linhasefinas

Acompanhe aqui as noticias mais significativas sobre badminton

Leia tudo numa só página, as "noticias" e os "cartoons". Participe...enviando-nos noticias de badminton da sua Região, Clube ou Associação, que estas serão publicadas para uma maior divulgação da modalidade. e-mail : linha.boto@gmail.com

Há notícias que só no maior jornal de badminton
de Portugal se podem ler....


Última Hora

quinta-feira, 10 de março de 2011

Comunicados da Federação Portuguesa de Badminton

Atribuição dos títulos de Campeão Nacional
Tendo surgido dúvidas sobre a forma de atribuição dos títulos de Campeão Nacional nos vários escalões e categorias, esclarece-se que a mesma decorre do decidido em Julho de 2010 e publicado antes do início da época no site na FPB (http://www.fpbadminton.pt/regulamentos.htm), nomeadamente nos seguintes documentos:
1 - "Atribuição do título de Campeão Nacional e Taça de Portugal";
2 - "Alterações ao sistema competitivo de não seniores para 2010/2011";
3 - "Alterações ao sistema competitivo de seniores para 2010/2011".
Assim, de acordo com o artigo 1º do “Regulamento de Atribuição do Título de Campeão Nacional e Taça de Portugal “ :
"O título de Campeão Nacional será atribuído ao atleta/par que fique classificado no 1º lugar do ranking nacional e desde que cumpram as seguintes condições:
a) Tenham disputado um mínimo de 4 competições se forem realizadas todas as competições previstas – 5 para os não seniores e 6 para os seniores.
b) Tenham disputado um mínimo de 3 competições caso não sejam realizadas a totalidade das competições previstas."
A forma de cálculo do ranking final difere consoante se trate de seniores ou não seniores.
De acordo com o ponto 3, do artigo 6º, das “Alterações ao Sistema Competitivo de não seniores para 2010/2011“, no caso dos não seniores (Sub 13, Sub 15, Sub 17 e Sub 19), o Ranking Nacional final será elaborado com o somatório dos resultados obtidos nas jornadas do circuito.
De acordo com o ponto 6, do artigo 6º, das “Alterações ao Sistema Competitivo de seniores para 2010/2011“, nos Seniores (Elite/B, C e D) o Ranking Nacional final será elaborado com o somatório das 5 melhores provas das 6 que compõem o circuito. No caso de numa modalidade não se realizarem todas as provas previstas, o ranking será estabelecido pelo somatório do número de provas realizadas nessa modalidade.

Alteração do local de realização da 5ª Jornada do Circuito Nacional de Não Seniores
Comunica-se a todos os atletas e entidades interessadas que por motivos de ordem funcional a 5ª jornada do Circuito de Não Seniores, inicialmente marcada para os dias 9 e 10 de Abril de 2011, no Seixal, será realizada nos mesmos dias no Centro de Alto Rendimento nas Caldas da Rainha. Em virtude desta troca entende a FPB que é razoável criar um período extra de tempo onde possam ser incluídas ou retiradas inscrições. Essas alterações poderão ser feitas para geral@fpbadminton.com através dos mails institucionais até ao dia 14 de Março de 2011 às 12.00 horas.

in site oficial da FPB

15 comentários:

Anónimo disse...

Confesso que não tinha lido com atenção o regulamento antes, mas este esclarecimento vai de encontro à ideia que eu tinha. Aparentemente não houve alterações de última hora.

Ricardo Silva

Anónimo disse...

eu tinha lido os regulamentos e o esclarecimento é pacifico...não vejo qualquer alteração ou tentativa de alteração

Luis Neves

Anónimo disse...

N.Refª.150/11
Exmos. Senhores,
Ainda no seguimento dos esclarecimentos já prestados acerca do
regulamentado para definir os diversos campeões nacionais para esta
época, e para que se torne perfeitamente clara a interpretação dos
...regulamentos, informamos o seguinte:
Não seniores- O circuito nacional é composto por 5 torneios. Destes 5
torneios apenas contam os 4 melhores resultados!!!. Será campeão nacionalo atleta/par que termine no 1º lugar do ranking respectivo (com acondição de ter participado num mínimo de 4 torneios).
Esperamos ter esclarecido todas as dúvidas.
Com os melhores cumprimentos,
Prof.Luís Carvalho

Artigo1º
Campeão Nacional
Será atribuído o título de Campeão Nacional ao atleta/par que fique classificado no 1º lugar do ranking final e desde que cumpram as seguintes condições:
a) Tenham disputado um mínimo de 4 competições se forem realizadas
todas as competições previstas – 5 para os não seniores e 6 para os
seniores!!

A minha questão:
No esclarecimento feito pela FPB, diz nos Não seniores- " O circuito nacional é composto por 5 torneios. Destes 5 torneios apenas contam os 4 melhores resultados.

no artigo 1 da FPB, diz "Tenham disputado um mínimo de 4 competições se forem realizadas todas as competições previstas, 5 para os n seniores e 6 para os seniores"

esta situação não leva a duas interpretações? pergunto eu?

Duarte Anjo

Anónimo disse...

Duarte, pelo que transcreveu aqui, entendo que contam os melhores 4 dos 5 (sendo obrigatório participar em 4). Pelo que li na notícia do blog, entendo que contam todos os torneios em que os atletas participem; os que participarem em 4 contam 4 os que participarem em 5 contam 5 (tendo de participar num mínimo de 4).

Ricardo Silva

Anónimo disse...

de facto perante o exposto pelo Duarte Anjo tudo muda... ou seja é uma Federação a duas vozes...

mas para mim a interpretação que faço dos regulamentos não está de acordo o que está exposto no esclarecimento Refª 150/11 assinado pelo Prof. L...uis Carvalho...

para além e salvo informação em contrário,esse esclarecimento não ter sido publicitado no site da FPB, e como tal!!!...

mas eu... "não penso, logo talvez posso existir"...e como tal peço o especial favor a quem ler o que escrevi, que não dê qualquer relevância ao meu comentário...

Luis Neves

Anónimo disse...

Ricardo, pergunto, se contam os 4 melhores resultados, conforme doc enviado pelos seviços da FPB, assinado pelo Prof luis Carvalho, porque razão temos que participar na 5 prova?

Duarte Anjo

Anónimo disse...

Sim, compreendo! É preciso esclarecer os esclarecimentos... saber qual deles conta!

Ricardo Silva

joão boto disse...

Para mim não tem nada que saber....
O esclarecimento dado ao Duarte, o último foi errado...
Não Seniores e Seniores tem um Regulamento para atribuição de titulos nacionais 2010/11!
O ranking apenas serve para a Taçade Portugal!
Ou seja quem participa em 5 provas conta os pontos das 5 provas
quem só participou em 4 das 4 e quem participou apenas em 3 não pode ser campeãonacional...
O critério será o mesmo para os seniores mas com mais uma jornada...

Anónimo disse...

Caro joão, nao foi ao Duarte, foi `abram e a todos os Clubes da RAM e esse esclarecimento saiu dos serviços da FPB, assinado pelo Prof Lis Carvalho, se, há algum procedimento interno errado, então que se apure a responsabilidade e sejam tomadas medidas concretas

Duarte Anjo

joão boto disse...

Sim...ai tens toda a razão! Aliás foi exactamente por ter conhecimento desses FAX's...que eu escrevi oartigo sobre atribuição dos titulos nacionais! Não tenho dúvidas que toda a Familia Badmintonista, leu o regulamento de atribuição dos Titulos Nacionais e tal como eu está no Campeonato Nacional Senior e Não Senior para pontuar o máximo nas 6 ou 5 provas, pois todas elas contam...
Estamos a falar de um campeonato nacional disputado por jornadas...

Anónimo disse...

Como ja te disse, mas volto a repetir, esse documento foi aprovado, sem o conhecimento da Abram e dos Clubes da RAM, justamente, por um procedimento interno da FPB, identico, já que, o doc, analisado pelos clubes da RAM, em junho de 2010, n...a sede da Abram, nada tinha haver com o documento final aprovado!!
eu, como muitos outros agentes desportivos da nossa modalidade, sabe interpretar os regulamentos aprovados, independentemente dos procedimentos para tal, no entanto, o doc enviado pelos serviços da FPB, assinado pelo secretário técnico, não restão duvidas, contam os 4 melhores resultados!, as consequencias tem que ser claras, depois de apuradas as responsabilidades!

Duarte Anjo

Anónimo disse...

Caros Amigos.

Muito embora este fora de Portugal por alguns dias, vou tentando acompanhar as novidades que por aí vão acontecendo.

Para mim está muito claro, ou seja:

- Para se ser Campeão Nacional Não Senior, o Atleta tem de ter pelo menos realizado 4 provas.

- Este é o limite mínimo de provas para que possa entrar nessa corrida.

- O título é atribuído ao jogador que mais pontos somar, no final de todas as jornadas.

No entanto, penso que os próprios serviços da FPB se estão a contradizer com as suas próprias informações.
Na verdade, quando da efectivação das novas normas e atendendo que a língua Portuguesa é muito rica em interpretações, são as próprias pessoas que inadvertidamente a complicam, já que ao querer que fique tudo bem explicado, muitas das vezes, só complicam.

Isto porque muitas das vezes e por razões de interesse particular, conseguimos ler "entre linhas", "por cima das linhas" e até mesmo "debaixo das linhas".

Acho que de futuro, tudo tem de ser tachativo. Tal qual, por exemplo, a língua Inglesa. POr isso é que somos um País complicado...

Um abraço,
José Manuel Almeida

Diamantino Ruivinho disse...

Respeito as interpretações de cada um, mas o que está escrito não deixa dúvidas.

Vejamos:

“Regulamento de atribuição do Título de Campeão Nacional e Taça de Portugal”

O artigo 1 alínea a) especifica que o atleta para ser considerado como possível Campeão Nacional, terá de participar no mínimo em 4 torneios.

Não diz, que é apenas a pontuação obtida nesses 4 torneios, que vai contar para o ranking Nacional.

Isto é, no caso de um atleta participar apenas em 3 provas e ficar no Topo do Ranking, não pode vir a ser considerado Campeão Nacional.

É caricato mas é o que está escrito nos Regulamentos.

Depois no:

“Regulamento de alteração ao sistema competitivo Não Seniores para 2010/2011
Ponto 3 – artigo 6 : Diz que o Ranking Nacional será elaborado com o somatório dos resultados obtidos em cada jornada do circuito”

Logo, isto quer dizer que contarão todas as jornadas do circuito sem excepção.

Para os Não Seniores, os Campeões Nacionais terão de participar num mínimo em 4 Torneios e cumulativamente obter a pontuação mais alta, na soma do conjunto dos torneios do Circuito.

Nos Seniores de acordo com o Ponto 6 do artigo 6 do Regulamento, o Ranking final é definido pelo somatório das 5 melhores provas das 6 que compõem o circuito, mas só poderá ser considerado Campeão Nacional, o atleta que tenha no mínimo participado em 4 provas.

Tudo isto teria sido desnecessário se o Campeão Nacional fosse considerado como era anteriormente, esta foi uma alteração que em vez de melhorar piorou o Badminton Nacional.

Diamantino Ruivinho

FAC Badminton disse...

Caros amigos,

Concordo inteiramente com o Sr. Almeida.

Quando se tenta encontrar coisas nas entre linhas (e em todas as outras linhas) para servir os nossos interesses, tudo serve para gerar confusão.

Paulo Bourbon Fernandes
REsponsável FAC Badminton

Anónimo disse...

Há uns meses,quando analisado as despesas com deslocações surgiu esta duvida.
Li o regulamento de Nao-Seniores e tive a certeza do que estava escrito:o ranking era definido pelo somatório das 5 provas.
Quando comentado com algumas pessoas de mais anos no badminton, elas falavam em deitar 1 dos torneios "fora", pk tinham em mente as épocas anteriores e antes desta alteração. Quando liam o regulamento mudavam definitivamente a sua opinião.
Confesso que que só agora no fim deste debate fui ler o regulamento de séniores e as diferenças no que está escrito são bem claras.
O que vai reforçar ainda mais a minha opinião: se está escrito coisas diferentes é porque se pretende que a atribuição seja diferente.
O comunicado da FPB vem esclarecer isso mesmo:"A forma de cálculo do ranking final difere consoante se trate de seniores ou não seniores."
Estou,tarde, mas esclarecido.

C.Silva