linhasefinas

Acompanhe aqui as noticias mais significativas sobre badminton

Leia tudo numa só página, as "noticias" e os "cartoons". Participe...enviando-nos noticias de badminton da sua Região, Clube ou Associação, que estas serão publicadas para uma maior divulgação da modalidade. e-mail : linha.boto@gmail.com

Há notícias que só no maior jornal de badminton
de Portugal se podem ler....


Última Hora

segunda-feira, 19 de março de 2012

Os “Carolas” Estão a Desaparecer… (Artigo Opinião do Prof. Fernando Gouveia)

Os “Carolas” Estão a Desaparecer…

O envelhecimento da população portuguesa está a provocar grave preocupação, porque as famílias continuam a optar por terem cada vez menos filhos.
Segundo um estudo da investigadora Norberta Amorim, do Núcleo de Estudos da População e Demografia, ao contrário do que aconteceu nos últimos dois anos, o número de nados-vivos aumentou 2,1%, mas a proporção de famílias com filhos continuou a diminuir. A agravar a situação, Portugal deixou de ser atractivo para os imigrantes e se não houver uma inversão das mentalidades, o país, além de ainda mais envelhecido, vai começar a ter cada vez menos população e se não houver uma reversão, vai conduzir o país ao "suicídio".
O Badminton em Portugal entrou na mesma situação e está cada vez mais a ser suportado por “carolas” que estão a desaparecer, mas os que ainda existem são pouco reconhecidos e esquecidos.
Deveríamos ser mais inteligentes para procurar conciliar interesses pessoais, com orientações que levassem a modalidade a progredir em termos logísticos e desportivos
Os organismos que dirigem o badminton escolar e o federado deveriam provocar encontros, para definir orientações, para um verdadeiro desenvolvimento da modalidade evitando-se entre outras situações, que os campeões nacionais federados sejam os mesmos, nos nacionais escolares. O desporto escolar é cada vez mais uma mentira. Participam os alunos que treinam no mundo do desporto federado.
Temos todos que fazer um esforço, para evitar que a nossa juventude seja afastada da actividade física e desportiva provocando o sedentarismo e assim um aumento muito significativo dos níveis de obesidade entre crianças e jovens, para isso terá que haver elevada organização estrutural.

2 comentários:

Anónimo disse...

O DESPORTO ESCOLAR E FEDERADO

O desporo escolar existe em toda a parte do mundo, os atletas que participam nos torneios escolares
muitos deles sao federados por isso
participam em torneios Reginais Nacionais e torneios Escolares.
Bom aqui (paises nordicos)existe uma boa organizacao, entre as federacoes e as autoridades escolares, em que sao criados calendarios desportivos escolares
em que uma determinada data nao coninside com datas dos federados.
assim o atleta pode praticar num e noutro torneio.
O desporto Escolar,e um estimulante
para a crianca ser motivada a praticar o mesmo,e muito mais ainda
acompanha-la ao longo da vida.
Em Portugal existe a desorganizacao
nas federacoes,em que ninguem se entende,ou nao sequerem entender
(Sao pessoas pouco formadas e com pouca experiencia no desporto).
A maioria dos grandes nomes no desporto Mundial(nao futebol)comecaram na escola, muitos na primaria, o desporto nos paises nordicos andam apar com os estudos.
Na Holanda,a assiduidade para a pratica do desporto em muitas modalidades e tao grande ou pequena
que chegam a ter alguns meses de espera para ter vaga.
--Um exemplo tenho um neto que vive na cidade holandesa de Utrecht
ele quer praticar hoquei em campo ,
nao te vaga de momento, tem que esperar cinco meses entretanto esta
a praticar judo modalidade que ja praticava na escola.

Esta e uma diferenca entre Portugal
e a (pequena?)Holanda.
As federacoes responsaveis pelo desporto tomen o exemplo,saiam dos ninhos que ocupam.Aprendam, ajudem a juventude com algo positivo em
prol do desporto Escolar e Federado
(nao so futebol)Ha mais modalidades
Que estao a MORRER, divulguem facam
Chegar junto dos jovens , apoiem os
treinadores federados e escolares


UM GRANDE AMIGO DO DESPORTO
Luiz Rodrigues

Anónimo disse...

Em Portugal juntar o desporto Federado e escolar não é fácil,a falta de vontade dos Professores trabalharem com os Clubes fora do horário escolar está fora de questão. Por sua vez alguns Conselhos Executivos, não facilitam os acessos e as condições necessárias aos Clubes,com o desaparecimento do Parque Escolar e a falta de verbas por parte das Autarquias, as Escolas vão ter de subir os preços por hora na utilização dos pavilhões, a falta de patrocinios para os Clubes,todos estes e outros factores, estão a fazer com que a nossa modalidade tenha um fim muito próximo.
Devido á grande falta de formação prática da modalidade nas escolas, os nossos pequenos atletas federados quase que são obrigados nas escolas a participarem nos torneios inter escolas por terem já uma boa formação e algum jeito para o Badminton. A falta de competição para alguns miudos também os convida a participarem nos torneios escolares e acontece que por vezes têm mais competição a nivél escolar que federado, tenho um exemplo no CDF em que a uma atleta de Sub-13, tem competição 1 vez por mês. Porquê pergunto eu, é assim que vamos trabalhar os miudos para competições? Será que temos de nos deslocar ao estranjeiro para que eles possam ter mais ritmo competitivo? Só mesmo um grande entendimento entre os Clubes é que poderá salvar o que vai restar dos atletas para a próxima época se isto não mudar.

Carlos Pardilhó
CDF