linhasefinas

Acompanhe aqui as noticias mais significativas sobre badminton

Leia tudo numa só página, as "noticias" e os "cartoons". Participe...enviando-nos noticias de badminton da sua Região, Clube ou Associação, que estas serão publicadas para uma maior divulgação da modalidade. e-mail : linha.boto@gmail.com

Há notícias que só no maior jornal de badminton
de Portugal se podem ler....


Última Hora

...

segunda-feira, 12 de agosto de 2013

O chinês Lin Dan pela 5ª vez consecutiva e a tailandesa Ratchanok Intanon em estreia sagram-se campeões do Mundo!


Terminou a 20ª edição dos Campeonatos do Mundo de Badminton, que de 5 a 11 de Agosto tiveram lugar na cidade chinesa de Guangzhou. Lin Dan que desde 2006 ostentava o título mundial, sobreviveu a mais um campeonato e tornou-se no primeiro atleta a conseguir 5 títulos mundiais e consecutivos. O chinês que esteve na competição com um Wild Card dado pela organização, demonstrou uma vez mais todo o seu poderio e nem Chong Wei Lee (MAL), líder mundial, e que sonhava com a conquista do seu 1º titulo numa grande competição, conseguiu evitar o penta do chinês. Num jogo bastante emotivo, o malaio Chong Wei Lee ainda venceu o primeiro set, deixando-se surpreender depois no segundo. No derradeiro set, o líder mundial ainda virou na frente, mas ai emergiu Lin Dan, que aproveitando algumas debilidades físicas do seu adversário, chegou ao 19-17. Nessa altura e já depois de assistido em campo, Chong Wei Lee ainda tentou continuar em campo, mas acabou mesmo por desistir quando o resultado estava em 20-17 para o chinês.
A china de resto apenas viria aconseguir mais uma vitória através da dupla feminina Xioli Wang/Yang (F) Yu que venceram as coreanas Hye Won Eom/ye Na Jang. Apenas duas vitórias contrastando com os cinco títulos conquistados em Londres 2011 nos Mundiais e Londres 2012 nos Jogos Olímpicos.
Em singulares senhoras a jovem tailandesa Ratchanok  Intanon, com 3 títulos mundiais de juniores, conquistou ontem frente à líder mundial e campeã olímpica Xuerui Li da China o seu primeiro titulo mundial de seniores. Uma vitória que não merece contestação da melhor atleta da competição. Um feito para a Tailândia que conquista assim  o seu primeiro título mundial.  A indonésia acabou por conquistar os restantes títulos, igualando assim a China. Em pares mistos Tontow Ahnmad/Liliyana Natsir venceram os lideres mundiais numa partida arrepiante em que os indonésios conseguiram dar a volta a dois match points triunfando no derradeiro set por 22-20. Liliyana Natsir que aliás conquistou o seu 3º título mundial em pares mistos depois de já ter conquistado outros dois com Noa Widiando nos mundiais de 2005 e 2007. Finalmente em pares homens, os únicos europeus que atingiram uma final, Mathias Boe/Carsten Mogensen, apesar de serem os lideres mundiais, não evitaram a derrota diante da dupla indonésia Mohammed Ahsan/Hendra Setiawan, na única das 5 finais que não recorreu a 3º set. Uma palavra para Hendra Setiawan que já em 2007 se tinha sagrado campeão mundial, na altura fazendo dupla com Markis Kido.
No final, gostaríamos de destacar de forma muito positiva a participação dos espanhóis Pablo Abian e também de Carolina Marin que fez história para o badminton espanhol ao atingir os 1/4 Final, lembrando que a espanhola foi eliminada precisamente pela actual campeã mundial, o que valoriza ainda mais a sua participação neste mundial. Estamos em crer que muito brevemente Carolina Marin entrará no top10 mundial e seria candidata ao título europeu. 
 

1 comentário:

Luis disse...

Esta não é a quinta vitória consecutiva do Lin Dan em campeonatos do Mundo; mas sim a quinta vitória global. Isto porque em 2010, nos Mundiais em Paris, foi afastado nos quartos-de-final.

Não deixa de ser um feito: 5 vitórias em campeonatos do Mundo na mesma prova (a juntar às duas conquistas olímpicas).