linhasefinas

Acompanhe aqui as noticias mais significativas sobre badminton

Leia tudo numa só página, as "noticias" e os "cartoons". Participe...enviando-nos noticias de badminton da sua Região, Clube ou Associação, que estas serão publicadas para uma maior divulgação da modalidade. e-mail : linha.boto@gmail.com

Há notícias que só no maior jornal de badminton
de Portugal se podem ler....


Última Hora

segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

2012 em Revista

E pronto, lá se foi mais um ano!
2012 chega hoje ao fim, apesar das ameaças do fim do Mundo em 21/12/2012.
Este foi também um ano marcado pela crise! Uma crise que nos atingiu a todos, e a modalidade também se ressentiu como não podia deixar de ser. De um modo geral, Federação, Associações, clubes e atletas, repensaram a sua maneira de actuar ao longo do ano, de modo a reduzir custos. Deixamos, infelizmente de contar, com a assiduidade pretendida, com os clubes madeirenses, que sempre emprestavam às provas do circuito nacional, uma outra qualidade. Pena que jogadores como Helena Pestana, Sofia Setim, Duarte Anjo, Hugo Batista, José Pita, Hugo Vasconcelos, Hugo Abreu, Luísa Faria ou Noémia de Jesus, entre outros, estejam agora com enormes dificuldades em competirem no Circuito Nacional - Fase Final. Acreditamos que esta situação será provisória e que muito brevemente, a Madeira estará de volta.
Mas outra Região Autónoma começa a emergir agora, sustentada numa politica de seriedade e trabalho. Trata-se da Região Autónoma dos Açores, representada pela Associação Baminton de S. Miguel, cujo trabalho desenvolvido aos longos dos últimos anos, pelo prof. Rui Costa e Luis Godinho, dá agora os primeiros passos rumo ao futuro!
Este ano fica também marcado pela mudança de presidente da Federação Portuguesa de Badminton. Umas eleições que prometiam muito, como muita movimentação nos bastidores, mas onde a montanha, afinal, acabou por "parir um rato"! Apenas se apresentou a sufrágio, uma lista, contendo a maioria dos órgãos da direcção anterior, sendo esta eleita por maioria. O madeirense Dr. Horácio Gouveia, é agora o homem do leme, e substitui o Eng. João Matos, que esteve à frente dos destinos da Federação Portuguesa de Badminton por duas décadas.
2012 foi igualmente ano olímpico. Pedro Martins e Telma Santos, voaram milhares de milhas, para garantirem o apuramento para Londres'2012. Um apuramento que apesar de não ser histórico pelo apuramento, já que em Pequim'2008, Marco Vasconcelos e Ana Moura, também o conseguiram, sendo na altura que, Ana Moura seria a 1ª mulher badmintonista apurada para uns jogos olímpicos, acabou por se tornar histórico sim, mas na competição, com a Penichence Telma Santos e o seu treinador Luís Carvalho a garantirem a 1ª vitória para Portugal, de uma partida, em toda a história do badminton nos Jogos Olímpicos (desde 1992). Apesar de não terem conseguido passar à 2ª fase da competição, Pedro Martins e Telma Santos, acabaram por conseguir uma excelente participação em Londres.
Apesar das dificuldades, este ano também revelou, que alguns clubes e atletas se empenharam em competir no estrangeiro, principalmente em competições não seniores! Bruno Carvalho, que se mudou esta época do SIMPS, para a AAEpinho, e Sónia Gonçalves (FAC), foram os que mais vezes competiram lá fora, conseguindo pontos muito importantes que os colocaram inclusive entre o top50 mundial na categoria de juniores. Bruno Carvalho termina o ano em 41º, mas já foi 21º da tabela mundial de singulares masculinos e Sónia Gonçalves termina em 71ª de singulares senhoras, sendo que em Setembro chegou à 38ª posição mundial. Destaque ainda para a CHEL, CDCE, SIMPS e AAE, que participaram ao longo do ano em várias competições do circuito espanhol de não seniores com alguns excelentes resultados. O destaque final vai para o actual líder do circuito nacional de sub15, Miguel Rocha, que venceu em duas semanas consecutivas, provas do circuito espanhol da categoria, vencendo mesmo os Internacionais de Espanha de sub15.
Ainda a nível nacional, o ano de 2012, é o ano de consagração da CHELagoense e seus atletas, já que venceram praticamente tudo o que havia para vencer, com especial destaque para as competições de equipas homens e senhoras e mistas. A nível individual Pedro Martins (CHEL) soma o seu 3º triunfo e Telma Santos (CHEL) regressa aos títulos, o seu 10º, ficando apenas a um, da malograda Isabel Rocha, que conquistou 11 títulos nacionais.
Em 2012, o maior jornal da modalidade, destingiu os melhores de 2011, num jantar "Gala", que contou nas Caldas da Rainha, com a participação de uma centena de amantes da modalidade. O mesmo blogue que serie destaque em dois dos jornais desportivos com maior tiragem, em Portugal, como são o "Record" e "O Jogo".
José Bento è distinguido com o Prémio "Carreira" pelo blogue Linhas & Finas, e será o nome de "José Bento" a perpetuar em todos os prémios carreira atribuídos por este blogue.
Mariana Leite, torna-se na 3ª atleta a conquistar o Troféu "Alberto Almeida", sendo considerada pelos diversos júris, que passaram pela avaliação, como a atleta com mais em empenho e fair-play ao longo do circuito nacional de não seniores.
João Lopes torna-se no 1º árbitro português a receber as insígnias do Badminton Europe, que passa a ostentar desde Abril, num ano de viragem da arbitragem portuguesa. Também João Fragoso faz o curso de acesso à acreditação e será em 2013 o 2ª árbitro português a consegui-lo. O inicio da temporada em curso, é bastante favorável à arbitragem portuguesa, já que a Federação Portuguesa de Badminton e o Conselho de Arbitragem, fazem regressar árbitros à competição de não seniores.
A nivel Internacional, destacam-se a CHINA, que conquistou todos os títulos olímpicos bem como a Thomas & Uber Cup, e também o campeonissimo Lin Dan, que conquistou em Londres, o seu 2ª titulo olímpico. Outro destaque vai para a vitória de Xuerui Li em Londres'2012, depois de vencer na final olímpica a líder e campeã mundial Yihan Wang.
Após mais de 5 anos na liderança mundial, Chong Wei Lee, perde por escassas semanas esse estatuto, devido a uma lesão grave, que não o impediu no entanto, de estar na final dos Jogos Olímpicos.
2012 marca o adeus  da alta competição do grande campeão "Peter Gade", que curiosamente defrontou o nosso "campeão" Pedro Martins nos Jogos Olímpicos, e que fez a sua despedida no passado dia 27, numa partida especial, no Master de Copenhaga, que tinha como convidado o melhor dos melhores, Lin Dan!
 
Que 2013 seja um ano de harmonia e paz na modalidade! Que saibamos reconhecer os "pós e os contra" da modalidade e que todos rumemos para o mesmo lado!
Viva o badminton e todos os seus interpretes...
 
 

Sem comentários: