Foi há...
Semanalmente revisitamos as noticias publicadas no blogue Linhas & Finas há 15 e 10 anos respectivamente e seleccionar as mais relevantes publicadas na época. Iremos assim recordar o que de mais importante acontecia com os protagonistas e não só da nossa modalidade. Os jovens que estão á pouco tempo na modalidade podem assim conhecer mais um pouco da história da modalidade nos últimos 15 anos. Como é do conhecimento geral, o blogue esteve parado praticamente 8 anos o que me impede agora de relembrar as noticias de há 5 anos atrás.
Foi há 15 anos
2/10/2009👀👇
RIO DE JANEIRO ESCOLHIDO PARA OS JOGOS OLIMPICOS 2016
Rio de Janeiro foi hoje em Copenhaga, Dinamarca a cidade escolhida pelos diversos comités Olímpicos nacionais, para organizar os Jogos Olímpicos de 2016. A vitória da "Cidade Maravilhosa" foi conseguida após 3 votações. Pela primeira vez a América do Sul recebe a maior prova de desporto mundial e estes serão os primeiros Jogos Olímpicos igualmente falados na língua Portuguesa. Resultados das três votações:
1ª Votação
Madrid 28
Rio de Janeiro 26
Tóquio 22
Chicago 18
2ª Votação
Rio de Janeiro 46
Madrid 29
Tóquio 20
3ª Votação
Rio de Janeiro 66
Madrid 32
1/10/2009👀👇
MUNDIAL DE VETERANOS - PORTUGUESES REGRESSAM A CASATerminou a aventura dos 14 portugueses que se deslocaram a Punta Umbria, Espanha para participarem no 4ª Campeonato do Mundo de Veteranos. Ontem foram eliminados os últimos resistentes da delegação portuguesa. Maria Correia +35 anos, fazendo dupla com Sabine Richter da Alemanha, que substituiu Maria Vasconcelos, perdeu a partida referente à 2ª ronda da competição de pares senhoras, frente às indianas Sangreeta Rajgopalam/Sharada G. Reddy, 2ªs cabeças de serie por 9-21/13-21. Na derradeira partida com participação portuguesa, José Costa/Maria Rodrigues +45 anos, que na véspera tinham conseguido uma brilhante vitória sobre uma dupla espanhola, não resistiram aos dinamarqueses 2ª cabeças de serie, Jerper Tolman/Helle Sjorring,2 perdendo por 21-14/21-14.
Não foi uma excelente participação a que nos brindou a equipa nacional, mas neste tipo de competição (veteranos), importa sobretudo a participação, o prazer de desfrutar o jogo e sobretudo, neste caso especifico de Espanha, ser talvez, a única e última oportunidade que a maioria destes atletas tiveram de estar presentes numa grande competição.
Mas, para além disto, e numa análise muito rápida que faço à participação dos atletas portugueses, interessa ainda reflectir, se os mesmos se prepararam para esta competição, ou não? Será que iniciaram os treinos da época mais cedo? Ou a maioria, senão todos, apenas começaram a preparação no inicio de Setembro, 3 semanas antes do Campeonato do Mundo?
Não nos esqueçamos no entanto, e é importante salientar que, a grande maioria dos atletas presentes nesta competição, tem comparativamente aos portugueses, uma enorme experiência internacional, pois competem regularmente em torneios do circuito de veteranos, quer na Europa, quer no resto do Mundo.
Por fim, gostaria de destacar os 3 atletas que conseguiram uma vitória neste mundial, João Matos em singulares e José Costa/Maria Rodrigues em pares mistos, todos na competição de +45 anos. Coincidência ou não, João Matos e José Costa participaram o ano passado precisamente no mesmo local no Campeonato da Europa de Veteranos.
4/10/2014👀👇
ANTÓNIO NEVES NAS 1/2 F DO MASTER SUB13 DE HUELVA-ESPANHA
O sub13, António Neves esteve hoje em destaque no Master sub13/sub17 de Huelva, prova de categoria 7*, pontuável para o ranking nacional de Espanha. O atleta de Seiça/Ourém venceu na 1ª fase o seu grupo de qualificação, passando depois diretamente aos 1/4 F, na 2ª fase, onde eliminou o espanhol Hugo Pozas. Para já António Neves leva seis sets ganhos contra o perdidos, levando sempre grande vantagem sobre os seus adversários.
Para além de António Neves, que está em Huelva acompanhado pelo seu pai e treinador Luís Neves, também Mariana Pinto Leite participou na competição espanhola, sendo no entanto eliminada na 1ª fase, quer em singulares senhoras, quer em pares mistos, onde fez dupla com o espanhol José Sepúlveda. Mariana Leite esteve integrada em grupos de 4 atletas, ficando em ambos na 3ª posição, falhando o apuramento. Amanhã António Neves entra novamente em acção às 9H40 no Polideportivo Municipal Diego Lobato para defrontar nas 1/2 finais, o 2º cabeça Marcos Valera, procurando um lugar na final.
Resultados dos atletas portugueses
Sub13
Singulares Homens - 1ª fase
António Neves (POR) venceu Francisco Cobos (ESP) por 21-6/21-3
António Neves (POR) venceu Alexandre Pérez (ESP) por 21-16/21-12
2ª fase - 1/4 F
António Neves (POR) venceu Hugo Pozas (ESP) por 21-14/21-11
Sub17
Singulares Homens - 1ª fase
Mariana Pinto Leite (POR) perdeu com Lucia Leal (ESP) por 21-18/15-21/19-21
Mariana Pinto Leite (POR) venceu maria Rodriguez (ESP) por 21-11/21-10
Mariana Pinto Leite (POR) perdeu com Teresa Vargas (ESP) por 21-18/21-23/17-21
Pares Mistos - 1ª fase
Mariana Pinto Leite (POR)/José Sepúlveda (ESP) perderam com José Morales/Natália Rodriguez,2 (ESP) por 16-21/17-21
Mariana Pinto Leite (POR)/José Sepúlveda (ESP) perderam com Alberto Cruzado/Alba Gomez (ESP) por 14-21 21-18 23-21
Mariana Pinto Leite (POR)/José Sepúlveda (ESP) venceram Alexandro De La Sen/Yaiza Villacorta (ESP) por 21-13/21-10
3/10/2014👀👇
ESTÁ ASSEGURADA MAIS UMA EDIÇÃO DO "TROFÉU ALBERTO ALMEIDA" ÉPOCA 2014/15
Blogue Linhas & Finas/+badminton em colaboração com a JMA-BADMINTONSPORT, lança pelo 6º ano consecutivo, o “Troféu Alberto Almeida”, para premiar o atleta que durante os 5 Torneios Nacionais do Circuito de Não Seniores, mostrem maior empenho e Fair Play desportivo. O “Troféu Alberto Almeida”, é destinado a todos os escalões de não seniores que tenham competição no circuito nacional.
Derivado ao facto de em anos anteriores os vencedores do troféu estarem ligados a uma determinada marca desportiva, foi decidido manter os moldes do ano passado no que respeita ao prémio final. Assim o prémio para o atleta mais regular em termos de fair-play e empenho ao longo da época será um cheque brinde no valor de 350,00 €, para compras na loja "JMA-BADMINTONSPORT".
O “Troféu Alberto Almeida”, é instituído por este blogue em homenagem ao atleta Alberto Almeida, que na sua curta carreira na modalidade, devido ao seu desaparecimento prematuro, mostrou sempre grande empenho/companheirismo e um enorme Fair-Play, dentro e fora dos courts.
Pretende-se igualmente com a atribuição deste Troféu, que o mesmo sirva de incentivo ao empenho e à disciplina, a todos os agentes da modalidade em Portugal.
Vencedores dos anos anteriores:
2009/10 - Teresa Figueira (GDE)
2010/11 - Tomás Nero (CHEL)
2011/12 - Mariana Leite (CHEL)
2012/13 – João Chang (CHEL)
2013/14 - Catarina Silva (ESDMII)
Sem comentários:
Enviar um comentário