Inês Pardilhó
Introdução - Inês Pardilhó, atleta Sub-15 do Novasemente Grupo Desportivo, natural de Espinho e residente em Travanca / Santa Maria da Feira é estudante do 9º ano, na Escola Secundaria Dr. Manuel Gomes de Almeida, em Espinho. Presentemente encontra-se ordenada, no "Ranking Nacional" / Sub-15", no 2º lugar em Singulares Femininos, em 4º lugar nos Pares Femininos, com a sua colega, Ana Catarina Marques e em 2º lugar, nos Pares Mistos, com o seu colega, Simão Ferreira. Na época desportiva de 2014 / 2015, Inês Pardilhó integrou, a Equipa Feminina, que foi Campeã Nacional e a Equipa Mista, Vice-Campeã Nacional, ambas no escalão Sub-15.
Fernando
Gouveia - Começaste no Badminton muito nova. Tiveste oportunidade de praticares
outros desportos, antes de decidires o que mais gostavas?
Inês Pardilhó
- Antes de mais queria agradecer esta entrevista. Sim, dos 2 aos 6 anos entrei para um grupo de dança em Santa Maria da Feira, aos 6 anos experimentei o badminton e logo percebi que era aquilo que queria fazer. Como o meu pai já era treinador e a minha irmã também praticava ainda me deu mais vontade de experimentar.
FG - O
teu pai teve papel fundamental, na tua escolha por uma carreia desportiva?
Porquê?
IP - Sim, na altura praticava hip- hop e o meu pai levou- me a experimentar algo novo para mim, o primeiro dia que fui gostei e optei por desistir da dança e desde aí dediquei -me 100% ao Badminton.
FG
- Quais os teus planos até final da temporada?
IP
- O meu plano até ao final desta temporada é ser Campeã Nacional de Sub-15 em Singulares, Pares Femininos e Pares Mistos.
FG
- Tens amigos, no teu clube e já conseguiste
amizades, com atletas de outros clubes?
IP
- No ano passado quando entrei para o Novasemente, no início foi um bocado complicado fazer amigos novos, todos me conheciam de vista como eu a eles mas nunca tínhamos falado, mas aos poucos comecei a falar primeiro com as raparigas, foram aquelas com que simpatizei inicialmente, depois de algum tempo já falava com todos porque sou uma pessoa muito sociável. Em relação às pessoas dos outros clubes foi consoante os torneios e estágios que consegui manter amizades.
FG - Como
observas o Badminton do Novasemente, hoje em dia?
IP
- No meu outro clube, o Feirense não tinha pessoas à minha altura, o que não me permitia evoluir positivamente, ao passar para o Novasemente notei logo a diferença dos treinos, do ambiente, das companhias, dos treinadores, do pavilhão e do equipamento. Como se pode ver com estas diferenças todas consegui evoluir bastante neste ano e meio, neste clube.
FG
- Qual foi o momento que mais te marcou durante, nos torneios já disputados?
IP
- Fui a vencedora, da prova se Singulares Femininos / Sub-11, do Torneio de Divulgação Nacional disputado, em 2011 no Centro de Alto Rendimento, pelo Clube Desportivo Feirense, no Campeonato Nacional de Equipas Femininas / Sub-15 realizado este ano nas Caldas da Rainha ao ser Campeã Nacional e a chamada ao Estágio da Selecção Nacional, foram momentos únicos e marcantes na minha carreira desportiva, que espero repeti-los muitas mais vezes.
FG - Qual é o teu maior sonho, no Badminton?
IP
- O meu maior sonho no badminton é conseguir chegar ao "Jogos Olímpicos" e representar o meu país. Para o realizar vou precisar de trabalhar bastante, para isso necessito de muito apoio tanto familiar como dos amigos.
FG
- Para além do Badminton, quais são os teus outros passatempos?
IP
- Os meus passatempos é sem dúvida estar com os meus amigos, sair com eles quando posso porque estou sempre dependente do Badminton, por exemplo quando quero estar com eles, numa sexta á noite e no dia seguinte tenho torneio, não posso porque tenho que me deitar cedo, mas eles compreendem-me.
FG
- Qual a marca de raquetes e de sapatilhas, que mais gostas de usar?
IP
- Não tenho preferência nas marcas que uso, basta serem boas e adequadas para o
meu esforço físico, neste momento estou a ser patrocinada pela marca VICTOR.
FG - Qual é a importância que dás, em praticar
actividades desportivas?
IP
- Na minha opinião acho que todas as pessoas deviam praticar algum desporto, não só para manter a sua performance, mas também para ganhar novas amizades.
FG
- Quem é o teu treinador, quantos treinos efectuas por semana, com a duração de
quanto tempo e consegues conciliar bem com a escola?
IP
- No meu caso tenho três treinadores o Luís Pinto, Pedro Gomes e Roberto Spínola, treino de segunda a sexta e quando não tenho provas ao fim de semana faço um treino ao sábado, os meus treinos duram 2 horas e para mim é muito fácil conciliar com a escola, ao sair da escola vou para a explicação de seguida vou para o treino. Na minha opinião acho que um bom atleta tem que ter tempo para tudo.
FG
- Qual o teu objetivo nos estudos?
IP
- Em relação aos estudos vou querer entrar na Universidade e tirar o meu curso e depois disso ter um emprego fixo e estável, o que hoje em dia é muito difícil.
FG
- Sentirias orgulho se fosses convocada, nos próximos anos para representares a
Selecção de Portugal?
IP
- Ficaria muito orgulhosa comigo própria se conseguisse ser chamada, para representar, a Selecção de Portugal, em competições internacionais.
FG
- Quais são os aspectos positivos e os negativos de seres atleta?
IP
- Os aspectos positivos, são conseguir manter a minha performance, descobri o meu talento e preencher, a minha vida. O aspecto negativo é que não tenho muito tempo livre para mim.
FG
- Gostarias de fazer algum tipo de agradecimento?
IP
- Para concluir queria agradecer a algumas pessoas porque sem elas não conseguia chegar onde cheguei, para começar queria agradecer aos meus treinadores Luís Pinto pelo que tem feito por mim durante este ano e meio, me dar sempre o possível me ensinar tudo o que sabe, ao Roberto Spínola por nunca ter desistido de mim, estar sempre comigo nos bons e maus momentos, me dar o apoio necessário e ao Pedro Gomes por tudo o que tem feito por mim até agora , queria agradecer também aos familiares amigos pelas mensagens de apoio por tudo o que fazem por mim que me apoiam em todas as minhas decisões. E em especial aos meus Pais claro, que estão sempre em primeiro lugar. Um muito obrigado a todos eles do fundo do coração porque sem eles não era possível.
Sem comentários:
Enviar um comentário