Foi há...
Semanalmente revisitamos as noticias publicadas no blogue Linhas & Finas há 15 e 10 anos respectivamente e seleccionar as mais relevantes publicadas na época. Iremos assim recordar o que de mais importante acontecia com os protagonistas e não só da nossa modalidade. Os jovens que estão á pouco tempo na modalidade podem assim conhecer mais um pouco da história da modalidade nos últimos 15 anos. Como é do conhecimento geral, o blogue esteve parado praticamente 8 anos o que me impede agora de relembrar as noticias de há 5 anos atrás.
Foi há... 10 anos👀👀👇👇
Passamos agora em revista alguns momentos importantes do badminton português e internacional:
- Telma Santos e Pedro Martins, triunfam individualmente no campeonato nacional de elites, com Telma Santos a bater mais um recorde em Portugal, ao conseguir o seu 12º titulo, ultrapassando a "mítica" Isabel Rocha. Também lá fora, Telma Santos na Colombia e em Hatzor (Israel) e Pedro Martins em Marrocos conquistam Ouro, e reentram na corrida para o Rio'2016.
Sónia Gonçalves e o seu clube voltam a apostar em provas Internacionais com resultados dentro do espectável, o que levam a famalicense a entrar dentro do top200 mundial, apesar de terminar o ano na 244ª posição, atrás de Telma Santos 201ª. Pedro Martins termina o ano no 443º lugar.
- Este foi o ano em que Telma Santos decide abandonar a CHELagoense e partir para mais um desafio, representar o Vendsyssel Elite Badminton, clube dinamarquês que disputa a divisão de Elite do melhor badminton da Europa. Um desafio que prestigia o Badminton português.
- Bernardo Atilano e Duarte Anjo conseguem excelentes resultados em competições Internacionais Juniores, Bernardo Atilano consegue 2º lugar na Finlândia, tal como Duarte Anjo na Eslováquia. Ambos os atletas venceram em pares na Turquia.
Também Ricardo Silva e Ângelo Silva conseguem vencer em duplas masculinas os Internacionais Juniores da Estónia. Os atletas portugueses estão agora todos dentro do top100 mundial, quer em singulares, quer em pares.
- Nos Internacionais Juniores de Portugal o destaque vai para a dupla feminina Catarina Silva/Gabriela Pereira que conquistaram a medalha de Bronze.
- Alguns clubes e atletas decidem competir também em provas do circuito espanhol e do circuito inglês. Principalmente em Espanha, os portugueses tem demonstrado nos escalões mais baixos que estão ao nível dos "nuessos hermanos", obtendo excelentes resultados.
- A CHELagoense vence a maioria dos Campeonatos Nacionais por Equipas, triunfando em Equipas Mistas e Senhoras (elites), e ainda nas camadas mais jovens CHEL sagra-se campeã Nacional de equipas homens nos escalões de sub13, sub17 e sub19 e senhoras sub17 e ainda em equipas mistas de sub13, sub17 e sub19.
- História fez a Associação Académica de Coimbra que pela primeira vez conquista o Nacional de Equipas Homens. Também o Famalicense Atlético Clube em equipas mistas sub15 e o Clube Académico de Odivelas em equipas homens sub15, fazem história ao conquistarem os respectivos nacionais.
- A Federação comemorou em 2014 o seu 60º Aniversário, organizando uma vez mais com enorme sucesso os 49ºs Internacionais de Portugal, os 6ºs Internacionais Juniores e ainda o Campeonato da Europa de Veteranos. Ao todo o CAR, das Caldas da Rainha, recebeu mais de mil e duzentos atletas nestas 3 competições. A FPB criou ainda em 2014, o Campeonato Nacional sub21, e decidiu abrir as portas a clubes e associações a organização das 5 provas que fazem parte do circuito nacional de veteranos.
- Marco Vasconcelos como treinador da selecção do Brasil e Ricardo Fernandes à frente do Clube sueco do Taby BC, continuam a fazer excelente trabalho, fora de Portugal, tendo mesmo Ricardo Fernandes sido convidado este final de ano pela Federação Sueca, para integrar um projecto a medio/longo prazo com vista a apuramento de jovens atletas para os Jogos Olímpicos de 2020/2024.
- Na Arbitragem, Susana Maldonado actuou como juíz-árbitro em vários torneios Internacionais, tal como os acreditados João Fragoso e João Lopes.
- Pela 1ª vez um(a) atleta de badminton é nomeado (a) para os Globos de Ouro – Telma Santos mais uma vez, meso sem arrecadar o Globo, fez novamente história para a modalidade.
- Ana Moura sob ao pódio, 3º lugar, nos EU Games.
- Catarina Silva vence a 5ª edição do Troféu Alberto Almeida e no 3º Jantar/Gala do Blogue Linhas & Finas/+badminton, que juntou mais de uma centena de pessoas, são entregues os prémios para os "Melhores do Ano 2013", com destaque ainda para o Prémio Carreira - José Bento, entregue ao Prof. Gouveia e o Prémio Carreira - Árbitro/Juiz a titulo póstumo a Henrique F Neto.
- Morre a britânica mais portuguesa, Peggy Brixhe, antiga atleta, campeã nacional e vencedora dos Internacionais de Portugal, e o Dr. José Augusto Assunção antigo Presidente da Federação Portuguesa de Badminton.
- Sofia Setim (CDRP) e Rui Mendes (AAC) lesionam-se com alguma gravidade, e Telma Santos também parou largos meses depois de uma pequena cirurgia ao seu joelho.
- Nasce em Coimbra a Coimbra Sports Academy, que entre outras modalidades ingloba o Badminton e em Leiria é criada dentro do Clube Badminton de Leiria a Escola Badminton “Miguel Alves”.
- A Federação Portuguesa de Badminton, Novasemete (espinho) e Linhas & Finas/+badminton prestam homenagem a titulo postumo a Henrique F Neto.
INTERNACIONAL
- Long Chen chega ao topo do ranking mundial depois de vencer Superseries Finals no Dubai, destronando o malaio Chong Wei Lee que nos últimos 8 anos apenas tinha perdido esses estatuto por escassas semanas antes dos Jogos Olímpicos de Londres'2012.
- O líder Mundial (na altura) Chong Wei Lee é suspenso preventivamente pela Federação Internacional por controle anti-doping positivo durante o Mundial de 2014.
- A Espanhola Carolina Marin surpreende o Mundo e sagra-se campeã do Mundial, depois de já ter conquistado o Europeu, enquanto que Chong Wei Lee volta a falhar um grande titulo, desta vez para Long Chen (CHN)
- O Primorye Vladivostok (RUS) vence o europeu de clubes pela 5ª vez (3ª consecutiva), e CHELagoense fica-se pela 1ª fase.
João Boto
29.12.2014👀👇
Este ano, o blogue Linhas & Finas/+badminton, ao contrário dos anos anteriores, na atribuição dos prémios os "Melhores do Ano", apresenta por categoria, 3 atletas/pares nomeados para "Melhores do Ano 2014".
A escolha dos nomeados é da inteira responsabilidade do editor do blogue, e o nome dos vencedores por categoria, será revelado no inicio de Fevereiro de 2015. Nessa altura serão igualmente conhecidos, o nome dos premiados de "Melhor Fotografia", e prémios "Carreira - José Bento" e "Árbitro/Juiz Carreira - Henrique F Neto". Os prémios "Os Melhores do Ano 2014" serão entregues durante o 4º Jantar/Gala Linhas & Finas/+badminton a realizar no dia 11 de Abril de 2015 nas Caldas da Rainha. No mesmo Jantar/Gala, serão ainda entregues os prémios "Somos os Maiores" - Ranking de `Clubes Seniores e Não Seniores e "Futuros Campeões", duas rubricas/prémio que tem a colaboração do Prof. Fernando Gouveia, colaborador assíduo deste blogue, e que em 2013 foi agraciado com o Prémio Carreira - José Bento.
30.12.2014👀👇
ANO 2014 EM REVISTA E MENSAGEM DE ANO NOVO
ANO 2014 EM REVISTA E MENSAGEM DE ANO NOVO
O ano de 2014 está a chegar ao fim, esperando nós que 2015, seja melhor, bem melhor no que respeita ao badminton português. Seria importante, agora que parece estarmos a sair da "crise", que houvesse uma aposta forte e uma maior vontade da entidade que gere o badminton em Portugal, bem como de Associações, Clubes, Dirigentes e patrocinadores na promoção da modalidade. Apostar mais na formação, e conseguir apoios para que os atletas lusos de elite e não seniores possam competir de igual, com os seus adversários de outras nacionalidades. Que 2015, não seja como 2014, onde Portugal falhou as principais competições europeias por equipas, onde destacamos o Europeu de Equipas Mistas, o Europeu de sub17 e o Europeu de sub15.
É preciso semear para depois colher!
A geração sub19, que está agora em actividade, tem competido esta temporada com alguma regularidade e com resultados bastante positivos (autênticos milagres), mas sobretudo com o apoio dos seus clubes e da maioria dos pais. Este investimento não pode parar aqui e será importante a FPB não esquecer os atletas e em 2015 apresentar uma equipa no Europeu da categoria, tal como o anunciado no seu Plano de Actividades para 2015. Estes jogadores, lembramos, serão o futuro do badminton português, e esta será a passagem para a categoria de seniores. Mas, não podemos esquecer que a base começa nos sub11, evoluindo depois para os sub13, sub15 e sub17.
Desejamos a todos os nossos leitores um Feliz Ano de 2015.
NACIONAL
- Portugal consegue através de Fernando Silva, o titulo europeu de singulares homens em veteranos A. Um titulo merecido para aquele que é considerado por muitos, o melhor jogador português de sempre em singulares.- Telma Santos e Pedro Martins, triunfam individualmente no campeonato nacional de elites, com Telma Santos a bater mais um recorde em Portugal, ao conseguir o seu 12º titulo, ultrapassando a "mítica" Isabel Rocha. Também lá fora, Telma Santos na Colombia e em Hatzor (Israel) e Pedro Martins em Marrocos conquistam Ouro, e reentram na corrida para o Rio'2016.
Sónia Gonçalves e o seu clube voltam a apostar em provas Internacionais com resultados dentro do espectável, o que levam a famalicense a entrar dentro do top200 mundial, apesar de terminar o ano na 244ª posição, atrás de Telma Santos 201ª. Pedro Martins termina o ano no 443º lugar.
- Este foi o ano em que Telma Santos decide abandonar a CHELagoense e partir para mais um desafio, representar o Vendsyssel Elite Badminton, clube dinamarquês que disputa a divisão de Elite do melhor badminton da Europa. Um desafio que prestigia o Badminton português.
- Bernardo Atilano e Duarte Anjo conseguem excelentes resultados em competições Internacionais Juniores, Bernardo Atilano consegue 2º lugar na Finlândia, tal como Duarte Anjo na Eslováquia. Ambos os atletas venceram em pares na Turquia.
Também Ricardo Silva e Ângelo Silva conseguem vencer em duplas masculinas os Internacionais Juniores da Estónia. Os atletas portugueses estão agora todos dentro do top100 mundial, quer em singulares, quer em pares.
- Nos Internacionais Juniores de Portugal o destaque vai para a dupla feminina Catarina Silva/Gabriela Pereira que conquistaram a medalha de Bronze.
- Alguns clubes e atletas decidem competir também em provas do circuito espanhol e do circuito inglês. Principalmente em Espanha, os portugueses tem demonstrado nos escalões mais baixos que estão ao nível dos "nuessos hermanos", obtendo excelentes resultados.
- A CHELagoense vence a maioria dos Campeonatos Nacionais por Equipas, triunfando em Equipas Mistas e Senhoras (elites), e ainda nas camadas mais jovens CHEL sagra-se campeã Nacional de equipas homens nos escalões de sub13, sub17 e sub19 e senhoras sub17 e ainda em equipas mistas de sub13, sub17 e sub19.
- História fez a Associação Académica de Coimbra que pela primeira vez conquista o Nacional de Equipas Homens. Também o Famalicense Atlético Clube em equipas mistas sub15 e o Clube Académico de Odivelas em equipas homens sub15, fazem história ao conquistarem os respectivos nacionais.
- A Federação comemorou em 2014 o seu 60º Aniversário, organizando uma vez mais com enorme sucesso os 49ºs Internacionais de Portugal, os 6ºs Internacionais Juniores e ainda o Campeonato da Europa de Veteranos. Ao todo o CAR, das Caldas da Rainha, recebeu mais de mil e duzentos atletas nestas 3 competições. A FPB criou ainda em 2014, o Campeonato Nacional sub21, e decidiu abrir as portas a clubes e associações a organização das 5 provas que fazem parte do circuito nacional de veteranos.
- Marco Vasconcelos como treinador da selecção do Brasil e Ricardo Fernandes à frente do Clube sueco do Taby BC, continuam a fazer excelente trabalho, fora de Portugal, tendo mesmo Ricardo Fernandes sido convidado este final de ano pela Federação Sueca, para integrar um projecto a medio/longo prazo com vista a apuramento de jovens atletas para os Jogos Olímpicos de 2020/2024.
- Na Arbitragem, Susana Maldonado actuou como juíz-árbitro em vários torneios Internacionais, tal como os acreditados João Fragoso e João Lopes.
- Pela 1ª vez um(a) atleta de badminton é nomeado (a) para os Globos de Ouro – Telma Santos mais uma vez, meso sem arrecadar o Globo, fez novamente história para a modalidade.
- Ana Moura sob ao pódio, 3º lugar, nos EU Games.
- Catarina Silva vence a 5ª edição do Troféu Alberto Almeida e no 3º Jantar/Gala do Blogue Linhas & Finas/+badminton, que juntou mais de uma centena de pessoas, são entregues os prémios para os "Melhores do Ano 2013", com destaque ainda para o Prémio Carreira - José Bento, entregue ao Prof. Gouveia e o Prémio Carreira - Árbitro/Juiz a titulo póstumo a Henrique F Neto.
- Morre a britânica mais portuguesa, Peggy Brixhe, antiga atleta, campeã nacional e vencedora dos Internacionais de Portugal, e o Dr. José Augusto Assunção antigo Presidente da Federação Portuguesa de Badminton.
- Sofia Setim (CDRP) e Rui Mendes (AAC) lesionam-se com alguma gravidade, e Telma Santos também parou largos meses depois de uma pequena cirurgia ao seu joelho.
- Nasce em Coimbra a Coimbra Sports Academy, que entre outras modalidades ingloba o Badminton e em Leiria é criada dentro do Clube Badminton de Leiria a Escola Badminton “Miguel Alves”.
- A Federação Portuguesa de Badminton, Novasemete (espinho) e Linhas & Finas/+badminton prestam homenagem a titulo postumo a Henrique F Neto.
INTERNACIONAL
- Long Chen chega ao topo do ranking mundial depois de vencer Superseries Finals no Dubai, destronando o malaio Chong Wei Lee que nos últimos 8 anos apenas tinha perdido esses estatuto por escassas semanas antes dos Jogos Olímpicos de Londres'2012.
- O líder Mundial (na altura) Chong Wei Lee é suspenso preventivamente pela Federação Internacional por controle anti-doping positivo durante o Mundial de 2014.
- A Espanhola Carolina Marin surpreende o Mundo e sagra-se campeã do Mundial, depois de já ter conquistado o Europeu, enquanto que Chong Wei Lee volta a falhar um grande titulo, desta vez para Long Chen (CHN)
- O Primorye Vladivostok (RUS) vence o europeu de clubes pela 5ª vez (3ª consecutiva), e CHELagoense fica-se pela 1ª fase.
João Boto
29.12.2014👀👇
MELHORES DO ANO - OS NOMEADOS
Este ano, o blogue Linhas & Finas/+badminton, ao contrário dos anos anteriores, na atribuição dos prémios os "Melhores do Ano", apresenta por categoria, 3 atletas/pares nomeados para "Melhores do Ano 2014".A escolha dos nomeados é da inteira responsabilidade do editor do blogue, e o nome dos vencedores por categoria, será revelado no inicio de Fevereiro de 2015. Nessa altura serão igualmente conhecidos, o nome dos premiados de "Melhor Fotografia", e prémios "Carreira - José Bento" e "Árbitro/Juiz Carreira - Henrique F Neto". Os prémios "Os Melhores do Ano 2014" serão entregues durante o 4º Jantar/Gala Linhas & Finas/+badminton a realizar no dia 11 de Abril de 2015 nas Caldas da Rainha. No mesmo Jantar/Gala, serão ainda entregues os prémios "Somos os Maiores" - Ranking de `Clubes Seniores e Não Seniores e "Futuros Campeões", duas rubricas/prémio que tem a colaboração do Prof. Fernando Gouveia, colaborador assíduo deste blogue, e que em 2013 foi agraciado com o Prémio Carreira - José Bento.
NOMEADOS
Atleta Feminino Revelação do Ano
Mariana Leite (CHEL)
Joana Lopes (AAE)
Daniela Conceição (CHEL)
Atleta Masculino Revelação do Ano
Hugo Batista (CDRP)
Bernardo Atilano/Duarte Anjo (NGD/CDRP)
Ricardo Silva/Ângelo Silva (CHEL)
Treinador do Ano
Cosme Berenguer (CSMA)
Cosme Berenguer (CSMA)
Tim Willis (Centro Treino Racquetworx)
Marco Vasconcelos (Selecção do Brasil)
Árbitro/Juíz do Ano
João Fragoso (Évora)
Susana Maldonado (Porto)
Catarina Couto (Aveiro)
Atleta Feminina do Ano
Sofia Setim (CDRP)
Telma Santos (CHEL/VEB)
Sónia Gonçalves (FAC)
Atleta Masculino do Ano
Pedro Martins (CHEL)
Nuno Santos (AAC)
Fernando Silva (CHEL)
Sem comentários:
Enviar um comentário