linhasefinas

Acompanhe aqui as noticias mais significativas sobre badminton

Leia tudo numa só página, as "noticias" e os "cartoons". Participe...enviando-nos noticias de badminton da sua Região, Clube ou Associação, que estas serão publicadas para uma maior divulgação da modalidade. e-mail : linha.boto@gmail.com

Há notícias que só no maior jornal de badminton
de Portugal se podem ler....


Última Hora

...

quinta-feira, 24 de maio de 2012

A CAMINHO DE LONDRES´2012 - Entrevista do Jornal Record/Vítor Ventura a Telma Santos


O Jornal Record dedicou hoje uma página inteira, com uma entrevista à atleta Telma Santos na rubrica " A CAMINHO DE LONDRES´2012". Linhas & Finas publica agora na integra a entrevista dada pela atleta penichence ao jornalista Vítor Ventura.

Foto: EPA

Record- Como foi o Inicio na modalidade?
Telma Santos - Comecei a jogar badminton aos 8 anos. Foi o meu tio, Fernando Silva (n.d.r.: primeiro jogador, juntamente com Ricardo Fernandes, a participar nuns Jogos Olímpicos, em Barcelona´2012) que me levou a um treino. Gostei muito e até hoje não tenho parado
R - Qual foi a sensação quando garantiu a presença em Londres´2012?
T S - É uma sensação difícil de explicar. É sentir que realizámos um sonho. Durante todos estes anos de carreira, lutei bastante para conseguir atingir este objetivo. Fiz sacrifícios, trabalhei muito, mas nunca deixei de acreditar. Hoje, sinto-me muito feliz e obviamente que tudo valeu a pena
R - Mas foi um apuramento dramático e empolgante, só decidido no último dia?
T S - Empolgante sim, sem dúvida. Mas não podia ser de outra forma, quando centenas de atletas de todo o Mundo estavam a lutar por um lugar entre os 38 disponíveis para os Jogos Olimpicos de Londres. Dramático penso que não. Porque, sempre que as coisas não corriam bem, arranjava forma de continuar a lutar. Mesmo lesionada nunca baixei os braços, e como tal não posso encarar este apuramento como dramático.
R - Ao longo destes anos, quando apontou os Jogos Olimpicos como objetivo, foi obrigada a grandes viagens e estadias em outros continentes. Como concilia a vida académica com a alta competição?
T S - É verdade. Viajei muito e só com bastante força de vontade é possível conciliar o desporto com a vida académica. Para esta qualificação, uma vez que não tinha condições de treino em Lisboa, onde frequentava o curso de Saúde Ambiental, e como não queria parar de estudar, mudei de curso (Desporto e Bem-Estar) e fui para Leiria. Sempre que viajava, os livros e os apontamentos acompanhavam-me e, agora, posso dizer que, além do apuramento olímpico, termino o meu curso este ano. Para além do meu esforço, não posso deixar de agradecer o apoio dos colegas e professores, que me facultaram a matéria, alteraram as frequências e disponibilizaram-se sempre para tirar dúvidas.
R - Quantas horas treina por dia?
T S - Faço treinos bidiários, de quatro a cinco horas por dia, dependendo do que está programado.
R - Os apoios do Estado são suficientes ou teve ajuda da federação ou família?
T S - Os apoios do Estado não são suficientes. Um atleta tem que realizar muitos torneios para se qualificar. É por isso que este apuramento tem um gosto especial, porque mesmo com dificuldades, por falta de verbas, tanto eu como o Pedro Martins conseguimos aproveitar cada torneio da melhor maneira e foram poucas as competições que correram mal. Tivemos o apoio imprescindível da federação e também do meu clube, o ChelLagoense, que ajudou em alguns torneios.
R - Compensa ser desportista de alta competição em Portugal?
T S - Depende das perspetivas. Se falarmos em termos financeiros, é óbvio que não. Mas em termos de sonhos e objetivos a atingir, claro que valer a pena, porque o ser humano vive de sonhos e temos de lutar por eles. Para mim, é um orgulho ser atleta de alta competição.
R - Que expectativas e ambições leva para Londres?
T S - Vou na expectativa de fazer o meu melhor, disputar ponto a ponto e, dependendo do calendário, lutar para vencer o primeiro jogo.
R - Quais os seus ídolos?
T S - O meu tio, Fernando Silva, que representou Portugal nos Jogos Olímpicos de Barcelona´1992, e Nelson Évora.
R - Atingido o máximo objetivo de qualquer atleta, qual vai ser o futuro. Vai continuar com força e motivação para lutar por uma presença no Brasil´2016?
T S - Tenho sempre motivação para lutar e, enquanto tiver forças e o meu corpo reagir da forma que quero, vou continuar. Quanto a uma próxima qualificação, ainda não pensei, porque quero viver este sonho ao máximo, mas quem sabe...

Quem é :
TELMA Isabel Silva SANTOS
Nascimento: Peniche, 1/8/1983, 28 anos
Altura e peso: 1,63 m e 56 Kg
Clubes:
Stella Maris de Peniche,
União Desportiva de Santana,
Grupo Desportivo do Estreito e
CheLagoense
Ranking mundial: 69º
Treinador: Luís Carvalho
Principais resultados:
11 títulos nacionais absolutos;
1º lugar no Open da Siria (2007),
1º Lugar no Open de Portugal (2010),
1º lugar no Open do Uganda (2011)

Sem comentários: