linhasefinas

Acompanhe aqui as noticias mais significativas sobre badminton

Leia tudo numa só página, as "noticias" e os "cartoons". Participe...enviando-nos noticias de badminton da sua Região, Clube ou Associação, que estas serão publicadas para uma maior divulgação da modalidade. e-mail : linha.boto@gmail.com

Há notícias que só no maior jornal de badminton
de Portugal se podem ler....


Última Hora

...

terça-feira, 5 de janeiro de 2016

TELMA SANTOS: «A CADA VIAGEM TORNO-ME MAIS FORTE» - Jornal Record

Noticia hoje Publicada no Record num trabalho de Vitor Ventura

TELMA SANTOS: «A CADA VIAGEM TORNO-ME MAIS FORTE»
Durante seis meses, Telma Santos disputou nove torneios, em oito países, distribuídos por três continentes, com um único objetivo: garantir um lugar entre as 38 apuradas para os Jogos Olímpicos do Rio’2016. 
No final de 2015 ocupava a 35ª posição no ranking da ‘Corrida para o Rio’ da Badminton World Federation, uma classificação que se iniciou em maio de 2015 e que só termina a 1 de maio de 2016. No ranking mundial a portuguesa ocupa a 84ª posição, com 20.150 pontos, depois de em dezembro de 2014 estar no 201º lugar, com 7.200 pontos. Foi uma subida de 117 posições e a conquista de 12.950 pontos em seis meses!

Mas esta procura de alcançar um lugar olímpico (ainda não o garantiu mas está lá perto) obriga a grandes sacrifícios, como foi percorrer meio Mundo sozinha, em longas viagens de avião. "Viajar sozinha não é fácil, principalmente para quem não gosta de andar de avião. Contudo, sinto que a cada viagem me torno mais forte, mais segura e confiante. As longas viagens fazem-me pensar muito e isso de certa forma é benéfico. A família e os amigos não me deixam sentir sozinha, porque o apoio é constante. Sou uma sortuda nesse aspeto e se as minhas vitórias dependessem do apoio das pessoas, ganhava os torneios todos", disse-nos Telma Santos.

Mas não é só quando viaja que Telma sente o facto de estar sozinha nos torneios. Durante as provas todos os atletas são acompanhados pelos respetivos treinadores, um apoio de que a portuguesa não beneficia, exceto quando participa no mesmo evento que Pedro Martins – jogador que também luta pelo apuramento olímpico – ou se está presente o selecionador do Brasil, o ex-olímpico português Marco Vasconcelos. "Quando estou sozinha é muito complicado. Muitas vezes jogo contra dois, a minha adversária e o seu treinador. Ele observa o meu jogo de forma a ajudá-la e eu não tenho ninguém que o faça por mim. Mas com isso cresci também como atleta", assegurou.

Tarefas extra
Mas as tarefas de Telma Santos são bem mais extensas. "A minha preocupação não se foca só no jogo. Tenho ainda de tratar dos hotéis à chegada ao país, reuniões dos torneios, alimentação, transportes, coisas que normalmente é o treinador que faz. Felizmente até agora tudo tem corrido bem, conseguindo bons resultados", refere a atleta, que conta com o apoio da federação e de algumas empresas sediadas em Peniche.

Sem comentários: