O prémio "Carreira - José Bento", que tem como objectivo homenagear/distinguir anualmente, um agente da modalidade, que pela sua carreira de desportista/profissional, constitua uma referência para toda a comunidade badmintonista, vai ser entregue este ano por por Linhas & Finas/+badminton a Vitor Ventura Jornalista do Grupo Cofina (Jornal Record).
Vitor Ventura nasceu em Lisboa a 26 de Setembro de 1945 e é actualmente jornalista do Jornal "Record". Vitor Ventura tem sido ao longo dos anos aquele que maior destaque e ênfase tem dado à modalidade a nível nacional, através das suas crónicas, artigos e noticias colocadas naquele que é considerado o Jornal Desportivo com maior tiragem em Portugal.
Vitor Ventura está ligado à modalidade com atleta, treinador, dirigente e jornalista à meio-Século
50 anos de vida no badminton
A descoberta do badminton ocorreu nos finais dos anos 60, quando Vítor Ventura frequentava no Cacém, a casa de Henrique Pinto, introdutor do badminton em Portugal, em 1953, e 1.º presidente da FPB, em 1954.
O reencontro com a modalidade surgiu anos mais tarde, em 1975 quando integrou a equipa que existia nos Bombeiros Voluntários da Trafaria. Em 1977 passou a representar o Clube Badminton de Almada, onde se manteve até 1979, ano em que se transferiu para o Centro Português de Badminton.
Em 1981 ajuda a criar a secção no Centro Recreativo Estrelas da Avenida, clube onde se mantém até à época de 1989/90. Aí foi jogador, treinador da equipa de n/seniores e seccionista.
Em 1989 já não acompanhou a equipa na última participação na Taça dos Clubes Campeões Europeus, em San Javier (Espanha), naquela que foi a última época de existência do CREA, hoje, rebaptizado por Clube Raquete Estrelas da Avenida.
Durante os anos 80, para além das suas funções no Estrelas da Avenida integrou a Direção da FPB, tendo recusado fazer parte da lista liderada pelo então presidente, Jorge Cruz.
Ainda durante essa década chegou a ser adjunto de José Bento, quando ocupou o cargo de seleccionador nacional.
Em 1988, após a participação do Estrelas da Avenida, em Moscovo, na Taça dos Clubes Campeões Europeus, foi contactado pelo jornal “O Diário” para escrever uma crónica sobre a participação da equipa portuguesa na competição e, no regresso de Moscovo foi a vez do jornal Record o convidar a escrever sobre badminton. Até hoje

Sem comentários:
Enviar um comentário