Cerca de dez mil pessoas encheram hoje por completo o National Indoor Arena em Birmingham, para assistirem ao vivo, às finais do mais antigo e prestigiante torneio do Mundo, o All England. Um publico entusiasta que vibrava com cada jogada proporcionada pelos melhores "artistas" do badminton mundial. Foram 5 horas de intenso badminton, que também prendeu aos ecrãs dos computadores e das televisões, milhões de espectadores em todo o Mundo. Para quem teve o prazer de desfrutar de cada final, não deu por certo, o tempo como perdido.
A 1ª final do dia, colocou frente a frente, a líder e campeã mundial Yihan Wang da China e a sua compatriota Xuerui Li, 7ª da hierarquia mundial. Depois de vencer o 1º set por 21-19, Xuerui Li, que na passada semana conquistou o Open da Alemanha Grand Prix Gold, viu-se a perder no 2º set por 2-11, mas uma recuperação espectacular da chinesa, diante de Yihan Wang (21-19), levou-a a conquistar o seu 1º titulo, no mais antigo torneio do Mundo.
A 2ª final do dia, pares mistos, era única sem a participação de qualquer atleta chinês, e única com representantes não asiáticos. Os dinamarqueses Thomas Laybourn/Kamilla Rytter Julh, bem tentaram conquistar para a Europa, um titulo no All England, mas os indonésios Tontowi Ahmad/Liliyana Natsir acabaram por subir oa lugar mais alto do pódio, e para isso muito contribuiu a experiência e a classe de Liliyana Natsir, para muitos uma das melhores jogadoras de pares mistos de sempre. A final de pares senhoras, foi disputada entre as melhores duplas da actualidade, as chinesas Xiaoli Wang/Yang Yu e Qing Tian/Yunlei Zhao, respectivamente 1ªs e 2ªs do ranking mundial e simulâniamente campeãs e vice-campeãs mundiais. Numa final sempre bem jogada, foram as vice-lideres mundiais e vice-campeões mundiais, que saborearam a vitória no National Indoor Arena. A final de pares homens, era aguardada com grande expectativa, e os seus intervenientes, proporcionaram momentos mágicos de badminton, com jogadas espectaculares, de grande recorde técnico.
Jae Sung Jung/Yong Dae Lee da Coreia e Yun Cai/Haifeng Fu, já tinham ambos conquistados um titulo no All England e procuravam hoje em Birmingham a repetição do sucesso. Num 1º set, bastante disputado, comandado quase sempre pelos coreanos, acabaram por ser os chineses na parte final, a adiantarem-se e a fecharem o set a seu favor por 23-21. No entanto, Jae Sung Jung/Yong Dae Lee, sempre mais concentrados, acabaram por entrar melhor nos restantes dois sets, triunfando por 21-9/21-14, conquistando o seu 2º titulo no All England. Outras das finais mais aguardadas era a que opunha o lider mundial e vencedor das ultimas duas edições do All England, Chong Wei Lee da Malásia e o campeão mundial e olímpico, Lin Dan da China, que já contava no seu palmarés no All England com 4 titulos. A partida acabou por não ter história, já que Chong Wei Lee, depois de se ressentir ao longo do 1º set, que perdeu por 19-21, de uma lesão no seu ombro direito, acabou por desistir e entregar o 5º titulo a Lin Dan. No final da partida, os dois atletas, rivais nas principais competições mundiais, acabaram num gesto pouco visto na modalidade, por trocar de camisolas.
Uma imagem para a história |
Finais All England/Resultados
SS - Xuerei Li,7
(CHN) venceu Yihan Wang,1 (CHN) por 21-13/21-19
PM - Tontowi
Ahmad/Liliyana Natsir,4 (INA) venceram Thomas Laybourn/Kamilla Rytter Julh,8
(DIN) por 21-17/21-19
PS - Qing Tian/Yunlei Zhao,2 (CHN) venceram Xiaoli Wang/Yang Yu,1 (CHN) por
21-17/21-12
PH - Jae Sung Jung/Yong Dae Lee,2 (COR) venceram Yun Cai/Haifeng Fu,1 (CHN)
por 21-23/21-9/21-14
SH -Lin Dan,2 (CHN) venceu Chong Wei Lee,1 (MAL) por 21-19/6-2 (desistência
por lesão)
Se não viu em directo veja aqui todas as finais realizadas no NIA
Se não viu em directo veja aqui todas as finais realizadas no NIA
Sem comentários:
Enviar um comentário