alta competição que encurtam o espaço de manobra para outros “horizontes ” como sejam os apoios às Associações , aos clubes etc ..etc.. etc..
Pelo meio o que é que fica ?
Pouco mais do que protocolos pontuais que na prática ninguém honra e não são mais do que “ trabalho politico “
Uma longa travessia no deserto na expectativa de resultados que são difíceis de atingir , que tardam e mantêm o actual estado da modalidade.
O resultado disto tudo está a vista pelos comentários e considerações que todos fizemos.
A envolver tudo isto temos duas enormes condicionantes.
1 – O amadorismo
2 – O “olhar para o umbigo”
O amadorismo reside no facto de a estrutura mais importante que gere a modalidade se apoiar na “ carolice” dos seus dirigentes que tem uma vida profissional para gerir e que os inibe de se dedicarem á modalidade a tempo inteiro como ela necessita.
Gere-se o dia a dia e não há muito espaço nem tempo para se pensar mais profundamente. Difícil exigir muito mais.
O “umbigo” é uma deficiência social , está na grande maioria das pessoas que pensam e sentem serem os únicos donos da verdade com mentalidade fechada à iniciativa e opiniões divergentes .
Este ambiente existe em torno de toda a modalidade e é o motivo da falta de espaço para o dialogo e cooperação.
Então que fazer se não temos dinheiro ?
... sem dinheiro não se faz nada de jeito !
Estamos condenados a este “marasmo” ?
Vamos ter que esperar que a sede fique paga ?
Vamos esperar por um super atleta ?
Por quanto mais tempo ?
Temos de orçamentar as verbas para uma abordagem diferente a estratégia complementar.
Criar um departamento para este efeito que acompanhe a empresa/entidade responsável pelo planeamento e execução.
Caberá a esta entidade angariar “ sponsers” numa filosofia de contrapartidas que deverão ser o sustento financeiro de toda a estratégia.
Para a implementação vai ser fundamental o envolvimento de toda as entidades válidas que abracem o projecto falo de associações, clubes e pessoas singulares.
Exige-se uma revolução no relacionamento entre todos.
Não faz sentido publicitar um produto se depois não tivermos oferta. Tem de haver sempre condições para quem procure a modalidade ter um local para onde se possa dirigir.
Os clubes e escolas são o suporte básico da estratégia e é aqui que todos os amantes da modalidade se devem incluir
Muito mais à para dizer com certeza .
Apenas pretendo criar um espaço de ideias para superarmos os obstáculos que temos pela frente.
Jorge NOgueira
“A Sua Opinião Conta”
EDIÇÃO Nº. 1
O desenvolvimento da modalidade em Portugal – ESTRATÉGIAS
Opinião de Vânia Leça – Atleta Internacional, actualmente na União Desportiva de Santana
1 - Considera que com mais diálogo e melhor aproveitamento de todos os agentes da modalidade será possível melhorar o Badminton Português? Sim
2 – Tem havido por parte da FPB uma estratégia de comunicação clara e consistente? Não
3 - Acha que a Direcção da FPB tem demonstrado alguma estratégia para o desenvolvimento e prática da modalidade? Sim
4 - A Direcção da FPB tem utilizado alguma estratégia para a divulgação da modalidade? Não
5 – Tem havido uma estratégia correcta por parte da Direcção da FPB no que diz respeito ao Desporto Escolar? Não
6 - Acha que a formação organizada pela Direcção da FPB, através do seu Sector de Formação, tem sido a suficiente? Não
7 - Considera correcto e positivo o apoio, de todo o género, efectuado pela Direcção da FPB às diversas Associações Regionais, Associações de Classe e Clubes? Não
8 - Acha que o actual sistema competitivo, com reduzido número de torneios regionais e zonais é o principal causador do afastamento de jogadores federados? Sim
9 - Será útil utilizar uma Empresa Especializada ou profissionais reconhecidos para criar uma estratégia de promoção, divulgação e marketing na modalidade? Sim
10 – Como para nós, realmente “A sua opinião conta”, qual seria, no seu entender, a melhor estratégia para encontrar novas estratégias para o desenvolvimento do Badminton por parte da Direcção da FPB?
----------------
Vânia Leça
“A Sua Opinião Conta”
EDIÇÃO Nº. 1
O desenvolvimento da modalidade em Portugal – ESTRATÉGIAS
Opinião de Bruno de Jesus - Atleta
1 - Considera que com mais diálogo e melhor aproveitamento de todos os agentes da modalidade será possível melhorar o Badminton Português? Sim
2 – Tem havido por parte da FPB uma estratégia de comunicação clara e consistente? Não
3 - Acha que a Direcção da FPB tem demonstrado alguma estratégia para o desenvolvimento e prática da modalidade? Não
4 - A Direcção da FPB tem utilizado alguma estratégia para a divulgação da modalidade? Não
5 – Tem havido uma estratégia correcta por parte da Direcção da FPB no que diz respeito ao Desporto Escolar? Não
6 - Acha que a formação organizada pela Direcção da FPB, através do seu Sector de Formação, tem sido a suficiente? Não
7 - Considera correcto e positivo o apoio, de todo o género, efectuado pela Direcção da FPB às diversas Associações Regionais, Associações de Classe e Clubes? Não
8 - Acha que o actual sistema competitivo, com reduzido número de torneios regionais e zonais é o principal causador do afastamento de jogadores federados? Sim
9 - Será útil utilizar uma Empresa Especializada ou profissionais reconhecidos para criar uma estratégia de promoção, divulgação e marketing na modalidade? Sim
10 – Como para nós, realmente “A sua opinião conta”, qual seria, no seu entender, a melhor estratégia para encontrar novas estratégias para o desenvolvimento do Badminton por parte da Direcção da FPB?
Acho que se deveria apostar mais na divulgação do badminton, é incrivel como se televisiona desportos pouco emotivos na televisao portuguesa e nunca se vê nada referente ao badminton.
Bruno de Jesus
“A Sua Opinião Conta”
EDIÇÃO Nº. 1
O desenvolvimento da modalidade em Portugal – ESTRATÉGIAS
Opinião de João Jorge – Atleta e dirigente
1 - Considera que com mais diálogo e melhor aproveitamento de todos os agentes da modalidade será possível melhorar o Badminton Português? Sim
2 – Tem havido por parte da FPB uma estratégia de comunicação clara e consistente? Não
3 - Acha que a Direcção da FPB tem demonstrado alguma estratégia para o desenvolvimento e prática da modalidade? Sim
4 - A Direcção da FPB tem utilizado alguma estratégia para a divulgação da modalidade? Sim
5 – Tem havido uma estratégia correcta por parte da Direcção da FPB no que diz respeito ao Desporto Escolar? Não
6 - Acha que a formação organizada pela Direcção da FPB, através do seu Sector de Formação, tem sido a suficiente? Não
7 - Considera correcto e positivo o apoio, de todo o género, efectuado pela Direcção da FPB às diversas Associações Regionais, Associações de Classe e Clubes? Não
8 - Acha que o actual sistema competitivo, com reduzido número de torneios regionais e zonais é o principal causador do afastamento de jogadores federados? Não
9 - Será útil utilizar uma Empresa Especializada ou profissionais reconhecidos para criar uma estratégia de promoção, divulgação e marketing na modalidade? SIM!!!!!!
10 – Como para nós, realmente “A sua opinião conta”, qual seria, no seu entender, a melhor estratégia para encontrar novas estratégias para o desenvolvimento do Badminton por parte da Direcção da FPB?
O plano é simples. COPIAR estratégias de desenvolvimento nos países (da nossa dimensão) bem sucedidos na modalidade. Se foram e são bem sucedidos é só copiar…Não é necessário inventar nada.
Apostar definitivamente na divulgação, contratando a terceiros a promoção, divulgação e marketing da modalidade - quem paga pode e deve exigir resultados !!
João Jorge
“A Sua Opinião Conta”
EDIÇÃO Nº. 1
O desenvolvimento da modalidade em Portugal – ESTRATÉGIAS
Opinião de Cosme Berenguer – Atleta Federado – Treinador – Presidente da Associação Portuguesa de Treinadores
1 - Considera que com mais diálogo e melhor aproveitamento de todos os agentes da modalidade será possível melhorar o Badminton Português? Sim
2 – Tem havido por parte da FPB uma estratégia de comunicação clara e consistente? Sim
3 - Acha que a Direcção da FPB tem demonstrado alguma estratégia para o desenvolvimento e prática da modalidade? Sim
4 - A Direcção da FPB tem utilizado alguma estratégia para a divulgação da modalidade? Sim
5 – Tem havido uma estratégia correcta por parte da Direcção da FPB no que diz respeito ao Desporto Escolar? Não
6 - Acha que a formação organizada pela Direcção da FPB, através do seu Sector de Formação, tem sido a suficiente? Não
7 - Considera correcto e positivo o apoio, de todo o género, efectuado pela Direcção da FPB às diversas Associações Regionais, Associações de Classe e Clubes? Sim
8 - Acha que o actual sistema competitivo, com reduzido número de torneios regionais e zonais é o principal causador do afastamento de jogadores federados? Não
9 - Será útil utilizar uma Empresa Especializada ou profissionais reconhecidos para criar uma estratégia de promoção, divulgação e marketing na modalidade? Sim
10 – Como para nós, realmente “A sua opinião conta”, qual seria, no seu entender, a melhor estratégia para encontrar novas estratégias para o desenvolvimento do Badminton por parte da Direcção da FPB?
REFORMULAR TODO O SISTEMA COMPETITIVO NACIONAL
Cosme Berenguer
“A Sua Opinião Conta”
EDIÇÃO Nº. 1
O desenvolvimento da modalidade em Portugal – ESTRATÉGIAS
Opinião de Filipa Lamy – Atleta Internacional
1 - Considera que com mais diálogo e melhor aproveitamento de todos os agentes da modalidade será possível melhorar o Badminton Português? Sim
2 – Tem havido por parte da FPB uma estratégia de comunicação clara e consistente? Não
3 - Acha que a Direcção da FPB tem demonstrado alguma estratégia para o desenvolvimento e prática da modalidade? Sim
4 - A Direcção da FPB tem utilizado alguma estratégia para a divulgação da modalidade? Não
5 – Tem havido uma estratégia correcta por parte da Direcção da FPB no que diz respeito ao Desporto Escolar? Não
6 - Acha que a formação organizada pela Direcção da FPB, através do seu Sector de Formação, tem sido a suficiente? Não
7 - Considera correcto e positivo o apoio, de todo o género, efectuado pela Direcção da FPB às diversas Associações Regionais, Associações de Classe e Clubes? Não
8 - Acha que o actual sistema competitivo, com reduzido número de torneios regionais e zonais é o principal causador do afastamento de jogadores federados? Sim
9 - Será útil utilizar uma Empresa Especializada ou profissionais reconhecidos para criar uma estratégia de promoção, divulgação e marketing na modalidade? Sim
10 – Como para nós, realmente “A sua opinião conta”, qual seria, no seu entender, a melhor estratégia para encontrar novas estratégias para o desenvolvimento do Badminton por parte da Direcção da FPB?
Uma das coisas que se deveria ter em atenção era promover uma melhor aprendizagem nas Universidades para os Professores de Educação Física, “oferecendo” formação para os Professores que lhes dão aulas de Badminton ou mesmo dando formação aos próprios alunos promovendo, por exemplo acções de formação, para que não aconteça, como já vi algumas vezes, Professores que de Badminton nada conhecem, ensinem a modalidade com sistemas de pontuação errados e regras descabidas para que os alunos “não façam confusão” – palavras do próprio Professor quando o questionei acerca das regras que os alunos estavam a utilizar. Como podemos querer que a modalidade desenvolva, se os nossos miúdos, na grande maioria das escolas, aprendem Badminton com Professores que acham que o Badminton é um desporto de Piquenique… Professores que não montam redes no campo para que os alunos possam ter a noção da dificuldade que têm por exemplo a colocar o volante no fundo do campo… assim realmente é um desporto de Piquenique!
Filipa Lamy
“A Sua Opinião Conta”
EDIÇÃO Nº. 1
O desenvolvimento da modalidade em Portugal – ESTRATÉGIAS
Opinião de Isabel Alves – Atleta do Desporto Escolar e Federada
1 - Considera que com mais diálogo e melhor aproveitamento de todos os agentes da modalidade será possível melhorar o Badminton Português? Sim
2 – Tem havido por parte da FPB uma estratégia de comunicação clara e consistente? Não
3 - Acha que a Direcção da FPB tem demonstrado alguma estratégia para o desenvolvimento e prática da modalidade? Não
4 - A Direcção da FPB tem utilizado alguma estratégia para a divulgação da modalidade? Não
5 – Tem havido uma estratégia correcta por parte da Direcção da FPB no que diz respeito ao Desporto Escolar? Não
6 - Acha que a formação organizada pela Direcção da FPB, através do seu Sector de Formação, tem sido a suficiente? Não
7 - Considera correcto e positivo o apoio, de todo o género, efectuado pela Direcção da FPB às diversas Associações Regionais, Associações de Classe e Clubes? Sim
8 - Acha que o actual sistema competitivo, com reduzido número de torneios regionais e zonais é o principal causador do afastamento de jogadores federados? Não
9 - Será útil utilizar uma Empresa Especializada ou profissionais reconhecidos para criar uma estratégia de promoção, divulgação e marketing na modalidade? Sim
10 – Como para nós, realmente “A sua opinião conta”, qual seria, no seu entender, a melhor estratégia para encontrar novas estratégias para o desenvolvimento do Badminton por parte da Direcção da FPB?
Primeiro para arranjar melhores jogadores deviam investir na transição do desporto escolar para a federação. E em 2º deviam procurar arranjar maneira de o badminton aparecer mais frequentemente na imprensa.
Isabel Alves
“A Sua Opinião Conta”
EDIÇÃO Nº. 1
O desenvolvimento da modalidade em Portugal – ESTRATÉGIAS
Opinião de Ricardo Fernandes – Treinador do Aalborg - Dinamarca
1 - Considera que com mais diálogo e melhor aproveitamento de todos os agentes da modalidade será possível melhorar o Badminton Português? Sim
2 – Tem havido por parte da FPB uma estratégia de comunicação clara e consistente? Não
3 - Acha que a Direcção da FPB tem demonstrado alguma estratégia para o desenvolvimento e prática da modalidade? Não
4 - A Direcção da FPB tem utilizado alguma estratégia para a divulgação da modalidade? Não
5 – Tem havido uma estratégia correcta por parte da Direcção da FPB no que diz respeito ao Desporto Escolar? Não
6 - Acha que a formação organizada pela Direcção da FPB, através do seu Sector de Formação, tem sido a suficiente? Sim
7 - Considera correcto e positivo o apoio, de todo o género, efectuado pela Direcção da FPB às diversas Associações Regionais, Associações de Classe e Clubes? Sim (mas sem grandes conhecimentos)
8 - Acha que o actual sistema competitivo, com reduzido número de torneios regionais e zonais é o principal causador do afastamento de jogadores federados? Sim
9 - Será útil utilizar uma Empresa Especializada ou profissionais reconhecidos para criar uma estratégia de promoção, divulgação e marketing na modalidade? Não
10 – Como para nós, realmente “A sua opinião conta”, qual seria, no seu entender, a melhor estratégia para encontrar novas estratégias para o desenvolvimento do Badminton por parte da Direcção da FPB?
No Badminton não somos muitos em Portugal, mas, na minha opinião temos pessoas com capacidades, com conhecimentos, experiência e formação para que a FPB possa através desses elementos elaborar uma estratégia correcta e com um rumo bem definido em termos de médio e especialmente longo prazo.O problema é que por vezes existe uma certa incompatibilidade entre esses mesmos elementos e a FPB o que provoca um grande distanciamento entre as partes. Há realmente pessoas dentro da nossa modalidade e com provas dadas que podem ajudar a FPB a definir uma estratégia com os olhos postos no futuro. Admito que se possa recorrer a ajudas exteriores, como por exemplo, a uma empresa especializada, mas, o grande problem é que custará caro e por outro lado serão pessoas que provavelmente não têm qualquer conhecimento sobre a modalidade! O que é preciso e fundamental é vontade e bom senso para que trabalhemos em prol da modalidade e não em por interesses próprios, isto porque, nada é eterno! "As pessoas passam mas a modalidade e as instituições ficam". Não existe soluções milagrosas, para que a modalidade possa ter um bom futuro, há que melhorar a estrutura base do Badminton português, isto é, uma melhor ligação ao desporto escolar, mais e melhor formação para os treinadores, a existência de um elemento na FPB que tenha a função de articular a promoção e divulgação da modalidade em todo o país e ao mesmo tempo que seja o tal elemento que faça a ligação entre a FPB e as escolas. Melhoria dos apoios aos clubes/associações não só em termos financeiros e materiais mas também técnicos. É fundamental prestar uma maior atenção aos escalões de formação (mais jovens), porque eles são o futuro da modalidade e há que apostar nessa vertente.Para finalizar, é muito importante que também se procure estabelecer contactos e protocolos com os orgãos de comunicação social, há que ser persistente, há que tentar os persuadir e ou influenciá-los no sentido de fazer com que o Badminton seja mais falado e dado a conhecer aos portugueses, fazer com que apareça mais nos jornais, rádio ou mesmo televisão. Naturalmente, que existem outros importantes aspectos que ficaram por abordar, mas, no entanto fica aqui a minha opinião e ou contributo em relação a alguns desses aspectos que poderão ser importantes para o desenvolvimento e futuro da modalidade em Portugal.
Ricardo Fernandes
“A Sua Opinião Conta”
EDIÇÃO Nº. 1
O desenvolvimento da modalidade em Portugal – ESTRATÉGIAS
Opinião de Mário Albuquerque – Atleta
1 - Considera que com mais diálogo e melhor aproveitamento de todos os agentes da modalidade será possível melhorar o Badminton Português? Sim
2 – Tem havido por parte da FPB uma estratégia de comunicação clara e consistente? Sim
3 - Acha que a Direcção da FPB tem demonstrado alguma estratégia para o desenvolvimento e prática da modalidade? Sim
4 - A Direcção da FPB tem utilizado alguma estratégia para a divulgação da modalidade? Sim
5 – Tem havido uma estratégia correcta por parte da Direcção da FPB no que diz respeito ao Desporto Escolar? Sim, mas pouca.
6 - Acha que a formação organizada pela Direcção da FPB, através do seu Sector de Formação, tem sido a suficiente? Não
7 - Considera correcto e positivo o apoio, de todo o género, efectuado pela Direcção da FPB às diversas Associações Regionais, Associações de Classe e Clubes? Não
8 - Acha que o actual sistema competitivo, com reduzido número de torneios regionais e zonais é o principal causador do afastamento de jogadores federados? Não
9 - Será útil utilizar uma Empresa Especializada ou profissionais reconhecidos para criar uma estratégia de promoção, divulgação e marketing na modalidade? Sim
10 – Como para nós, realmente “A sua opinião conta”, qual seria, no seu entender, a melhor estratégia para encontrar novas estratégias para o desenvolvimento do Badminton por parte da Direcção da FPB?
Divulgação
Mário Albuquerque
“A Sua Opinião Conta”
EDIÇÃO Nº. 1
O desenvolvimento da modalidade em Portugal – ESTRATÉGIAS
Opinião de José Roda – Dirigente e Atleta
1 - Considera que com mais diálogo e melhor aproveitamento de todos os agentes da modalidade será possível melhorar o Badminton Português? Sim
2 – Tem havido por parte da FPB uma estratégia de comunicação clara e consistente? Não
3 - Acha que a Direcção da FPB tem demonstrado alguma estratégia para o desenvolvimento e prática da modalidade? Não
4 - A Direcção da FPB tem utilizado alguma estratégia para a divulgação da modalidade? Não
5 – Tem havido uma estratégia correcta por parte da Direcção da FPB no que diz respeito ao Desporto Escolar? Não
6 - Acha que a formação organizada pela Direcção da FPB, através do seu Sector de Formação, tem sido a suficiente? Não
7 - Considera correcto e positivo o apoio, de todo o género, efectuado pela Direcção da FPB às diversas Associações Regionais, Associações de Classe e Clubes? Não
8 - Acha que o actual sistema competitivo, com reduzido número de torneios regionais e zonais é o principal causador do afastamento de jogadores federados? Sim
9 - Será útil utilizar uma Empresa Especializada ou profissionais reconhecidos para criar uma estratégia de promoção, divulgação e marketing na modalidade? Sim
10 – Como para nós, realmente “A sua opinião conta”, qual seria, no seu entender, a melhor estratégia para encontrar novas estratégias para o desenvolvimento do Badminton por parte da Direcção da FPB?
Mais Divulgação...
José Roda
“A Sua Opinião Conta”
EDIÇÃO Nº. 1
O desenvolvimento da modalidade em Portugal – ESTRATÉGIAS
Opinião de Daniel Costa – Maceira
1 - Considera que com mais diálogo e melhor aproveitamento de todos os agentes da modalidade será possível melhorar o Badminton Português? Sim
2 – Tem havido por parte da FPB uma estratégia de comunicação clara e consistente? Sim
3 - Acha que a Direcção da FPB tem demonstrado alguma estratégia para o desenvolvimento e prática da modalidade? Sim
4 - A Direcção da FPB tem utilizado alguma estratégia para a divulgação da modalidade? Sim
5 – Tem havido uma estratégia correcta por parte da Direcção da FPB no que diz respeito ao Desporto Escolar? Sim
6 - Acha que a formação organizada pela Direcção da FPB, através do seu Sector de Formação, tem sido a suficiente? Sim
7 - Considera correcto e positivo o apoio, de todo o género, efectuado pela Direcção da FPB às diversas Associações Regionais, Associações de Classe e Clubes? Sim
8 - Acha que o actual sistema competitivo, com reduzido número de torneios regionais e zonais é o principal causador do afastamento de jogadores federados? Sim
9 - Será útil utilizar uma Empresa Especializada ou profissionais reconhecidos para criar uma estratégia de promoção, divulgação e marketing na modalidade? Não
10 – Como para nós, realmente “A sua opinião conta”, qual seria, no seu entender, a melhor estratégia para encontrar novas estratégias para o desenvolvimento do Badminton por parte da Direcção da FPB?
A publicidade conta muito e não é muita na rua, acho que deveria de ser mais desenvolvida e demostrada... gosto muito de badminton mas nao pratico.
Daniel Costa
“A Sua Opinião Conta”
EDIÇÃO Nº. 1
O desenvolvimento da modalidade em Portugal – ESTRATÉGIAS
Opinião de Dalila Belém - Atleta
1 - Considera que com mais diálogo e melhor aproveitamento de todos os agentes da modalidade será possível melhorar o Badminton Português? Sim
2 – Tem havido por parte da FPB uma estratégia de comunicação clara e consistente? Não
3 - Acha que a Direcção da FPB tem demonstrado alguma estratégia para o desenvolvimento e prática da modalidade? Não
4 - A Direcção da FPB tem utilizado alguma estratégia para a divulgação da modalidade? Não
5 – Tem havido uma estratégia correcta por parte da Direcção da FPB no que diz respeito ao Desporto Escolar? Sim
6 - Acha que a formação organizada pela Direcção da FPB, através do seu Sector de Formação, tem sido a suficiente? Não
7 - Considera correcto e positivo o apoio, de todo o género, efectuado pela Direcção da FPB às diversas Associações Regionais, Associações de Classe e Clubes? Sim
8 - Acha que o actual sistema competitivo, com reduzido número de torneios regionais e zonais é o principal causador do afastamento de jogadores federados? Não
9 - Será útil utilizar uma Empresa Especializada ou profissionais reconhecidos para criar uma estratégia de promoção, divulgação e marketing na modalidade? Sim
10 – Como para nós, realmente “A sua opinião conta”, qual seria, no seu entender, a melhor estratégia para encontrar novas estratégias para o desenvolvimento do Badminton por parte da Direcção da FPB?
------
Dalila Belém
“A Sua Opinião Conta”
EDIÇÃO Nº. 1
O desenvolvimento da modalidade em Portugal – ESTRATÉGIAS
Opinião de Nuno Ribeiro – Atleta - Portimão
1 - Considera que com mais diálogo e melhor aproveitamento de todos os agentes da modalidade será possível melhorar o Badminton Português? Não
2 – Tem havido por parte da FPB uma estratégia de comunicação clara e consistente? Não
3 - Acha que a Direcção da FPB tem demonstrado alguma estratégia para o desenvolvimento e prática da modalidade? Não
4 - A Direcção da FPB tem utilizado alguma estratégia para a divulgação da modalidade? Não
5 – Tem havido uma estratégia correcta por parte da Direcção da FPB no que diz respeito ao Desporto Escolar? Não
6 - Acha que a formação organizada pela Direcção da FPB, através do seu Sector de Formação, tem sido a suficiente? Não
7 - Considera correcto e positivo o apoio, de todo o género, efectuado pela Direcção da FPB às diversas Associações Regionais, Associações de Classe e Clubes? Não
8 - Acha que o actual sistema competitivo, com reduzido número de torneios regionais e zonais é o principal causador do afastamento de jogadores federados? Não
9 - Será útil utilizar uma Empresa Especializada ou profissionais reconhecidos para criar uma estratégia de promoção, divulgação e marketing na modalidade? Sim
10 – Como para nós, realmente “A sua opinião conta”, qual seria, no seu entender, a melhor estratégia para encontrar novas estratégias para o desenvolvimento do Badminton por parte da Direcção da FPB?
Nuno Ribeiro
“A Sua Opinião Conta”
EDIÇÃO Nº. 1
O desenvolvimento da modalidade em Portugal – ESTRATÉGIAS
Opinião de António Duarte Rodrigues – Prof. Desporto Escolar - Santarém
1 - Considera que com mais diálogo e melhor aproveitamento de todos os agentes da modalidade será possível melhorar o Badminton Português? Sim
2 – Tem havido por parte da FPB uma estratégia de comunicação clara e consistente? Não
3 - Acha que a Direcção da FPB tem demonstrado alguma estratégia para o desenvolvimento e prática da modalidade? Não
4 - A Direcção da FPB tem utilizado alguma estratégia para a divulgação da modalidade? Não
5 – Tem havido uma estratégia correcta por parte da Direcção da FPB no que diz respeito ao Desporto Escolar? Não
6 - Acha que a formação organizada pela Direcção da FPB, através do seu Sector de Formação, tem sido a suficiente? Não
7 - Considera correcto e positivo o apoio, de todo o género, efectuado pela Direcção da FPB às diversas Associações Regionais, Associações de Classe e Clubes? Não
8 - Acha que o actual sistema competitivo, com reduzido número de torneios regionais e zonais é o principal causador do afastamento de jogadores federados? Sim
9 - Será útil utilizar uma Empresa Especializada ou profissionais reconhecidos para criar uma estratégia de promoção, divulgação e marketing na modalidade? Sim
10 – Como para nós, realmente “A sua opinião conta”, qual seria, no seu entender, a melhor estratégia para encontrar novas estratégias para o desenvolvimento do Badminton por parte da Direcção da FPB?
Através de um maior incremento/intercâmbio com o Desporto Escolar e parcerias/protocolos com os Media.
António Duarte Rodrigues
A Sua Opinião Conta”
EDIÇÃO Nº. 1
O desenvolvimento da modalidade em Portugal – ESTRATÉGIAS
Opinião de José Manuel Almeida - Braga
1 - Considera que com mais diálogo e melhor aproveitamento de todos os agentes da modalidade será possível melhorar o Badminton Português? Sim
2 – Tem havido por parte da FPB uma estratégia de comunicação clara e consistente? Não
3 - Acha que a Direcção da FPB tem demonstrado alguma estratégia para o desenvolvimento e prática da modalidade? Não
4 - A Direcção da FPB tem utilizado alguma estratégia para a divulgação da modalidade? SIM. PODE NÃO SER DO GOSTO DE TODOS, MAS É A DELES, DIRECÇÃO.
5 – Tem havido uma estratégia correcta por parte da Direcção da FPB no que diz respeito ao Desporto Escolar? Sim. SE SIM, DESCONHEÇO QUE TENHA SIDO APRESENTADA PÚBLICAMENTE.
6 - Acha que a formação organizada pela Direcção da FPB, através do seu Sector de Formação, tem sido a suficiente? SIM. MAS NATURALMENTE PODIA SER MELHOR.
7 - Considera correcto e positivo o apoio, de todo o género, efectuado pela Direcção da FPB às diversas Associações Regionais, Associações de Classe e Clubes? Sim.
8 - Acha que o actual sistema competitivo, com reduzido número de torneios regionais e zonais é o principal causador do afastamento de jogadores federados? SIM, MAS TAMBÉM A SITUAÇÃO FINANCEIRA DOS CLUBES E A FALTA DE COLABORAÇÃO(APOIOS) DAS ENTIDADES LOCAIS.
9 - Será útil utilizar uma Empresa Especializada ou profissionais reconhecidos para criar uma estratégia de promoção, divulgação e marketing na modalidade? Sim
10 – Como para nós, realmente “A sua opinião conta”, qual seria, no seu entender, a melhor estratégia para encontrar novas estratégias para o desenvolvimento do Badminton por parte da Direcção da FPB?
1º OS CLUBES OUVIREM OS SEUS ATLETAS MAIS CREDÊNCIADOS. 2º AS ASSOCIAÇÕES OUVIREM OS SEUS CLUBES E 3º, A FEDERAÇÃO OUVIR AS ASSOCIAÇÕES E AS DE CLASSE. OU SEJA, CRIAR UMA COMISSÃO DE ESTUDO DE OPINIÃO.
José Manuel Almeida
“A Sua Opinião Conta”
EDIÇÃO Nº. 1
O desenvolvimento da modalidade em Portugal – ESTRATÉGIAS
Opinião de Rui Pereira - Atleta
1 - Considera que com mais diálogo e melhor aproveitamento de todos os agentes da modalidade será possível melhorar o Badminton Português? Sim
2 – Tem havido por parte da FPB uma estratégia de comunicação clara e consistente? Não
3 - Acha que a Direcção da FPB tem demonstrado alguma estratégia para o desenvolvimento e prática da modalidade? Não
4 - A Direcção da FPB tem utilizado alguma estratégia para a divulgação da modalidade? Não
5 – Tem havido uma estratégia correcta por parte da Direcção da FPB no que diz respeito ao Desporto Escolar? Não
6 - Acha que a formação organizada pela Direcção da FPB, através do seu Sector de Formação, tem sido a suficiente? Não
7 - Considera correcto e positivo o apoio, de todo o género, efectuado pela Direcção da FPB às diversas Associações Regionais, Associações de Classe e Clubes? Não
8 - Acha que o actual sistema competitivo, com reduzido número de torneios regionais e zonais é o principal causador do afastamento de jogadores federados? Sim
9 - Será útil utilizar uma Empresa Especializada ou profissionais reconhecidos para criar uma estratégia de promoção, divulgação e marketing na modalidade? Não
10 – Como para nós, realmente “A sua opinião conta”, qual seria, no seu entender, a melhor estratégia para encontrar novas estratégias para o desenvolvimento do Badminton por parte da Direcção da FPB?
Rui Pereira
“A Sua Opinião Conta”
EDIÇÃO Nº. 1
O desenvolvimento da modalidade em Portugal – ESTRATÉGIAS
Opinião de João Rebelo - Braga
1 - Considera que com mais diálogo e melhor aproveitamento de todos os agentes da modalidade será possível melhorar o Badminton Português? Sim
2 – Tem havido por parte da FPB uma estratégia de comunicação clara e consistente? Não
3 - Acha que a Direcção da FPB tem demonstrado alguma estratégia para o desenvolvimento e prática da modalidade? Não
4 - A Direcção da FPB tem utilizado alguma estratégia para a divulgação da modalidade? Não
5 – Tem havido uma estratégia correcta por parte da Direcção da FPB no que diz respeito ao Desporto Escolar? Não
6 - Acha que a formação organizada pela Direcção da FPB, através do seu Sector de Formação, tem sido a suficiente? Não
7 - Considera correcto e positivo o apoio, de todo o género, efectuado pela Direcção da FPB às diversas Associações Regionais, Associações de Classe e Clubes? Não
8 - Acha que o actual sistema competitivo, com reduzido número de torneios regionais e zonais é o principal causador do afastamento de jogadores federados? Não
9 - Será útil utilizar uma Empresa Especializada ou profissionais reconhecidos para criar uma estratégia de promoção, divulgação e marketing na modalidade? Sim
10 – Como para nós, realmente “A sua opinião conta”, qual seria, no seu entender, a melhor estratégia para encontrar novas estratégias para o desenvolvimento do Badminton por parte da Direcção da FPB?
Para começar, mais Apoio Financeiro
João Rebelo
“A Sua Opinião Conta”
EDIÇÃO Nº. 1
O desenvolvimento da modalidade em Portugal – ESTRATÉGIAS
Opinião de José Bento – Atleta e antigo dirigente da FPB
1 - Considera que com mais diálogo e melhor aproveitamento de todos os agentes da modalidade será possível melhorar o Badminton Português? Sim
2 – Tem havido por parte da FPB uma estratégia de comunicação clara e consistente? Não
3 - Acha que a Direcção da FPB tem demonstrado alguma estratégia para o desenvolvimento e prática da modalidade? Não
4 - A Direcção da FPB tem utilizado alguma estratégia para a divulgação da modalidade? Não
5 – Tem havido uma estratégia correcta por parte da Direcção da FPB no que diz respeito ao Desporto Escolar? Não
6 - Acha que a formação organizada pela Direcção da FPB, através do seu Sector de Formação, tem sido a suficiente? Não
7 - Considera correcto e positivo o apoio, de todo o género, efectuado pela Direcção da FPB às diversas Associações Regionais, Associações de Classe e Clubes? Não
8 - Acha que o actual sistema competitivo, com reduzido número de torneios regionais e zonais é o principal causador do afastamento de jogadores federados? Sim
9 - Será útil utilizar uma Empresa Especializada ou profissionais reconhecidos para criar uma estratégia de promoção, divulgação e marketing na modalidade? Sim
10 – Como para nós, realmente “A sua opinião conta”, qual seria, no seu entender, a melhor estratégia para encontrar novas estratégias para o desenvolvimento do Badminton por parte da Direcção da FPB?
A melhor estratégia a utilizar seria a de convidar todos os agentes da modalidade para reuniões de trabalho.
José Bento
“A Sua Opinião Conta”
EDIÇÃO Nº. 1
O desenvolvimento da modalidade em Portugal – ESTRATÉGIAS
Opinião de João Boto – Atleta e Presidente da Associação Portuguesa de Árbitros de Badminton
1 - Considera que com mais diálogo e melhor aproveitamento de todos os agentes da modalidade será possível melhorar o Badminton Português? Sim
2 – Tem havido por parte da FPB uma estratégia de comunicação clara e consistente? Não
3 - Acha que a Direcção da FPB tem demonstrado alguma estratégia para o desenvolvimento e prática da modalidade? Sim
4 - A Direcção da FPB tem utilizado alguma estratégia para a divulgação da modalidade? Não
5 – Tem havido uma estratégia correcta por parte da Direcção da FPB no que diz respeito ao Desporto Escolar? Não
6 - Acha que a formação organizada pela Direcção da FPB, através do seu Sector de Formação, tem sido a suficiente? Não
7 - Considera correcto e positivo o apoio, de todo o género, efectuado pela Direcção da FPB às diversas Associações Regionais, Associações de Classe e Clubes? Não
8 - Acha que o actual sistema competitivo, com reduzido número de torneios regionais e zonais é o principal causador do afastamento de jogadores federados? Não
9 - Será útil utilizar uma Empresa Especializada ou profissionais reconhecidos para criar uma estratégia de promoção, divulgação e marketing na modalidade? Sim
10 – Como para nós, realmente “A sua opinião conta”, qual seria, no seu entender, a melhor estratégia para encontrar novas estratégias para o desenvolvimento do Badminton por parte da Direcção da FPB?
A melhor estratégia, seria na minha opinião, a abertura ao diálogo dos dirigentes da FPB, e a criação de um grupo de trabalho, constituido por pessoas sérias e isentas, explorando as novas ideias e estratégias, já divulgadas neste espaço por muitos militantes badmintonistas.
João Boto
“A Sua Opinião Conta”
EDIÇÃO Nº. 1
O desenvolvimento da modalidade em Portugal – ESTRATÉGIAS
Opinião de Luis André Neves - Atleta
1 - Considera que com mais diálogo e melhor aproveitamento de todos os agentes da modalidade será possível melhorar o Badminton Português? SIM
2 – Tem havido por parte da FPB uma estratégia de comunicação clara e consistente? NÃO
3 - Acha que a Direcção da FPB tem demonstrado alguma estratégia para o desenvolvimento e prática da modalidade? NÃO
4 - A Direcção da FPB tem utilizado alguma estratégia para a divulgação da modalidade? NÃO
5 – Tem havido uma estratégia correcta por parte da Direcção da FPB no que diz respeito ao Desporto Escolar? NÃO
6 - Acha que a formação organizada pela Direcção da FPB, através do seu Sector de Formação, tem sido a suficiente? NÃO
7 - Considera correcto e positivo o apoio, de todo o género, efectuado pela Direcção da FPB às diversas Associações Regionais, Associações de Classe e Clubes? SIM
8 - Acha que o actual sistema competitivo, com reduzido número de torneios regionais e zonais é o principal causador do afastamento de jogadores federados? SIM
9 - Será útil utilizar uma Empresa Especializada ou profissionais reconhecidos para criar uma estratégia de promoção, divulgação e marketing na modalidade? NÃO
10 – Como para nós, realmente “A sua opinião conta”, qual seria, no seu entender, a melhor estratégia para encontrar novas estratégias para o desenvolvimento do Badminton por parte da Direcção da FPB?
Uma divulgação da modalidade por parte da F.P.B que seja clara e consistente!!
Luis André Neves.
“A Sua Opinião Conta”
EDIÇÃO Nº. 1
O desenvolvimento da modalidade em Portugal – ESTRATÉGIAS
Opinião de Igor Palha - Braga
1 - Considera que com mais diálogo e melhor aproveitamento de todos os agentes da modalidade será possível melhorar o Badminton Português? Sim
2 – Tem havido por parte da FPB uma estratégia de comunicação clara e consistente? Sim
3 - Acha que a Direcção da FPB tem demonstrado alguma estratégia para o desenvolvimento e prática da modalidade? Não
4 - A Direcção da FPB tem utilizado alguma estratégia para a divulgação da modalidade? Não
5 – Tem havido uma estratégia correcta por parte da Direcção da FPB no que diz respeito ao Desporto Escolar? Não
6 - Acha que a formação organizada pela Direcção da FPB, através do seu Sector de Formação, tem sido a suficiente? Não
7 - Considera correcto e positivo o apoio, de todo o género, efectuado pela Direcção da FPB às diversas Associações Regionais, Associações de Classe e Clubes? Sim
8 - Acha que o actual sistema competitivo, com reduzido número de torneios regionais e zonais é o principal causador do afastamento de jogadores federados? Sim
9 - Será útil utilizar uma Empresa Especializada ou profissionais reconhecidos para criar uma estratégia de promoção, divulgação e marketing na modalidade? Sim
10 – Como para nós, realmente “A sua opinião conta”, qual seria, no seu entender, a melhor estratégia para encontrar novas estratégias para o desenvolvimento do Badminton por parte da Direcção da FPB?
---------
Igor Palha
“A Sua Opinião Conta”
EDIÇÃO Nº. 1
O desenvolvimento da modalidade em Portugal – ESTRATÉGIAS
Opinião de Jorge Azevedo - Atleta
1 - Considera que com mais diálogo e melhor aproveitamento de todos os agentes da modalidade será possível melhorar o Badminton Português? Sim
2 – Tem havido por parte da FPB uma estratégia de comunicação clara e consistente? Não
3 - Acha que a Direcção da FPB tem demonstrado alguma estratégia para o desenvolvimento e prática da modalidade? Não
4 - A Direcção da FPB tem utilizado alguma estratégia para a divulgação da modalidade? Não
5 – Tem havido uma estratégia correcta por parte da Direcção da FPB no que diz respeito ao Desporto Escolar? Não
6 - Acha que a formação organizada pela Direcção da FPB, através do seu Sector de Formação, tem sido a suficiente? Não
7 - Considera correcto e positivo o apoio, de todo o género, efectuado pela Direcção da FPB às diversas Associações Regionais, Associações de Classe e Clubes? Não
8 - Acha que o actual sistema competitivo, com reduzido número de torneios regionais e zonais é o principal causador do afastamento de jogadores federados? Sim
9 - Será útil utilizar uma Empresa Especializada ou profissionais reconhecidos para criar uma estratégia de promoção, divulgação e marketing na modalidade? Sim
10 – Como para nós, realmente “A sua opinião conta”, qual seria, no seu entender, a melhor estratégia para encontrar novas estratégias para o desenvolvimento do Badminton por parte da Direcção da FPB?
Divulgar mais informação estratégica por parte da FPB e junto dos media.
Jorge Azevedo
“A Sua Opinião Conta”
EDIÇÃO Nº. 1
O desenvolvimento da modalidade em Portugal – ESTRATÉGIAS
Opinião de Maria C Santos - Atleta
1 - Considera que com mais diálogo e melhor aproveitamento de todos os agentes da modalidade será possível melhorar o Badminton Português? Sim
2 – Tem havido por parte da FPB uma estratégia de comunicação clara e consistente? Não
3 - Acha que a Direcção da FPB tem demonstrado alguma estratégia para o desenvolvimento e prática da modalidade? Não
4 - A Direcção da FPB tem utilizado alguma estratégia para a divulgação da modalidade? Não
5 – Tem havido uma estratégia correcta por parte da Direcção da FPB no que diz respeito ao Desporto Escolar? Não
6 - Acha que a formação organizada pela Direcção da FPB, através do seu Sector de Formação, tem sido a suficiente? Não
7 - Considera correcto e positivo o apoio, de todo o género, efectuado pela Direcção da FPB às diversas Associações Regionais, Associações de Classe e Clubes? Não
8 - Acha que o actual sistema competitivo, com reduzido número de torneios regionais e zonais é o principal causador do afastamento de jogadores federados? Sim
9 - Será útil utilizar uma Empresa Especializada ou profissionais reconhecidos para criar uma estratégia de promoção, divulgação e marketing na modalidade? Não
10 – Como para nós, realmente “A sua opinião conta”, qual seria, no seu entender, a melhor estratégia para encontrar novas estratégias para o desenvolvimento do Badminton por parte da Direcção da FPB?
Maria Santos
Enviar um comentário