linhasefinas

Acompanhe aqui as noticias mais significativas sobre badminton

Leia tudo numa só página, as "noticias" e os "cartoons". Participe...enviando-nos noticias de badminton da sua Região, Clube ou Associação, que estas serão publicadas para uma maior divulgação da modalidade. e-mail : linha.boto@gmail.com

Há notícias que só no maior jornal de badminton
de Portugal se podem ler....


Última Hora

domingo, 23 de outubro de 2011

Alexandre Paixão e Ana Moura vencem 1ª jornada do Circuito Nacional de Absolutos

Está finalizada a 1ª Jornada do Circuito Nacional de Absolutos e da categoria “D”.
O algarvio Alexandre Paixão agora de volta ao seu clube de origem, CHELagoense, foi o vencedor em singulares homens absolutos depois de vencer na final o “veterano” Fernando Silva que esta temporada, trocou o Clube Futebol Andorinha pela equipa de Cosme Berenguer, Clube Sports da Madeira. Apesar da derrota na final, Fernando Silva antigo campeão nacional, e a par de Ricardo Fernandes atleta olímpico em Barcelona 1992, conseguiu um torneio de muito bom nível, mostrando estar ainda com excelente condição física.
Em singulares senhoras a campeã nacional em titulo, Ana Moura (CHEL) está novamente a regressar ao seu melhor badminton, que em 2008 a levou aos jogos olímpicos de Pequim. A vitória sobre Helena Pestana (GDE) é prova disso. Nos pares homens, duas gerações de atletas estiveram na final. De um lado os campeões nacionais juniores 2010/11 Tomás Nero/Rafael Lopes (CHEL), e no outro Fernando Silva (CSMA)/Hugo Rodrigues (CHEL). A vitória acabou por cair para a dupla Fernando Silva/Hugo Rodrigues, um par bem mais experiente e já com muitos anos de badminton. Sem qualquer problema foi a vitória em pares senhoras de Filipa Lamy (CHEL)/Vânia Leça (CSMA) diante das jovens da CHELagoense, Catarina Cristina/Daniela Conceição. As campeãs nacionais 2010/11 entram assim com o pé direito esta época. Finalmente nos pares mistos e numa final muito bem disputada, a dupla Alexandre Paixão/Ana Moura superiorizaram-se a Fernando Silva/Filipa Lamy. Recorde-se que tanto Pedro Martins como Telma Santos, estiveram ausentes nesta 1ª Jornada do Circuito Nacional, visto terem participado no mesmo fim de semana nos Internacionais da Síria, que acabaram por vencer na variante de singulares homens e senhoras respectivamente. Em baixo pode consultar os resultados das finais de Absolutos.
Absolutos
SH – Alexandre Paixão (CHEL) venceu Fernando Silva (CSMA) por 21-15/21-10
SS – Ana Moura (CHEL) venceu Helena Pestana (GDE) por 21-11/21-15
PH – Fernando Silva (CSMA)/Hugo Rodrigues (CHEL) venceram Tomás Nero/Rafael Lopes (CHEL) por 16-21/21-12/21-10
PS – Filipa Lamy (CHEL)/Vânia Leça (CSMA) venceram Catarina Cristina/Daniela Conceição (CHEL) por 21-8/21-9
PM - Alexandre Paixão/Ana Moura (CHEL) venceram Fernando Silva (CSMA)/Filipa Lamy (CHEL) por 21-16/16-21/21-15


Simultâneamente à 1ª Jornada do Circuito Nacional de Absolutos, Fase Final, realizou-se a 1ª Jornada do Circuito Nacional da Categoria "D". Em singulares homens, o algarvio Nuno Teresa foi mais forte que João Arede (ADEBC) vencendo a competição. Já Vânia Cardoso (GRAJ) foi mais forte que a sua colega de equipa Nicole Guerra, triunfando em singulares senhoras. Esta dupla de Leiria, acabou por triunfar em pares senhoras, derrotando na final a dupla Ana Nujo/Ana M. Silva da Associação Desportiva Escolar de Badminton de Coimbra, naquela que foi a final mais disputada na categoria. Para a capital, Lisboa foram os restantes troféus. Em pares homens, a dupla do CREA venceu na final Carlos E. Sobrinho/Marco Pereira de Albergaria, enquanto que em pares mistos a dupla do ARCIP, Victor Assunção/Andreia Teixeira derrotaram João Arede/Ana Nujo (ADEBC). Pode visualizar em baixo os resultados das finais da categoria D. Este ano a Federação Portuguesa de Badminton, decidiu não atribuir qualquer troféu por equipas.

Categoria D
SH –Nuno Teresa (CDMB) venceu João Arede (ADEBC) por 21-15/21-6
SS – Vânia Cardoso (GRAJ) venceu Nicole Guerra (GRAJ) por 22-20/21-19
PH - Rafael F. Vieira/Vishwa Pathak (CREA) venceram Carlos E. Sobrinho/Marco Pereira (CA) por 21-17/21-18
PS - Nicole Guerra/Vânia Cardoso (GRAJ) venceram Ana Nujo/Ana M. Silva (ADEBC) por 21-19/15-21/21-16
PM –Victor Assunção/Andreia Teixeira (ARCIP) venceram João Arede/Ana Nujo (ADEBC) por 21-13/21-17

2 comentários:

Anónimo disse...

Caro João Boto,
Gostaria que me esclarecesse como vai funcionar agora as descidas e subidas, ou seja, depois desta fase final de Absolutos, alguns que participaram nessa fase vão ter que voltar a fazer a fase de qualificação certo? Como vai funcionar?
Obrigada
Catarina Gomes

joão boto disse...

Olá Catarina!

Obrigado por enviar o seu comentário a este blog. Em resposta à sua pergunta o que lhe posso adiantar é o que está escrito no Sistema Competitivo de Seniores e Veteranos, publicado no site da FPB. Para o próximo torneio, 2ª prova do Circuito Nacional de Absolutos serão apurados directamente em SH os 24 primeiros classificados do ranking inscritos, e os restantes terão de fazer o apuramento. Em SS, PH e PM as(os) 12 primeiras(os) do ranking inscritas(os) estão apuradas(os) e as(os) restantes 4 serão apuradas(os) nas qualificações (fase de apuramento. Finalmente em PS estão apuradas os 6 melhores duplas do ranking inscritas, enquanto que as restantes dois para a fase final terão de jogar o apuramento.

Será sempre assim durante as restantes jornadas..

Espero que esteja esclarecida.
Cumprimentos

João Boto