linhasefinas

Acompanhe aqui as noticias mais significativas sobre badminton

Leia tudo numa só página, as "noticias" e os "cartoons". Participe...enviando-nos noticias de badminton da sua Região, Clube ou Associação, que estas serão publicadas para uma maior divulgação da modalidade. e-mail : linha.boto@gmail.com

Há notícias que só no maior jornal de badminton
de Portugal se podem ler....


Última Hora

...

sábado, 23 de abril de 2016

Entrevista com... Margarida Chalupa, conduzida pelo Prof. Fernando Gouveia

Entrevista com… 

Margarida Chalupa

Introdução ­ Margarida Chalupa, atleta sub­17 do Novasemente Grupo Desportivo, natural de Monchique e residente no Porto é aluna do 11º ano, na Escola Clara de Resende.
Após a 4ª Jornada Nacional da época desportiva 2015 / 2016, Margarida Chalupa está ordenada no “Ranking Nacional”, em 21º lugar na prova de Singulares Femininos e no 25º lugar com o seu colega Bruno Silva, em Pares Mistos. 
No “Ranking da Zona Norte”, Margarida está ordenada no 5º lugar em Singulares Femininos, em 8º nos Pares Mistos, com o seu colega Bruno Silva.

Fernando Gouveia ­ Porque o Badminton, é a tua modalidade preferida como praticante? 
Margarida Chalupa ­- Gosto do Badminton, principalmente, pela sua dinâmica e velocidade. É um desporto particular no que diz respeito à movimentação em jogo, por cada jogada ser muito rápida e intensa, e é essa singularidade que me fascina.
FG - Em que clube e quando começaste?
MC - Comecei a jogar Badminton, ainda no Desporto Escolar, pela EB 2.3 de Monchique. Posteriormente federei-me e iniciei a competição nacional pelo CheLagoense.
FG - Porque escolhes o NGD para continuares a actividade como jogadora filiada?
MC - Escolho o NGD, tanto por gostar dos próprios treinos, como dos meus colegas e treinadores.
FG - Resides na cidade do Porto, onde existem clubes de Badminton próximos. Porque escolheste um clube de Espinho?
MC - Foi o NGD que me apoiou e acolheu numa altura em que situações externas a este clube me fizeram afastar de um clube mais perto do Porto.
FG - Como é a amizade com os teus colegas do NGD e com os teus adversários nos torneios?
MC - A minha relação com os meus colegas da Novasemente tem vindo a ser sempre agradável, com apoio e respeito de ambas as partes. Quanto aos meus adversários, não estabeleço relações de amizade com todos, mas procuro sempre respeitá-los e ser respeitada, em qualquer tipo de situação.
FG - Que ambiente notas no NGD e no teu antigo clube?
MC - São ambientes diferentes. E, apesar de ter escolhido o NGD, nunca desgostei dos treinos no meu clube anterior.
FG - Qual foi ao torneio que mais gostaste de participar e porquê? 
MC - Os meus torneios favoritos são sempre os Nacionais de Equipas. Darei especial destaque ao Nacional de Equipas Mistas desta época, pelo NGD, por ter sido aquele em que pude experimentar melhor a autenticidade da expressão “A união faz a força!” e pelo 2º lugar obtido a nível nacional.
FG ­ Qual é o teu maior sonho, no Badminton e nos estudos? 
MC - Os meus sonhos no Badminton já foram mais ambiciosos, na verdade, sendo que tenho vindo a jogar principalmente por me sentir bem a fazê-lo e não com um objectivo linear definido. Quanto aos estudos, pretendo licenciar-me em Geologia na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto.
FG - Gostas de participar em torneios no CAR? Porquê?
MC - Sim, gosto. Gosto principalmente por poder observar jogos entre jogadores diferentes do que me é habitual e por ser uma forma de rever colegas meus do Algarve.
FG ­ Qual é a importância que dás em praticar Badminton? 
MC - As amizades que construí devido ao Badminton e todos os valores, de união, humildade e força, que me transmitiu são, provavelmente, as coisas que mais valorizo na prática deste desporto.
FG ­ Quem é o teu treinador, quantos treinos efectuas por semana, com a duração de quanto tempo? 
MC - Os meus treinadores são o Luís Pinto e o Roberto Spínola. Ultimamente tenho feito 3 treinos por semana, cada um de 2h30.
FG ­ Também participas em torneios escolares? 
MC - Não. Participei até ao meu 9º ano, ano letivo de 2013/14. No ano letivo de 2014/15 entrei para uma escola que não dispõe de Badminton como Desporto Escolar, e como tal, afastei-me da competição escolar.
FG ­ Como concilias a actividade escolar com a desportiva? 
MC - Tento conciliar ao máximo as duas coisas, dando, sempre que estritamente necessário, prioridade aos estudos.
FG ­ Quais os teus planos, até ao final da época desportiva de 2015 / 2016? 
MC - Fiz neste fim-de-semana o último torneio desta época, visto que me será impossível participar nas posteriores competições por razões externas à minha vida desportiva.
FG ­- O que mais gostas de ler no blog Linhas & Finas/ + Badminton? 
MC - Gosto especialmente da actualidade e rapidez com que são divulgados os resultados dos jogadores de Badminton portugueses, tanto a nível nacional como internacional. 
FG ­ Gostarias de fazer algum tipo de agradecimento a alguém que te tem ajudado na actividade desportiva? 
MC - Gostaria de agradecer aos meus treinadores, Luís Pinto e Roberto Spínola, e aos meus pais pelo apoio que me têm dado. Destacaria também a pessoa que me deu a conhecer e me fascinou pelo Badminton, o professor João Cristina, o meu treinador de desporto escolar, ainda em Monchique.


Sem comentários: