Mariana Martins
Introdução - Mariana Martins, atleta Sub-17 do Desportivo de Castelo Branco, natural e residente em Castelo Branco residente em Castelo Branco é estudante do 10º ano, na Escola Secundaria Amato Lusitano.
Após, a 3ª Jornada Nacional, Mariana encontra-se ordenada, no "Ranking Nacional / Sub-17", no 16º lugar em Singulares Femininos e no 23º lugar em Pares Mistos, com o seu colega Rafael Antunes.
No “Ranking Zonal”, Mariana está no 5º lugar, na prova de Singulares Femininos e no 10º lugar em Pares Mistos com Rafael Antunes.
Fernando Gouveia - Como é que escolheste o Badminton, como a tua modalidade preferida?
Mariana Martins - Comecei através de um convite feito pelo professor José Goulão, que é o responsável pela modalidade de Badminton no Desporto Escolar na Escola Básica Cidade Castelo Branco, onde andei. Entrei inicialmente por curiosidade e para experimentar. Ao fim de algum tempo comecei a gostar cada vez mais da modalidade. Tornou-se na verdade o meu desporto preferido. Ao longo do tempo fui aprofundando o meu gosto pela modalidade e quando surgiu o desportivo quis de imediato me tornar federada! O gosto tem vindo a crescer e mesmo chegando sempre cansada dos treinos irei sempre querer treinar e treinar mais. Espero continuar a evoluir na modalidade e nunca ter que a deixar!
FG - O que é para ti, o Badminton?
MM - Para mim o Badminton é o desporto que mais gosto, que de certa forma me completa tanto a nível físico como mental. Treinar é a minha parte preferida do dia, deixa me feliz e faz-me sentir bem!
FG - A Mariana, tal como todos os atletas é estudante. Como concilias estas duas actividades? Que conselho dás aos atletas, que se encontram na mesma situação?
MM - Por vezes acaba por ser muito cansativo, principalmente em alturas de testes, conciliar tudo nem sempre é fácil. Porém, sempre ouvi dizer que quem corre por gosto não cansa. Este é um esforço extra que tanto eu, como todos os outros atletas, temos que fazer! É fundamental ter os horários sempre organizados e por vezes, ter que abdicar de uma saída com amigos, entre outras coisas que gostamos de fazer.
FG - E o que gostavas de ser no futuro, em termos profissionais?
MM - Nesta altura ainda é difícil dizer, não tenho nada planeado. Neste momento ainda estou à procura daquilo que me fará sentir realizada profissionalmente. Acho que apenas o tempo o dirá.
FG - Habitualmente quantas unidades de treino efectuas por semana, durante quanto tempo e quem é o teu treinador?
MM - De momento tenho três treinos semanais, com duração de uma hora e meia. Estando a ser orientada pelo Professor António Rosa e o Professor Luís Amaro.
FG - O que que mais gostas de treinar no Badminton?
MM - Sendo um desporto muito completo, gosto de treinar um pouco de tudo, tento evoluir ao máximo em cada treino. No entanto em especial gosto de treinar remates e a defesa dos mesmos, acho que dentro do campo são elementos importantes.
FG - Qual foi o torneio que mais gostaste de participar?
MM - O torneio que gostei mais de participar foi sem dúvida os 7ºs Campeonatos Internacionais de Juniores de Portugal. Foi uma grande experiência onde tive a grande oportunidade, de não só participar e jogar com jogadores de alto nível, como também de ver o Badminton do estrangeiro.
FG - O que achas da relação entre os atletas do DCB e com os adversários dos outros clubes?
MM - A minha relação com os meus colegas do clube é incrível, damos-nos todos bastante bem. Sinto que tenho uma segunda família, onde nos apoiamos mutuamente e incondicionalmente. A mesma coisa acontece com adversários de outros clubes, tenho vindo a conhecer cada vez mais atletas. Tem sido uma óptima experiência!
FG - Queres deixar uma mensagem para todos os que estejam a pensar praticar Badminton no teu clube?
MM - Temos cada vez mais novos atletas, sinto que o Badminton no Interior do País está a crescer e tem sido bastante divulgado. Para todos os que já entraram recentemente desejo bom percurso. Aos que querem experimentar, aconselho que o façam. É uma excelente modalidade, bastante completa e que tenho a certeza que vão adorar!
FG - Que opinião tens sobre o Centro de Alto Rendimento?
MM - O Centro de Alto Rendimento é um espaço de grande qualidade, sendo que é o local, onde mais gosto de competir.
FG - Quais os objectivos até ao final desta época desportiva e para 2016 / 2017?
MM - Até ao final desta época, gostava de subir alguns lugares no “Ranking Nacional”. O que não é uma tarefa fácil, mas irei sempre dar o meu máximo e tentar fazer o melhor possível para o alcançar! Queria também, estar presente no Campeonato Nacional e fazer mais uma vez o meu melhor. Para a época 2016/2017 quero obter melhores resultados que esta época, e chegar mais longe.
FG - Quando começaste a treinar imaginaste que entrarias em tantas competições durante a temporada?
MM - Nunca imaginei que entrasse por exemplo nos Internacionais, foi uma experiência excelente, como já referi anteriormente. Tenho também estado em todos os Torneios Nacionais, o que tem sido excelente para jogar com jogadores de um nível superior. Estes são jogos que acabam por me fazer perceber que quero mais e posso fazer mais.
FG - Qual é a importância do desporto na tua vida?
MM - Como os meus pais costumam dizer, sempre fui uma criança reguila que nunca parava quieta e que corria por todo o lado. Por isso, desde muito nova que sempre tive muita energia. Sempre andei em muitas modalidades, visto que já pratiquei Ginástica Acrobática, Natação, Basquetebol entre outros. Até que cheguei ao Badminton e fiquei! O desporto para mim é essencial, pois é algo que me faz feliz e me deixa bem comigo própria.
FG - E como é o teu dia-a-dia?
MM - O meu dia-a-dia é normalmente iniciado pela escola, chego a casa já a meio da tarde quando acabo as aulas. Aproveito o tempo que tenho para estudar e de seguida vou treinar.
FG - O que mais gostas de ler no blog linhas & finas /+ badminton?
MM - No geral gosto imenso de ver praticamente tudo no blog linhas & finas /+ badminton, gosto especialmente de ver os resultados das Competições estrangeiras onde os nossos melhores atletas participam e de ver as entrevistas feitas aos atletas.
FG - Gostarias de fazer algum tipo de agradecimento?
MM - Tenho de facto de agradecer a imensa gente. Em primeiro lugar, aos meus pais, porque se não fossem eles não estaria a praticar a modalidade que eu tanto gosto. O apoio incondicional que me dão é de facto bastante importante para mim! Tenho também que agradecer a ambos o meus treinadores, pois são excelentes pessoas com quem posso sempre contar e falar sobre tudo. Sendo eles que em parte, fazem de mim a atleta que sou hoje. Incentivam-me a cada treino, a dar mais de mim para que a cada dia possa fazer mais e melhor. Por último, quero agradecer aos meus colegas de equipa. Quando estou mais em baixo num jogo ou em algum treino, são sempre eles que me puxam para cima e me ajudam a acreditar que é possível ganhar! Obrigado a todos!


Sem comentários:
Enviar um comentário