Simão FerreiraSimão Ferreira, atleta Sub-15 do Novasemente Grupo Desportivo, natural de Santa Maria da Feira e residente em Moselos é estudante do 8º ano, na Escola Secundaria Dr. Manuel Gomes de Almeida, em Espinho.
Presentemente encontra-se ordenado, no "Ranking Nacional" / Sub-15", no 2º lugar em Singulares Masculinos, em 1º lugar em Pares Masculinos, com Luís Esteves e em 2º lugar, em Pares Mistos, com Inês Pardilhó.
Fernando Gouveia - Porque escolhes-te, o Badminton como o teu desporto preferido e qual foi, a reacção da família e com que idade começas-te, a praticar a modalidade?
Simão Ferreira - Antes do Badminton experimentei e pratiquei vários desportos, até um dia receber um convite por parte do pai da Ana C. Marques e Miguel Marques, que eram atletas de S. Paio de Oleiros sendo atualmente, ambos atletas do NGD. O meu primeiro contacto com o Badminton foi, no clube S. Paio de Oleiros onde experimentei e a partir dai nao parei mais, o bichinho ficou dentro de mim. Os meus pais desde o primeiro treino, que me apoiam e sempre me têm acompanhado, achando que se eu gostava que devia continuar. Comecei a jogar Badminton, com 11 anos no clube de S.Paio de Oleiros vindo a trocar passado 2 meses para a AAE por convite do treinador Luis Pinto. Neste momento estou no Novasemente Grupo Desportivo onde iniciei na época 2013/2014.
FG - Quais os teus planos até final da temporada?
SF - Os meus planos até ao final da temporada é ser o nº 1 do "Ranking" nas 3 provas e ser Campeão Nacional, sei que não é fácil visto que tenho adversários fortes, mas para isso estou a trabalhar com a ajuda dos meus treinadores.
FG - Tens amigos, no teu clube e já conseguiste amizades, com atletas de outros clubes?
SF - Sim alem das grandes amizades que tenho no meu clube, tenho também amizades com atletas de outros clubes, umas mais fortes que outras, assim como atletas de outros países. Às vezes também é complicado ter grandes amizades no Badminton, pois alguns são meus adversários e porem é difícil separar as situacões nas horas de jogo, mas é mesmo assim e temos que conseguir superar enquanto jogamos.
FG - Qual foi o momento que mais te marcou durante, os torneios já disputados?
SF - Não posso dizer momento, porque até a data não tenho nenhum especifico. Tenho tido vários momentos que me têm marcado, ao longo dos torneios disputados, que são as minhas vitórias nunca antes conseguidas, com alguns adversários e tudo isso conseguido devido ao meu esforço e dedicação.
FG - Qual é o teu maior sonho, no Badminton?
SF - O meu maior sonho será competir, nos Jogos Olímpicos, mas tenho também outro grande sonho, que neste momento já conquistei, sou patrocinado pela VICTOR EUROPA e aproveito, para agradecer ao meu amigo e patrocinador Pedro Gomes, que é o representante em Portugal.
FG - Para além do Badminton, quais são os teus outros passatempos?
SF - Com o Badminton entre treinos e competições, pouco tempo me resta para outros passatempos, mas sempre, que tenho tempo aproveito para fazer várias coisas, gosto de me divertir com os meus amigos, sair, ir à praia, piscina, e estar com a minha família.
FG - Qual a marca de raquetes e de sapatilhas, que mais gostas de usar?
SF - Gosto de algumas marcas, mas a minha preferência tanto na raquete como nas sapatilhas e restante material é a VICTOR.
FG - Qual é a importância que dás, em praticar actividades desportivas?
SF - Para mim praticar actividades é muito importante seja de qualquer tipo de desporto, faz bem à saúde, a socialização alem de nos sentirmos bem com o nosso corpo temos, no desporto é um passatempo saudável e divertido.
FG - Quem é o teu treinador, quantos treinos efectuas por semana, com a duração de quanto tempo e consegues conciliar bem com a escola?
SF -O meu treinador desde sempre foi, o Luís Pinto foi com ele que iniciei e aprendi, é o meu treinador de competição. Neste momento tenho outro treinador, que é o Roberto Spínola que é o meu preparador físico. Treino 5 vezes por semana, durante duas horas e meia por dia. Nem sempre é facil conciliar, com a escola mas até à data tenho conseguido, embora por vezes seja um pouco cansativo e desgastante, mas como se costuma dizer “Quem anda por gosto não cansa”.
FG - Qual o teu objectivo nos estudos?
SF - O meu objectivo nos estudos é obter boas notas e passar de ano e conseguir entrar um dia mais tarde na Universidade.
FG - Sentirias orgulho se fosses convocado, nos próximos anos para representares a Selecção de Portugal?
SF - Claro que sim! Sentiria mais que orgulho, representar a nossa selecção é um sentimento inexplicável, ter gravado na camisola Portugal e lutar por um titulo para o nosso país é algo que qualquer atleta deseja.
FG - Quais são os aspectos positivos e os negativos de seres um atleta?
SF - Eu como atleta tenho vários aspectos positivos, mas é difícil enumera-los todos, mas dá-me felicidade, saúde, motivação, dedicação, educação e outros mais... Um aspecto negativo é o tempo que me “rouba” para conviver, com a minha família apesar de os meus pais me acompanharem e estarem sempre presentes.
FG - Gostarias de fazer algum tipo de agradecimento?
SF - Em primeiro um agradecimento muito especial, ao professor Fernando Gouveia pela grande oportunidade desta entrevista, um grande obrigado aos meus treinadores Luís Pinto e Roberto Spínola que tudo o que sou no Badminton é devido a eles, principalmente ao Luís Pinto que me fez crescer, tudo o que sei agradeço a ele, o carinho, a amizade, a persistência, a paciência, o empenho dele diariamente é um grande amigo que tenho e posso sempre contar. Um obrigado ao Pedro Gomes pelo patrocinío e à Victor Europa, pela oportunidade. Um obrigado a todos os que me apoiam e acreditam, nas minhas capacidades como atleta. E por último, um grande grande obrigado aos meus pais e irmã que estão sempre comigo, que me apoiam em todos os momentos, quer nas derrotas quer nas vitórias e fazem um esforço, para que eu possa continuar no mundo do Badminton. São eles o meu maior incentivo, obrigado.
Sem comentários:
Enviar um comentário