31.3.2025
42ª edição da BEC Summer School irá realizar-se na Dinamarca
Este evento é uma combinação de campo de treinos para atletas Sub-15 de potencial talento e o curso BWF Coach Education Nível 2 aberto a todas as federações europeias e organizado pela Badminton Europe e uma equipa de treinadores altamente qualificados.
Os atletas e/ou treinadores interessados em participar deverão manifestar o seu interesse até ao dia 4 de Abril de 2025 através do envio do currículo desportivo para o email geral@fpbadminton.pt para parecer da Equipa Técnica Nacional.
Recomenda-se que os atletas inscritos sejam da faixa etária Sub-15 (nascidos em 2009-2012).
Os treinadores candidatos devem ser detentores do Nível 1 do curso BWF Coach Education ou experiência equivalente e relevante em badminton.
Todos os custos inerentes à participação dos atletas e/ou treinadores deverá ser suportado pelos mesmos ou clube.
A FPB incentiva a igualdade de género na apresentação de candidaturas e analisará as solicitações de acordo com a relevância do currículo desportivo.
Informamos ainda que somente participantes confirmados pelo FPB junto da BEC participarão no evento.
Detalhes adicionais sobre o evento poderão ser consultados aqui.
31.3.2025
Badminton Europe debate o futuro da modalidade e premia os melhores da Europa
O Congresso da Badminton Europe Confederation (BEC) decorreu em Belgrado, entre 27 e 29 de março, reunindo as federações europeias para discutir estratégias de desenvolvimento da modalidade. Entre os temas abordados, destacaram-se o aumento do sedentarismo, especialmente entre a geração Z, e a necessidade de maior equidade nas estruturas desportivas.
Durante o evento, foi apresentado o programa de desenvolvimento de alto rendimento da Badminton Europe, que engloba iniciativas como a BEC Summer School, a Team Europe e o Centro de Excelência da BEC, todos focados na formação e progressão dos melhores talentos do continente. A Federação Portuguesa de Badminton (FPB) tem estado ativamente envolvida nestes projetos, tendo já acolhido a BEC Summer School em 2023 e o BEC Junior World Class em 2024, iniciativa que, este ano, dará lugar ao Team Europe. No âmbito deste novo programa, Portugal contará com um atleta de singulares num campo de treinos que terá lugar na Dinamarca.
A Badminton Europe anunciou ainda o lançamento de um novo website, concebido para oferecer uma experiência mais interativa e acessível aos adeptos da modalidade. A plataforma incluirá uma área específica para os fãs, além de informações detalhadas sobre competições, programas de desenvolvimento e iniciativas estratégicas da BEC. Paralelamente, foi apresentado o projeto Solibad, uma organização sem fins lucrativos que mobiliza a comunidade do badminton para apoiar causas sociais em diferentes partes do mundo.
No sábado, a reunião de delegados permitiu uma análise detalhada do trabalho desenvolvido pela BEC ao longo de 2024. Os seis Comités de Trabalho – Administração, Negócios, Desenvolvimento, Eventos, Governação e Relações Internacionais – apresentaram um balanço das suas atividades e desafios, além de preverem estratégias para impulsionar a modalidade, aumentar a participação de jovens talentos e reforçar a presença do badminton europeu no mundo.
Foram também anunciadas as localizações de eventos desportivos de relevo. O U17 European Championships de 2025 terá lugar no Palacio de Deportes de Arrecife, Lanzarote, de 29 de novembro a 7 de dezembro, enquanto que o European Championships de 2026 irá realizar-se no Palácio de Deportes Carolina Marín, em Huelva, Espanha, de 6 a 12 de abril. Além disso, foi confirmado que o Congresso da Badminton Europe em 2026 será realizado na Dinamarca.
O congresso encerrou com a Gala da Badminton Europe, onde foram distinguidos os melhores atletas e figuras do badminton europeu. Durante a cerimónia, João Matos, antigo presidente da Federação Portuguesa de Badminton e da Badminton Europe, foi homenageado pelo seu contributo e legado na organização europeia.
(Informações sobre os vencedores aqui: https://www.facebook.com/share/v/1FAH2VVhph/ )
Na impossibilidade de presença do presidente da Federação Portuguesa de Badminton, Duarte Gil Anjo, a FPB fez-se representar pela assessora do presidente, Patrícia Rosa, garantindo o acompanhamento das decisões estratégicas para o desenvolvimento do badminton. Entre os temas debatidos, estiveram questões fundamentais para o futuro da modalidade na Europa, desde a necessidade de fortalecer a sua base de praticantes até ao reforço da estrutura de alto rendimento e do investimento na equidade e inclusão dentro do badminton europeu.
Nota: Textos e fotos: FPB
Nota: Textos e fotos: FPB
Sem comentários:
Enviar um comentário