A polémica parece que se vai instalar na atribuição dos diversos títulos nacionais para esta temporada!
Para mim é claro que não se podem alterar as regras do jogo, quando estamos a uma jornada/duas do final dos campeonatos nacionais. Segundo o que Linhas & Finas apurou, a Federação está prestes a lançar um Oficio, em que altera por completo as regras de atribuição dos títulos nacionais.
Depois da publicação ontem, neste blogue, do post sobre a 4ª jornada do campeonato nacional de não seniores realizado no Funchal, algumas dúvidas terão sido lançadas, sobre quem já é, ou não, campeão nacional. As contas que Linhas & Finas fez, estão baseadas no Artigo 1º sobre a atribuição dos titulo de Campeão Nacional para a presente época. Ou seja, não tenho qualquer dúvida que os campeões nacionais serão os atletas/pares que no somatório das cinco jornadas do campeonato nacional ocupem o 1º lugar do ranking nacional, desde que tenham disputado 4 competições, para o caso dos não seniores e 5 para o caso dos seniores, aliás tal como está "bem explicito" no Artigo nº 1 (Campeão Nacional), que aqui publicamos.
Agora, não faz qualquer sentido, a Federação Portuguesa de Badminton, vir esclarecer, ou oficializar, que são os 4 melhores torneios que contam para a atribuição do titulo nacional, e não o somatório das 5 provas. Neste caso, alguns atletas/pares, que cumprirão as cinco provas, podem vir a ser prejudicados, em beneficio de outros. Esta situação, a verificar-se, seria o desvirtuar da verdade desportiva, e muitos dos atletas já nem necessitariam de competir na última jornada, pois já têm o "titulo no bolso". Vamos esperar para ver, mas a polémica pode estar instalada mais uma vez na "nossa" modalidade!
4 comentários:
Caro João,
Era o que faltava mudarem as regras a meio do jogo...
Mais vale nem pensarem nisso, porque iremos até ás últimas consequências para impugnar as propaladas "alterações"!
Paulo Bourbon Fernandes
Responsável FAC Badminton
"Era o que faltava mudarem as regras a meio do jogo..."
Sim e onde está a novidade?? Parece-me que tens andado um pouco distraído meu caro Paulo...não tem sido feito outra coisa nos últimos tempos...
outro anónimo que não quer ser identificado...
Sou inequivocamente contra esta forma de encontrar os Campeões Nacionais:
Mas sendo contra, é meu dever e obrigação respeitar o que está em vigor.
Pretender agora, no final da Época Desportiva, alterar as regras, só pode encontrar pela frente, o repúdio de todos, sejam eles quem for.
A Direcção já não tinha legitimidade jurídica para conduzir os destinos da modalidade na época 2010/2011, incorrendo até, na possibilidade de ver impugnados todos os seus actos, não queira agora, se tomar impensávelmente qualquer medida neste capitulo, despertar definitivamente essa possibilidade e ter de responder no sitio certo, pelo seu acto ilegal.
No Regulamento das Competições do Circuito Nacional de Séniores para a presente época, artigo 6º, podemos ler que "o ranking final é definido pelo somatório das 5 melhores provas das 6 que compõem o circuito". No entanto, semelhante regra não parece estar presente em nenhum documento oficial da federação no que toca ao Campeanato Nacional de Não-Séniores, não sei se por lapso se de propósito. Ainda assim, as regras não podem ser mudadas a meio e parece-me que a Federação não tem outra hipótese a não ser contar com todas as provas nacionais que contam para o ranking.
Enviar um comentário