linhasefinas

Acompanhe aqui as noticias mais significativas sobre badminton

Leia tudo numa só página, as "noticias" e os "cartoons". Participe...enviando-nos noticias de badminton da sua Região, Clube ou Associação, que estas serão publicadas para uma maior divulgação da modalidade. e-mail : linha.boto@gmail.com

Há notícias que só no maior jornal de badminton
de Portugal se podem ler....


Última Hora

...

quarta-feira, 29 de julho de 2015

Entrevista com... Pedro Lopes (CA) conduzida pelo Prof. Fernando Gouveia

Entrevista com...
Pedro Lopes


Introdução - Pedro Lopes, 36 anos, natural e residente em Albergaria-a-Velha, Consultor Comercial na empresa Ascendum Veículos em Albergaria-a-Velha é desde há vários anos, atleta e dirigente, do Clube de Albergaria.

Fernando Gouveia - Como descobriu que o Badminton seria a sua modalidade de eleição, como praticante desportivo e desde quando está ligado à modalidade, mas ainda tem outra, que pratica aos domingos de manhã?
Pedro Lopes - Nunca fui muito bom nos desportos coletivos. Como tinha familiares a praticarem Badminton, decidi experimentar. Depois de começar sensivelmente 22 anos, nunca mais parei. Apenas estive afastado devido a uma lesão durante 2/3 anos, mas assim que recuperei, voltei há atividade. Também costumo praticar corrida, mais propriamente Trail. Treino duas vezes por semana juntamente, com os outros dois treinos de Badminton. Sempre que posso tento participar nas provas/eventos que se vão organizando no município. Neste momento para além de jogador de Badminton, ocupo o cargo de Seccionista e Diretor do Clube de Albergaria.
FG - Quais os objectivos da Secção de Badminton do Clube de Albergaria, a médio e a longo prazo?
PL - Os objetivos da Secção passam, em primeiro lugar, por formar e educar jovens atletas, tentando conciliar o bom desempenho escolar com os bons resultados desportivos. E julgo que temos conseguido. De ano para ano, temos alcançado excelentes resultados desportivos. Graças, também, ao excelente trabalho, que o nosso Mister Jorge Pitarma e recentemente, o Professor Ricardo Silva têm desempenhado. Devo, também, salientar o esforço, dedicação e empenho que os nossos atletas têm para com este Clube. Todos os anos temos tido atletas, Campeões Nacionais, Zonais, Regionais e este ano, também fomos Campeões Nacionais de Equipas Homens Seniores da 2ª divisão.
FG - Que importância tem tido a Câmara Municipal de Albergaria, para o desenvolvimento da modalidade no clube?
PL - A Camara Municipal tem tido um papel muito importante para o desenvolvimento da nossa modalidade. A Camara Municipal disponibiliza-nos o Pavilhão Municipal de Albergaria-a-Velha, com 12 campos permanentemente montados. Ou seja, podemos ter 48 atletas a jogar Badminton ao mesmo tempo. Não é qualquer clube, que tem estas condições e por isso é que estamos muito gratos à Camara Municipal. Para além desta disponibilização diária do Pavilhão, o Município apoia-nos sempre na organização dos nossos eventos. O meu muito obrigado à Camara Municipal de Albergaria-a- Velha, pelo apoio que tem dado à Secção de Badminton.
FG - Na presente época desportiva, quantos atletas (por escalões) estiveram em acção, quantos treinos semanais e onde foram realizados?
PL
- O Clube de Albergaria tem 42 atletas filiados na Federação Portuguesa de Badminton. Neste momento temos atletas de todos os escalões que são acompanhados pelos treinadores Jorge Pitarma e Ricardo Silva. Nos escalões não seniores temos duas classes, o da formação e os da competição. Os da formação treinam duas vezes por semana e os da competição, onde alguns treinos são em conjunto com os seniores, sempre no Pavilhão Municipal de Albergaria e acompanhados, pelos treinadores Jorge Pitarma e Ricardo Silva.
FG - Prevê algum crescimento da modalidade, nos próximos anos em número de praticantes, no CA?
PL - Um dos nossos principais objetivos é mesmo esse. Fazer crescer o número de praticantes, no CA. Julgo que, de ano para ano temos conseguido melhorar, tanto na quantidade como na qualidade, mas não é nada fácil. O Badminton ainda não é visto como uma modalidade de eleição e muitos meninos e meninas ainda vêm o Badminton, como uma modalidade que se pratica ao ar livre, e que não requer muita preparação física. Mas quando experimentam, a opinião muda por completo. Os nossos excelentes resultados também têm ajudado a divulgar ainda mais, o Badminton em Albergaria. Ainda temos muito trabalho pela frente…
FG - E para quando, um boa Escola de Formação de Mini-Badminton?
PL - Fica lançado o desafio, Professor! Mas para isso precisamos da sua ajuda!
FG - E quem são os Seccionistas?
PL- O secionista sou eu, mas na realidade são todos, os atletas seniores! Somos uma equipa muito unida, onde todos ajudam no que podem. Eu apenas trato das questões burocráticas. Todos os atletas seniores dão, um contributo muito grande para o desenvolvimento e liderança da nossa modalidade. Tenho muita sorte, por estar rodeado de pessoas, que não vivem do Badminton, mas vivem para o Badminton.
FG - Para quando um novo Torneio Internacional, em Albergaria-a-Velha destinado, a atletas não seniores?
PL – Sim… o Clube e a cidade de Albergaria já mereciam! Estamos a tentar, um torneio dessas dimensões e com essa importância necessária, requer muitos apoios. Estamos a tentar reuni-los. Mas, fica a promessa!
FG - E como são os apoios para sustentar a modalidade?
PL - Não é nada fácil. Temos contado com o apoio incondicional do clube, mas temos a perfeita noção que a Secção de Badminton requer algumas verbas, para despesas com, com volantes, deslocações, etc. Fica muito dispendioso ao clube mante, a Secção de Badminton ativa e ainda por cima, se os principais objetivos forem lutar por títulos, como são os nossos. Temos também contado com alguns patrocínios de pais dos nossos atletas, que de uma maneira ou de outra nos apoiam. Tentamos organizar torneios para angariar mais receitas. Mas o principal apoio vem mesmo do clube.
FG - Que avaliação faz, ao blogue Linhas & Finas/+ Badminton?
PL - Excelente. O João Boto faz um trabalho incrível, procurando sempre divulgar as noticias, da nossa modalidade. Espero, que assim continue a fazer por muitos anos. O Badminton em Portugal precisa de pessoas que vêm e vivem o Badminton como o João.
FG - Qual a importância do Badminton na sua vida?
PL - Neste momento o Badminton ocupa-me muito tempo, desde treinos, reuniões de secção, torneios, deslocações, etc. Mas… como estou rodeado de pessoas/atletas exemplares, tudo torna-se mais fácil. Pratico Badminton há muitos anos, sempre fui um jogador discreto… mas acho, que agora estou numa fase em que jogo apenas para conviver e me divertir, com os meus amigos. Tudo de uma maneira séria… claro, até porque represento um grande clube. Para além de já não conseguir viver, sem a minha modalidade de eleição quero proporcionar e oferecer aos novos atletas aquilo, que um dia me proporcionaram a mim quando comecei a jogar.
FG - Para finalizar, tens algo mais que gostasses de mencionar?
PL – Sim… quero agradecer ao Professor Gouveia por tudo o que fez e continua a fazer pelo Badminton do Clube de Albergaria. Muito obrigado.
FG - Que sensação teve, por ter sido premiado como o melhor dirigente do ano, na V Gala Clube de Albergaria?
PL - Antes de mais, não estava nada à espera, uma vez que os diretores das outras modalidades também realizaram um trabalho meritório. Fiquei bastante agradado e orgulhoso pela distinção nesta V Gala do Clube de Albergaria, e desde já agradeço a todos que contribuíram para que eu recebesse este prémio.

Sem comentários: