linhasefinas

Acompanhe aqui as noticias mais significativas sobre badminton

Leia tudo numa só página, as "noticias" e os "cartoons". Participe...enviando-nos noticias de badminton da sua Região, Clube ou Associação, que estas serão publicadas para uma maior divulgação da modalidade. e-mail : linha.boto@gmail.com

Há notícias que só no maior jornal de badminton
de Portugal se podem ler....


Última Hora

...

quinta-feira, 26 de maio de 2016

Campeonatos Nacionais Escolares de Badminton (Juvenis) em Aveiro

Campeonatos Nacionais Escolares em Aveiro
No Pavilhão Desportivo da Escola Básica de Aradas / Aveiro realizaram-se de 20 a 22 de Maio, as provas de Badminton integradas nos Campeonatos Nacionais Escolares de Juvenis, (nascidos de 1999 a 2000) organizados em conjunta pelo Ministério da Educação, Direção-Geral da Educação (Coordenação Nacional do Desporto Escolar), Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares (Direção de Serviços Regional do Centro), que envolveu cerca de 2500 estudantes de 17 modalidades, distribuídas pelas cidades de Aveiro, Ílhavo, Vagos e Oliveira do Bairro, qualificados nos Campeonatos Regionais das Direcções Regionais de Educação do Algarve, Alentejo, Centro, Lisboa e Norte. De destacar as vitórias individuais em masculinos de Carlos Silva ESPAA) e de Ana Catarina Marques (ESE), atleta que sendo ainda iniciada, competiu por opção, no escalão acima (Juvenis).
As melhores classificações em cada prova de Badminton, que tiveram a participação de 69 estudantes / jogadores (23 femininos e 46 masculinos) e com as partidas, dirigidas por 10 jovens árbitros. com formação nacional foram as seguintes:

Singulares Femininos
1ª Ana Catarina Marques (Escola Secundária de Esmoriz)
2ª Constança Sousa (Escola Secundária D. Filipa de Lencastre / Lisboa)
3ª Beatriz Cristina (Escola Secundária Poeta António Aleixo / Portimão)
4ª Ana Andrade (Escola Secundária de Carregal do Sal)
5ª Alexandra Tofan (Agrupamento de Escolas de Almancil)
6ª Rute Marques (Escola Básica e Secundária de Vilela / Paredes)
7ª Raquel Gouveia (Escola Secundária de Severim de Farias / Évora)
8ª Catarina Guedelha (Escola Secundária de Severim de Farias / Évora)

Singulares Masculinos
1º Carlos Silva (Escola Secundária Poeta António Aleixo / Portimão)
2º Tiago Machado (Escola Básica e Secundária de Vilela / Paredes)
3º Hugo Jorge (Escola Secundária D. Filipa de Lencastre / Lisboa)
4º Rodrigo Ferreira (Agrupamento de Escolas Matilde Rosa Araújo / Cascais)
5º Alexandre Balista (Agrupamento de Escolas de Alapraia / Estoril) 
6º Pedro S. Lopes (Escola Secundária José Macedo Fragateiro / Ovar)
7º Pedro Pedroso (Agrupamento de Escolas Amato Lusitano / Castelo Branco)
8º André Ferreira (Escola Básica e Secundária de Vilela / Paredes)

Equipas Femininas
1ª Escola Básica Eugénio de Castro / Coimbra
2ª Escola Secundária Matias Aires / Cacém

Equipas Masculinas
1ª Escola Básica de Alpraia / Estoril
2ª Escola Básica e Secundária D. Filipa de Lencastre / Lisboa
3ª Escola Sec. Dr. Mário Sacramento / Aveiro
4ª Escola Básica e Secundária de Vilela / Paredes
5ª Escola Secundária de Severim de Farias / Évora
6ª Escola Secundária Poeta António Aleixo / Portimão

As equipas foram formadas por um máximo de 5 jogadores e cada encontro foi constituído por três partidas de singulares e por duas de pares.
De realçar o grande interesse dos estudantes em representarem as suas escolas, com muito empenhamento e postura competitiva, mas também em confraternização, segundo os princípios desportivos e de cidadania, de estilos de vida saudáveis e da formação. 
Este Campeonato Nacional foi disputado de acordo com o Regulamento Geral de Provas e Regulamento Específico de Badminton emitidos pela Direcção-Geral de Educação - Divisão de Desporto Escolar, em conformidade com as regras oficiais da Federação Portuguesa de Badminton e como referência positiva, os jogadores apresentaram-se com equipamento uniforme, o polo da mesma cor do seu parceiro e, sempre que possível, com o nome e emblema da escola. 
Estes Nacionais, que permitiram um envolvimento de elevada qualidade foi sem dúvida, um bom momento do Badminton Escolar.
No entanto, todo este envolvimento poderá ser ainda bem melhorado se nos Campeonatos Nacionais, os estudantes / jogadores fossem distribuídos por dois níveis, o Nível A (federados) e o Nível B (não federados), tendo como palco o mesmo pavilhão, o que possibilitaria outra dimensão competitiva e pedagógica.
Para que seja desenvolvido um trabalho, que reúna condições que satisfaça uma completa formação e educação desportiva e que permita aos “talentos” o trampolim para a competição de alto nível, como os Jogos Olímpicos da Juventude a realizar em 2018 e destinado a jogadores dos 15 aos 18 anos, teremos que ultrapassar diversas situações, apostando numa outra mentalidade e conveniente cultura desportiva, atenuando-se assim, a crescente “ditadura futebolística” e o medíocre jornalismo desportivo, generalizado no país.

Fernando Gouveia

Sem comentários: