linhasefinas

Acompanhe aqui as noticias mais significativas sobre badminton

Leia tudo numa só página, as "noticias" e os "cartoons". Participe...enviando-nos noticias de badminton da sua Região, Clube ou Associação, que estas serão publicadas para uma maior divulgação da modalidade. e-mail : linha.boto@gmail.com

Há notícias que só no maior jornal de badminton
de Portugal se podem ler....


Última Hora

...

quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

Entrevista com... Mafalda Folques, conduzida pelo Prof. Fernando Gouveia

Entrevista com ... 
Mafalda Folques


Introdução - Mafalda Folques, atleta Sub-17 da Associação Académica de Coimbra, natural de Coimbra é estudante do 11º ano, na Escola Secundária Infanta Dona Maria.
Após a 3ª Jornada Nacional, Mafalda Folques encontra-se ordenada, no "Ranking Nacional" / Sub-17", no 3º lugar em Singulares Femininos, 6º lugar em Pares Femininos com a sua colega, Gabriela Simões e no 3º lugar em Pares Mistos com o seu colega, Vítor Ferreira.

Fernando Gouveia - Porque escolheste, o Badminton como o teu desporto preferido e qual foi, a reacção da família, onde começaste a praticar a modalidade e com que idade?
Mafalda Folques - Comecei a praticar esta modalidade no Desporto Escolar da Escola Eugénio de Castro por interesse dos meus pais. Tenho que admitir que com 11 anos, o Badminton não era o desporto que eu considerasse mais interessante nem o que me cativava mais. Mas, com o passar do tempo, fui-me apercebendo do quão enganado estava.
FG - Quais os teus objectivos até final da temporada?
MF - Tenho como principal objectivo terminar esta época num dos 3 primeiros lugares do “Ranking Nacional” em todas as provas. Claro que tenho a perfeita noção de que não será um objectivo fácil de cumprir, mas estou disposta a trabalhar para isso.
FG - Tens boas relações de amizade com os teus colegas e com os teus adversários e gostas de jogar no Centro de Alto Rendimento?
MF - A relação com os atletas dos outros clubes tem sido incrível e gosto bastante de jogar no Centro de Alto Rendimento. A relação entre os membros da AAC é sem dúvida excelente e citando o meu treinador Diogo: “Poucas coisas nos orgulham tanto como fazer parte deste grupo (…) poder dizer que somos da Briosa e poder mostrar no campo e na bancada que somos da Briosa.”
FG - Qual foi o momento que mais te marcou durante os torneios já disputados?
MF - De todos os torneios já disputados destaco a participação nos 7º Campeonatos Internacionais de Juniores de Portugal pois, foi sem dúvida uma grande experiência que espero poder voltar a repetir.
FG - Qual a emoção se um dia fores convocada para Estágios da Federação Portuguesa de Badminton?
MF - Ser convocada para Estágios da Federação ia sem dúvida, dar-me mais motivação para evoluir e para treinar cada vez mais. 
FG - Qual a tua opinião sobre o Convívio de Natal da AAC?
MF - O Convívio de Natal da AAC foi um convívio de repleta animação, que permitiu reunir a grande família academista num dia muito bem passado. Felizmente, podemos constatar que, de ano para ano, as pessoas que fazem parte desta família tem aumentado e é um enorme prazer puder conviver com estas pessoas todos os dias.
FG - Qual é o teu maior sonho, no Badminton?
MF - Não posso dizer que tenha propriamente um sonho no Badminton. Neste momento foco-me apenas em dar o meu melhor, procurar melhorar em todos os aspectos possíveis e evoluir o máximo que conseguir.
FG - Como descobriste que o Badminton era a modalidade do teu agrado?
MF - Descobri que Badminton era a modalidade com que eu mais me identificava, a partir do momento em que me apercebi do quão “apegada” estava a ela e que desistir da prática desta já não era opção.
FG - Para além do Badminton, quais são os teus outros passatempos?
MF - O Badminton ocupa, e tem ocupado, uma grande parte da minha vida e portanto o tempo para outros passatempos tem sido bastante reduzido. No entanto tento aproveitá-lo ao máximo para estudar e para conviver com o meu grupo de amigos.
FG - Quais as dificuldades que encontras por seres uma atleta adolescente?
MF - A maior dificuldade que encontro por ser uma atleta adolescente é talvez a conciliação da escola com o desporto que, por vezes, pode ser bastante complicada.
FG - Quem é o teu treinador, quantos treinos efectuas por semana, com a duração de quanto tempo?
MF - O meu treinador é o Diogo Silva e treino, sempre que possível, 3 a 4 vezes por semana. Estes treinos normalmente duram 2 ou 3 horas.
FG - Por seres atleta, tens que te privar de algumas coisas de que gostas?
MF - Claro que o facto de ser atleta torna o tempo mais escasso mas não penso que isso me prive de fazer coisas de que goste, visto que treinar é das coisas que eu mais gosto de fazer.
FG - Já experimentas-te outro desporto e que importância dás, em praticares Badminton?
MF - Ao longo da minha infância pratiquei Natação, tendo sido obrigada a abandonar esta modalidade devido a não conseguir conciliar a escola com dois desportos. Optei então pelo Badminton porque é um desporto bastante completo, tanto em aspectos físicos como psicológicos.
FG - O que irás seguir depois de concluíres o 12º ano e no futuro que profissão gostaria de ter?
MF - No futuro pretendo tirar um curso de Economia ou de Gestão em Coimbra, o que me vai permitir treinar e estudar ao mesmo tempo. Tenciono posteriormente tirar uma Pós-Graduação, talvez em Lisboa. 
FG - Qual a tua avaliação sobre o maior jornal de Badminton em Portugal e que mais gostas de ler, no blog Linhas & Finas/+ Badminton? 
MF - O maior jornal de Badminton em Portugal e bastante bom. No blogue Linhas & Finas /+ Badminton gosto de ler as entrevistas aos atletas tal como os resultados de participações de atletas portugueses em torneios do estrangeiro.
FG - Que agradecimento queres deixar, a quem te ajuda na tua actividade desportiva?
MF - Quero agradecer principalmente ao meu treinador, Diogo Silva, por todo o apoio e confiança que tem depositado em nós. É ele que nos atura nos momentos menos bons, tal como também é ele que nos incentiva a continuar e a nunca desistir. Só me resta agradecer-te por acreditares em nós mais do ninguém, por seres o excelente treinador e amigo que és e também por nos mostrares o que é ser AAC. Claro que não podia deixar de agradecer aos meus colegas de equipa. A verdade é que, no final do dia, sei que posso sempre contar com a família academistas e vice-versa.

Sem comentários: