linhasefinas

Acompanhe aqui as noticias mais significativas sobre badminton

Leia tudo numa só página, as "noticias" e os "cartoons". Participe...enviando-nos noticias de badminton da sua Região, Clube ou Associação, que estas serão publicadas para uma maior divulgação da modalidade. e-mail : linha.boto@gmail.com

Há notícias que só no maior jornal de badminton
de Portugal se podem ler....


Última Hora

...

domingo, 20 de março de 2011

Ainda a atribuição de títulos nacionais para a presente temporada

Quando semanas atrás levantamos a “lebre” sobre a atribuição dos diversos títulos nacionais, sabíamos perfeitamente do que estávamos a falar. Tal como na altura foi dito, Linhas & Finas teve acesso aos fax´s enviados pela FPB à ABRAM, após essa Associação ter enviado para os serviços técnicos da FPB um pedido de esclarecimento acerca da atribuição dos títulos nacionais, em especial dos não seniores. Toda esta “polémica” nasceu, depois da 4ª jornada do Campeonato Nacional de Não Seniores, realizada nos dias 5 e 6 deste mês no Funchal. Linhas & Finas, fez contas e anunciou o nome daqueles que já eram campeões e aqueles que o ainda não eram. Alguns clubes da ABRAM, com base na resposta dada pelo director técnico da FPB, questionaram este blogue, afirmando que as contas na altura feitas e divulgadas estavam erradas. É certo que a FPB já emitiu um comunicado a esclarecer a atribuição dos títulos nacionais de Não seniores e seniores, mas a confusão continua instalada, devido aos fax´s enviados em Fevereiro à ABRAM pelo Director Técnico da FPB.

Desde o principio que este sistema de atribuição dos títulos nacionais foi conturbado. Sempre defendi que o campeão nacional deve ser o mais regular ao longo da temporada, mas também defendo que a implementação deste sistema, devia previamente ter sido debatido por todos os agentes da modalidade (dirigentes, treinadores, árbitros e Juízes, e atletas). A formação das associações de treinadores, juízes-árbitros e atletas, deveria ser o garante da defesa destas classes, e a voz para o diálogo entre estas associações, dirigentes da FPB e/ou do seu conselho técnico. Seria o modo mais claro de debate entre todos, mas infelizmente as ditas associações de classes apenas serviram para em determinado momento, dar mais uns votos para manter o sistema, não cumprindo o propósito da sua verdadeira criação, que é, defender atletas, treinadores e jogadores. As mesmas associações que deviam congregar a maioria de treinadores, juízes-árbitros e jogadores, e dai saírem os nomes dos delegados a apresentar em Assembleia Eleitoral, para uma verdadeira defesa das classes. Só assim será possível, quer com esta, ou outra direcção, negociar em determinados momentos, o mais favorável para todos.

Outra questão esta semana levantada, não só por este blogue,mas por muitos dos agentes da modalidade, é como vão ser atribuídos os títulos de campeão nacional de veteranos?
A ultima prova do circuito nacional de veteranos, realizou-se ontem, e a indefinição de como são apurados os campeões nacionais continua! Como irá a Federação Portuguesa de Badminton descalçar mais esta “bota”, que ela própria calçou? Sem regulamento para atribuição dos títulos de campeões nacionais para veteranos, e terminado o circuito nacional, apenas restam duas alternativas à FPB. A primeira será com base no regulamento anterior, anular a “taça de Portugal”, agendada para 28 de Maio de 2011 e substitui-la pelo “Campeonato Nacional de Veteranos”, ou então, devido a erro “Administrativo”, não atribuir qualquer titulo nacional esta temporada, atribuindo apenas o troféu relativo a 1ºs classificados do ranking nacional. Esta última hipótese, seria mais uma grande novidade na nossa modalidade!
Mas existem culpados? Ou apenas estas situações, são sinónimo de cansaço, de um sistema que já dura à mais de 20 anos?

As eleições para a FPB estão para breve, e no horizonte, parece perfilarem-se duas candidaturas. Uma possivelmente ligada à actual direcção, outra que parece querer romper com o sistema vigente hà duas décadas!
Ao contrário de outros, este blogue não encerrará na altura do debate, estando receptivo a debater as ideias, os programas, e ou, as mudanças a implementar, quer de uma, quer de outra lista.

Sem comentários: